Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/415 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo refletir o significado do ser professor ao educar alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem no contexto da confessionalidade Metodista . Para tanto contou com preciosas contribuições teóricas e relatos de experiências profissionais, com destaque às teorias de Paulo Freire, Merleau-Ponty. Hannah Arendt, Lino de Macedo. Maria Tereza Eglêr Mantoan. Joel Martins, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Leonardo Boff e Rui de Souza Josgrilberg. Para a coleta de dados necessários, foram utilizadas entrevistas orientadas pela pergunta da pesquisa - o que norteou toda a tragetória metodológica, contando com a participação de professores do Grupo Alternativo do Colégio Metodista. O método utilizado para a análise dos dados foi o fenomenólogo. Da análise empreendida ressalta, principalmente, a evidência de que no lócus alternativo de escolarização, o professor tem a condição de assumir uma nova atitude frente ao fenômeno da aprendizagem mediada pelo princípio da inclusão pautado em valores éticos e cristãos na formação do conhecimento e da cidadania. Da reflexão do que se desvelou, põe a descoberto o significado do ser professor. Surge a oportunidade dele repensar sua práxis, a concepção do ser professor que em relação de educabilidade, busca habitar o Lebenswelt. Abre-se, assim, uma possibilidade de compreender e intervir significativamente na relação com o aluno, que envolve uma atitude fenomenológica no compromisso com uma educação humana.(AU) |
id |
METODISTA_f699a9fdea3e6ccffd250ef272892b36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/415 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessionalPráxis (Educação)Educação metodistaEducação confessionalColégio Metodista - São Bernardo do Campo (Estado de São Paulo)FenomenologiaCNPQ::CIENCIAS HUMANASO presente estudo tem por objetivo refletir o significado do ser professor ao educar alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem no contexto da confessionalidade Metodista . Para tanto contou com preciosas contribuições teóricas e relatos de experiências profissionais, com destaque às teorias de Paulo Freire, Merleau-Ponty. Hannah Arendt, Lino de Macedo. Maria Tereza Eglêr Mantoan. Joel Martins, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Leonardo Boff e Rui de Souza Josgrilberg. Para a coleta de dados necessários, foram utilizadas entrevistas orientadas pela pergunta da pesquisa - o que norteou toda a tragetória metodológica, contando com a participação de professores do Grupo Alternativo do Colégio Metodista. O método utilizado para a análise dos dados foi o fenomenólogo. Da análise empreendida ressalta, principalmente, a evidência de que no lócus alternativo de escolarização, o professor tem a condição de assumir uma nova atitude frente ao fenômeno da aprendizagem mediada pelo princípio da inclusão pautado em valores éticos e cristãos na formação do conhecimento e da cidadania. Da reflexão do que se desvelou, põe a descoberto o significado do ser professor. Surge a oportunidade dele repensar sua práxis, a concepção do ser professor que em relação de educabilidade, busca habitar o Lebenswelt. Abre-se, assim, uma possibilidade de compreender e intervir significativamente na relação com o aluno, que envolve uma atitude fenomenológica no compromisso com uma educação humana.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOFerris, James ReavesCPF:51515151515Josgrilberg, Rui de SouzaCPF:16546515611http://lattes.cnpq.br/6814803104634334Masini, Elcie Aparecida Fortes SalzanoCPF:54895626356http://lattes.cnpq.br/7613176591861089Pires, Rogério Sousa2016-08-03T12:20:21Z2008-09-262007-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Rogério Sousa. Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/415porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/415Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional |
title |
Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional |
spellingShingle |
Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional Pires, Rogério Sousa Práxis (Educação) Educação metodista Educação confessional Colégio Metodista - São Bernardo do Campo (Estado de São Paulo) Fenomenologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional |
title_full |
Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional |
title_fullStr |
Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional |
title_full_unstemmed |
Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional |
title_sort |
Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional |
author |
Pires, Rogério Sousa |
author_facet |
Pires, Rogério Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferris, James Reaves CPF:51515151515 Josgrilberg, Rui de Souza CPF:16546515611 http://lattes.cnpq.br/6814803104634334 Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano CPF:54895626356 http://lattes.cnpq.br/7613176591861089 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Rogério Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práxis (Educação) Educação metodista Educação confessional Colégio Metodista - São Bernardo do Campo (Estado de São Paulo) Fenomenologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Práxis (Educação) Educação metodista Educação confessional Colégio Metodista - São Bernardo do Campo (Estado de São Paulo) Fenomenologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
O presente estudo tem por objetivo refletir o significado do ser professor ao educar alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem no contexto da confessionalidade Metodista . Para tanto contou com preciosas contribuições teóricas e relatos de experiências profissionais, com destaque às teorias de Paulo Freire, Merleau-Ponty. Hannah Arendt, Lino de Macedo. Maria Tereza Eglêr Mantoan. Joel Martins, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Leonardo Boff e Rui de Souza Josgrilberg. Para a coleta de dados necessários, foram utilizadas entrevistas orientadas pela pergunta da pesquisa - o que norteou toda a tragetória metodológica, contando com a participação de professores do Grupo Alternativo do Colégio Metodista. O método utilizado para a análise dos dados foi o fenomenólogo. Da análise empreendida ressalta, principalmente, a evidência de que no lócus alternativo de escolarização, o professor tem a condição de assumir uma nova atitude frente ao fenômeno da aprendizagem mediada pelo princípio da inclusão pautado em valores éticos e cristãos na formação do conhecimento e da cidadania. Da reflexão do que se desvelou, põe a descoberto o significado do ser professor. Surge a oportunidade dele repensar sua práxis, a concepção do ser professor que em relação de educabilidade, busca habitar o Lebenswelt. Abre-se, assim, uma possibilidade de compreender e intervir significativamente na relação com o aluno, que envolve uma atitude fenomenológica no compromisso com uma educação humana.(AU) |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-01 2008-09-26 2016-08-03T12:20:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIRES, Rogério Sousa. Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/415 |
identifier_str_mv |
PIRES, Rogério Sousa. Educação e inclusão: o ser professor ao educar alunos com deficiência numa escola confessional. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601995474894848 |