REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Leila Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais de um grupo de pedagogos docentes em faculdades isoladas, nos cursos de Pedagogia, a respeito de sua identidade profissional. A fundamentação teórica do estudo baseou- se nos conceitos de Representação Social enunciados por Sèrge Moscovici e Denise Jodelet. Foram realizadas considerações acerca dos caminhos percorridos pelos cursos de Pedagogia no país e seus aspectos sociais, que deram origem às atuais representações que os sujeitos do estudo têm sobre a profissão docente. Os dados foram coletados através de um questionário semidiretivo e analisado com os recursos dos softwares ALCESTE, para análise lexical, e EVOC, para evocação livre das palavras. Os resultados revelaram que a identidade do pedagogo é compreendida como um processo de construção e reconstrução e apresenta-se como um diferencial, fruto de uma escolha profissional, e não de sacerdócio, anunciando que, embora exista um padrão social estabelecido para o exercício profissional, o pedagogo docente faz uso de sua professoralidade, na sua maneira de exercer a profissão. A contribuição pretendida por este estudo é melhor compreender as representações de pedagogos docentes nos cursos de formação de professores a respeito de sua profissão, e seu papel profissional, de forma a oferecer algumas reflexões sobre a formação em Pedagogia.
id METODISTA_f1d8d187fd86f3145bbf1cbee68a706f
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1128
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTERepresentações SociaisPedagogiaProfessoresFormação de ProfessoresProfessoralidadeSocial representationsPedagogyTeachersFormation of TeachersProfessoralidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais de um grupo de pedagogos docentes em faculdades isoladas, nos cursos de Pedagogia, a respeito de sua identidade profissional. A fundamentação teórica do estudo baseou- se nos conceitos de Representação Social enunciados por Sèrge Moscovici e Denise Jodelet. Foram realizadas considerações acerca dos caminhos percorridos pelos cursos de Pedagogia no país e seus aspectos sociais, que deram origem às atuais representações que os sujeitos do estudo têm sobre a profissão docente. Os dados foram coletados através de um questionário semidiretivo e analisado com os recursos dos softwares ALCESTE, para análise lexical, e EVOC, para evocação livre das palavras. Os resultados revelaram que a identidade do pedagogo é compreendida como um processo de construção e reconstrução e apresenta-se como um diferencial, fruto de uma escolha profissional, e não de sacerdócio, anunciando que, embora exista um padrão social estabelecido para o exercício profissional, o pedagogo docente faz uso de sua professoralidade, na sua maneira de exercer a profissão. A contribuição pretendida por este estudo é melhor compreender as representações de pedagogos docentes nos cursos de formação de professores a respeito de sua profissão, e seu papel profissional, de forma a oferecer algumas reflexões sobre a formação em Pedagogia.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODuran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Almeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Marcondes, Anamérica PradoCPF:12564321231http://lattes.cnpq.br/1486221134755953Ramos, Leila Maria2016-08-03T16:16:11Z2009-05-292009-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Leila Maria. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:42Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1128Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:42Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE
Ramos, Leila Maria
Representações Sociais
Pedagogia
Professores
Formação de Professores
Professoralidade
Social representations
Pedagogy
Teachers
Formation of Teachers
Professoralidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE
author Ramos, Leila Maria
author_facet Ramos, Leila Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
CPF:48965000230
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
Almeida, Jane Soares de
CPF:13258852520
http://lattes.cnpq.br/0927807073677027
Marcondes, Anamérica Prado
CPF:12564321231
http://lattes.cnpq.br/1486221134755953
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Leila Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Pedagogia
Professores
Formação de Professores
Professoralidade
Social representations
Pedagogy
Teachers
Formation of Teachers
Professoralidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Representações Sociais
Pedagogia
Professores
Formação de Professores
Professoralidade
Social representations
Pedagogy
Teachers
Formation of Teachers
Professoralidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais de um grupo de pedagogos docentes em faculdades isoladas, nos cursos de Pedagogia, a respeito de sua identidade profissional. A fundamentação teórica do estudo baseou- se nos conceitos de Representação Social enunciados por Sèrge Moscovici e Denise Jodelet. Foram realizadas considerações acerca dos caminhos percorridos pelos cursos de Pedagogia no país e seus aspectos sociais, que deram origem às atuais representações que os sujeitos do estudo têm sobre a profissão docente. Os dados foram coletados através de um questionário semidiretivo e analisado com os recursos dos softwares ALCESTE, para análise lexical, e EVOC, para evocação livre das palavras. Os resultados revelaram que a identidade do pedagogo é compreendida como um processo de construção e reconstrução e apresenta-se como um diferencial, fruto de uma escolha profissional, e não de sacerdócio, anunciando que, embora exista um padrão social estabelecido para o exercício profissional, o pedagogo docente faz uso de sua professoralidade, na sua maneira de exercer a profissão. A contribuição pretendida por este estudo é melhor compreender as representações de pedagogos docentes nos cursos de formação de professores a respeito de sua profissão, e seu papel profissional, de forma a oferecer algumas reflexões sobre a formação em Pedagogia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-29
2009-03-04
2016-08-03T16:16:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Leila Maria. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128
identifier_str_mv RAMOS, Leila Maria. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999348334592