A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688 |
Resumo: | O projeto propõe estabelecer um suporte teórico e metodológico para a utilização das HQs no ensino da História pelos professores de História que trabalham no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio. Através da análise do conteúdo das HQs, esta pesquisa fornecerá sugestões práticas de como as HQs tanto podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época quanto podem ser material de apoio para promover em sala de aula reflexões sobre a gênese dos anacronismos encontrados nas representações de culturas do passado. Pretende identificar avanços e também as principais dificuldades, obstáculos ou mesmo limites que ainda impedem um uso mais freqüente ou proveitoso desse recurso no ensino de História.(AU) |
id |
METODISTA_feb7c33b4bc3bc7a2b6b0cf3cb466b89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1688 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limitesThe use of comics in the teaching of history: advances, challenges and limitsHistoria em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;EducaçãoStory in comic; History- study and teaching; History - teachers; EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO projeto propõe estabelecer um suporte teórico e metodológico para a utilização das HQs no ensino da História pelos professores de História que trabalham no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio. Através da análise do conteúdo das HQs, esta pesquisa fornecerá sugestões práticas de como as HQs tanto podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época quanto podem ser material de apoio para promover em sala de aula reflexões sobre a gênese dos anacronismos encontrados nas representações de culturas do passado. Pretende identificar avanços e também as principais dificuldades, obstáculos ou mesmo limites que ainda impedem um uso mais freqüente ou proveitoso desse recurso no ensino de História.(AU)The project proposes to establish a theoretical and methodological support for the use of HQs in the teaching of History by History teachers who work in cycle 2 of elementary and high school. Through the analysis of the content of the HQs, this research will provide practical suggestions on how the comics can both be used as a documentary source for the study of a given time and can be a support material to promote in the classroom reflections on the genesis of the anachronisms found in the representations of past cultures. It seeks to identify advances and also the main difficulties, obstacles or even limits that still prevent a more frequent or useful use of this resource in the teaching of History.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoLuand, Luiz JeanAlves, Maria LeilaHorta, SylvioVilela, Marco Túlio Rodrigues2017-11-01T17:26:01Z2012-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVilela, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 319 folhas. Dissertação( Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-11-02T03:05:58Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1688Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-11-02T03:05:58Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites The use of comics in the teaching of history: advances, challenges and limits |
title |
A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites |
spellingShingle |
A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites Vilela, Marco Túlio Rodrigues Historia em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;Educação Story in comic; History- study and teaching; History - teachers; Education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites |
title_full |
A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites |
title_fullStr |
A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites |
title_full_unstemmed |
A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites |
title_sort |
A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites |
author |
Vilela, Marco Túlio Rodrigues |
author_facet |
Vilela, Marco Túlio Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luand, Luiz Jean Alves, Maria Leila Horta, Sylvio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Marco Túlio Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historia em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;Educação Story in comic; History- study and teaching; History - teachers; Education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Historia em quadrinho; Historia- estudo e ensino; Historia - professores;Educação Story in comic; History- study and teaching; History - teachers; Education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O projeto propõe estabelecer um suporte teórico e metodológico para a utilização das HQs no ensino da História pelos professores de História que trabalham no ciclo 2 do ensino fundamental e no ensino médio. Através da análise do conteúdo das HQs, esta pesquisa fornecerá sugestões práticas de como as HQs tanto podem ser usadas como fonte documental para o estudo de determinada época quanto podem ser material de apoio para promover em sala de aula reflexões sobre a gênese dos anacronismos encontrados nas representações de culturas do passado. Pretende identificar avanços e também as principais dificuldades, obstáculos ou mesmo limites que ainda impedem um uso mais freqüente ou proveitoso desse recurso no ensino de História.(AU) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-21 2017-11-01T17:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Vilela, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 319 folhas. Dissertação( Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688 |
identifier_str_mv |
Vilela, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 319 folhas. Dissertação( Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602003562561536 |