O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/879 |
Resumo: | This paper examines the relationship between Communication and Tourism discussing the importance of communication products along with the tourism business in Brazil. Its research corpus is Editora Abril s Tourism Cluster, formed by the publication Guia 4 Rodas and the magazines Viagem e Turismo and National Geographic Brazil and travel site www.viajeaqui.com.br. It investigates the weight and ripening of the tourism sector in the Brazilian economy, the growth and the consolidation of the publishing market in this segment. It discusses the role of the Cluster in the Tourism area and its effects on journalism. Through content analysis it assesses the production processes of the Clusters publications, the information path shared by the professionals involved and the impact of such information on the targeted public of each communication outlet. It also reflects on the boundaries between Journalism and Advertising in the segmented media within a Cluster.(AU) |
id |
METO_475312e40c0c536842d4fb9ef0e3e0fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/879 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Caldas, Maria das Gracas CondeCPF:12694613078http://lattes.cnpq.br/4194056997420853Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Trigo, Luiz Gonzaga GodoiCPF:02123122323http://lattes.cnpq.br/0322089095908308CPF:18026651880http://lattes.cnpq.br/1614643809663638Martin, Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá2016-08-03T12:31:01Z2011-05-062009-04-16MARTIN, Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá. O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril. 2009. 277 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/879This paper examines the relationship between Communication and Tourism discussing the importance of communication products along with the tourism business in Brazil. Its research corpus is Editora Abril s Tourism Cluster, formed by the publication Guia 4 Rodas and the magazines Viagem e Turismo and National Geographic Brazil and travel site www.viajeaqui.com.br. It investigates the weight and ripening of the tourism sector in the Brazilian economy, the growth and the consolidation of the publishing market in this segment. It discusses the role of the Cluster in the Tourism area and its effects on journalism. Through content analysis it assesses the production processes of the Clusters publications, the information path shared by the professionals involved and the impact of such information on the targeted public of each communication outlet. It also reflects on the boundaries between Journalism and Advertising in the segmented media within a Cluster.(AU)Esse trabalho examina a relação da Comunicação com o Turismo discutindo a importância dos produtos de comunicação junto ao negócio do turismo no Brasil. Tem como corpus da pesquisa o Núcleo de Turismo da Editora Abril, formado pelas publicações Guia 4 Rodas, revistas Viagem e Turismo e National Geographic Brasil, e o portal de viagens www.viajeaqui.com.br. Investiga o peso e o amadurecimento do setor de turismo na economia brasileira, o crescimento e a consolidação do mercado editorial neste segmento. Discute o papel do Cluster na área de Turismo e seus efeitos no Jornalismo. Por meio da análise de conteúdo avalia os processos de produção das publicações do Núcleo, o caminho das informações compartilhadas pelos profissionais envolvidos e o impacto dessas informações nos públicos-alvos de cada veículo. Faz ainda uma reflexão sobre os limites entre Jornalismo e Publicidade em mídias segmentadas dentro de um Cluster.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexandra Gonsalez.pdf: 1585326 bytes, checksum: e43cf482c4606715a1743e1be4ef1b5a (MD5) Previous issue date: 2009-04-16application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2450/Alexandra%20Gonsalez.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaisComunicaçãoJornalismoTurismoPublicidadeEconomiaClusterEditora AbrilCommunicationJournalismTourismAdvertisingEconomyClusterEditora AbrilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abrilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILAlexandra Gonsalez.pdf.jpgAlexandra Gonsalez.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/879/2/Alexandra+Gonsalez.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52ORIGINALAlexandra Gonsalez.pdfapplication/pdf1585326http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/879/1/Alexandra+Gonsalez.pdfe43cf482c4606715a1743e1be4ef1b5aMD51tede/8792016-08-03 15:07:44.727oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril |
title |
O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril |
spellingShingle |
O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril Martin, Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá Comunicação Jornalismo Turismo Publicidade Economia Cluster Editora Abril Communication Journalism Tourism Advertising Economy Cluster Editora Abril CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril |
title_full |
O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril |
title_fullStr |
O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril |
title_full_unstemmed |
O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril |
title_sort |
O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril |
author |
Martin, Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá |
author_facet |
Martin, Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caldas, Maria das Gracas Conde |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:12694613078 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4194056997420853 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Galindo, Daniel dos Santos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:16502650000 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Trigo, Luiz Gonzaga Godoi |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:02123122323 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0322089095908308 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:18026651880 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1614643809663638 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martin, Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá |
contributor_str_mv |
Caldas, Maria das Gracas Conde Galindo, Daniel dos Santos Trigo, Luiz Gonzaga Godoi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Jornalismo Turismo Publicidade Economia Cluster Editora Abril |
topic |
Comunicação Jornalismo Turismo Publicidade Economia Cluster Editora Abril Communication Journalism Tourism Advertising Economy Cluster Editora Abril CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Journalism Tourism Advertising Economy Cluster Editora Abril |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This paper examines the relationship between Communication and Tourism discussing the importance of communication products along with the tourism business in Brazil. Its research corpus is Editora Abril s Tourism Cluster, formed by the publication Guia 4 Rodas and the magazines Viagem e Turismo and National Geographic Brazil and travel site www.viajeaqui.com.br. It investigates the weight and ripening of the tourism sector in the Brazilian economy, the growth and the consolidation of the publishing market in this segment. It discusses the role of the Cluster in the Tourism area and its effects on journalism. Through content analysis it assesses the production processes of the Clusters publications, the information path shared by the professionals involved and the impact of such information on the targeted public of each communication outlet. It also reflects on the boundaries between Journalism and Advertising in the segmented media within a Cluster.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T12:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTIN, Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá. O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril. 2009. 277 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/879 |
identifier_str_mv |
MARTIN, Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá. O NEGÓCIO DA COMUNICAÇÃO EM TURISMO Cluster no Núcleo de Turismo da Editora Abril. 2009. 277 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Processo Comunicacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/879/2/Alexandra+Gonsalez.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/879/1/Alexandra+Gonsalez.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c1280dca4077478b5fad29883580c72 e43cf482c4606715a1743e1be4ef1b5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079556798480384 |