REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais de um grupo de pedagogos docentes em faculdades isoladas, nos cursos de Pedagogia, a respeito de sua identidade profissional. A fundamentação teórica do estudo baseou- se nos conceitos de Representação Social enunciados por Sèrge Moscovici e Denise Jodelet. Foram realizadas considerações acerca dos caminhos percorridos pelos cursos de Pedagogia no país e seus aspectos sociais, que deram origem às atuais representações que os sujeitos do estudo têm sobre a profissão docente. Os dados foram coletados através de um questionário semidiretivo e analisado com os recursos dos softwares ALCESTE, para análise lexical, e EVOC, para evocação livre das palavras. Os resultados revelaram que a identidade do pedagogo é compreendida como um processo de construção e reconstrução e apresenta-se como um diferencial, fruto de uma escolha profissional, e não de sacerdócio, anunciando que, embora exista um padrão social estabelecido para o exercício profissional, o pedagogo docente faz uso de sua professoralidade, na sua maneira de exercer a profissão. A contribuição pretendida por este estudo é melhor compreender as representações de pedagogos docentes nos cursos de formação de professores a respeito de sua profissão, e seu papel profissional, de forma a oferecer algumas reflexões sobre a formação em Pedagogia. |
id |
METODISTA_f1d8d187fd86f3145bbf1cbee68a706f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1128 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTERepresentações SociaisPedagogiaProfessoresFormação de ProfessoresProfessoralidadeSocial representationsPedagogyTeachersFormation of TeachersProfessoralidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais de um grupo de pedagogos docentes em faculdades isoladas, nos cursos de Pedagogia, a respeito de sua identidade profissional. A fundamentação teórica do estudo baseou- se nos conceitos de Representação Social enunciados por Sèrge Moscovici e Denise Jodelet. Foram realizadas considerações acerca dos caminhos percorridos pelos cursos de Pedagogia no país e seus aspectos sociais, que deram origem às atuais representações que os sujeitos do estudo têm sobre a profissão docente. Os dados foram coletados através de um questionário semidiretivo e analisado com os recursos dos softwares ALCESTE, para análise lexical, e EVOC, para evocação livre das palavras. Os resultados revelaram que a identidade do pedagogo é compreendida como um processo de construção e reconstrução e apresenta-se como um diferencial, fruto de uma escolha profissional, e não de sacerdócio, anunciando que, embora exista um padrão social estabelecido para o exercício profissional, o pedagogo docente faz uso de sua professoralidade, na sua maneira de exercer a profissão. A contribuição pretendida por este estudo é melhor compreender as representações de pedagogos docentes nos cursos de formação de professores a respeito de sua profissão, e seu papel profissional, de forma a oferecer algumas reflexões sobre a formação em Pedagogia.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODuran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Almeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Marcondes, Anamérica PradoCPF:12564321231http://lattes.cnpq.br/1486221134755953Ramos, Leila Maria2016-08-03T16:16:11Z2009-05-292009-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Leila Maria. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:42Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1128Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:42Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE Ramos, Leila Maria Representações Sociais Pedagogia Professores Formação de Professores Professoralidade Social representations Pedagogy Teachers Formation of Teachers Professoralidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE |
author |
Ramos, Leila Maria |
author_facet |
Ramos, Leila Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes CPF:48965000230 http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 Almeida, Jane Soares de CPF:13258852520 http://lattes.cnpq.br/0927807073677027 Marcondes, Anamérica Prado CPF:12564321231 http://lattes.cnpq.br/1486221134755953 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Leila Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Pedagogia Professores Formação de Professores Professoralidade Social representations Pedagogy Teachers Formation of Teachers Professoralidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Representações Sociais Pedagogia Professores Formação de Professores Professoralidade Social representations Pedagogy Teachers Formation of Teachers Professoralidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais de um grupo de pedagogos docentes em faculdades isoladas, nos cursos de Pedagogia, a respeito de sua identidade profissional. A fundamentação teórica do estudo baseou- se nos conceitos de Representação Social enunciados por Sèrge Moscovici e Denise Jodelet. Foram realizadas considerações acerca dos caminhos percorridos pelos cursos de Pedagogia no país e seus aspectos sociais, que deram origem às atuais representações que os sujeitos do estudo têm sobre a profissão docente. Os dados foram coletados através de um questionário semidiretivo e analisado com os recursos dos softwares ALCESTE, para análise lexical, e EVOC, para evocação livre das palavras. Os resultados revelaram que a identidade do pedagogo é compreendida como um processo de construção e reconstrução e apresenta-se como um diferencial, fruto de uma escolha profissional, e não de sacerdócio, anunciando que, embora exista um padrão social estabelecido para o exercício profissional, o pedagogo docente faz uso de sua professoralidade, na sua maneira de exercer a profissão. A contribuição pretendida por este estudo é melhor compreender as representações de pedagogos docentes nos cursos de formação de professores a respeito de sua profissão, e seu papel profissional, de forma a oferecer algumas reflexões sobre a formação em Pedagogia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-29 2009-03-04 2016-08-03T16:16:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Leila Maria. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Leila Maria. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999348334592 |