Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vicente Paulo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/381
Resumo: The present work studies the case of the human development disciplines lectured at the Universidade Católica de Brasília, aiming at gathering the perception from the students of the subjects Science of Religion and Anthropology of Religion, as well as that of the professors of such subjects. Grounded in six education theorists and in similar researches done in the past, this project will attempt to present pedagogical and methodological strategies for the aforementio ned subjects. Analyzing the documentation from the Institution, we have reached the idea that the learning-teaching process must be based on freedom and dialogue. With the students, two researches were carried out, one in the beginning and one in the end of the term so as to identify the changes which may have occurred in the period. Finally, all professors from both subjects were interviewed about their teaching style, lesson preparation, testing, etc, so the information could be contrasted to the students . The conclusion applied the data found to the confessional universities which also offer such or similar subjects in the pedagogical project as those from the Univesidade Católica de Brasília.(AU)
id METO_7af104315539a7738608a3fb117fd04b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/381
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Lopes, Sérgio Marcus PintoCPF:00000254652'K4700111U7','Sérgio_Marcus_Pinto_Lopes','0'Castro, Clovis Pinto deCPF:51515151515http://lattes.cnpq.br/6322135295664437Ferris, James ReavesCPF:51515151515Kuchenbecker, ValterCPF:56125645612http://lattes.cnpq.br/6151272381547091Meneguetti, Rosa Gitana KrobCPF:21564212452http://lattes.cnpq.br/0698078855792431CPF:12454531213http://lattes.cnpq.br/3894563475713933Alves, Vicente Paulo2016-08-03T12:20:08Z2008-09-292003-08-28ALVES, Vicente Paulo. Case study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universities. 2003. 164 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/381The present work studies the case of the human development disciplines lectured at the Universidade Católica de Brasília, aiming at gathering the perception from the students of the subjects Science of Religion and Anthropology of Religion, as well as that of the professors of such subjects. Grounded in six education theorists and in similar researches done in the past, this project will attempt to present pedagogical and methodological strategies for the aforementio ned subjects. Analyzing the documentation from the Institution, we have reached the idea that the learning-teaching process must be based on freedom and dialogue. With the students, two researches were carried out, one in the beginning and one in the end of the term so as to identify the changes which may have occurred in the period. Finally, all professors from both subjects were interviewed about their teaching style, lesson preparation, testing, etc, so the information could be contrasted to the students . The conclusion applied the data found to the confessional universities which also offer such or similar subjects in the pedagogical project as those from the Univesidade Católica de Brasília.(AU)A presente tese faz um estudo de caso das disciplinas de formação humana da Universidade Católica de Brasília, buscando captar as percepções de estudantes das disciplinas de Ciência da Religião e Antropologia da Religião, bem como dos seus professores. Apoiado em seis teóricos educacionais e em pesquisas semelhantes já realizadas, tenta-se traçar a pedagogia e a metodologia para essas disciplinas. Analisando os documentos da instituição pesquisada, chega-se à idéia de que o processo ensino-aprendizagem precisa ser marcado pela liberdade e pelo diálogo. Com os alunos, foram realizadas duas pesquisas: uma no início do semestre e outra no fim, para que se pudessem perceber as mudanças que ocorreram nesse período. Por fim, todos os professores das duas disciplinas foram entrevistados sobre a forma de lecionar, de preparar as aulas, de aplicar as avaliações etc., para que pudessem, também, servir de confronto com a pesquisa dos alunos. A conclusão aplica os dados encontrados às universidades confessionais que também têm em projeto pedagógico disciplinas iguais ou semelhantes àquelas da Universidade Católica de Brasília.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:20:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Capa.pdf: 29222 bytes, checksum: 577b122d4ed33a6296b7246ad3fbdfe9 (MD5) Previous issue date: 2003-08-28application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/1926/Capa.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOUMESPBR1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SociePrática pedagógicaMetodologia do ensinoUniversidades confessionaisUniversidade Católica de BrasíliaCNPQ::CIENCIAS HUMANASEstudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionaisCase study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILCapa.pdf.jpgCapa.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/381/2/Capa.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52ORIGINALCapa.pdfapplication/pdf29222http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/381/1/Capa.pdf577b122d4ed33a6296b7246ad3fbdfe9MD51tede/3812016-08-09 15:16:04.551oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Case study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universities
title Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
spellingShingle Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
Alves, Vicente Paulo
Prática pedagógica
Metodologia do ensino
Universidades confessionais
Universidade Católica de Brasília
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
title_full Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
title_fullStr Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
title_full_unstemmed Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
title_sort Estudo de caso: a Universidade Católica de Brasília. Práticas de ensino nas disciplinas de formação humana nas universidades confessionais
author Alves, Vicente Paulo
author_facet Alves, Vicente Paulo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Sérgio Marcus Pinto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000254652
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv 'K4700111U7','Sérgio_Marcus_Pinto_Lopes','0'
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro, Clovis Pinto de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:51515151515
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6322135295664437
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferris, James Reaves
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:51515151515
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Kuchenbecker, Valter
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:56125645612
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6151272381547091
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Meneguetti, Rosa Gitana Krob
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv CPF:21564212452
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0698078855792431
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:12454531213
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3894563475713933
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Vicente Paulo
contributor_str_mv Lopes, Sérgio Marcus Pinto
Castro, Clovis Pinto de
Ferris, James Reaves
Kuchenbecker, Valter
Meneguetti, Rosa Gitana Krob
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Metodologia do ensino
Universidades confessionais
Universidade Católica de Brasília
topic Prática pedagógica
Metodologia do ensino
Universidades confessionais
Universidade Católica de Brasília
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The present work studies the case of the human development disciplines lectured at the Universidade Católica de Brasília, aiming at gathering the perception from the students of the subjects Science of Religion and Anthropology of Religion, as well as that of the professors of such subjects. Grounded in six education theorists and in similar researches done in the past, this project will attempt to present pedagogical and methodological strategies for the aforementio ned subjects. Analyzing the documentation from the Institution, we have reached the idea that the learning-teaching process must be based on freedom and dialogue. With the students, two researches were carried out, one in the beginning and one in the end of the term so as to identify the changes which may have occurred in the period. Finally, all professors from both subjects were interviewed about their teaching style, lesson preparation, testing, etc, so the information could be contrasted to the students . The conclusion applied the data found to the confessional universities which also offer such or similar subjects in the pedagogical project as those from the Univesidade Católica de Brasília.(AU)
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-08-28
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:20:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Vicente Paulo. Case study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universities. 2003. 164 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/381
identifier_str_mv ALVES, Vicente Paulo. Case study: Catholic University of Brasilia. Teaching pratices on human development disciplines at confessional universities. 2003. 164 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/381/2/Capa.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/381/1/Capa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
577b122d4ed33a6296b7246ad3fbdfe9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079553213399040