JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Telma Cezar da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1134
Resumo: This study is part of a reflection about today s youth and the socio-ideological images built around this phase of human development, aiming at reinforcing the importance of educational spaces, mainly in the context of schools; specifically in terms of constructing the meaning of life among high school students. Youth is a phase of life that is considered, in general, as problematic, that has lead some adults, parents or teachers, to not believe and invest in the potentialities of young people. This makes their dynamic and social insertion even more difficult.. The theoretical foundation of this research was based on the concept of sense of life, of Viktor Frankl, including the concept of dialogic education, in Paulo Freire, the concept of complexity, Edgar Morin, and the proposal of educational work by projects, Fernando Hernandez. The methodological approach was that of participant observation, techniques of the analysis of exploratory questionnaires, and the focal group. The data analysis allowed for the recognition of the impact of the proposal of the educational work done by projects, in the sense of contributing for youth to have several elements that enable them to deal with concrete aspects of human life, mainly in terms of building of sense of life.(AU)
id METO_3f4a33660f5a5d5356ddc688a31e1886
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1134
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000554'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Cardoso, Wilma Lúcia Castro DinizCPF:56456431223http://lattes.cnpq.br/3880257174958388CPF:32315612312http://lattes.cnpq.br/7048689464954754Martins, Telma Cezar da Silva2016-08-03T16:16:12Z2011-04-082009-04-01MARTINS, Telma Cezar da Silva. JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1134This study is part of a reflection about today s youth and the socio-ideological images built around this phase of human development, aiming at reinforcing the importance of educational spaces, mainly in the context of schools; specifically in terms of constructing the meaning of life among high school students. Youth is a phase of life that is considered, in general, as problematic, that has lead some adults, parents or teachers, to not believe and invest in the potentialities of young people. This makes their dynamic and social insertion even more difficult.. The theoretical foundation of this research was based on the concept of sense of life, of Viktor Frankl, including the concept of dialogic education, in Paulo Freire, the concept of complexity, Edgar Morin, and the proposal of educational work by projects, Fernando Hernandez. The methodological approach was that of participant observation, techniques of the analysis of exploratory questionnaires, and the focal group. The data analysis allowed for the recognition of the impact of the proposal of the educational work done by projects, in the sense of contributing for youth to have several elements that enable them to deal with concrete aspects of human life, mainly in terms of building of sense of life.(AU)Este estudo parte de uma reflexão sobre a juventude atual e as imagens sócioideológicas construídas em torno desta fase do desenvolvimento humano, com a intenção de reforçar a importância dos espaços educacionais, principalmente das escolas formais, na construção do sentido de vida dos alunos, jovens e adolescentes do Ensino Médio. A juventude é uma etapa da vida que tem sido socialmente considerada, na maioria das vezes, como uma fase problemática, o que tem levado alguns adultos, pais ou professores, a não acreditarem e investirem nas potencialidades dos jovens adolescentes, dificultando sua inserção social de forma mais dinâmica e otimista. O corpo teórico desta pesquisa foi composto pelo conceito de sentido de vida, em Viktor Frankl, perpassando pela concepção de uma educação dialógica, em Paulo Freire, pelo conceito de complexidade, em Edgar Morin, e pela proposta do trabalho educacional por projetos, em Fernando Hernández. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados a observação participante, técnicas de análise de questionários exploratórios e grupo focal. A análise dos dados permitiu reconhecer o impacto da proposta do trabalho educacional por projetos, no sentido de contribuir para que a juventude tenha vários elementos para trabalhar aspectos concretos da vida humana, principalmente, naquilo que diz respeito à construção do sentido de vida.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Telma Cezar da Silva Martins.pdf: 2259713 bytes, checksum: 261f43d8ca43cc756a450926b6c1bdc4 (MD5) Previous issue date: 2009-04-01application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2743/Telma%20Cezar%20da%20Silva%20Martins.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãojuventudeeducação escolarsentido de vidaprojetos educacionaisyoutheducationsense of lifeeducational projectsCNPQ::CIENCIAS HUMANASJUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILTelma Cezar da Silva Martins.pdf.jpgTelma Cezar da Silva Martins.pdf.jpgimage/jpeg2104http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1134/2/Telma+Cezar+da+Silva+Martins.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52ORIGINALTelma Cezar da Silva Martins.pdfapplication/pdf2259713http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1134/1/Telma+Cezar+da+Silva+Martins.pdf261f43d8ca43cc756a450926b6c1bdc4MD51tede/11342016-08-03 15:11:47.823oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
title JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
Martins, Telma Cezar da Silva
juventude
educação escolar
sentido de vida
projetos educacionais
youth
education
sense of life
educational projects
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
title_full JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
title_sort JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
author Martins, Telma Cezar da Silva
author_facet Martins, Telma Cezar da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos Neto, Elydio dos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000554
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv 'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alves, Maria Leila
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:49525250550
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cardoso, Wilma Lúcia Castro Diniz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:56456431223
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3880257174958388
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:32315612312
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7048689464954754
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Telma Cezar da Silva
contributor_str_mv Santos Neto, Elydio dos
Alves, Maria Leila
Cardoso, Wilma Lúcia Castro Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv juventude
educação escolar
sentido de vida
projetos educacionais
topic juventude
educação escolar
sentido de vida
projetos educacionais
youth
education
sense of life
educational projects
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv youth
education
sense of life
educational projects
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This study is part of a reflection about today s youth and the socio-ideological images built around this phase of human development, aiming at reinforcing the importance of educational spaces, mainly in the context of schools; specifically in terms of constructing the meaning of life among high school students. Youth is a phase of life that is considered, in general, as problematic, that has lead some adults, parents or teachers, to not believe and invest in the potentialities of young people. This makes their dynamic and social insertion even more difficult.. The theoretical foundation of this research was based on the concept of sense of life, of Viktor Frankl, including the concept of dialogic education, in Paulo Freire, the concept of complexity, Edgar Morin, and the proposal of educational work by projects, Fernando Hernandez. The methodological approach was that of participant observation, techniques of the analysis of exploratory questionnaires, and the focal group. The data analysis allowed for the recognition of the impact of the proposal of the educational work done by projects, in the sense of contributing for youth to have several elements that enable them to deal with concrete aspects of human life, mainly in terms of building of sense of life.(AU)
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-01
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:16:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Telma Cezar da Silva. JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1134
identifier_str_mv MARTINS, Telma Cezar da Silva. JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1134/2/Telma+Cezar+da+Silva+Martins.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1134/1/Telma+Cezar+da+Silva+Martins.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
261f43d8ca43cc756a450926b6c1bdc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079558488784896