Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delazeri, Massimino Anderson Trevizan
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22318
Resumo: Este estudo trata-se de uma análise que aborda o processo de criação de um blog corporativo: o claroblog. O objetivo desse estudo foi compreender como se dá a construção de um blog no contexto da comunicação organizacional. O problema que orientou essa pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Compreender qual(is) o(s) impacto(s) que a construção de um blog coletivo gera em uma empresa. A pesquisa teve como objeto a empresa de telefonia móvel Claro, em especial foi analizado o Claro Blog. O trabalho de campo teve duração de 2 meses (outubro e novembro) onde foram realizadas entrevistas com Bob Gonçaçves (redator do blog), questionários com Dayane Oshiro (redatora do blog) e observação e analise da interface, dos post e comentários. A partir das leituras e interpretações observei um que há um cuidado especial por parte da equipe na construção da interface do blog. Foi possível perceber também a importância/destaque/valorização que a equipe que gerencia o Claro Blog deposita nos comentários enviados pelos usuários, respondendo à perguntas, e também nas sugestões dadas pelos seus clientes, uma vez que estas muitas vezes entram na pauta do blog.
id UFRGS-2_e73c282e762f1adf4e5dbf34d81446ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22318
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Delazeri, Massimino Anderson TrevizanPrimo, Alessandra Teixeira2010-05-15T04:17:45Z2009http://hdl.handle.net/10183/22318000739589Este estudo trata-se de uma análise que aborda o processo de criação de um blog corporativo: o claroblog. O objetivo desse estudo foi compreender como se dá a construção de um blog no contexto da comunicação organizacional. O problema que orientou essa pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Compreender qual(is) o(s) impacto(s) que a construção de um blog coletivo gera em uma empresa. A pesquisa teve como objeto a empresa de telefonia móvel Claro, em especial foi analizado o Claro Blog. O trabalho de campo teve duração de 2 meses (outubro e novembro) onde foram realizadas entrevistas com Bob Gonçaçves (redator do blog), questionários com Dayane Oshiro (redatora do blog) e observação e analise da interface, dos post e comentários. A partir das leituras e interpretações observei um que há um cuidado especial por parte da equipe na construção da interface do blog. Foi possível perceber também a importância/destaque/valorização que a equipe que gerencia o Claro Blog deposita nos comentários enviados pelos usuários, respondendo à perguntas, e também nas sugestões dadas pelos seus clientes, uma vez que estas muitas vezes entram na pauta do blog.application/pdfporComunicação organizacionalBlog corporativoBlogs corporativos : uma análise sobre o Claro bloginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000739589.pdf.txt000739589.pdf.txtExtracted Texttext/plain109983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/2/000739589.pdf.txtda924f3905aeddc4d7f807593c883c7dMD52ORIGINAL000739589.pdf000739589.pdfTexto completoapplication/pdf1533770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/1/000739589.pdf134d21cadde37550651f7ea55562a7a3MD51THUMBNAIL000739589.pdf.jpg000739589.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/3/000739589.pdf.jpg39388ba84b03ab56e999d2c50dd20f49MD5310183/223182024-04-14 06:45:56.96091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:45:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog
title Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog
spellingShingle Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog
Delazeri, Massimino Anderson Trevizan
Comunicação organizacional
Blog corporativo
title_short Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog
title_full Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog
title_fullStr Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog
title_full_unstemmed Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog
title_sort Blogs corporativos : uma análise sobre o Claro blog
author Delazeri, Massimino Anderson Trevizan
author_facet Delazeri, Massimino Anderson Trevizan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delazeri, Massimino Anderson Trevizan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Blog corporativo
topic Comunicação organizacional
Blog corporativo
description Este estudo trata-se de uma análise que aborda o processo de criação de um blog corporativo: o claroblog. O objetivo desse estudo foi compreender como se dá a construção de um blog no contexto da comunicação organizacional. O problema que orientou essa pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Compreender qual(is) o(s) impacto(s) que a construção de um blog coletivo gera em uma empresa. A pesquisa teve como objeto a empresa de telefonia móvel Claro, em especial foi analizado o Claro Blog. O trabalho de campo teve duração de 2 meses (outubro e novembro) onde foram realizadas entrevistas com Bob Gonçaçves (redator do blog), questionários com Dayane Oshiro (redatora do blog) e observação e analise da interface, dos post e comentários. A partir das leituras e interpretações observei um que há um cuidado especial por parte da equipe na construção da interface do blog. Foi possível perceber também a importância/destaque/valorização que a equipe que gerencia o Claro Blog deposita nos comentários enviados pelos usuários, respondendo à perguntas, e também nas sugestões dadas pelos seus clientes, uma vez que estas muitas vezes entram na pauta do blog.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-15T04:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22318
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000739589
url http://hdl.handle.net/10183/22318
identifier_str_mv 000739589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/2/000739589.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/1/000739589.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22318/3/000739589.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da924f3905aeddc4d7f807593c883c7d
134d21cadde37550651f7ea55562a7a3
39388ba84b03ab56e999d2c50dd20f49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224393799499776