Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102 |
Resumo: | O presente trabalho focaliza o período da ditadura militar e, de modo especial, discute a proposta criada para a educação de jovens e adultos - (Movimento Brasileiro de Alfabetização) -Mobral. Surgiu de uma indagação sobre a qualidade (ou não) do modelo de educação oferecido aos jovens e adultos durante este período da ditadura militar, ou "a grande noite de 21 anos", no sentido da construção da cidadania de grande parte do povo brasileiro. A partir de uma análise inicial do processo educacional conhecido como Mobral, verifiquei que minhas leituras até então negativas sobre sua metodologia começaram a tomar um outro rumo na medida em que ao realizar as entrevistas, passei a perceber o quão importante, de alguma forma, foi para as suas vidas nesse processo de construção da cidadania. Levando em consideração a dificuldade de implantação, na prática, de toda a teoria do Mobral, ainda assim, é inegável observar o grande investimento econômico para transpô-la; mas, de fato, representou um salto qualitativo na prática pedagógica, quando comparado ao passado histórico sobre a oferta de um processo educacional para jovens e adultos. O presente trabalho não tem a intenção de limitar qualquer análise ou pesquisa posterior sobre a alfabetização de jovens e adultos do referido período de exceção política brasileira.(AU) |
id |
METODISTA_ff34dba19e9fe2a64af266831a7dfb64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1102 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressosEducação de jovens e adultosMOBRALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho focaliza o período da ditadura militar e, de modo especial, discute a proposta criada para a educação de jovens e adultos - (Movimento Brasileiro de Alfabetização) -Mobral. Surgiu de uma indagação sobre a qualidade (ou não) do modelo de educação oferecido aos jovens e adultos durante este período da ditadura militar, ou "a grande noite de 21 anos", no sentido da construção da cidadania de grande parte do povo brasileiro. A partir de uma análise inicial do processo educacional conhecido como Mobral, verifiquei que minhas leituras até então negativas sobre sua metodologia começaram a tomar um outro rumo na medida em que ao realizar as entrevistas, passei a perceber o quão importante, de alguma forma, foi para as suas vidas nesse processo de construção da cidadania. Levando em consideração a dificuldade de implantação, na prática, de toda a teoria do Mobral, ainda assim, é inegável observar o grande investimento econômico para transpô-la; mas, de fato, representou um salto qualitativo na prática pedagógica, quando comparado ao passado histórico sobre a oferta de um processo educacional para jovens e adultos. O presente trabalho não tem a intenção de limitar qualquer análise ou pesquisa posterior sobre a alfabetização de jovens e adultos do referido período de exceção política brasileira.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Sabino, Vandeicol Salviano2016-08-03T16:16:01Z2008-06-062008-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSABINO, Vandeicol Salviano. Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:23Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1102Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:23Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
spellingShingle |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos Sabino, Vandeicol Salviano Educação de jovens e adultos MOBRAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title_full |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title_fullStr |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title_full_unstemmed |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title_sort |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
author |
Sabino, Vandeicol Salviano |
author_facet |
Sabino, Vandeicol Salviano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Demartini, Zeila de Brito Fabri CPF:13265477995 http://lattes.cnpq.br/8059807589945744 Palma Filho, João Cardoso CPF:36949645899 http://lattes.cnpq.br/6871865854491549 Alves, Maria Leila CPF:49525250550 http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabino, Vandeicol Salviano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos MOBRAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação de jovens e adultos MOBRAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho focaliza o período da ditadura militar e, de modo especial, discute a proposta criada para a educação de jovens e adultos - (Movimento Brasileiro de Alfabetização) -Mobral. Surgiu de uma indagação sobre a qualidade (ou não) do modelo de educação oferecido aos jovens e adultos durante este período da ditadura militar, ou "a grande noite de 21 anos", no sentido da construção da cidadania de grande parte do povo brasileiro. A partir de uma análise inicial do processo educacional conhecido como Mobral, verifiquei que minhas leituras até então negativas sobre sua metodologia começaram a tomar um outro rumo na medida em que ao realizar as entrevistas, passei a perceber o quão importante, de alguma forma, foi para as suas vidas nesse processo de construção da cidadania. Levando em consideração a dificuldade de implantação, na prática, de toda a teoria do Mobral, ainda assim, é inegável observar o grande investimento econômico para transpô-la; mas, de fato, representou um salto qualitativo na prática pedagógica, quando comparado ao passado histórico sobre a oferta de um processo educacional para jovens e adultos. O presente trabalho não tem a intenção de limitar qualquer análise ou pesquisa posterior sobre a alfabetização de jovens e adultos do referido período de exceção política brasileira.(AU) |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-06 2008-01-24 2016-08-03T16:16:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SABINO, Vandeicol Salviano. Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102 |
identifier_str_mv |
SABINO, Vandeicol Salviano. Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999279128576 |