Museu e imaginação histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Isabella Carvalho de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Siman, Lana Mara de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
Texto Completo: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/146
Resumo: Neste artigo apresentamos as linhas gerais de uma proposta metodológica de educação museal, concebida no Museu do OuroIbram e inspirada na Teoria da História de Robin Collingwood, tendo em vista a instauração de predisposições favoráveis ao desenvolvimento da imaginação histórica em estudantes. A partir da escuta de múltiplas vozes sociais, elaboramos cartas indutoras da imaginação, com base no acervo do museu. Em seguida, convidamos um grupo de estudantes para criar a trama de um jogo, estimulados pelo uso das cartas. Nossa preocupação fundamental foi captar como os jogadores se implicaram na proposta e que sentidos emergiram da experiência. Pode-se dizer que a reconstituição imaginativa do passado mobilizada pelos estudantes no processo de construção do jogo contribuiu para neles suscitar a empatia museal e o gosto pela História. O desenvolvimento da pesquisa nos possibilitou pensar de forma diferente o que está colocado no museu enquanto relação com o público escolar.
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