Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22318 |
Resumo: | Este estudo trata-se de uma análise que aborda o processo de criação de um blog corporativo: o claroblog. O objetivo desse estudo foi compreender como se dá a construção de um blog no contexto da comunicação organizacional. O problema que orientou essa pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Compreender qual(is) o(s) impacto(s) que a construção de um blog coletivo gera em uma empresa. A pesquisa teve como objeto a empresa de telefonia móvel Claro, em especial foi analizado o Claro Blog. O trabalho de campo teve duração de 2 meses (outubro e novembro) onde foram realizadas entrevistas com Bob Gonçaçves (redator do blog), questionários com Dayane Oshiro (redatora do blog) e observação e analise da interface, dos post e comentários. A partir das leituras e interpretações observei um que há um cuidado especial por parte da equipe na construção da interface do blog. Foi possível perceber também a importância/destaque/valorização que a equipe que gerencia o Claro Blog deposita nos comentários enviados pelos usuários, respondendo à perguntas, e também nas sugestões dadas pelos seus clientes, uma vez que estas muitas vezes entram na pauta do blog. |
id |
UFRGS-2_e73c282e762f1adf4e5dbf34d81446ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22318 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Delazeri, Massimino Anderson TrevizanPrimo, Alessandra Teixeira2010-05-15T04:17:45Z2009http://hdl.handle.net/10183/22318000739589Este estudo trata-se de uma análise que aborda o processo de criação de um blog corporativo: o claroblog. O objetivo desse estudo foi compreender como se dá a construção de um blog no contexto da comunicação organizacional. O problema que orientou essa pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Compreender qual(is) o(s) impacto(s) que a construção de um blog coletivo gera em uma empresa. A pesquisa teve como objeto a empresa de telefonia móvel Claro, em especial foi analizado o Claro Blog. O trabalho de campo teve duração de 2 meses (outubro e novembro) onde foram realizadas entrevistas com Bob Gonçaçves (redator do blog), questionários com Dayane Oshiro (redatora do blog) e observação e analise da interface, dos post e comentários. A partir das leituras e interpretações observei um que há um cuidado especial por parte da equipe na construção da interface do blog. Foi possível perceber também a importância/destaque/valorização que a equipe que gerencia o Claro Blog deposita nos comentários enviados pelos usuários, respondendo à perguntas, e também nas sugestões dadas pelos seus clientes, uma vez que estas muitas vezes entram na pauta do blog.application/pdfporComunicação organizacionalBlog corporativoBlogs corporativos : uma análise sobre o Claro bloginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000739589.pdf.txt000739589.pdf.txtExtracted Texttext/plain109983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/2/000739589.pdf.txtda924f3905aeddc4d7f807593c883c7dMD52ORIGINAL000739589.pdf000739589.pdfTexto completoapplication/pdf1533770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/1/000739589.pdf134d21cadde37550651f7ea55562a7a3MD51THUMBNAIL000739589.pdf.jpg000739589.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/3/000739589.pdf.jpg39388ba84b03ab56e999d2c50dd20f49MD5310183/223182024-04-14 06:45:56.96091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:45:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog |
title |
Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog |
spellingShingle |
Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog Delazeri, Massimino Anderson Trevizan Comunicação organizacional Blog corporativo |
title_short |
Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog |
title_full |
Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog |
title_fullStr |
Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog |
title_full_unstemmed |
Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog |
title_sort |
Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog |
author |
Delazeri, Massimino Anderson Trevizan |
author_facet |
Delazeri, Massimino Anderson Trevizan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delazeri, Massimino Anderson Trevizan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
contributor_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Blog corporativo |
topic |
Comunicação organizacional Blog corporativo |
description |
Este estudo trata-se de uma análise que aborda o processo de criação de um blog corporativo: o claroblog. O objetivo desse estudo foi compreender como se dá a construção de um blog no contexto da comunicação organizacional. O problema que orientou essa pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Compreender qual(is) o(s) impacto(s) que a construção de um blog coletivo gera em uma empresa. A pesquisa teve como objeto a empresa de telefonia móvel Claro, em especial foi analizado o Claro Blog. O trabalho de campo teve duração de 2 meses (outubro e novembro) onde foram realizadas entrevistas com Bob Gonçaçves (redator do blog), questionários com Dayane Oshiro (redatora do blog) e observação e analise da interface, dos post e comentários. A partir das leituras e interpretações observei um que há um cuidado especial por parte da equipe na construção da interface do blog. Foi possível perceber também a importância/destaque/valorização que a equipe que gerencia o Claro Blog deposita nos comentários enviados pelos usuários, respondendo à perguntas, e também nas sugestões dadas pelos seus clientes, uma vez que estas muitas vezes entram na pauta do blog. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-15T04:17:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/22318 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000739589 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/22318 |
identifier_str_mv |
000739589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/2/000739589.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/1/000739589.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/3/000739589.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da924f3905aeddc4d7f807593c883c7d 134d21cadde37550651f7ea55562a7a3 39388ba84b03ab56e999d2c50dd20f49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224393799499776 |