COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MESQUITA, FLÁVIO AGNELLI
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2060
Resumo: A presente pesquisa enquadra-se em um estudo de comunicação organizacional aplicado ao esporte, no caso, aos Jogos Olímpicos, em particular, observando a interação feita pelos organizadores da competição com os voluntários, stakeholder fundamental ao sucesso dos Jogos. No caso da competição no Rio de Janeiro, em 2016, foram 50 mil selecionados que trabalharam em dezenas de departamentos diferentes, exercendo papeis de gestão, organização, informação e acompanhamento. Dos aeroportos às arenas esportivas, lá estavam os voluntários. Nesse sentido, é de vital importância criar ações efetivas de comunicação para esse público, não apenas para informá-los sobre as atuações, mas para motivá-los quanto à execução das tarefas. Tendo como base a Análise de Conteúdo, conjugada a uma pesquisa de campo com uma amostragem representativa, observou-se quais foram os materiais de comunicação direcionados aos voluntários e, junto a isso, como esse público se sentiu comunicado antes, durante e após os Jogos Rio 2016. Apesar de apostar numa comunicação notadamente ágil e digital, sendo a primeira competição olímpica a usar o Facebook como plataforma oficial de interação com os voluntários, ficam evidentes algumas discrepâncias de percepção na comparação dos perfis de voluntários. Enquanto as ações se mostraram eficientes para os brasileiros jovens, principalmente moradores do Rio de Janeiro, os voluntários estrangeiros e aqueles com nível econômico mais elevado revelaram deficiências na forma como foram comunicados. Por tratar-se de um evento de caráter mega, com um stakeholder demasiadamente heterogêneo, a variedade de ações de comunicação deve ser um princípio norteador do planejamento de comunicação realizado pelo Comitê Organizador.
id METODISTA_f37da9944288d62792e7972fbbeee9f3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2060
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016ORGANIZATIONAL COMMUNICATION IN SPORT MEGAEVENTS: THE VOLUNTEER IN THE OLYMPIC GAMES OF RIO DE JANEIRO, IN 2016comunicação organizacional; jogos olímpicos; Rio 2016; voluntários; megaeventos esportivos.organizational communication; olympic games; Rio 2016; volunteers; sporting mega-events.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA presente pesquisa enquadra-se em um estudo de comunicação organizacional aplicado ao esporte, no caso, aos Jogos Olímpicos, em particular, observando a interação feita pelos organizadores da competição com os voluntários, stakeholder fundamental ao sucesso dos Jogos. No caso da competição no Rio de Janeiro, em 2016, foram 50 mil selecionados que trabalharam em dezenas de departamentos diferentes, exercendo papeis de gestão, organização, informação e acompanhamento. Dos aeroportos às arenas esportivas, lá estavam os voluntários. Nesse sentido, é de vital importância criar ações efetivas de comunicação para esse público, não apenas para informá-los sobre as atuações, mas para motivá-los quanto à execução das tarefas. Tendo como base a Análise de Conteúdo, conjugada a uma pesquisa de campo com uma amostragem representativa, observou-se quais foram os materiais de comunicação direcionados aos voluntários e, junto a isso, como esse público se sentiu comunicado antes, durante e após os Jogos Rio 2016. Apesar de apostar numa comunicação notadamente ágil e digital, sendo a primeira competição olímpica a usar o Facebook como plataforma oficial de interação com os voluntários, ficam evidentes algumas discrepâncias de percepção na comparação dos perfis de voluntários. Enquanto as ações se mostraram eficientes para os brasileiros jovens, principalmente moradores do Rio de Janeiro, os voluntários estrangeiros e aqueles com nível econômico mais elevado revelaram deficiências na forma como foram comunicados. Por tratar-se de um evento de caráter mega, com um stakeholder demasiadamente heterogêneo, a variedade de ações de comunicação deve ser um princípio norteador do planejamento de comunicação realizado pelo Comitê Organizador.This research is part of a study of organizational communication to sport, in this case, to the Olympic Games, in particular, observing an interaction made by the competition organizers with the volunteers, a key stakeholder for the success of the Games. In the case of the competition in Rio de Janeiro, in 2016, there were 50 thousand selected who worked in dozens of different departments, exercising management, organization, information and monitoring roles. From airports to sports arenas, volunteers were there. In this sense, it is vitally important to create effective communication actions for this audience, not only to inform them about the actions, but to motivate them as to the execution of the tasks. Based on Content Analysis, combined with a field survey with a representative sample, it was observed which were the communication materials directed to the volunteers and, together with this, how this public is communicated before, during and after the Games Rio 2016. Despite betting on a remarkably objective, simple and digital communication, being the first Olympic competition to use Facebook as an official platform for interaction with volunteers, some discrepancies in perception are evident when comparing the profiles of volunteers. While the actions differ for young Brazilians, mainly residents of Rio de Janeiro, foreigners and those with a higher economic level revealed deficiencies in the way they were communicated. As it is a mega event, with a stakeholder that is too heterogeneous, a variety of communication tools should be a guiding principle in the communication planning carried out by the Organizing Committee.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialFarias, Luiz Alberto deChiachiri Filho , RobertoCasaqui , VanderRocco Junior, Ary JoséGabriotti, RodrigoMESQUITA, FLÁVIO AGNELLI2021-02-12T18:54:09Z2020-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMESQUITA, FLÁVIO AGNELLI. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016. 2020. 210 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-02-12T18:54:09Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2060Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-02-12T18:54:09Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016
ORGANIZATIONAL COMMUNICATION IN SPORT MEGAEVENTS: THE VOLUNTEER IN THE OLYMPIC GAMES OF RIO DE JANEIRO, IN 2016
title COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016
spellingShingle COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016
MESQUITA, FLÁVIO AGNELLI
comunicação organizacional; jogos olímpicos; Rio 2016; voluntários; megaeventos esportivos.
organizational communication; olympic games; Rio 2016; volunteers; sporting mega-events.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016
title_full COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016
title_fullStr COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016
title_sort COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016
author MESQUITA, FLÁVIO AGNELLI
author_facet MESQUITA, FLÁVIO AGNELLI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Luiz Alberto de
Chiachiri Filho , Roberto
Casaqui , Vander
Rocco Junior, Ary José
Gabriotti, Rodrigo
dc.contributor.author.fl_str_mv MESQUITA, FLÁVIO AGNELLI
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação organizacional; jogos olímpicos; Rio 2016; voluntários; megaeventos esportivos.
organizational communication; olympic games; Rio 2016; volunteers; sporting mega-events.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic comunicação organizacional; jogos olímpicos; Rio 2016; voluntários; megaeventos esportivos.
organizational communication; olympic games; Rio 2016; volunteers; sporting mega-events.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A presente pesquisa enquadra-se em um estudo de comunicação organizacional aplicado ao esporte, no caso, aos Jogos Olímpicos, em particular, observando a interação feita pelos organizadores da competição com os voluntários, stakeholder fundamental ao sucesso dos Jogos. No caso da competição no Rio de Janeiro, em 2016, foram 50 mil selecionados que trabalharam em dezenas de departamentos diferentes, exercendo papeis de gestão, organização, informação e acompanhamento. Dos aeroportos às arenas esportivas, lá estavam os voluntários. Nesse sentido, é de vital importância criar ações efetivas de comunicação para esse público, não apenas para informá-los sobre as atuações, mas para motivá-los quanto à execução das tarefas. Tendo como base a Análise de Conteúdo, conjugada a uma pesquisa de campo com uma amostragem representativa, observou-se quais foram os materiais de comunicação direcionados aos voluntários e, junto a isso, como esse público se sentiu comunicado antes, durante e após os Jogos Rio 2016. Apesar de apostar numa comunicação notadamente ágil e digital, sendo a primeira competição olímpica a usar o Facebook como plataforma oficial de interação com os voluntários, ficam evidentes algumas discrepâncias de percepção na comparação dos perfis de voluntários. Enquanto as ações se mostraram eficientes para os brasileiros jovens, principalmente moradores do Rio de Janeiro, os voluntários estrangeiros e aqueles com nível econômico mais elevado revelaram deficiências na forma como foram comunicados. Por tratar-se de um evento de caráter mega, com um stakeholder demasiadamente heterogêneo, a variedade de ações de comunicação deve ser um princípio norteador do planejamento de comunicação realizado pelo Comitê Organizador.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-05
2021-02-12T18:54:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, FLÁVIO AGNELLI. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016. 2020. 210 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2060
identifier_str_mv MESQUITA, FLÁVIO AGNELLI. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: O VOLUNTARIADO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, EM 2016. 2020. 210 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005879914496