MEMÓRIA, MÍDIA E TRANSMISSÃO RELIGIOSA: ESTUDO DE CASO DA REVISTA ADVENTISTA (1906-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Follis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1650
Resumo: A presente tese discute a transmissão da memória religiosa do adventismo brasileiro, com foco no uso dos instrumentos comunicacionais eletrônicos (rádio, televisão e internet). O pano de fundo teórico se baseou nos aspectos da memória e da transmissão religiosa, principalmente sua tensão entre a continuidade e a ruptura dentro do processo modernizante. Para tanto, escolheu-se a sociologia da memória e da transmissão religiosa halbwaquiana. Essa junção nos permitiu analisar como a teologia do grupo estudado articula eventos do passado para justificar crenças e hábitos do presente. A delimitação do corpus foi encontrada na Revista Adventista, entre os anos de 1906 e 2010, a qual foi utilizada como um espelho de uma realidade maior, portadora das transições e continuidades do discurso. O trabalho se estrutura por meio de uma análise de conteúdo em conjunto com uma abordagem qualitativa sobre os discursos. A lógica dos capítulos se inicia com a construção historiográfica do pensamento e desenvolvimento do adventismo brasileiro e mundial para, depois, incluir os exemplares da publicação que abordassem aspectos da utilização da memória fundante do grupo, assim como todas as aparições dos termos “rádio”, “televisão” e “internet”. Como parte dos resultados, notamos como a concepção mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) em se produzir uma pregação racionalista, baseadas na leitura e na busca pela “correta” interpretação do texto bíblico, traz algumas características importantes a esse movimento, moldando sua missiologia e visão de mundo. Foi visível o uso do passado fundante, através de relatos sobre os pioneiros, principalmente Ellen G. White. Vimos também que existe ressignificações de algumas bases constitutivas da identidade do movimento ao longo do tempo, que desafiam a denominação na sua tentativa de permanecer fiel à sua mensagem fundante. A pesquisa revelou uma relação ambígua do adventismo brasileiro com os meios de comunicação, o que se associa com as tensões provindas da modernidade. Existe uma tensão vivida pela memória do movimento brasileiro quanto ao uso e recusa dos instrumentos comunicacionais. Essa relação se dá principalmente devido a uma visão utilitarista, que vê na mensagem proferida, e não no meio em si, perigos a se evitar por parte do movimento.
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spelling MEMÓRIA, MÍDIA E TRANSMISSÃO RELIGIOSA: ESTUDO DE CASO DA REVISTA ADVENTISTA (1906-2010)Memory, Media and transmission of religion: case of revista adventista (1906-2010)Memória; Mídia; Transmissão Religiosa; Adventismo; HalbwachsMemory; Media; Religious Broadcasting; Adventism; HalbwachsCIENCIAS HUMANASA presente tese discute a transmissão da memória religiosa do adventismo brasileiro, com foco no uso dos instrumentos comunicacionais eletrônicos (rádio, televisão e internet). O pano de fundo teórico se baseou nos aspectos da memória e da transmissão religiosa, principalmente sua tensão entre a continuidade e a ruptura dentro do processo modernizante. Para tanto, escolheu-se a sociologia da memória e da transmissão religiosa halbwaquiana. Essa junção nos permitiu analisar como a teologia do grupo estudado articula eventos do passado para justificar crenças e hábitos do presente. A delimitação do corpus foi encontrada na Revista Adventista, entre os anos de 1906 e 2010, a qual foi utilizada como um espelho de uma realidade maior, portadora das transições e continuidades do discurso. O trabalho se estrutura por meio de uma análise de conteúdo em conjunto com uma abordagem qualitativa sobre os discursos. A lógica dos capítulos se inicia com a construção historiográfica do pensamento e desenvolvimento do adventismo brasileiro e mundial para, depois, incluir os exemplares da publicação que abordassem aspectos da utilização da memória fundante do grupo, assim como todas as aparições dos termos “rádio”, “televisão” e “internet”. Como parte dos resultados, notamos como a concepção mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) em se produzir uma pregação racionalista, baseadas na leitura e na busca pela “correta” interpretação do texto bíblico, traz algumas características importantes a esse movimento, moldando sua missiologia e visão de mundo. Foi visível o uso do passado fundante, através de relatos sobre os pioneiros, principalmente Ellen G. White. Vimos também que existe ressignificações de algumas bases constitutivas da identidade do movimento ao longo do tempo, que desafiam a denominação na sua tentativa de permanecer fiel à sua mensagem fundante. A pesquisa revelou uma relação ambígua do adventismo brasileiro com os meios de comunicação, o que se associa com as tensões provindas da modernidade. Existe uma tensão vivida pela memória do movimento brasileiro quanto ao uso e recusa dos instrumentos comunicacionais. Essa relação se dá principalmente devido a uma visão utilitarista, que vê na mensagem proferida, e não no meio em si, perigos a se evitar por parte do movimento.This thesis discusses the transmission of the religious memory of Brazilian Adventism, focusing on the use of electronic communication (radio, television and internet). The theoretical background was based on the aspects of memory and religious transmission, especially its tension between continuity and rupture within the modernizing process. For this, the sociology of religious memory built by Halbwachs was chosen. This combination allowed us to analyze how the theology of the group studied articulates past events to justify beliefs and habits of the present. The delimitation of the corpus was found in the Revista Adventista, between 1906 and 2010, which was used as a mirror of a larger reality, the carrier of the transitions and continuities of the memory discourse. The work is structured through a content analysis together with a qualitative approach on the discourses. The logic of the chapters begins with the historiographical construction of the thought and development of brazilian and world adventism to later include the copies of the publication that deal with aspects of the use of the founding memory of the group, as well as all the apparitions of the terms "radio" "television" and "internet." As part of the results, we note how the Seventh-day Adventist Church's (SDA) conception of producing a rationalistic preaching based on reading and searching for the "correct" interpretation of the biblical text brings some important characteristics to this movement, shaping your missiology and worldview. The use of the founding past was seen through reports about the pioneers, notably Ellen G. White. We have also seen that there are re-significances of some constitutive bases of the identity of the movement, which defy the denomination in its attempt to remain faithful to its founding message. The research revealed an ambiguous relationship between brazilian adventism and the media, which is associated with the tensions arising from modernity. There is a tension experienced by the memory of the brazilian movement regarding the use and refusal of the communicational instruments. This relationship is mainly due to a utilitarian vision, which sees in the message delivered, and not in the medium itself, dangers to be avoided by the movement.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoBarrera Riviera, Dario PauloLopes, NicanorCunha, MagaliBitun, RicardoSchnemann, Haller ElinarSantos, Rodrigo Follis2017-06-13T18:33:19Z2017-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSantos, Rodrigo Follis. MEMÓRIA, MÍDIA E TRANSMISSÃO RELIGIOSA: ESTUDO DE CASO DA REVISTA ADVENTISTA (1906-2010). 2017. [231 folhas]. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1650porREFERÊNCIAS ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins, Fontes, 2007. ALENCAR, G. F. Assembleias brasileiras de Deus: teorização, história e tipologia - 1911 a 2011. (Doutorado em Ciências da Religião). São Paulo: PUC, 2012. ____________. Protestantismo tupiniquim: hipóteses sobre a (não) contribuição evangélica à cultura brasileira. São Paulo: Arte editorial, 2005. ALVES, R. Religião e repressão. São Paulo: Loyola: São Paulo: Teológica, 2005. ANDERSON, G. Sectarism and organization: 1846-1864. In: LAND, G. (Ed.). Adventism in américa: a history. Barrien Springs: Andrews University Press, 1998. APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009. 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Santos, Rodrigo Follis
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CIENCIAS HUMANAS
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CIENCIAS HUMANAS
description A presente tese discute a transmissão da memória religiosa do adventismo brasileiro, com foco no uso dos instrumentos comunicacionais eletrônicos (rádio, televisão e internet). O pano de fundo teórico se baseou nos aspectos da memória e da transmissão religiosa, principalmente sua tensão entre a continuidade e a ruptura dentro do processo modernizante. Para tanto, escolheu-se a sociologia da memória e da transmissão religiosa halbwaquiana. Essa junção nos permitiu analisar como a teologia do grupo estudado articula eventos do passado para justificar crenças e hábitos do presente. A delimitação do corpus foi encontrada na Revista Adventista, entre os anos de 1906 e 2010, a qual foi utilizada como um espelho de uma realidade maior, portadora das transições e continuidades do discurso. O trabalho se estrutura por meio de uma análise de conteúdo em conjunto com uma abordagem qualitativa sobre os discursos. A lógica dos capítulos se inicia com a construção historiográfica do pensamento e desenvolvimento do adventismo brasileiro e mundial para, depois, incluir os exemplares da publicação que abordassem aspectos da utilização da memória fundante do grupo, assim como todas as aparições dos termos “rádio”, “televisão” e “internet”. Como parte dos resultados, notamos como a concepção mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) em se produzir uma pregação racionalista, baseadas na leitura e na busca pela “correta” interpretação do texto bíblico, traz algumas características importantes a esse movimento, moldando sua missiologia e visão de mundo. Foi visível o uso do passado fundante, através de relatos sobre os pioneiros, principalmente Ellen G. White. Vimos também que existe ressignificações de algumas bases constitutivas da identidade do movimento ao longo do tempo, que desafiam a denominação na sua tentativa de permanecer fiel à sua mensagem fundante. A pesquisa revelou uma relação ambígua do adventismo brasileiro com os meios de comunicação, o que se associa com as tensões provindas da modernidade. Existe uma tensão vivida pela memória do movimento brasileiro quanto ao uso e recusa dos instrumentos comunicacionais. Essa relação se dá principalmente devido a uma visão utilitarista, que vê na mensagem proferida, e não no meio em si, perigos a se evitar por parte do movimento.
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