A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Marco Túlio Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688
Resumo: O projeto propõe estabelecer um suporte teórico e metodológico para a utilização das HQs no ensino da História pelos professores de História que trabalham no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio. Através da análise do conteúdo das HQs, esta pesquisa fornecerá sugestões práticas de como as HQs tanto podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época quanto podem ser material de apoio para promover em sala de aula reflexões sobre a gênese dos anacronismos encontrados nas representações de culturas do passado. Pretende identificar avanços e também as principais dificuldades, obstáculos ou mesmo limites que ainda impedem um uso mais freqüente ou proveitoso desse recurso no ensino de História.(AU)
id METODISTA_feb7c33b4bc3bc7a2b6b0cf3cb466b89
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1688
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limitesThe use of comics in the teaching of history: advances, challenges and limitsHistoria em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;EducaçãoStory in comic; History- study and teaching; History - teachers; EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO projeto propõe estabelecer um suporte teórico e metodológico para a utilização das HQs no ensino da História pelos professores de História que trabalham no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio. Através da análise do conteúdo das HQs, esta pesquisa fornecerá sugestões práticas de como as HQs tanto podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época quanto podem ser material de apoio para promover em sala de aula reflexões sobre a gênese dos anacronismos encontrados nas representações de culturas do passado. Pretende identificar avanços e também as principais dificuldades, obstáculos ou mesmo limites que ainda impedem um uso mais freqüente ou proveitoso desse recurso no ensino de História.(AU)The project proposes to establish a theoretical and methodological support for the use of HQs in the teaching of History by History teachers who work in cycle 2 of elementary and high school. Through the analysis of the content of the HQs, this research will provide practical suggestions on how the comics can both be used as a documentary source for the study of a given time and can be a support material to promote in the classroom reflections on the genesis of the anachronisms found in the representations of past cultures. It seeks to identify advances and also the main difficulties, obstacles or even limits that still prevent a more frequent or useful use of this resource in the teaching of History.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoLuand, Luiz JeanAlves, Maria LeilaHorta, SylvioVilela, Marco Túlio Rodrigues2017-11-01T17:26:01Z2012-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVilela, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 319 folhas. Dissertação( Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-11-02T03:05:58Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1688Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-11-02T03:05:58Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
The use of comics in the teaching of history: advances, challenges and limits
title A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
spellingShingle A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
Vilela, Marco Túlio Rodrigues
Historia em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;Educação
Story in comic; History- study and teaching; History - teachers; Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
title_full A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
title_fullStr A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
title_full_unstemmed A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
title_sort A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
author Vilela, Marco Túlio Rodrigues
author_facet Vilela, Marco Túlio Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luand, Luiz Jean
Alves, Maria Leila
Horta, Sylvio
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Marco Túlio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Historia em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;Educação
Story in comic; History- study and teaching; History - teachers; Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Historia em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;Educação
Story in comic; History- study and teaching; History - teachers; Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O projeto propõe estabelecer um suporte teórico e metodológico para a utilização das HQs no ensino da História pelos professores de História que trabalham no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio. Através da análise do conteúdo das HQs, esta pesquisa fornecerá sugestões práticas de como as HQs tanto podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época quanto podem ser material de apoio para promover em sala de aula reflexões sobre a gênese dos anacronismos encontrados nas representações de culturas do passado. Pretende identificar avanços e também as principais dificuldades, obstáculos ou mesmo limites que ainda impedem um uso mais freqüente ou proveitoso desse recurso no ensino de História.(AU)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-21
2017-11-01T17:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Vilela, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 319 folhas. Dissertação( Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688
identifier_str_mv Vilela, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 319 folhas. Dissertação( Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602003562561536