Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
Texto Completo: | https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130 |
Resumo: | Trabalhando com os conceitos de “casa-manifesto” e “casa-museu”, este artigo tem por objetivo estudar os processos de patrimonialização e musealização de três icônicas residências da arquitetura moderna brasileira: a Casa Modernista da Rua Santa Cruz (São Paulo, 1927-1928), de Gregori Warchavchik; a Casa de Vidro (São Paulo, 1950-1951), de Lina Bo Bardi; e a Casa das Canoas (Rio de Janeiro, 1951-1953), de Oscar Niemeyer. Para tal, foram realizadas visitas às instituições atualmente instaladas nessas casas, a fim de articular a experiência dos usuários com a revisão bibliográfica sobre o tema. O estudo apontou que essas casas-museu têm em comum estratégias que permitem agrupá-las por meio de sua problemática própria. Conclui-se que em casas-manifesto musealizadas, o conhecimento e a fruição sobre o espaço são mais relevantes que a aproximação de um acervo ou da narrativa da intimidade de seus moradores, como ocorre em casas-museu convencionais. |
id |
MHN-1_4a79093e19f45edd757a3926279c0a60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/130 |
network_acronym_str |
MHN-1 |
network_name_str |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e NiemeyerCasa-museucasa-manifestoarquitetura moderna brasileiramuseologiapatrimônioTrabalhando com os conceitos de “casa-manifesto” e “casa-museu”, este artigo tem por objetivo estudar os processos de patrimonialização e musealização de três icônicas residências da arquitetura moderna brasileira: a Casa Modernista da Rua Santa Cruz (São Paulo, 1927-1928), de Gregori Warchavchik; a Casa de Vidro (São Paulo, 1950-1951), de Lina Bo Bardi; e a Casa das Canoas (Rio de Janeiro, 1951-1953), de Oscar Niemeyer. Para tal, foram realizadas visitas às instituições atualmente instaladas nessas casas, a fim de articular a experiência dos usuários com a revisão bibliográfica sobre o tema. O estudo apontou que essas casas-museu têm em comum estratégias que permitem agrupá-las por meio de sua problemática própria. Conclui-se que em casas-manifesto musealizadas, o conhecimento e a fruição sobre o espaço são mais relevantes que a aproximação de um acervo ou da narrativa da intimidade de seus moradores, como ocorre em casas-museu convencionais.Museu Histórico Nacional2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130Anais do Museu Histórico Nacional; v. 50 (2018): Anais do Museu Histórico Nacional; 123-1402674-7022reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online)instname:Museu Histórico Nacionalinstacron:MHNporhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130/85Copyright (c) 2019 Anais do Museu Histórico Nacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leonardo ValerãoRocca, Luisa Durán2019-12-18T00:07:34Zoai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/130Revistahttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhnPUBhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/oaimhn.anaismhn@museus.gov.br2674-70221413-1803opendoar:2019-12-18T00:07:34Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacionalfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer |
title |
Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer |
spellingShingle |
Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer Oliveira, Leonardo Valerão Casa-museu casa-manifesto arquitetura moderna brasileira museologia patrimônio |
title_short |
Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer |
title_full |
Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer |
title_fullStr |
Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer |
title_full_unstemmed |
Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer |
title_sort |
Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer |
author |
Oliveira, Leonardo Valerão |
author_facet |
Oliveira, Leonardo Valerão Rocca, Luisa Durán |
author_role |
author |
author2 |
Rocca, Luisa Durán |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Leonardo Valerão Rocca, Luisa Durán |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Casa-museu casa-manifesto arquitetura moderna brasileira museologia patrimônio |
topic |
Casa-museu casa-manifesto arquitetura moderna brasileira museologia patrimônio |
description |
Trabalhando com os conceitos de “casa-manifesto” e “casa-museu”, este artigo tem por objetivo estudar os processos de patrimonialização e musealização de três icônicas residências da arquitetura moderna brasileira: a Casa Modernista da Rua Santa Cruz (São Paulo, 1927-1928), de Gregori Warchavchik; a Casa de Vidro (São Paulo, 1950-1951), de Lina Bo Bardi; e a Casa das Canoas (Rio de Janeiro, 1951-1953), de Oscar Niemeyer. Para tal, foram realizadas visitas às instituições atualmente instaladas nessas casas, a fim de articular a experiência dos usuários com a revisão bibliográfica sobre o tema. O estudo apontou que essas casas-museu têm em comum estratégias que permitem agrupá-las por meio de sua problemática própria. Conclui-se que em casas-manifesto musealizadas, o conhecimento e a fruição sobre o espaço são mais relevantes que a aproximação de um acervo ou da narrativa da intimidade de seus moradores, como ocorre em casas-museu convencionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130 |
url |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130/85 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anais do Museu Histórico Nacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anais do Museu Histórico Nacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Museu Histórico Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Museu Histórico Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Histórico Nacional; v. 50 (2018): Anais do Museu Histórico Nacional; 123-140 2674-7022 reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online) instname:Museu Histórico Nacional instacron:MHN |
instname_str |
Museu Histórico Nacional |
instacron_str |
MHN |
institution |
MHN |
reponame_str |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
collection |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacional |
repository.mail.fl_str_mv |
mhn.anaismhn@museus.gov.br |
_version_ |
1796797483877138432 |