Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leonardo Valerão
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocca, Luisa Durán
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
Texto Completo: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130
Resumo: Trabalhando com os conceitos de “casa-manifesto” e “casa-museu”, este artigo tem por objetivo estudar os processos de patrimonialização e musealização de três icônicas residências da arquitetura moderna brasileira: a Casa Modernista da Rua Santa Cruz (São Paulo, 1927-1928), de Gregori Warchavchik; a Casa de Vidro (São Paulo, 1950-1951), de Lina Bo Bardi; e a Casa das Canoas (Rio de Janeiro, 1951-1953), de Oscar Niemeyer. Para tal, foram realizadas visitas às instituições atualmente instaladas nessas casas, a fim de articular a experiência dos usuários com a revisão bibliográfica sobre o tema. O estudo apontou que essas casas-museu têm em comum estratégias que permitem agrupá-las por meio de sua problemática própria. Conclui-se que em casas-manifesto musealizadas, o conhecimento e a fruição sobre o espaço são mais relevantes que a aproximação de um acervo ou da narrativa da intimidade de seus moradores, como ocorre em casas-museu convencionais.
id MHN-1_4a79093e19f45edd757a3926279c0a60
oai_identifier_str oai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/130
network_acronym_str MHN-1
network_name_str Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
repository_id_str
spelling Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e NiemeyerCasa-museucasa-manifestoarquitetura moderna brasileiramuseologiapatrimônioTrabalhando com os conceitos de “casa-manifesto” e “casa-museu”, este artigo tem por objetivo estudar os processos de patrimonialização e musealização de três icônicas residências da arquitetura moderna brasileira: a Casa Modernista da Rua Santa Cruz (São Paulo, 1927-1928), de Gregori Warchavchik; a Casa de Vidro (São Paulo, 1950-1951), de Lina Bo Bardi; e a Casa das Canoas (Rio de Janeiro, 1951-1953), de Oscar Niemeyer. Para tal, foram realizadas visitas às instituições atualmente instaladas nessas casas, a fim de articular a experiência dos usuários com a revisão bibliográfica sobre o tema. O estudo apontou que essas casas-museu têm em comum estratégias que permitem agrupá-las por meio de sua problemática própria. Conclui-se que em casas-manifesto musealizadas, o conhecimento e a fruição sobre o espaço são mais relevantes que a aproximação de um acervo ou da narrativa da intimidade de seus moradores, como ocorre em casas-museu convencionais.Museu Histórico Nacional2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130Anais do Museu Histórico Nacional; v. 50 (2018): Anais do Museu Histórico Nacional; 123-1402674-7022reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online)instname:Museu Histórico Nacionalinstacron:MHNporhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130/85Copyright (c) 2019 Anais do Museu Histórico Nacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leonardo ValerãoRocca, Luisa Durán2019-12-18T00:07:34Zoai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/130Revistahttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhnPUBhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/oaimhn.anaismhn@museus.gov.br2674-70221413-1803opendoar:2019-12-18T00:07:34Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacionalfalse
dc.title.none.fl_str_mv Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer
title Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer
spellingShingle Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer
Oliveira, Leonardo Valerão
Casa-museu
casa-manifesto
arquitetura moderna brasileira
museologia
patrimônio
title_short Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer
title_full Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer
title_fullStr Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer
title_full_unstemmed Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer
title_sort Da casa-manifesto à casa-museu: museologia e patrimônio nas residências de Warchavchik, Bo Bardi e Niemeyer
author Oliveira, Leonardo Valerão
author_facet Oliveira, Leonardo Valerão
Rocca, Luisa Durán
author_role author
author2 Rocca, Luisa Durán
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leonardo Valerão
Rocca, Luisa Durán
dc.subject.por.fl_str_mv Casa-museu
casa-manifesto
arquitetura moderna brasileira
museologia
patrimônio
topic Casa-museu
casa-manifesto
arquitetura moderna brasileira
museologia
patrimônio
description Trabalhando com os conceitos de “casa-manifesto” e “casa-museu”, este artigo tem por objetivo estudar os processos de patrimonialização e musealização de três icônicas residências da arquitetura moderna brasileira: a Casa Modernista da Rua Santa Cruz (São Paulo, 1927-1928), de Gregori Warchavchik; a Casa de Vidro (São Paulo, 1950-1951), de Lina Bo Bardi; e a Casa das Canoas (Rio de Janeiro, 1951-1953), de Oscar Niemeyer. Para tal, foram realizadas visitas às instituições atualmente instaladas nessas casas, a fim de articular a experiência dos usuários com a revisão bibliográfica sobre o tema. O estudo apontou que essas casas-museu têm em comum estratégias que permitem agrupá-las por meio de sua problemática própria. Conclui-se que em casas-manifesto musealizadas, o conhecimento e a fruição sobre o espaço são mais relevantes que a aproximação de um acervo ou da narrativa da intimidade de seus moradores, como ocorre em casas-museu convencionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130
url https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/130/85
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Anais do Museu Histórico Nacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Anais do Museu Histórico Nacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu Histórico Nacional
publisher.none.fl_str_mv Museu Histórico Nacional
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Histórico Nacional; v. 50 (2018): Anais do Museu Histórico Nacional; 123-140
2674-7022
reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
instname:Museu Histórico Nacional
instacron:MHN
instname_str Museu Histórico Nacional
instacron_str MHN
institution MHN
reponame_str Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
collection Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacional
repository.mail.fl_str_mv mhn.anaismhn@museus.gov.br
_version_ 1796797483877138432