O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Clenio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/618
Resumo: As características desejadas a um blog corporativo eficiente do ponto de vista da comunicação são o tema desta dissertação. Buscou-se compreendê-las, assim como listá-las, verificar a aplicabilidade de tais características e relacionar ganhos à imagem pública de uma empresa através da ferramenta. A metodologia empregada foi o estudo múltiplo de casos, com análise de cinco blogs que contêm a maior parte das competências sugeridas em protocolo de avaliação construído a partir de leituras, entrevistas e visitas a blogs. Cada blog estudado possui pontos fortes distintos, mas também melhorias que precisam ser consideradas. Comportamentos de abertura e transparência totais ao diálogo ainda são mais discursos que práticas nas organizações brasileiras, que precisam aproveitar melhor as oportunidades de relacionamento que as mídias sociais trouxeram.
id METODISTA_3b9c67d9d651969d2c7842f1b5098dc1
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/618
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃOThe corporete blog as a chalenge for the professionals of communicationcomunicação organizacionalmídias sociaisblog corporativoorganizational communicationsocial mediaThe corporation corporate blogCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAs características desejadas a um blog corporativo eficiente do ponto de vista da comunicação são o tema desta dissertação. Buscou-se compreendê-las, assim como listá-las, verificar a aplicabilidade de tais características e relacionar ganhos à imagem pública de uma empresa através da ferramenta. A metodologia empregada foi o estudo múltiplo de casos, com análise de cinco blogs que contêm a maior parte das competências sugeridas em protocolo de avaliação construído a partir de leituras, entrevistas e visitas a blogs. Cada blog estudado possui pontos fortes distintos, mas também melhorias que precisam ser consideradas. Comportamentos de abertura e transparência totais ao diálogo ainda são mais discursos que práticas nas organizações brasileiras, que precisam aproveitar melhor as oportunidades de relacionamento que as mídias sociais trouxeram.The desired characteristics for a corporate blog efficiently from the standpoint of communication are the subject of this dissertation. We tried to understand them as well as list them, to verify the applicability of these characteristics and gains relating to the public image of a company through the tool. The methodology used was the study of multiple cases, with analysis of five blogs that contain most of the skills suggested in the evaluation protocol constructed from readings, interviews and visits to blogs. Each blog has studied different strengths, but also improvements that need to be considered. Behaviors of total openness and transparency are even more dialogue discourses practices in organizations that need to take better advantage of opportunities that social media relationship brought.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOBueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030Araujo, Clenio2016-08-03T12:29:28Z2012-05-112012-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, Clenio. The corporete blog as a chalenge for the professionals of communication. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:01:50Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/618Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:01:50Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
The corporete blog as a chalenge for the professionals of communication
title O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
spellingShingle O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
Araujo, Clenio
comunicação organizacional
mídias sociais
blog corporativo
organizational communication
social media
The corporation corporate blog
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
title_full O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
title_fullStr O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
title_sort O BLOG CORPORATIVO COMO DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO
author Araujo, Clenio
author_facet Araujo, Clenio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
CPF:13125925962
http://lattes.cnpq.br/9495822246558650
Galindo, Daniel dos Santos
CPF:16502650000
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
Giacomini Filho, Gino
CPF:49061320002
http://lattes.cnpq.br/4716383899113030
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Clenio
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação organizacional
mídias sociais
blog corporativo
organizational communication
social media
The corporation corporate blog
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic comunicação organizacional
mídias sociais
blog corporativo
organizational communication
social media
The corporation corporate blog
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description As características desejadas a um blog corporativo eficiente do ponto de vista da comunicação são o tema desta dissertação. Buscou-se compreendê-las, assim como listá-las, verificar a aplicabilidade de tais características e relacionar ganhos à imagem pública de uma empresa através da ferramenta. A metodologia empregada foi o estudo múltiplo de casos, com análise de cinco blogs que contêm a maior parte das competências sugeridas em protocolo de avaliação construído a partir de leituras, entrevistas e visitas a blogs. Cada blog estudado possui pontos fortes distintos, mas também melhorias que precisam ser consideradas. Comportamentos de abertura e transparência totais ao diálogo ainda são mais discursos que práticas nas organizações brasileiras, que precisam aproveitar melhor as oportunidades de relacionamento que as mídias sociais trouxeram.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-11
2012-02-27
2016-08-03T12:29:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Clenio. The corporete blog as a chalenge for the professionals of communication. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/618
identifier_str_mv ARAUJO, Clenio. The corporete blog as a chalenge for the professionals of communication. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601996590579712