COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2060 |
Resumo: | A presente pesquisa enquadra-se em um estudo de comunicação organizacional aplicado ao esporte, no caso, aos Jogos Olímpicos, em particular, observando a interação feita pelos organizadores da competição com os voluntários, stakeholder fundamental ao sucesso dos Jogos. No caso da competição no Rio de Janeiro, em 2016, foram 50 mil selecionados que trabalharam em dezenas de departamentos diferentes, exercendo papeis de gestão, organização, informação e acompanhamento. Dos aeroportos às arenas esportivas, lá estavam os voluntários. Nesse sentido, é de vital importância criar ações efetivas de comunicação para esse público, não apenas para informá-los sobre as atuações, mas para motivá-los quanto à execução das tarefas. Tendo como base a Análise de Conteúdo, conjugada a uma pesquisa de campo com uma amostragem representativa, observou-se quais foram os materiais de comunicação direcionados aos voluntários e, junto a isso, como esse público se sentiu comunicado antes, durante e após os Jogos Rio 2016. Apesar de apostar numa comunicação notadamente ágil e digital, sendo a primeira competição olímpica a usar o Facebook como plataforma oficial de interação com os voluntários, ficam evidentes algumas discrepâncias de percepção na comparação dos perfis de voluntários. Enquanto as ações se mostraram eficientes para os brasileiros jovens, principalmente moradores do Rio de Janeiro, os voluntários estrangeiros e aqueles com nível econômico mais elevado revelaram deficiências na forma como foram comunicados. Por tratar-se de um evento de caráter mega, com um stakeholder demasiadamente heterogêneo, a variedade de ações de comunicação deve ser um princípio norteador do planejamento de comunicação realizado pelo Comitê Organizador. |
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COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016ORGANIZATIONAL COMMUNICATION IN SPORT MEGAEVENTS: THE VOLUNTEER IN THE OLYMPIC GAMES OF RIO DE JANEIRO, IN 2016comunicação organizacional; jogos olímpicos; Rio 2016; voluntários; megaeventos esportivos.organizational communication; olympic games; Rio 2016; volunteers; sporting mega-events.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA presente pesquisa enquadra-se em um estudo de comunicação organizacional aplicado ao esporte, no caso, aos Jogos Olímpicos, em particular, observando a interação feita pelos organizadores da competição com os voluntários, stakeholder fundamental ao sucesso dos Jogos. No caso da competição no Rio de Janeiro, em 2016, foram 50 mil selecionados que trabalharam em dezenas de departamentos diferentes, exercendo papeis de gestão, organização, informação e acompanhamento. Dos aeroportos às arenas esportivas, lá estavam os voluntários. Nesse sentido, é de vital importância criar ações efetivas de comunicação para esse público, não apenas para informá-los sobre as atuações, mas para motivá-los quanto à execução das tarefas. Tendo como base a Análise de Conteúdo, conjugada a uma pesquisa de campo com uma amostragem representativa, observou-se quais foram os materiais de comunicação direcionados aos voluntários e, junto a isso, como esse público se sentiu comunicado antes, durante e após os Jogos Rio 2016. Apesar de apostar numa comunicação notadamente ágil e digital, sendo a primeira competição olímpica a usar o Facebook como plataforma oficial de interação com os voluntários, ficam evidentes algumas discrepâncias de percepção na comparação dos perfis de voluntários. Enquanto as ações se mostraram eficientes para os brasileiros jovens, principalmente moradores do Rio de Janeiro, os voluntários estrangeiros e aqueles com nível econômico mais elevado revelaram deficiências na forma como foram comunicados. Por tratar-se de um evento de caráter mega, com um stakeholder demasiadamente heterogêneo, a variedade de ações de comunicação deve ser um princípio norteador do planejamento de comunicação realizado pelo Comitê Organizador.This research is part of a study of organizational communication to sport, in this case, to the Olympic Games, in particular, observing an interaction made by the competition organizers with the volunteers, a key stakeholder for the success of the Games. In the case of the competition in Rio de Janeiro, in 2016, there were 50 thousand selected who worked in dozens of different departments, exercising management, organization, information and monitoring roles. From airports to sports arenas, volunteers were there. In this sense, it is vitally important to create effective communication actions for this audience, not only to inform them about the actions, but to motivate them as to the execution of the tasks. Based on Content Analysis, combined with a field survey with a representative sample, it was observed which were the communication materials directed to the volunteers and, together with this, how this public is communicated before, during and after the Games Rio 2016. Despite betting on a remarkably objective, simple and digital communication, being the first Olympic competition to use Facebook as an official platform for interaction with volunteers, some discrepancies in perception are evident when comparing the profiles of volunteers. While the actions differ for young Brazilians, mainly residents of Rio de Janeiro, foreigners and those with a higher economic level revealed deficiencies in the way they were communicated. As it is a mega event, with a stakeholder that is too heterogeneous, a variety of communication tools should be a guiding principle in the communication planning carried out by the Organizing Committee.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialFarias, Luiz Alberto deChiachiri Filho , RobertoCasaqui , VanderRocco Junior, Ary JoséGabriotti, RodrigoMESQUITA, FLÁVIO AGNELLI2021-02-12T18:54:09Z2020-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMESQUITA, FLÁVIO AGNELLI. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016. 2020. 210 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-02-12T18:54:09Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2060Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-02-12T18:54:09Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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