OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomé, Liliane Cremonese
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1159
Resumo: Over the last years, studies on teaching of written language approached the reading practice as a cultural production that which originates from social communication contexts and constitutes as a social inclusion instrument and political participation. These ideas were taken by official speeches and widely spread in educational circles in the State of São Paulo in different programs of continuing education. In this context, this research is based on the theory of social representations developed by Serge Moscovici to look into the purposes attributed to the act of reading and the relevance of this cultural practice in the group of teachers´ life who teach in the first four years of primary education. For the development of thes work, the practices and reading preferences of teachers were taken into account, the history of teaching the reading and the social representations about the practice of reading among women. By means of method of analysis of the content it was possible to develop the representations of reading, present in the teachers´ speech, contributing to the awareness of their ways of receiving the practice of reading.(AU)
id METO_ea1978bb13f7a81024963d33ae15e57d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1159
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504CPF:19218631888http://lattes.cnpq.br/3633385210387770Salomé, Liliane Cremonese2016-08-03T16:16:18Z2011-04-072010-03-26SALOMÉ, Liliane Cremonese. The significance of reading for primary school lady teachers. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1159Over the last years, studies on teaching of written language approached the reading practice as a cultural production that which originates from social communication contexts and constitutes as a social inclusion instrument and political participation. These ideas were taken by official speeches and widely spread in educational circles in the State of São Paulo in different programs of continuing education. In this context, this research is based on the theory of social representations developed by Serge Moscovici to look into the purposes attributed to the act of reading and the relevance of this cultural practice in the group of teachers´ life who teach in the first four years of primary education. For the development of thes work, the practices and reading preferences of teachers were taken into account, the history of teaching the reading and the social representations about the practice of reading among women. By means of method of analysis of the content it was possible to develop the representations of reading, present in the teachers´ speech, contributing to the awareness of their ways of receiving the practice of reading.(AU)Nos últimos anos, estudos sobre o ensino da linguagem escrita abordaram as práticas de leitura como uma produção cultural, que se originam nos contextos sociais de comunicação e se constituem em um instrumento de inclusão social e de participação política. Essas ideias foram apropriadas pelos discursos oficiais e amplamente divulgadas no meio educacional no Estado de São Paulo em diversos programas de formação continuada. Nesse contexto, esta pesquisa fundamentou-se na teoria das representações sociais, desenvolvida por Serge Moscovici, para investigar os sentidos atribuídos ao ato de ler por um grupo de professoras que leciona nos quatro primeiros anos do ensino fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram consideradas as práticas e preferências leitoras das professoras, a história do ensino da leitura, as representações sociais sobre o ato de ler entre as mulheres e as suas relações com o processo de profissionalização do magistério. Por meio da metodologia da análise de conteúdo foi possível desvelar as representações da leitura presentes nos discursos das professoras, contribuindo para conhecer suas formas de conceber a prática de ler.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paginas Iniciais.pdf: 131656 bytes, checksum: 5ec86f87892d4e3eca1c13ce489a9e01 (MD5) Previous issue date: 2010-03-26application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2786/Paginas%20%20Iniciais.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoRepresentações sociaisMoscovici, SergeProfessores Formação profissionalLeitura (Ensino fundamental)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTALThe significance of reading for primary school lady teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILPaginas Iniciais.pdf.jpgPaginas Iniciais.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1159/2/Paginas++Iniciais.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALPaginas Iniciais.pdfapplication/pdf131656http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1159/1/Paginas++Iniciais.pdf5ec86f87892d4e3eca1c13ce489a9e01MD51tede/11592016-08-03 15:12:22.305oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The significance of reading for primary school lady teachers
title OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Salomé, Liliane Cremonese
Representações sociais
Moscovici, Serge
Professores Formação profissional
Leitura (Ensino fundamental)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Salomé, Liliane Cremonese
author_facet Salomé, Liliane Cremonese
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:48965000230
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:19218631888
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3633385210387770
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomé, Liliane Cremonese
contributor_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Moscovici, Serge
Professores Formação profissional
Leitura (Ensino fundamental)
topic Representações sociais
Moscovici, Serge
Professores Formação profissional
Leitura (Ensino fundamental)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Over the last years, studies on teaching of written language approached the reading practice as a cultural production that which originates from social communication contexts and constitutes as a social inclusion instrument and political participation. These ideas were taken by official speeches and widely spread in educational circles in the State of São Paulo in different programs of continuing education. In this context, this research is based on the theory of social representations developed by Serge Moscovici to look into the purposes attributed to the act of reading and the relevance of this cultural practice in the group of teachers´ life who teach in the first four years of primary education. For the development of thes work, the practices and reading preferences of teachers were taken into account, the history of teaching the reading and the social representations about the practice of reading among women. By means of method of analysis of the content it was possible to develop the representations of reading, present in the teachers´ speech, contributing to the awareness of their ways of receiving the practice of reading.(AU)
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-26
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:16:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALOMÉ, Liliane Cremonese. The significance of reading for primary school lady teachers. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1159
identifier_str_mv SALOMÉ, Liliane Cremonese. The significance of reading for primary school lady teachers. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1159/2/Paginas++Iniciais.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1159/1/Paginas++Iniciais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
5ec86f87892d4e3eca1c13ce489a9e01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079558565330944