O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosso, Leila Urioste
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/763
Resumo: The Communication Mediated by Computer (CMC) is understood as an interpersonal relationship via Internet. This way of communication reaches users who aim interacting and knowing people without the distance limit. Nowadays it is object of interdisciplinary studies that show interest in the CMC influence on its users behaviors. It is a study characterized as exploratory, based in data collecting through a bibliographic survey. Its objective is to reflect about the effects generated by the CMC diffusion on its users profile, besides presenting the Psychology contribution in face of the questions arising from the CMC use and discussing the ambivalences (gains and loses) of its use on the users behavior. It can be realized that the Internet users are turning the way of social interaction into an environment unprovided of space and time limits. Therefore, this work studies the new ways of interaction and tries to understand this new man, once, if the technology implies in changes, the individual changes together with it. Thus, the surveys to keep up with such transformations that have influenced the individuals and their new ways of relationship are motivating new ways of the Psychology contribution about the CMC study.
id METO_29d6b783730d869ec3b85d05a9e22882
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/763
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Squirra, Sebastião Carlos de MoraisCPF:19123456904http://lattes.cnpq.br/0450856133137226Azevedo, Antonia Cristina Peluso deCPF:12328945562http://lattes.cnpq.br/9435753139783850Vigneron, Jacques Marie JosephCPF:12556623322http://lattes.cnpq.br/1747567916712454CPF:16355623636Rosso, Leila Urioste2016-08-03T12:30:24Z2006-06-202005-04-26ROSSO, Leila Urioste. The CMC users profile: a psychological approach. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2005.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/763The Communication Mediated by Computer (CMC) is understood as an interpersonal relationship via Internet. This way of communication reaches users who aim interacting and knowing people without the distance limit. Nowadays it is object of interdisciplinary studies that show interest in the CMC influence on its users behaviors. It is a study characterized as exploratory, based in data collecting through a bibliographic survey. Its objective is to reflect about the effects generated by the CMC diffusion on its users profile, besides presenting the Psychology contribution in face of the questions arising from the CMC use and discussing the ambivalences (gains and loses) of its use on the users behavior. It can be realized that the Internet users are turning the way of social interaction into an environment unprovided of space and time limits. Therefore, this work studies the new ways of interaction and tries to understand this new man, once, if the technology implies in changes, the individual changes together with it. Thus, the surveys to keep up with such transformations that have influenced the individuals and their new ways of relationship are motivating new ways of the Psychology contribution about the CMC study.A Comunicação Mediada por Computador (CMC) é entendida como o relacionamento interpessoal via Internet. Este modo de comunicação atinge usuários que visam interagir e conhecer pessoas sem o limite da distância. Atualmente está sendo objeto de estudos interdisciplinares que se interessam pelas influências da CMC no comportamento de seus usuários. Trata-se de um estudo caracterizado como exploratório baseado em dados coletados através de uma pesquisa bibliográfica. Seu objetivo é refletir sobre os efeitos gerados pela difusão da CMC sobre o perfil de seus usuários, além de apresentar as contribuições da Psicologia frente aos questionamentos provindos da utilização da CMC e discutir as ambivalências (ganhos e perdas) de seu uso no comportamento de seus usuários. Percebe-se que os internautas estão transformando a forma de interação social em um ambiente desprovido de limites espaço-temporais. Portanto, este trabalho estuda as novas formas de interação, e busca compreender esse novo homem, pois, se a tecnologia traz mudanças, o indivíduo muda junto com ela. Portanto, ao acompanhar todas essas transformações que têm influenciado o homem e suas novas formas de relacionamento, estão motivando o surgimento de novas formas de contribuição da Psicologia ao estudo da CMC.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leila.pdf: 302209 bytes, checksum: f37635350e814517ffa09dd3402b028a (MD5) Previous issue date: 2005-04-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/1734/Leila.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaiscomunicaçãoInternetcomportamentoPsicologia.Comunicação - Teses e dissertaçõescommunicationInternetbehaviorPsychology.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICAThe CMC users profile: a psychological approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILLeila.pdf.jpgLeila.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/763/2/Leila.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52ORIGINALLeila.pdfapplication/pdf302209http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/763/1/Leila.pdff37635350e814517ffa09dd3402b028aMD51tede/7632016-08-03 14:59:28.886oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T17:59:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The CMC users profile: a psychological approach
title O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
spellingShingle O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
Rosso, Leila Urioste
comunicação
Internet
comportamento
Psicologia.
Comunicação - Teses e dissertações
communication
Internet
behavior
Psychology.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
title_full O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
title_fullStr O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
title_full_unstemmed O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
title_sort O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA
author Rosso, Leila Urioste
author_facet Rosso, Leila Urioste
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Squirra, Sebastião Carlos de Morais
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:19123456904
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0450856133137226
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Azevedo, Antonia Cristina Peluso de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:12328945562
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9435753139783850
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vigneron, Jacques Marie Joseph
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:12556623322
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1747567916712454
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:16355623636
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosso, Leila Urioste
contributor_str_mv Squirra, Sebastião Carlos de Morais
Azevedo, Antonia Cristina Peluso de
Vigneron, Jacques Marie Joseph
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
Internet
comportamento
Psicologia.
Comunicação - Teses e dissertações
topic comunicação
Internet
comportamento
Psicologia.
Comunicação - Teses e dissertações
communication
Internet
behavior
Psychology.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv communication
Internet
behavior
Psychology.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The Communication Mediated by Computer (CMC) is understood as an interpersonal relationship via Internet. This way of communication reaches users who aim interacting and knowing people without the distance limit. Nowadays it is object of interdisciplinary studies that show interest in the CMC influence on its users behaviors. It is a study characterized as exploratory, based in data collecting through a bibliographic survey. Its objective is to reflect about the effects generated by the CMC diffusion on its users profile, besides presenting the Psychology contribution in face of the questions arising from the CMC use and discussing the ambivalences (gains and loses) of its use on the users behavior. It can be realized that the Internet users are turning the way of social interaction into an environment unprovided of space and time limits. Therefore, this work studies the new ways of interaction and tries to understand this new man, once, if the technology implies in changes, the individual changes together with it. Thus, the surveys to keep up with such transformations that have influenced the individuals and their new ways of relationship are motivating new ways of the Psychology contribution about the CMC study.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-26
dc.date.available.fl_str_mv 2006-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:30:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSSO, Leila Urioste. The CMC users profile: a psychological approach. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/763
identifier_str_mv ROSSO, Leila Urioste. The CMC users profile: a psychological approach. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2005.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/763/2/Leila.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/763/1/Leila.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
f37635350e814517ffa09dd3402b028a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079555994222592