EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, SÉRGIO OLIVEIRA DOS
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1590
Resumo: A pesquisa parte da obra do filósofo português Manuel Sérgio, investigando as implicações e as ressonâncias nos horizontes educativos a partir da compreensão do ser-motrício. As questões basilares da pesquisa são: Como vivenciar, compreender e interpretar o ser humano em sua natureza motrícia? Qual seu modo autêntico de ser em ação, superando o olhar do físico tão-só, considerando a experiência da vida, a linguagem e a complexidade humana? Quais desdobramentos, ressonâncias e implicações educativas podem surgir dessas compreensões e interpretações? Para compreender essa projeção, estudamos o ser-motrício em suas raízes ontológicas subsidiados pela vivência, interpretação e apreciação humana. Na dimensão educativa, considerou-se que o ser-motrício que sente, pensa, apreende, incorpora, deseja, interage, imagina, expressa e potencializa toda essa condição no entrelaçamento da experiência vivida com as múltiplas linguagens, tem recebido um tratamento compreensivo mais influenciado pelo paradigma da simplicidade e do reducionismo que, de certo modo, ressoam em práticas educativas fragmentadas. Para superar esse reducionismo defendemos a práxis criadora como dimensão autêntica do ser-motrício, num projeto denominado “Apreciação da Motricidade Humana”, um caminho formador de realização e da vida em plenitude.
id METODISTA_78a5dec4bacb0b597b8c31c4e8a122df
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1590
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA"Sermotricio" education and creative praxisMotricidade humana; Educação; PraxiHuman mobility; Education; PraxiCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa parte da obra do filósofo português Manuel Sérgio, investigando as implicações e as ressonâncias nos horizontes educativos a partir da compreensão do ser-motrício. As questões basilares da pesquisa são: Como vivenciar, compreender e interpretar o ser humano em sua natureza motrícia? Qual seu modo autêntico de ser em ação, superando o olhar do físico tão-só, considerando a experiência da vida, a linguagem e a complexidade humana? Quais desdobramentos, ressonâncias e implicações educativas podem surgir dessas compreensões e interpretações? Para compreender essa projeção, estudamos o ser-motrício em suas raízes ontológicas subsidiados pela vivência, interpretação e apreciação humana. Na dimensão educativa, considerou-se que o ser-motrício que sente, pensa, apreende, incorpora, deseja, interage, imagina, expressa e potencializa toda essa condição no entrelaçamento da experiência vivida com as múltiplas linguagens, tem recebido um tratamento compreensivo mais influenciado pelo paradigma da simplicidade e do reducionismo que, de certo modo, ressoam em práticas educativas fragmentadas. Para superar esse reducionismo defendemos a práxis criadora como dimensão autêntica do ser-motrício, num projeto denominado “Apreciação da Motricidade Humana”, um caminho formador de realização e da vida em plenitude.The research starts from the Portuguese philosopher Manuel Sérgio work, investigating the implications and resonances in educational horizons from the comprehension of “ser-motrício”. The basics research questions are: How to experience, understand and interpret the human being in his motrician nature? What is his true way of being in action, overcoming the lonely physical look, considering the experience of life, language and human complexity? Which outspreads, resonances and educational implications may arise by these comprehensions and interpretations? Understanding this projection, we studied the “ser-motrício” in its ontological roots subsidized by the life experience, interpretation and human appreciation. In the educational dimension, it was considered that the “ser-motrício”, who feels, thinks, apprehends, incorporates, wishes, interacts, wonders, expresses and potencializes all of this condition in the connection of his experience of life with multiple languages, has received a comprehensive and more influenced treatment by the paradigm of simplicity and reductionism that, somehow, resonate in fragmented educational practices. To overcome this reductionism, we defend the creative praxis as authentic dimension of “ser-motrício”, in a project called "Appreciation of Human Motricity," a constructiveCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoLauand, Luiz JeanFischmann, RoseliJosgrilberg, RuiHorta, Sylvio Roque de GuimarãesChie, HiroseSANTOS, SÉRGIO OLIVEIRA DOS2017-01-20T16:20:11Z2016-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, SÉRGIO OLIVEIRA DOS. EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA. 2016. [342f]. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1590por12. REFERÊNCIAS Bibliografia – Manuel Sérgio SÉRGIO, M. Heróis olímpicos de nosso tempo. Lisboa: Compendium, sda. __________. Para uma epistemologia da motricidade humana: prolegómenos a uma nova ciência do homem. Lisboa: Compendium, sdb. __________. Entre o nevoeiro e a serra. Lisboa, 1963. __________. Desporto em democracia. Lisboa: Seara Nova, 1976. __________. O Desporto como prática filosófica. Lisboa: Diabril, 1977. __________; FEIO, N. Homo ludicus I: antologia de textos da cultura portuguesa. Lisboa: Compendium, 1978a. __________. A prática e a educação física. Lisboa: Compendium, 2ª edição, 1978b. __________; FEIO, N. Homo ludicus II: antologia de textos da cultura portuguesa. Lisboa: Compendium, 1980. __________. Filosofia das actividades corporais. Lisboa: Compedium, 1981. __________. Ideário e diário: um filósofo reflecte o desporto. Lisboa: compendium, 1984. __________. Ciência da Motricidade Humana: uma investigação epistemológica. Rio de Janeiro: Palestra Edições Desportiva, 1985. __________. Motricidade humana: o itinerário de um conceito. In: GENU, M.; SIMÕES, SOARES, L.E. Hermenêutica e ciências humanas. Revista Estudos históricos. V. 1, n. 1, 1988. __________. Educação Física ou ciência da Motricidade Humana? Campinas, SP: Papirus, 1991a. __________. A pergunta filosófica e o desporto. Lisboa: Compendium, 1991b. __________. Motricidade humana. Contribuições para um paradigma emergente. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 1994. __________. Motricidade Humana: um paradigma emergente. Blumenau, SC: Editora UFRB, 1995. __________. Alguns poemas de natal. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. __________. Para uma reforma do pensamento. Revista corpoconsciência. FEFISA, n.o, 1997, p. 13-24. __________. ; ROSÁRIO, T.; FEITOSA, A.M. ; ALMADA, F,; VILELA, J.; TAVARES, V. O sentido e a acção. Lisboa: Instituto Piaget, 1999a. __________. Um corte epistemológico. Dá educação Física à motricidade humana. Lisboa: Ed Instituto Piaget, 1999b. __________. Algumas teses sobre o desporto. Lisboa: Compendium, 2001. __________. Motricidade humana e saúde. Revista de educação física - UEM. Maringá, v.12, n.2, 2º semestre de 2001b, p. 129-138). Disponível em: http://boletimef.org/biblioteca/286/Cunha-Artigo __________. Para uma nova dimensão do desporto. Lisboa: Instituto Piaget, 2003a. __________. Alguns olhares sobre o corpo. Lisboa: Instituto Piaget, 2003b. _________. Da educação física à educação desportiva. A página da educação. Ano 12, n. 125, 2003c. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=125&doc=9524&mid=2 _________. Tanta coisa verdadeira. Coimbra: Ariadne editora, 2004. 329 _________. Ano europeu da educação pelo desporto. A página da Educação. Ano 13, n.131, 2004b. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=131&doc=9895&mid=2 __________. Motricidade Humana - qual o futuro? Motricidade, vol. 1, núm. 4, octubre, 2005a, pp. 271-283. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2730/273020412006.pdf __________. O desporto como filosofia de transformação social. A página da educação. Ano 14, n. 143, março de 2005b. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=143&doc=10681&mid=2 __________. Antônio Oliveira Cruz: o poeta do desejo. Lisboa: Instituto Piaget, 2008. __________.Textos Insólitos. Lisboa: Instituto Piaget, 2008. __________. Motricidade humana: o itinerário de um conceito. In: Genú, M.; Simões, R.; Moreira, W.W.; Oliveira, A.I.A. Motricidade humana: uma metaciência? Belém: UEPA, 2009. __________. O desporto e a motricidade humana. Caderno de Educação Física, v.9, n.16. p.11-122, 1.sem, 2010. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/download/3709/3139. Acesso em 21/11/2015. __________. Filosofia do Futebol. Primebooks, 4ª edição, 2012a. __________. Crítica da razão desportiva. Lisboa: Instituo Piaget, 2012b. __________. As lições de Manuel Sérgio. Primebooks, 2013. __________.; TRIGO, E.; GENÚ, M.; TORO, S. Motricidad humana: uma mirada retrospectiva. España – Colômbia: Instituto Internacional del Saber. Colección Léeme, 2014. _________. Jornal a Bola, terça-feira, 24 de junho de 2014b. Disponível em: www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=435034 _________. O futebol e eu. Primebooks, 2015. Outros autores ARAGÃO, M.G.S. O movimento e as práticas escolares: uma abordagem metodológica. Belém: GTR Gráfica e Editora, 2005. ARAUJO, O.M.A. Significação sem representação: a teoria pragmática da significação de Jakob von Uexküll. Revista Ciências & Cognição 2012; Vol 17 (2): 098-114 Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org> ARÉVALO, S.T. Conocimiento y motricidad humana, aproximações y desafios. Revista Pensamiento Educativo, v.38, julio de 2006, p. 62-74. Disponível em: http://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/pel/article/download/302/651. _____________ . Corporeidad y lenguaje: acción como texto y expression. Cinta Moebio, n.37, 2010, p.44-60. Disponível em: www.moebio.uchile.cl/37/toro.html ARÉVALO, S.T. ; GUTIÉRREZ, G.A.N. Cuerpos vividos y dinamicas relacionales em el escenario escolar: uma mirada desde la fenomenologia. Revista electrónica diálogos educativos, ano 11, n. 21, 2011, p. 132-156. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3931324.pdf. ARÉVALO, S.T.; NIEBLES, A. Corporeidad y aprendizaje en el contexto de la Enseñanza General Básica: comprensión y descripción de los procesos de construcción de conocimiento desde la acción relacional de los actores. Estudios pedagógicos. Ano XXXIX, n. 1, 2013, p. 269-284. Disponível em: 330 http://mingaonline.uach.cl/scielo.php?pid=S0718-07052013000100016&script=sci_arttext ARNAO, M. Extrañeza y excisión: Merleau-Ponty, Wittgenstein y la dimensión constitutiva del cuerpo. Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedade, n.13, ano 5, diciembre de 2013 – marzo de 2014, p. 51-63. Disponível em: http://www.relaces.com.ar/index.php/relaces/article/viewArticle/290 ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989. ASMANN, H. Paradigmas educacionais da corporeidade. Piracicaba: Editora UNIMEP, 3ª edição, 1995. AZA, E. T. Ciência e investigación encarnada. Espana: Instituto Internacional del Saber , Colección Léeme 8, 2011. _________. Investigación encarnada. Revista Cocar, Belém, v. 5, n. 10, julho-dezembro de 2011b, p. 7-18. Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/192/165 AZEVEDO, E. S. ; SHIGUNOV, V. Reflexões sobre as Abordagens Pedagógicas em Educação Física. Disponível em: file:///C:/Users/SERGIO%20O%20SANTOS/Downloads/BoletimEF.org_Reflexoes-sobre-as-abordagens-pedagogicas-em-Educacao-Fisica%20(1).pdf BARREIRA, C. R. A. Fenomenologia da luta corporal e da arte marcial. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ, 2010, Rio Claro. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ, 2010 BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009, p.79. BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BEREOFF, P.S. Epistemologia da motricidade humana. Revista Integração. Ano XIII, n. 48, janeiro/fevereiro/março de 2007, p. 55-59. BERTALANFFY, L.V. Teoria geral dos sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. BIELER, A. Embodied Knowing. In: HEIMBROCK, H.G.; SHOLTZ, C. P. Religion: immediate experience and the mediacy of research. Germany: Vandenhoeck & Ruprecht, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=pN1w99gx-bEC&pg=PA39&dq=andrea+bieler+embodied+knowing&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CB0Q6AEwAGoVChMI9q3zp4PeyAIVwo-QCh2DHw2c#v=onepage&q=andrea%20bieler%20embodied%20knowing&f=false BLONDEL, M. L’Action. Paris: Librairie Felix Alcan, Tome I, 1936. ____________. L’Action. Paris: Librairie Felix Alcan, Tome II, 1937. BOHÓRQUEZ, F; TRIGO, E. Corporeidad, energía e trascendência. In: Ciência e investigación encarnada. Espana: Instituto Internacional del Saber , Colección Léeme, 2011, p. 69-84. __________________________. Comunicación y lenguajes. Grupo Kon-moción – Universidad del Cauca. Presentado en el Seminário de Líneas de Investigación, Popayan, 2006, in mimeo. BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf 331 BRITO, E. A Psicologia como uma ciência empírica segundo Franz Brentano. Disponível em : http://www.paradigmas.com.br/parad11/p11.6.htm) BUBER, M. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 1982. _________. Yo y Tu. Madrid: Caparrós Editores, 1995. CAMINHA, I, O. Percepção e motricidade. Revista Cronos, Natal – RN, v.9, n.2, julho/dezembro de 2008, p. 333-347. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1780 CAPRA, F. O Ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982. CARVALHO, A.M. Desporto popular como prática de cultura democrática. Porto: Campo das Letras, 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewFile/1932/1071. Acesso em 20/11/2015. CASTRO, M.G.A. A imaginação em Paul Ricoeur. Lisboa: Instituto Piaget, 2002. CAVALCANTI, K.B. Para a unificação em Ciência da Motricidade Humana. Natal: EDUFRN, 2001. CERBONE, D. R. Fenomenologia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2ª edição, 2013. CHARDIN, P.T. O fenômeno humano. Porto: Livraria Tavares Martins, 1970. CRITELLI, D.M. Analítica do sentido: uma aproximação e interpretação do real de orientação fenomenológica. São Paulo: Brasiliense, 1996, p. 63-66. CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do Fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. CUNHA, M. S. V. Motricidade humana: um paradigma emergente. In: GEBARA, (et. al.); MOREIRA, W.W. (org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 5ª edição, 2000, p. 91-107. DANTAS, P. A intencionalidade do corpo próprio. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. DOGEN, E. Shobogenzo: tezoro del verdadero ojo del Dharma. Málaga: Editorial Sirio, sd. DOMINGUES, I. Epistemologia das ciências humanas. Tomo 1: positivistmo e hermenêutica – Durkeiheim e Weber. São Paulo: Edições Loyola, 2004. DOWBOR, F.F. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo, Cortez, 2008. ECHEVERRÍA, R. Ontologia del lenguaje. Chile: J.C. Saéz Editor, 2003. FEITOSA, A.M. Contribuições de Thomas Kuhn para uma epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Instituto Piaget, 1993. _____________. Alguns princípios paradoxos e equívocos. In: SERGIO,M ; ROSÁRIO,T ; FEITOSA, A.M. ; ALMADA,F.; VILELA, J.; TAVARES,V. O sentido e a acção. Lisboa: Ed. Instituo Piaget, 1999. _____________. Eu também vou florir na primavera: a consciência de viver com sentido. Lisboa: Chiado Editora, 2014. FERREIRA, V. Invocação ao meu corpo. Lisboa: Livraria Bertrand, 1978. FENSTERSEIFER, P. E. Linguagem, hermenêutica e atividade epistemológica na Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v.15, n. 04, outrubro-dezembro de 2009, p. 243-256. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/6046/6956 FINK, E. Oásis de la felicidad. Centro de estudios filosóficos: Universidad Nacional Autônoma de México, 1966. FREDERIC, L. Japão: dicionário e civilização. São Paulo: Globo, 2008. FREIRE, J.B. De corpo e alma: o discurso da motricidade. São Paulo: Summus, 1991. 332 ___________. Método de confinamento e engorda (como fazer render mais porcos, galinhas, crianças...). In: GEBARA, (et.al.); MOREIRA, W.W. (Org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 5ª Edição, 2000. __________ . O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores associados, 2002. __________ . Um mundo melhor, uma outra educação física. In: RODRIGUES, D. Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008. FREIRE, P. A sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D´água, 2001. _________. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 30ª edição, 2004. FURLAN, R.; BOCCHI, J.C. O corpo como expressão e linguagem em Merleau Ponty. Estudos de psicologia, 2003, 8(3), 445-450. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n3/19966.pdf GADAMER, H.G. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. _______________. Hermenêutica em retrospectiva. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2009. _______________. Hermenêutica da obra de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2010. GADELHA, R. Um estreito chamado horizonte. São Paulo: Massao Ohno Editores, 1992. GARCÉS, M. Anonimato y subjetividad. Una lectura de Merleau Ponty. Daimon – Revista Internacional de Filosofia, nº 44, 2008, p. 133-142. Disponível em: http://revistas.um.es/daimon/article/view/96441/116941 __________. Merleau-Ponty: La filosofia del nosotros. In mimeo, 2005. Disponível em: http://www.tea-tron.com/plataformacanibal/blog/wp-content/uploads/2010/04/MERLEAU-PONTY_MGarces.doc GASTALDO, E.L.; BRAGA, A.A. Corporeidade, esporte e identidade masculina. Rev. Estud. Fem. , v.19. n.3, Florianópolis Setembro-Dezembro de 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2011000300012 . Acesso em: 04/07/2015. GONÇALVES, M.A.S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1997. GONZÁLES, F.J.; FENSTERSEIFER, P.E. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí : Ed. Unijuí, 2005. GRANDÓN, X. G. La auto-producción de la subjetividade: autopiesis y cognición de alto nível. In: BARRY, P.R. ; JILIBERTO, R.R. Autopoiesis: un concepto vivo. Santigo – Chile: Editorial Universita Nueva Civilización, 2013. GRUNENNVALDT,J.T.; SURDI, A.C.; PEREIRA, D.A.; KUNZ, E. Expressividade, corporeidade e a fenomenologia: quando o corpo sujeito entra em cena. Ato de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB, v.7, n.2, p. 380-403, maio/agosto, 2012. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3155 HEGEL,G.W.F. Fenomenologia do espírito. Parte I. 2ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1992. HELLER, A. A. Fenomenologia da Expressão Musical. Blumenau: Letras Contemporâneas, 2006. _____________. Motricidade e expressão musical. Revista Ponto de Vista, n.9, 2007, p. 59-74. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/viewFile/20424/18658. HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002. 333 HERRIGEL, E. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. São Paulo: Editora Pensamento, 2006. HOBBES,T. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2012. JIRÁSEK, I. The space for seeking meaning of movement activities and the meaning of the human way of being: movement culture. Acta Univ. Palacki. Olomouc, Gymn. V. 36, n. 2, 2006, p. 95-99. Disponível em:https://www.academia.edu/7122252/The_space_for_seeking_the_meaning_of_movement_activities_and_the_meaning_of_the_human_way_of_being_Movement_culture __________. Religion, Spirituality, and Sport: From Religio Athletae Toward Spiritus Athletae. Quest, 67: 290-299, 2015. JOLIF, J-Y. Comprende L`homme: Introduction à une anthropologie philosophique. Paris: Lês Éditions du CERF, 1967. __________. Compreender o homem: Introdução a uma antropologia filosófica. São Paulo: Editora Herder, 1970. JOSGRILBERG, R. O corpo e seus desdobramentos interativos: os jogos de si mesmo como rejogo com os outros. Revista International Studies on Law and Education nº 23: CEMOrOc-Feusp/ IJI-Univ. do Porto, maio – agosto, 2016. ________________. Fenomenologia e educação. Revista Notandum. CEMOrOc – Feusp/ IJI – Univ. Porto, ano XVIII, n. 38, maio – agosto de 2015, p. 05-14. Disponível em: http://hottopos.com/notand38/05-14Rui.pdf _______________. O mito, uma interpretação metafórica. In: JOSGRILBER, R,; LAUAND, J. Estudos em antropologia e linguagem. São Paulo: Factash, 2014. _______________. Da formação de mundos a imaginação educadora. São Paulo/ Porto: Revista Notandum. CEMOrOc- Feusp/ IJI- Universidade do Porto. Ano XV, n. 30, setembro-dezembro de 2012. Disponível em: http://hottopos.com/notand30/05-16Rui.pdf. _______________. Vivência filosófica e espiritualidade cristã em Edith Stein. Revista Notandum, Cemoroc-Feusp / IJI –Univers. do Porto, n.33, setembro-dezembro de 2013, p. 13-22. Disponível em: http://hottopos.com/notand33/13-22Rui.pdf JOUSSE, M. L´anthropologie du geste. Paris: Resma, 1969. JULIAN MARIAS. Ilusión – maestros y discípulos. Revista Convenit Internacional, CEMoOC- Feusp / IJI Univ. Porto, n. 19, setembro – dezembro de 2015, p. 67-68. Disponível em: http://hottopos.com/convenit19/67-68Marias.pdf KANO, J. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2008. KUHN, T. Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006. KOLYNIAK FILHO, C. Proposta para um glossário inicial para a ciência da motricidade humana. Revista Integração: USJT. Ano IX, n. 33, maio de 2003, p. 142-146. Disponível em: http://www.usjt.br/prppg/revista/integracao/integracao_33.php KUNZ, E. Educação Física: ensino & mudança. Ijuí: Unijuí, 1991. LAO TSE. Tao de Ching: o livro do caminho e da virtude. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011. Tradução e comentários de CHERNG, Wu Jyh. LAUAND, J. Filosofia, linguagem, arte e educação: 20 conferências sobre Tomás de Aquino. Coleção Humanidade, V.1. São Paulo: Factash Editora, 2007. __________. Voz ativa, passiva ou... média? In: LAUAND, J. Filosofia, linguagem, arte e educação: 20 conferências sobre Tomás de Aquino. São Paulo: Factash, 2007. _________. Pieper – Universidade. Factash Editora, 2011. 334 _________. Amthal – a pedagogia de Deus. Revista Collattio: CEMOrOc- Feusp/IJI – Univ. do Porto, n.11, abril-junho de 2012, p. 33-38. Disponível em: http://hottopos.com/collat11/33-38Jean.pdf . __________. Apresentação do dossiê antropologia filosófica e educação. Revista Educação & Linguagem, UMESP, v.16, n. 2, dezembro de 2013, p. 13-16. __________. O professor e a docência em Tomás de Aquino. Revista Notandum, ano XVI, n.33, setembro-dezembro de 2013, p. 05-12. Disponível em: http://hottopos.com/notand33/05-12Jean.pdf __________. Introdução a Tomas de Aquino. In: JOSGRILBERG, R.; LAUAND, J. Estudos de antropologia e linguagem. São Paulo: Factasch, 2014. __________. Abordagens filosóficas: educação e linguagem. São Paulo: Factash, 2015. Disponível em: http://www.jeanlauand.com/2015AbordagensFilosoficas.pdf __________. Revelando a linguagem. São Paulo: Factasch, 2016. LIPOVETSKY, G. La felicidad paradójica. Barcelona: Editoria Anagrama, 2007. _________________.La era del vacio. Barcelona: Editorial Enagrama, 2003. ______________.El crepusculo del deber. Barcelona: Editorial Enagrama, 1994. ______________.Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. LLOSA, M.V. La civilización des espectáculo. Col. Acácias – México: Santillana Ediciones Generales, 2012. LOHMANN, J. “S. Tomás e os árabes – estruturas linguísticas e formas de pensamento”. Texto da conferência "Saint Thomas et les Arabes (Structures linguistiques et formes de pensée)", proferida no Instituto Superior de Filosofia de Louvain, em 8 de outubro de 1974. Publ. na Revue Philosophique de Louvain, t. 74, fév. 1976, p. 30-44. Trad. por Ana Lúcia Carvalho Fujikura e Helena Meidani, mestres do Programa de Pós-Graduação em Cultura Árabe - FFLCH-USP. Revisão técnica: L. Jean Lauand. Disponível em: http://www.hottopos.com.br/videtur11/santotom.htm MATURANA, H. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. MATURANA R., H,; VARELA, F.G. De máquinas y seres vivos autoiesis: la organización de lo vivo. Buenos Aires: Lumen, 2003. MENDES, M.S.R. Xondaro – uma etnografia do mito e da dança guarani como linguagens étnicas. Dissertação de Mestrado. Pós Graduação em Comunicação Social (Ciências da Linguagem: Tecnologias da Informação). Universidade do Sul de Santa Catarina, 2006. Disponível em: http://busca.unisul.br/pdf/82059_Mara.pdf MENDONZA, I.S. Os oito caminhos do Tao. Revista Notandum nº 14. CEMOrOC Feusp / IJI – Univ. do Porto 2007. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand14/dao8.pdf MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011. ___________________. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. ___________________. La prosa del mundo. Madrid: Taurus Ediciones, 1971. ___________________. Psicologia e pedagogia da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006. ___________________. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2015. ___________________. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2012. MÖLLMANN, D.S. Bildung na contemporaneidade: qual o sentido? VCINFE – Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul, maio de 2010. Disponível em: 335 http://www.ucs.br/ucs/tplcinfe/eventos/cinfe/artigos/artigos/arquivos/eixo_tematico4/Bildung%20na%20Contemporaneidade%20qual%20o%20sentido.pdf MOREIRA, W.W. Por uma concepção sistêmica da pedagogia do movimento. In. GEBARA, (et. al.); MOREIRA, W.W. (org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 5ª edição, 2000. MOREIRA, W. W.; CARBINATTO, M.; SIMÕES, R. Motricidade e humanismo: para além do status atual da educação física. In: GENU, M. (org.). VI Congresso Internacional de Motricidade Humana - Motricidade humana: uma metaciência? Belém: Eduepa, 2009. MOREIRA, W. W.; PORTO, E.T.R.; CARBINATTO, M.; SIMÕES, R. Do corpo à corporeidade: a arte de viver o movimento no esporte. In: RODRIGUES, D. Os valores e as práticas corporais. São Paulo: Summus, 2008. MORIN, E. Ciência com consciência. Bertrand Brasil, sd. _________. O método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2003. NETO, A.A.B.L. A hermenêutica da obra de arte: a experiência da arte com um jogo infinito entre pergunta e resposta em Gadamer. Dissertação de Mestrado: Universidade Federal do Espírito Santos, 2011. OLIVEIRA, M.A. Antropologia filosófica contemporânea: subjetividade e inversão teórica. São Paulo: Paulus, 2012. ORO, U. Filosofia e epistemologia em Manuel Sérgio, In: Motrisofia: homenagem a Manuel Sérgio. Lisboa: Instituto Piaget, 2007. PAREYSON, L. Verdade e Interpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2005. PENÃ, N.M. La motricidad humana: expresión de simbólicos e imaginarios sociales. XIV Seminario Internacional y II Latinoamericano de Praxiología Motriz: Educación Física y contextos críticos. Departamento de Educación Física Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación Universidad Nacional de La Plata, La Plata, 12 al 15 de octubre de 2011. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.1408/ev.1408.pdf PEREIRA, A.M. Motricidade Humana: a complexidade e a práxis educativa. 2006. Tese de doutorado – Programa de pós-graduação em Ciência do Desporto, Universidade da Beira Interior: Covilhã, Portugal, 2006. _____________. A ciência da motricidade humana e as suas possibilidades metodológicas. Revista Digital do Paideia, v.2, n.2 , outurbro de 2010, p. 376-392. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/2162/2031 PIEPER, J. Que é filosofar. São Paulo: Edições Loyola, 2007. PIRES, A.P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências naturais. In: POUPARD,J. et. Alli. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010. PRISTA, R.M. (org.) Motricidade humana e fisioterapia. São Paulo: All Print Editora, 2005. RAVAGNANI, H.B. Luta por reconhecimento: a filosofia social do jovem Hegel segundo Honneth. Revista Kínesis, Vol. I, n° 01, Março-2009, p.39-57. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/HerbertBarucci(39-57).pdf REZER, R.; FENSTERSEIFER, P.E.; NASCIMENTO, J.V. Aproximações com a hermenêutica: um refencial para o trabalho docente no campo da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 02, abril-junho de 2011, p. 115-135. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/19358 RICOEUR, P. O discurso da acção. Lisboa: Edições 70, 1988. 336 ___________. O si mesmo como outro. São Paulo: Martins Fontes, 2014. ___________. Hermenéutica y accion: de la hermenéutica del texto a la hermenéutica de la acción. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2008. ROCCA, A. V. Francisco Varela: Neurofenomenologia, enfoque enactivo de la cognición, mentes sin yo y el elusivo fenómeno de la conciencia. Revista Observaciones Filosóficas, n.20, 2015. Disponível em: http://www.observacionesfilosoficas.net/fvarela-neurofenomenologia.htm# ROMESIN, H.M. ; YÁÑES, X, D. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009. RODRIGUES, D. (Org.) Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008. RUBIO, K. Identidade e limite no esporte contemporâneo: a ética do competir e do vencer. In: RODRIGUES, D. Os valores e as práticas corporais. São Paulo: Summus, 2008. RUYER, R. La filosofía del valor. México: Fundo de Cultura Económica, 1969. SANDRA, G.C.; ADRIANA, R.I.A. Revaloración de la educacion artística y la libertad corpórea para el desarrollo integral de ninõs y ninãs en el NB1. Mestrado. Universidad Mayor – Faculdad de Educación, 2013. Disponível em: http://www.estaciondelasartes.com/wp-content/uploads/2013/07/Tesis-Educ-Artistica-Final.pdf SANT´ANNA. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetivetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. SANTIN, S. Educação Física: outros caminhos. Porto Alegre: Escola Superior de Espiritualidade Franciscana, 1990. __________. Perspectiva na visão da corporeidade. In: GEBARA, (et.al.); MOREIRA, W.W. (Org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 5ª Edição, 2000. SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de janeiro: Graal, 1989. ____________. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 2007. SANTOS, S.O. Utilizando recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física Escolar. In: MOREIRA, E.C. ; PEREIRA, R.S. Educação Física Escolar: desafios e propostas 2. Várzea Paulista – SP: Fontoura, 2011 ____________. Suminagashi e a práxis da voz média: ensaio sobre motricidade humana, linguagem e educação. Revista Convenit Internacional. Cemoroc-Feusp/ IJI- Univ. Porto, n.20, janeiro-abril, p. 49-60, 2016. Diponível em: http://hottopos.com/convenit20/49-60Sergio.pdf ___________. A Integração Oriente-Ocidente e os fundamentos do judô educativo. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013. Disponível em: http://ibict.metodista.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3350 ____________. A integração Oriente-Ocidente e os fundamentos do judô educativo. São Paulo: Factash, 2015. Disponível em: http://hottopos.com/ebooks/SergioIntegracao.pdf ____________. Ação, sentido e linguagem: essência da motricidade humana. Revista Internacional d´Humanitats. Barcelona/São Paulo, n.31, maio-agosto de 2014, p. 103-114. Disponível em: http://www.hottopos.com/rih31/103-114Sergio.pdf . Acesso em 17/12/2014. 337 ____________. Hermenêutica da motricidade humana. Revista internacional d´Humanitats: Barcelona/ São Paulo, n. 3, janeiro-abril de 2014, p. 107-118. Disponível em: http://www.hottopos.com/rih30/107-118Sergio.pdf ____________. Apreciação da Motricidade Humana. São Paulo: Factash, 2015b. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~cemoroc/SergioTanka.pdf ____________. Um modelo relacional da motricidade. Revista Collatio, n.11, abril-junho de 2012a. Disponível em: http://hottopos.com/collat11/101-116MesaRedonda.pdf ____________. Judô a lutas historiadas: outra dimensão de campo valorativo e de significação da motricidade na infância. Revista Notandum, n. 30, CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto, set-dez , 2012c. Disponível em: http://hottopos.com/notand30/31-38Sergio.pdf ____________. Educação, esporte e campo valorativo: subsídios para pensar a formação humana. Revista de EDUCAÇÃO do Cogeime, v. 24, n.47, 2015, p. 23-36. Disponível em: https://www.redemetodista.edu.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/387/362 SANTOS, S.O.; HIROSE, C. ; LAUAND, J.; VASIMON, G.; HORTA, S. Educação, contar histórias e artes orientais. Revista Collatio, n.11, abril-junho de 2012. Disponível em: http://hottopos.com/collat11/101-116MesaRedonda.pdf SANTOS, S. O,; BACELLAR, E.D. A relação sujeito-sujeito-objetivo: estudo propositivo das intencionalidades na prática do Judô. Convenit Internacional 8 jan-abr 2012 CEMOrOc-Feusp / IJI - Univ. do Porto . Disponível em: http://www.hottopos.com/convenit8/37-46Sergio.pdf SANTOS, S.O., DOURADO, W.A.M. Movimento e educação: corpo, motricidade e experiência educativa. Revista Internacional d`Humanitats. São Paulo/ Barcelona: CEMOrOc- Feusp/ Univ. Autônoma de Barcelona, ano XVIII, n. 34, maio e abril de 2015, p. 43-54. Disponível em: http://hottopos.com/rih34/43-54WesleySg.pdf __________________________________. Corpo, afeto e educação. Revista Notandum, n. 40, CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto, janeiro-abril , 2016. Disponível em: http://hottopos.com/notand40/113-124WesleySergio.pdf. SCHELER, M. Da reviravolta dos valores. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. ____________. El porvenir del hombre: la Idea del hombre y la história - El puesto del hombre en el cosmos. Buenos Aires: Espana- Calpe Argentina, S.A, 1942. SHAH, I. História dos derviches. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976. SILVA, C.A.F. A dança da vida: Buytendijk e a fenomenologia do encontro. Revista de Estudos filosóficos nº 13, 2014, p. 73-86. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos SILVA, M. R. D. Conceito de intencionalidade na filosofia husserliana. Dispon. em http://inclinacoesfilosoficas.blogspot.com.br/2008/07/conceito-deintencionalidade-na.html SOARES, L.E. Hermenêutica e ciências humanas. Revista estudos históricos, v.1, n.1, 1988, p. 100-142. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1932/1071 SOUZA, G.G.M. Percepção sensível, representação e subjetividade segundo a Action(1983) de Maurice Blondel. In: CAMINHA, I.O. ; SILVA, M.E.A. Percepção, corpo e subjetividade. São Paulo: Editora LibertArs, 2013. SOUZA, J.A. Motricidade Humana: um nome ou um programa de vida? Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 2011a. Disponível em: 338 http://www.lusosofia.net/textos/sousa_jose_antunes_motricidade_humana_um_nome_ou_um_programa_de_vida.pdf SOUZA, V.C. A ontologia do mito de Mircea Eliade: possibilidades e aspectos críticos. Revista Estudos de Religião, v. 25, n. 41, 203-2015, jul/dez. 2011b. _____________. A intuição do tempo sagrado: o princípio de um pensamento cósmico. Revista Notandum, Ano XVIII, n.38, 61-72, maio-agosto de 2015. SPROVIERO, Mario Bruno. Lao Tse – Escritos do Curso e sua Virtude (Livro do Tao). Revista Notandum. Ano XVII, n. 35-36, maio-dezembro de 2014. SURDI, A.C.; KUNZ, E. A fenomenologia como fundamentação para o movimento humano significativo. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 02, p. 187-210, abril/junho de 2009. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115315433011 STEIN, E. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre: EDIPURS, 1996. STRIEDER, R. Educação e humanização: por uma vivência criativa. Florianópolis: Habitus, 2002. TAVAREZ, G. Atlas do corpo e da imaginação. Alfragide – Portugal: Editorial Caminho, 2013. TRIGO, E. colaboradores. Motricidad humana y gestion comunitaria: una propuesta curricular. Universidad del Cauca. Popayán, 2008. _________. Creatividad y motricidad. Barcelona: INDE Publicaciones, 1999. _________. La corporeidad como expresión de lo humano. I Congresso Internacional de Motricidade Humana. Almada – Portugal, 1999. _________. De la motricidad humana al paradigma vida. España-Colombia: Instituto Internacional Del Saber Kon-traste, 2016. TRIGO, E.; HARVEY, M. Motricidad humana: política, teoría y vivencias. España-Colombia: Instituto Internacional del Saber – Colección Léeme, nº03, 2009. _______________________. Motricidad Humana: aportes a la educación física, la recreación y el deporte. España-Colombia: Instituto Internacional del Saber – Colección Léeme, nº17, 2015. TRIGO, E; COSTA, H.G.; PAZOS, J.M. Processos creativos em investigación qualitativa I. España-Colômbia-Portugal: Instituto Internacional del Saber , Colección Léeme 11, 2013. TRIGO, E; PIÑERA, S. Manifestaciones de la motricidad. Barcelona: INDE Publicaciones, 2000. TRIGO, E; TORO, S. Hacia una de-construcción del concepto de ciencia. In: Ciência e investigación encarnada. Espana: Instituto Internacional del Saber , Colección Léeme, 2011, p. 43-65. VARELA, F. ; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente corpórea: ciência cognitiva e a experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. VASCONCELOS, A. Espírito. Revista Hardcore. AnoXXV, n. 229, maio de 2014, p. 22. VASCONCELLOS, M.J.E. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas, SP: Papirus, 2003. VAZ. H.C.L. Antropologia Filosófica 2. São Paulo: Loyola, 1992. WOSIEN, M.G. Os sufis e a oração em movimento. São Paulo: TRIOM, 2002. WUNENBURGUER, J.J. A razão contraditória. Lisboa: Instituto Piaget, 1995. ZANFRA, B.V.A. Merleau Ponty: expressão corporal e intersubjetividade na fenomenologia da linguagem. Pesquisa em foco: Educação e filosofia, v.8, ano 8, abril de 20015. 339 ZOBOLI, F.; BARRETO, S.J. A corporeidade como fator de inclusão das pessoas em condição de deficiência. In: RODRIGUES, D. Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006. ZUBIRI, X. Inteligência sentiente. Trilogia. Coleção Filosofia atual. São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-01-21T03:00:13Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1590Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-01-21T03:00:13Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA
"Sermotricio" education and creative praxis
title EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA
spellingShingle EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA
SANTOS, SÉRGIO OLIVEIRA DOS
Motricidade humana; Educação; Praxi
Human mobility; Education; Praxi
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA
title_full EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA
title_fullStr EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA
title_sort EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA
author SANTOS, SÉRGIO OLIVEIRA DOS
author_facet SANTOS, SÉRGIO OLIVEIRA DOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lauand, Luiz Jean
Fischmann, Roseli
Josgrilberg, Rui
Horta, Sylvio Roque de Guimarães
Chie, Hirose
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, SÉRGIO OLIVEIRA DOS
dc.subject.por.fl_str_mv Motricidade humana; Educação; Praxi
Human mobility; Education; Praxi
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Motricidade humana; Educação; Praxi
Human mobility; Education; Praxi
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa parte da obra do filósofo português Manuel Sérgio, investigando as implicações e as ressonâncias nos horizontes educativos a partir da compreensão do ser-motrício. As questões basilares da pesquisa são: Como vivenciar, compreender e interpretar o ser humano em sua natureza motrícia? Qual seu modo autêntico de ser em ação, superando o olhar do físico tão-só, considerando a experiência da vida, a linguagem e a complexidade humana? Quais desdobramentos, ressonâncias e implicações educativas podem surgir dessas compreensões e interpretações? Para compreender essa projeção, estudamos o ser-motrício em suas raízes ontológicas subsidiados pela vivência, interpretação e apreciação humana. Na dimensão educativa, considerou-se que o ser-motrício que sente, pensa, apreende, incorpora, deseja, interage, imagina, expressa e potencializa toda essa condição no entrelaçamento da experiência vivida com as múltiplas linguagens, tem recebido um tratamento compreensivo mais influenciado pelo paradigma da simplicidade e do reducionismo que, de certo modo, ressoam em práticas educativas fragmentadas. Para superar esse reducionismo defendemos a práxis criadora como dimensão autêntica do ser-motrício, num projeto denominado “Apreciação da Motricidade Humana”, um caminho formador de realização e da vida em plenitude.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30
2017-01-20T16:20:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, SÉRGIO OLIVEIRA DOS. EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA. 2016. [342f]. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1590
identifier_str_mv SANTOS, SÉRGIO OLIVEIRA DOS. EDUCAÇÃO DO SER-MOTRÍCIO E A PRÁXIS CRIADORA. 2016. [342f]. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 12. REFERÊNCIAS Bibliografia – Manuel Sérgio SÉRGIO, M. Heróis olímpicos de nosso tempo. Lisboa: Compendium, sda. __________. Para uma epistemologia da motricidade humana: prolegómenos a uma nova ciência do homem. Lisboa: Compendium, sdb. __________. Entre o nevoeiro e a serra. Lisboa, 1963. __________. Desporto em democracia. Lisboa: Seara Nova, 1976. __________. O Desporto como prática filosófica. Lisboa: Diabril, 1977. __________; FEIO, N. Homo ludicus I: antologia de textos da cultura portuguesa. Lisboa: Compendium, 1978a. __________. A prática e a educação física. Lisboa: Compendium, 2ª edição, 1978b. __________; FEIO, N. Homo ludicus II: antologia de textos da cultura portuguesa. Lisboa: Compendium, 1980. __________. Filosofia das actividades corporais. Lisboa: Compedium, 1981. __________. Ideário e diário: um filósofo reflecte o desporto. Lisboa: compendium, 1984. __________. Ciência da Motricidade Humana: uma investigação epistemológica. Rio de Janeiro: Palestra Edições Desportiva, 1985. __________. Motricidade humana: o itinerário de um conceito. In: GENU, M.; SIMÕES, SOARES, L.E. Hermenêutica e ciências humanas. Revista Estudos históricos. V. 1, n. 1, 1988. __________. Educação Física ou ciência da Motricidade Humana? Campinas, SP: Papirus, 1991a. __________. A pergunta filosófica e o desporto. Lisboa: Compendium, 1991b. __________. Motricidade humana. Contribuições para um paradigma emergente. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 1994. __________. Motricidade Humana: um paradigma emergente. Blumenau, SC: Editora UFRB, 1995. __________. Alguns poemas de natal. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. __________. Para uma reforma do pensamento. Revista corpoconsciência. FEFISA, n.o, 1997, p. 13-24. __________. ; ROSÁRIO, T.; FEITOSA, A.M. ; ALMADA, F,; VILELA, J.; TAVARES, V. O sentido e a acção. Lisboa: Instituto Piaget, 1999a. __________. Um corte epistemológico. Dá educação Física à motricidade humana. Lisboa: Ed Instituto Piaget, 1999b. __________. Algumas teses sobre o desporto. Lisboa: Compendium, 2001. __________. Motricidade humana e saúde. Revista de educação física - UEM. Maringá, v.12, n.2, 2º semestre de 2001b, p. 129-138). Disponível em: http://boletimef.org/biblioteca/286/Cunha-Artigo __________. Para uma nova dimensão do desporto. Lisboa: Instituto Piaget, 2003a. __________. Alguns olhares sobre o corpo. Lisboa: Instituto Piaget, 2003b. _________. Da educação física à educação desportiva. A página da educação. Ano 12, n. 125, 2003c. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=125&doc=9524&mid=2 _________. Tanta coisa verdadeira. Coimbra: Ariadne editora, 2004. 329 _________. Ano europeu da educação pelo desporto. A página da Educação. Ano 13, n.131, 2004b. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=131&doc=9895&mid=2 __________. Motricidade Humana - qual o futuro? Motricidade, vol. 1, núm. 4, octubre, 2005a, pp. 271-283. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2730/273020412006.pdf __________. O desporto como filosofia de transformação social. A página da educação. Ano 14, n. 143, março de 2005b. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=143&doc=10681&mid=2 __________. Antônio Oliveira Cruz: o poeta do desejo. Lisboa: Instituto Piaget, 2008. __________.Textos Insólitos. Lisboa: Instituto Piaget, 2008. __________. Motricidade humana: o itinerário de um conceito. In: Genú, M.; Simões, R.; Moreira, W.W.; Oliveira, A.I.A. Motricidade humana: uma metaciência? Belém: UEPA, 2009. __________. O desporto e a motricidade humana. Caderno de Educação Física, v.9, n.16. p.11-122, 1.sem, 2010. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/download/3709/3139. Acesso em 21/11/2015. __________. Filosofia do Futebol. Primebooks, 4ª edição, 2012a. __________. Crítica da razão desportiva. Lisboa: Instituo Piaget, 2012b. __________. As lições de Manuel Sérgio. Primebooks, 2013. __________.; TRIGO, E.; GENÚ, M.; TORO, S. Motricidad humana: uma mirada retrospectiva. España – Colômbia: Instituto Internacional del Saber. Colección Léeme, 2014. _________. Jornal a Bola, terça-feira, 24 de junho de 2014b. Disponível em: www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=435034 _________. O futebol e eu. Primebooks, 2015. Outros autores ARAGÃO, M.G.S. O movimento e as práticas escolares: uma abordagem metodológica. Belém: GTR Gráfica e Editora, 2005. ARAUJO, O.M.A. Significação sem representação: a teoria pragmática da significação de Jakob von Uexküll. Revista Ciências & Cognição 2012; Vol 17 (2): 098-114 Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org> ARÉVALO, S.T. Conocimiento y motricidad humana, aproximações y desafios. Revista Pensamiento Educativo, v.38, julio de 2006, p. 62-74. Disponível em: http://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/pel/article/download/302/651. _____________ . Corporeidad y lenguaje: acción como texto y expression. Cinta Moebio, n.37, 2010, p.44-60. Disponível em: www.moebio.uchile.cl/37/toro.html ARÉVALO, S.T. ; GUTIÉRREZ, G.A.N. Cuerpos vividos y dinamicas relacionales em el escenario escolar: uma mirada desde la fenomenologia. Revista electrónica diálogos educativos, ano 11, n. 21, 2011, p. 132-156. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3931324.pdf. ARÉVALO, S.T.; NIEBLES, A. Corporeidad y aprendizaje en el contexto de la Enseñanza General Básica: comprensión y descripción de los procesos de construcción de conocimiento desde la acción relacional de los actores. Estudios pedagógicos. Ano XXXIX, n. 1, 2013, p. 269-284. Disponível em: 330 http://mingaonline.uach.cl/scielo.php?pid=S0718-07052013000100016&script=sci_arttext ARNAO, M. Extrañeza y excisión: Merleau-Ponty, Wittgenstein y la dimensión constitutiva del cuerpo. Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedade, n.13, ano 5, diciembre de 2013 – marzo de 2014, p. 51-63. Disponível em: http://www.relaces.com.ar/index.php/relaces/article/viewArticle/290 ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989. ASMANN, H. Paradigmas educacionais da corporeidade. Piracicaba: Editora UNIMEP, 3ª edição, 1995. AZA, E. T. Ciência e investigación encarnada. Espana: Instituto Internacional del Saber , Colección Léeme 8, 2011. _________. Investigación encarnada. Revista Cocar, Belém, v. 5, n. 10, julho-dezembro de 2011b, p. 7-18. Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/192/165 AZEVEDO, E. S. ; SHIGUNOV, V. Reflexões sobre as Abordagens Pedagógicas em Educação Física. Disponível em: file:///C:/Users/SERGIO%20O%20SANTOS/Downloads/BoletimEF.org_Reflexoes-sobre-as-abordagens-pedagogicas-em-Educacao-Fisica%20(1).pdf BARREIRA, C. R. A. Fenomenologia da luta corporal e da arte marcial. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ, 2010, Rio Claro. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ, 2010 BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009, p.79. BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BEREOFF, P.S. Epistemologia da motricidade humana. Revista Integração. Ano XIII, n. 48, janeiro/fevereiro/março de 2007, p. 55-59. BERTALANFFY, L.V. Teoria geral dos sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. BIELER, A. Embodied Knowing. In: HEIMBROCK, H.G.; SHOLTZ, C. P. Religion: immediate experience and the mediacy of research. Germany: Vandenhoeck & Ruprecht, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=pN1w99gx-bEC&pg=PA39&dq=andrea+bieler+embodied+knowing&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CB0Q6AEwAGoVChMI9q3zp4PeyAIVwo-QCh2DHw2c#v=onepage&q=andrea%20bieler%20embodied%20knowing&f=false BLONDEL, M. L’Action. Paris: Librairie Felix Alcan, Tome I, 1936. ____________. L’Action. Paris: Librairie Felix Alcan, Tome II, 1937. BOHÓRQUEZ, F; TRIGO, E. Corporeidad, energía e trascendência. In: Ciência e investigación encarnada. Espana: Instituto Internacional del Saber , Colección Léeme, 2011, p. 69-84. __________________________. Comunicación y lenguajes. Grupo Kon-moción – Universidad del Cauca. Presentado en el Seminário de Líneas de Investigación, Popayan, 2006, in mimeo. BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf 331 BRITO, E. A Psicologia como uma ciência empírica segundo Franz Brentano. Disponível em : http://www.paradigmas.com.br/parad11/p11.6.htm) BUBER, M. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 1982. _________. Yo y Tu. Madrid: Caparrós Editores, 1995. CAMINHA, I, O. Percepção e motricidade. Revista Cronos, Natal – RN, v.9, n.2, julho/dezembro de 2008, p. 333-347. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1780 CAPRA, F. O Ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982. CARVALHO, A.M. Desporto popular como prática de cultura democrática. Porto: Campo das Letras, 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewFile/1932/1071. Acesso em 20/11/2015. CASTRO, M.G.A. A imaginação em Paul Ricoeur. Lisboa: Instituto Piaget, 2002. CAVALCANTI, K.B. Para a unificação em Ciência da Motricidade Humana. Natal: EDUFRN, 2001. CERBONE, D. R. Fenomenologia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2ª edição, 2013. CHARDIN, P.T. O fenômeno humano. Porto: Livraria Tavares Martins, 1970. CRITELLI, D.M. Analítica do sentido: uma aproximação e interpretação do real de orientação fenomenológica. São Paulo: Brasiliense, 1996, p. 63-66. CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do Fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. CUNHA, M. S. V. Motricidade humana: um paradigma emergente. In: GEBARA, (et. al.); MOREIRA, W.W. (org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 5ª edição, 2000, p. 91-107. DANTAS, P. A intencionalidade do corpo próprio. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. DOGEN, E. Shobogenzo: tezoro del verdadero ojo del Dharma. Málaga: Editorial Sirio, sd. DOMINGUES, I. Epistemologia das ciências humanas. Tomo 1: positivistmo e hermenêutica – Durkeiheim e Weber. São Paulo: Edições Loyola, 2004. DOWBOR, F.F. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo, Cortez, 2008. ECHEVERRÍA, R. Ontologia del lenguaje. Chile: J.C. Saéz Editor, 2003. FEITOSA, A.M. Contribuições de Thomas Kuhn para uma epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Instituto Piaget, 1993. _____________. Alguns princípios paradoxos e equívocos. In: SERGIO,M ; ROSÁRIO,T ; FEITOSA, A.M. ; ALMADA,F.; VILELA, J.; TAVARES,V. O sentido e a acção. Lisboa: Ed. Instituo Piaget, 1999. _____________. Eu também vou florir na primavera: a consciência de viver com sentido. Lisboa: Chiado Editora, 2014. FERREIRA, V. Invocação ao meu corpo. Lisboa: Livraria Bertrand, 1978. FENSTERSEIFER, P. E. Linguagem, hermenêutica e atividade epistemológica na Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v.15, n. 04, outrubro-dezembro de 2009, p. 243-256. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/6046/6956 FINK, E. Oásis de la felicidad. Centro de estudios filosóficos: Universidad Nacional Autônoma de México, 1966. FREDERIC, L. Japão: dicionário e civilização. São Paulo: Globo, 2008. FREIRE, J.B. De corpo e alma: o discurso da motricidade. São Paulo: Summus, 1991. 332 ___________. Método de confinamento e engorda (como fazer render mais porcos, galinhas, crianças...). In: GEBARA, (et.al.); MOREIRA, W.W. (Org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 5ª Edição, 2000. __________ . O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores associados, 2002. __________ . Um mundo melhor, uma outra educação física. In: RODRIGUES, D. Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008. FREIRE, P. A sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D´água, 2001. _________. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 30ª edição, 2004. FURLAN, R.; BOCCHI, J.C. O corpo como expressão e linguagem em Merleau Ponty. Estudos de psicologia, 2003, 8(3), 445-450. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n3/19966.pdf GADAMER, H.G. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. _______________. Hermenêutica em retrospectiva. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2009. _______________. Hermenêutica da obra de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2010. GADELHA, R. Um estreito chamado horizonte. São Paulo: Massao Ohno Editores, 1992. GARCÉS, M. Anonimato y subjetividad. Una lectura de Merleau Ponty. Daimon – Revista Internacional de Filosofia, nº 44, 2008, p. 133-142. Disponível em: http://revistas.um.es/daimon/article/view/96441/116941 __________. Merleau-Ponty: La filosofia del nosotros. In mimeo, 2005. Disponível em: http://www.tea-tron.com/plataformacanibal/blog/wp-content/uploads/2010/04/MERLEAU-PONTY_MGarces.doc GASTALDO, E.L.; BRAGA, A.A. Corporeidade, esporte e identidade masculina. Rev. Estud. Fem. , v.19. n.3, Florianópolis Setembro-Dezembro de 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2011000300012 . Acesso em: 04/07/2015. GONÇALVES, M.A.S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1997. GONZÁLES, F.J.; FENSTERSEIFER, P.E. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí : Ed. Unijuí, 2005. GRANDÓN, X. G. La auto-producción de la subjetividade: autopiesis y cognición de alto nível. In: BARRY, P.R. ; JILIBERTO, R.R. Autopoiesis: un concepto vivo. Santigo – Chile: Editorial Universita Nueva Civilización, 2013. GRUNENNVALDT,J.T.; SURDI, A.C.; PEREIRA, D.A.; KUNZ, E. Expressividade, corporeidade e a fenomenologia: quando o corpo sujeito entra em cena. Ato de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB, v.7, n.2, p. 380-403, maio/agosto, 2012. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3155 HEGEL,G.W.F. Fenomenologia do espírito. Parte I. 2ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1992. HELLER, A. A. Fenomenologia da Expressão Musical. Blumenau: Letras Contemporâneas, 2006. _____________. Motricidade e expressão musical. Revista Ponto de Vista, n.9, 2007, p. 59-74. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/viewFile/20424/18658. HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002. 333 HERRIGEL, E. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. São Paulo: Editora Pensamento, 2006. HOBBES,T. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2012. JIRÁSEK, I. The space for seeking meaning of movement activities and the meaning of the human way of being: movement culture. Acta Univ. Palacki. Olomouc, Gymn. V. 36, n. 2, 2006, p. 95-99. Disponível em:https://www.academia.edu/7122252/The_space_for_seeking_the_meaning_of_movement_activities_and_the_meaning_of_the_human_way_of_being_Movement_culture __________. Religion, Spirituality, and Sport: From Religio Athletae Toward Spiritus Athletae. Quest, 67: 290-299, 2015. JOLIF, J-Y. Comprende L`homme: Introduction à une anthropologie philosophique. Paris: Lês Éditions du CERF, 1967. __________. Compreender o homem: Introdução a uma antropologia filosófica. São Paulo: Editora Herder, 1970. JOSGRILBERG, R. O corpo e seus desdobramentos interativos: os jogos de si mesmo como rejogo com os outros. Revista International Studies on Law and Education nº 23: CEMOrOc-Feusp/ IJI-Univ. do Porto, maio – agosto, 2016. ________________. Fenomenologia e educação. Revista Notandum. CEMOrOc – Feusp/ IJI – Univ. Porto, ano XVIII, n. 38, maio – agosto de 2015, p. 05-14. Disponível em: http://hottopos.com/notand38/05-14Rui.pdf _______________. O mito, uma interpretação metafórica. In: JOSGRILBER, R,; LAUAND, J. Estudos em antropologia e linguagem. São Paulo: Factash, 2014. _______________. Da formação de mundos a imaginação educadora. São Paulo/ Porto: Revista Notandum. CEMOrOc- Feusp/ IJI- Universidade do Porto. Ano XV, n. 30, setembro-dezembro de 2012. Disponível em: http://hottopos.com/notand30/05-16Rui.pdf. _______________. Vivência filosófica e espiritualidade cristã em Edith Stein. Revista Notandum, Cemoroc-Feusp / IJI –Univers. do Porto, n.33, setembro-dezembro de 2013, p. 13-22. Disponível em: http://hottopos.com/notand33/13-22Rui.pdf JOUSSE, M. L´anthropologie du geste. Paris: Resma, 1969. JULIAN MARIAS. Ilusión – maestros y discípulos. Revista Convenit Internacional, CEMoOC- Feusp / IJI Univ. Porto, n. 19, setembro – dezembro de 2015, p. 67-68. Disponível em: http://hottopos.com/convenit19/67-68Marias.pdf KANO, J. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2008. KUHN, T. Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006. KOLYNIAK FILHO, C. Proposta para um glossário inicial para a ciência da motricidade humana. Revista Integração: USJT. Ano IX, n. 33, maio de 2003, p. 142-146. Disponível em: http://www.usjt.br/prppg/revista/integracao/integracao_33.php KUNZ, E. Educação Física: ensino & mudança. Ijuí: Unijuí, 1991. LAO TSE. Tao de Ching: o livro do caminho e da virtude. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011. Tradução e comentários de CHERNG, Wu Jyh. LAUAND, J. Filosofia, linguagem, arte e educação: 20 conferências sobre Tomás de Aquino. Coleção Humanidade, V.1. São Paulo: Factash Editora, 2007. __________. Voz ativa, passiva ou... média? In: LAUAND, J. Filosofia, linguagem, arte e educação: 20 conferências sobre Tomás de Aquino. São Paulo: Factash, 2007. _________. Pieper – Universidade. Factash Editora, 2011. 334 _________. Amthal – a pedagogia de Deus. Revista Collattio: CEMOrOc- Feusp/IJI – Univ. do Porto, n.11, abril-junho de 2012, p. 33-38. Disponível em: http://hottopos.com/collat11/33-38Jean.pdf . __________. Apresentação do dossiê antropologia filosófica e educação. Revista Educação & Linguagem, UMESP, v.16, n. 2, dezembro de 2013, p. 13-16. __________. O professor e a docência em Tomás de Aquino. Revista Notandum, ano XVI, n.33, setembro-dezembro de 2013, p. 05-12. Disponível em: http://hottopos.com/notand33/05-12Jean.pdf __________. Introdução a Tomas de Aquino. In: JOSGRILBERG, R.; LAUAND, J. Estudos de antropologia e linguagem. São Paulo: Factasch, 2014. __________. Abordagens filosóficas: educação e linguagem. São Paulo: Factash, 2015. Disponível em: http://www.jeanlauand.com/2015AbordagensFilosoficas.pdf __________. Revelando a linguagem. São Paulo: Factasch, 2016. LIPOVETSKY, G. La felicidad paradójica. Barcelona: Editoria Anagrama, 2007. _________________.La era del vacio. Barcelona: Editorial Enagrama, 2003. ______________.El crepusculo del deber. Barcelona: Editorial Enagrama, 1994. ______________.Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. LLOSA, M.V. La civilización des espectáculo. Col. Acácias – México: Santillana Ediciones Generales, 2012. LOHMANN, J. “S. Tomás e os árabes – estruturas linguísticas e formas de pensamento”. Texto da conferência "Saint Thomas et les Arabes (Structures linguistiques et formes de pensée)", proferida no Instituto Superior de Filosofia de Louvain, em 8 de outubro de 1974. Publ. na Revue Philosophique de Louvain, t. 74, fév. 1976, p. 30-44. Trad. por Ana Lúcia Carvalho Fujikura e Helena Meidani, mestres do Programa de Pós-Graduação em Cultura Árabe - FFLCH-USP. Revisão técnica: L. Jean Lauand. Disponível em: http://www.hottopos.com.br/videtur11/santotom.htm MATURANA, H. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. MATURANA R., H,; VARELA, F.G. De máquinas y seres vivos autoiesis: la organización de lo vivo. Buenos Aires: Lumen, 2003. MENDES, M.S.R. Xondaro – uma etnografia do mito e da dança guarani como linguagens étnicas. Dissertação de Mestrado. Pós Graduação em Comunicação Social (Ciências da Linguagem: Tecnologias da Informação). Universidade do Sul de Santa Catarina, 2006. Disponível em: http://busca.unisul.br/pdf/82059_Mara.pdf MENDONZA, I.S. Os oito caminhos do Tao. Revista Notandum nº 14. CEMOrOC Feusp / IJI – Univ. do Porto 2007. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand14/dao8.pdf MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011. ___________________. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. ___________________. La prosa del mundo. Madrid: Taurus Ediciones, 1971. ___________________. Psicologia e pedagogia da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006. ___________________. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2015. ___________________. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2012. MÖLLMANN, D.S. Bildung na contemporaneidade: qual o sentido? VCINFE – Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul, maio de 2010. Disponível em: 335 http://www.ucs.br/ucs/tplcinfe/eventos/cinfe/artigos/artigos/arquivos/eixo_tematico4/Bildung%20na%20Contemporaneidade%20qual%20o%20sentido.pdf MOREIRA, W.W. Por uma concepção sistêmica da pedagogia do movimento. In. GEBARA, (et. al.); MOREIRA, W.W. (org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 5ª edição, 2000. MOREIRA, W. W.; CARBINATTO, M.; SIMÕES, R. Motricidade e humanismo: para além do status atual da educação física. In: GENU, M. (org.). VI Congresso Internacional de Motricidade Humana - Motricidade humana: uma metaciência? Belém: Eduepa, 2009. MOREIRA, W. W.; PORTO, E.T.R.; CARBINATTO, M.; SIMÕES, R. Do corpo à corporeidade: a arte de viver o movimento no esporte. In: RODRIGUES, D. Os valores e as práticas corporais. São Paulo: Summus, 2008. MORIN, E. Ciência com consciência. Bertrand Brasil, sd. _________. O método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2003. NETO, A.A.B.L. A hermenêutica da obra de arte: a experiência da arte com um jogo infinito entre pergunta e resposta em Gadamer. Dissertação de Mestrado: Universidade Federal do Espírito Santos, 2011. OLIVEIRA, M.A. Antropologia filosófica contemporânea: subjetividade e inversão teórica. São Paulo: Paulus, 2012. ORO, U. Filosofia e epistemologia em Manuel Sérgio, In: Motrisofia: homenagem a Manuel Sérgio. Lisboa: Instituto Piaget, 2007. PAREYSON, L. Verdade e Interpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2005. PENÃ, N.M. La motricidad humana: expresión de simbólicos e imaginarios sociales. XIV Seminario Internacional y II Latinoamericano de Praxiología Motriz: Educación Física y contextos críticos. Departamento de Educación Física Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación Universidad Nacional de La Plata, La Plata, 12 al 15 de octubre de 2011. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.1408/ev.1408.pdf PEREIRA, A.M. Motricidade Humana: a complexidade e a práxis educativa. 2006. Tese de doutorado – Programa de pós-graduação em Ciência do Desporto, Universidade da Beira Interior: Covilhã, Portugal, 2006. _____________. A ciência da motricidade humana e as suas possibilidades metodológicas. Revista Digital do Paideia, v.2, n.2 , outurbro de 2010, p. 376-392. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/2162/2031 PIEPER, J. Que é filosofar. São Paulo: Edições Loyola, 2007. PIRES, A.P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências naturais. In: POUPARD,J. et. Alli. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010. PRISTA, R.M. (org.) Motricidade humana e fisioterapia. São Paulo: All Print Editora, 2005. RAVAGNANI, H.B. Luta por reconhecimento: a filosofia social do jovem Hegel segundo Honneth. Revista Kínesis, Vol. I, n° 01, Março-2009, p.39-57. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/HerbertBarucci(39-57).pdf REZER, R.; FENSTERSEIFER, P.E.; NASCIMENTO, J.V. Aproximações com a hermenêutica: um refencial para o trabalho docente no campo da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 02, abril-junho de 2011, p. 115-135. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/19358 RICOEUR, P. O discurso da acção. Lisboa: Edições 70, 1988. 336 ___________. O si mesmo como outro. São Paulo: Martins Fontes, 2014. ___________. Hermenéutica y accion: de la hermenéutica del texto a la hermenéutica de la acción. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2008. ROCCA, A. V. Francisco Varela: Neurofenomenologia, enfoque enactivo de la cognición, mentes sin yo y el elusivo fenómeno de la conciencia. Revista Observaciones Filosóficas, n.20, 2015. Disponível em: http://www.observacionesfilosoficas.net/fvarela-neurofenomenologia.htm# ROMESIN, H.M. ; YÁÑES, X, D. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009. RODRIGUES, D. (Org.) Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008. RUBIO, K. Identidade e limite no esporte contemporâneo: a ética do competir e do vencer. In: RODRIGUES, D. Os valores e as práticas corporais. São Paulo: Summus, 2008. RUYER, R. La filosofía del valor. México: Fundo de Cultura Económica, 1969. SANDRA, G.C.; ADRIANA, R.I.A. Revaloración de la educacion artística y la libertad corpórea para el desarrollo integral de ninõs y ninãs en el NB1. Mestrado. Universidad Mayor – Faculdad de Educación, 2013. Disponível em: http://www.estaciondelasartes.com/wp-content/uploads/2013/07/Tesis-Educ-Artistica-Final.pdf SANT´ANNA. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetivetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. SANTIN, S. Educação Física: outros caminhos. Porto Alegre: Escola Superior de Espiritualidade Franciscana, 1990. __________. Perspectiva na visão da corporeidade. In: GEBARA, (et.al.); MOREIRA, W.W. (Org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 5ª Edição, 2000. SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de janeiro: Graal, 1989. ____________. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 2007. SANTOS, S.O. Utilizando recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física Escolar. In: MOREIRA, E.C. ; PEREIRA, R.S. Educação Física Escolar: desafios e propostas 2. Várzea Paulista – SP: Fontoura, 2011 ____________. Suminagashi e a práxis da voz média: ensaio sobre motricidade humana, linguagem e educação. Revista Convenit Internacional. Cemoroc-Feusp/ IJI- Univ. Porto, n.20, janeiro-abril, p. 49-60, 2016. Diponível em: http://hottopos.com/convenit20/49-60Sergio.pdf ___________. A Integração Oriente-Ocidente e os fundamentos do judô educativo. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013. Disponível em: http://ibict.metodista.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3350 ____________. A integração Oriente-Ocidente e os fundamentos do judô educativo. São Paulo: Factash, 2015. Disponível em: http://hottopos.com/ebooks/SergioIntegracao.pdf ____________. Ação, sentido e linguagem: essência da motricidade humana. Revista Internacional d´Humanitats. Barcelona/São Paulo, n.31, maio-agosto de 2014, p. 103-114. Disponível em: http://www.hottopos.com/rih31/103-114Sergio.pdf . Acesso em 17/12/2014. 337 ____________. Hermenêutica da motricidade humana. Revista internacional d´Humanitats: Barcelona/ São Paulo, n. 3, janeiro-abril de 2014, p. 107-118. Disponível em: http://www.hottopos.com/rih30/107-118Sergio.pdf ____________. Apreciação da Motricidade Humana. São Paulo: Factash, 2015b. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~cemoroc/SergioTanka.pdf ____________. Um modelo relacional da motricidade. Revista Collatio, n.11, abril-junho de 2012a. Disponível em: http://hottopos.com/collat11/101-116MesaRedonda.pdf ____________. Judô a lutas historiadas: outra dimensão de campo valorativo e de significação da motricidade na infância. Revista Notandum, n. 30, CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto, set-dez , 2012c. Disponível em: http://hottopos.com/notand30/31-38Sergio.pdf ____________. Educação, esporte e campo valorativo: subsídios para pensar a formação humana. Revista de EDUCAÇÃO do Cogeime, v. 24, n.47, 2015, p. 23-36. Disponível em: https://www.redemetodista.edu.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/387/362 SANTOS, S.O.; HIROSE, C. ; LAUAND, J.; VASIMON, G.; HORTA, S. Educação, contar histórias e artes orientais. Revista Collatio, n.11, abril-junho de 2012. Disponível em: http://hottopos.com/collat11/101-116MesaRedonda.pdf SANTOS, S. O,; BACELLAR, E.D. A relação sujeito-sujeito-objetivo: estudo propositivo das intencionalidades na prática do Judô. Convenit Internacional 8 jan-abr 2012 CEMOrOc-Feusp / IJI - Univ. do Porto . Disponível em: http://www.hottopos.com/convenit8/37-46Sergio.pdf SANTOS, S.O., DOURADO, W.A.M. Movimento e educação: corpo, motricidade e experiência educativa. Revista Internacional d`Humanitats. São Paulo/ Barcelona: CEMOrOc- Feusp/ Univ. Autônoma de Barcelona, ano XVIII, n. 34, maio e abril de 2015, p. 43-54. Disponível em: http://hottopos.com/rih34/43-54WesleySg.pdf __________________________________. Corpo, afeto e educação. Revista Notandum, n. 40, CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto, janeiro-abril , 2016. Disponível em: http://hottopos.com/notand40/113-124WesleySergio.pdf. SCHELER, M. Da reviravolta dos valores. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. ____________. El porvenir del hombre: la Idea del hombre y la história - El puesto del hombre en el cosmos. Buenos Aires: Espana- Calpe Argentina, S.A, 1942. SHAH, I. História dos derviches. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976. SILVA, C.A.F. A dança da vida: Buytendijk e a fenomenologia do encontro. Revista de Estudos filosóficos nº 13, 2014, p. 73-86. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos SILVA, M. R. D. Conceito de intencionalidade na filosofia husserliana. Dispon. em http://inclinacoesfilosoficas.blogspot.com.br/2008/07/conceito-deintencionalidade-na.html SOARES, L.E. Hermenêutica e ciências humanas. Revista estudos históricos, v.1, n.1, 1988, p. 100-142. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1932/1071 SOUZA, G.G.M. Percepção sensível, representação e subjetividade segundo a Action(1983) de Maurice Blondel. In: CAMINHA, I.O. ; SILVA, M.E.A. Pe
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602002099798016