O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/618 |
Resumo: | As características desejadas a um blog corporativo eficiente do ponto de vista da comunicação são o tema desta dissertação. Buscou-se compreendê-las, assim como listá-las, verificar a aplicabilidade de tais características e relacionar ganhos à imagem pública de uma empresa através da ferramenta. A metodologia empregada foi o estudo múltiplo de casos, com análise de cinco blogs que contêm a maior parte das competências sugeridas em protocolo de avaliação construído a partir de leituras, entrevistas e visitas a blogs. Cada blog estudado possui pontos fortes distintos, mas também melhorias que precisam ser consideradas. Comportamentos de abertura e transparência totais ao diálogo ainda são mais discursos que práticas nas organizações brasileiras, que precisam aproveitar melhor as oportunidades de relacionamento que as mídias sociais trouxeram. |
id |
METODISTA_3b9c67d9d651969d2c7842f1b5098dc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/618 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃOThe corporete blog as a chalenge for the professionals of communicationcomunicação organizacionalmídias sociaisblog corporativoorganizational communicationsocial mediaThe corporation corporate blogCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAs características desejadas a um blog corporativo eficiente do ponto de vista da comunicação são o tema desta dissertação. Buscou-se compreendê-las, assim como listá-las, verificar a aplicabilidade de tais características e relacionar ganhos à imagem pública de uma empresa através da ferramenta. A metodologia empregada foi o estudo múltiplo de casos, com análise de cinco blogs que contêm a maior parte das competências sugeridas em protocolo de avaliação construído a partir de leituras, entrevistas e visitas a blogs. Cada blog estudado possui pontos fortes distintos, mas também melhorias que precisam ser consideradas. Comportamentos de abertura e transparência totais ao diálogo ainda são mais discursos que práticas nas organizações brasileiras, que precisam aproveitar melhor as oportunidades de relacionamento que as mídias sociais trouxeram.The desired characteristics for a corporate blog efficiently from the standpoint of communication are the subject of this dissertation. We tried to understand them as well as list them, to verify the applicability of these characteristics and gains relating to the public image of a company through the tool. The methodology used was the study of multiple cases, with analysis of five blogs that contain most of the skills suggested in the evaluation protocol constructed from readings, interviews and visits to blogs. Each blog has studied different strengths, but also improvements that need to be considered. Behaviors of total openness and transparency are even more dialogue discourses practices in organizations that need to take better advantage of opportunities that social media relationship brought.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOBueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030Araujo, Clenio2016-08-03T12:29:28Z2012-05-112012-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, Clenio. The corporete blog as a chalenge for the professionals of communication. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:01:50Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/618Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:01:50Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO The corporete blog as a chalenge for the professionals of communication |
title |
O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO |
spellingShingle |
O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO Araujo, Clenio comunicação organizacional mídias sociais blog corporativo organizational communication social media The corporation corporate blog CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO |
title_full |
O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO |
title_fullStr |
O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO |
title_sort |
O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO |
author |
Araujo, Clenio |
author_facet |
Araujo, Clenio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, Wilson da Costa CPF:13125925962 http://lattes.cnpq.br/9495822246558650 Galindo, Daniel dos Santos CPF:16502650000 http://lattes.cnpq.br/1101827075498113 Giacomini Filho, Gino CPF:49061320002 http://lattes.cnpq.br/4716383899113030 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Clenio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação organizacional mídias sociais blog corporativo organizational communication social media The corporation corporate blog CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
comunicação organizacional mídias sociais blog corporativo organizational communication social media The corporation corporate blog CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
As características desejadas a um blog corporativo eficiente do ponto de vista da comunicação são o tema desta dissertação. Buscou-se compreendê-las, assim como listá-las, verificar a aplicabilidade de tais características e relacionar ganhos à imagem pública de uma empresa através da ferramenta. A metodologia empregada foi o estudo múltiplo de casos, com análise de cinco blogs que contêm a maior parte das competências sugeridas em protocolo de avaliação construído a partir de leituras, entrevistas e visitas a blogs. Cada blog estudado possui pontos fortes distintos, mas também melhorias que precisam ser consideradas. Comportamentos de abertura e transparência totais ao diálogo ainda são mais discursos que práticas nas organizações brasileiras, que precisam aproveitar melhor as oportunidades de relacionamento que as mídias sociais trouxeram. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-11 2012-02-27 2016-08-03T12:29:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAUJO, Clenio. The corporete blog as a chalenge for the professionals of communication. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/618 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Clenio. The corporete blog as a chalenge for the professionals of communication. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601996590579712 |