AUSÊNCIA PATERNA E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1442 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivos a) investigar as repercussões da ausência paterna sobre o desenvolvimento da criança; b) descrever o conteúdo intrapsíquico de crianças com pais presentes e de crianças com pais ausentes no lar. Para tanto foram estudados três casos de crianças em idade escolar que freqüentavam uma instituição não governamental da cidade de Santos e utilizou-se dos instrumentos entrevista semi-estruturada com as mães e Procedimento de Desenho-Estória com Tema com as crianças. A aplicação foi feita nos seguintes termos, pediu-se ao participante que desenhasse uma criança e, em seguida que contasse uma estória sobre o desenho. Após, foi solicitado à criança que desenhasse o pai dessa criança e que contasse uma estória sobre esse mesmo desenho. Optamos também por aplicar o Teste das Matrizes Coloridas de Raven - Escala Especial com as crianças. Embora cada caso tivesse revelado suas peculiaridades, os resultados mostraram indicativos de distúrbios da identidade sexual, desamparo, insegurança, tendências depressivas, além de associação entre a ausência paterna, déficit cognitivo e/ou inibição intelectual. Foi também observado em um dos casos, dificuldades da mãe em permitir que o pai paternasse . Concluiu-se que a ausência paterna foi percebida pela criança não somente como a falta da pessoa do pai no lar, mas sim por sua omissão; somando-se ao fato de que a internalização da figura paterna não pareceu determinada pelo laço biológico, mas sim pela possibilidade de oferecimento à criança de identificação e afeto. Entendeu-se com esse estudo que o desenvolvimento psíquico saudável pode ser facilitado pela introjeção das boas figuras materno/paternas pela criança. Sendo assim, estudos dedicados ao tema da paternidade são tão importantes de serem explorados na atualidade quanto o foram aqueles destinados à maternidade ao longo da história da psicologia do desenvolvimento e da psicanálise. (AU) |
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AUSÊNCIA PATERNA E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTILausência paternapaternidadedesenvolvimento infantilidentidade sexualfather absencefatherhoodchild developmentsexual identityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO presente estudo teve por objetivos a) investigar as repercussões da ausência paterna sobre o desenvolvimento da criança; b) descrever o conteúdo intrapsíquico de crianças com pais presentes e de crianças com pais ausentes no lar. Para tanto foram estudados três casos de crianças em idade escolar que freqüentavam uma instituição não governamental da cidade de Santos e utilizou-se dos instrumentos entrevista semi-estruturada com as mães e Procedimento de Desenho-Estória com Tema com as crianças. A aplicação foi feita nos seguintes termos, pediu-se ao participante que desenhasse uma criança e, em seguida que contasse uma estória sobre o desenho. Após, foi solicitado à criança que desenhasse o pai dessa criança e que contasse uma estória sobre esse mesmo desenho. Optamos também por aplicar o Teste das Matrizes Coloridas de Raven - Escala Especial com as crianças. Embora cada caso tivesse revelado suas peculiaridades, os resultados mostraram indicativos de distúrbios da identidade sexual, desamparo, insegurança, tendências depressivas, além de associação entre a ausência paterna, déficit cognitivo e/ou inibição intelectual. Foi também observado em um dos casos, dificuldades da mãe em permitir que o pai paternasse . Concluiu-se que a ausência paterna foi percebida pela criança não somente como a falta da pessoa do pai no lar, mas sim por sua omissão; somando-se ao fato de que a internalização da figura paterna não pareceu determinada pelo laço biológico, mas sim pela possibilidade de oferecimento à criança de identificação e afeto. Entendeu-se com esse estudo que o desenvolvimento psíquico saudável pode ser facilitado pela introjeção das boas figuras materno/paternas pela criança. Sendo assim, estudos dedicados ao tema da paternidade são tão importantes de serem explorados na atualidade quanto o foram aqueles destinados à maternidade ao longo da história da psicologia do desenvolvimento e da psicanálise. (AU)This study aimed at a) investigating the effects of father absence on child development, b) describing the intrapsychic content of children with present parents and children with absent fathers in their homes. Therefore, three cases of school-age children who attended a non-governmental organization in the city of Santos were studied and the tools of semi-structured interviews were utilized with the mothers and The Drawing-Story with Theme with the children. Application was made as follows the participant was asked to design a child and then tell a story about the drawing. Thereafter, the child was asked to draw the father of this child and tell a story about this same design. We decided also to apply the The Raven's Coloured Progressive Matrices with the children. Although each case had its peculiarities, the results showed indications of disturbances of sexual identity, helplessness, insecurity, depressive tendencies, and the association between father absence, cognitive deficit and / or intellectual inhibition. It was also observed in one case, the mother's difficulty in allowing the father to fulfill his role as "father". It was concluded that father absence was perceived by the child not only as the absence of the father in the home, but by its omission: adding to the fact that the internalization of the father figure did not seem determined by the biological connection, but by the possibility of offering the child identification and affection. It would appear from this study that healthy psychological development can be facilitated by the introjection of good mother / father figures for the child. Thus, studies devoted to the theme of fatherhood are as important to be explored today as the ones intended to motherhood through the history of developmental psychology and psychoanalysis.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloPsicologia da saúdeBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAVizzotto, Marília MartinsCPF:54712356489http://lattes.cnpq.br/3047461043177845Campos, Mariana Tavares de2016-08-03T16:34:49Z2010-05-062010-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMPOS, Mariana Tavares de. AUSÊNCIA PATERNA E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:15:11Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1442Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:15:11Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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