Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
Texto Completo: | https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/253 |
Resumo: | O presente texto tem o objetivo de compartilhar o processo de mudança de nome da Rede de Educadores em Museus (REM-Goiás) para Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás. Na busca de uma maior inclusão desde a nomenclatura até as ações e reflexões, não só da REM-Goiás, mas também da Educação Museal, entendendo que esse debate ainda é incipiente no campo. A partir de uma construção de texto coletiva, fazemos uma reflexão para uma mirada museal feminista, antirracista e decolonial, passando por um olhar sobre os museus como arquétipo de poder e como todas as questões se interseccionam com a Educação Museal e suas discussões necessárias. |
id |
MHN-1_69890187e50d47f1783453e9811e2b63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/253 |
network_acronym_str |
MHN-1 |
network_name_str |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás)Educação MusealGêneroInclusãoDecolonialidadeO presente texto tem o objetivo de compartilhar o processo de mudança de nome da Rede de Educadores em Museus (REM-Goiás) para Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás. Na busca de uma maior inclusão desde a nomenclatura até as ações e reflexões, não só da REM-Goiás, mas também da Educação Museal, entendendo que esse debate ainda é incipiente no campo. A partir de uma construção de texto coletiva, fazemos uma reflexão para uma mirada museal feminista, antirracista e decolonial, passando por um olhar sobre os museus como arquétipo de poder e como todas as questões se interseccionam com a Educação Museal e suas discussões necessárias.Museu Histórico Nacional2023-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/253Anais do Museu Histórico Nacional; v. 57 (2023): Anais do Museu Histórico Nacional; 1 -182674-7022reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online)instname:Museu Histórico Nacionalinstacron:MHNporhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/253/169Copyright (c) 2023 Anais do Museu Histórico Nacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Giovanna SilveiraPassos dos Santos, Karlla Kamylla Alencar, Leonardo Tavares Oliveira, Marina Neiva de Souza, Milena deCosta, Natália Dutra Carneiro, Wynne Borges 2024-03-28T15:40:57Zoai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/253Revistahttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhnPUBhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/oaimhn.anaismhn@museus.gov.br2674-70221413-1803opendoar:2024-03-28T15:40:57Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacionalfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás) |
title |
Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás) |
spellingShingle |
Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás) Santos, Giovanna Silveira Educação Museal Gênero Inclusão Decolonialidade |
title_short |
Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás) |
title_full |
Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás) |
title_fullStr |
Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás) |
title_full_unstemmed |
Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás) |
title_sort |
Inclusão, representação e pluralidade: : uma proposta da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM-Goiás) |
author |
Santos, Giovanna Silveira |
author_facet |
Santos, Giovanna Silveira Passos dos Santos, Karlla Kamylla Alencar, Leonardo Tavares Oliveira, Marina Neiva de Souza, Milena de Costa, Natália Dutra Carneiro, Wynne Borges |
author_role |
author |
author2 |
Passos dos Santos, Karlla Kamylla Alencar, Leonardo Tavares Oliveira, Marina Neiva de Souza, Milena de Costa, Natália Dutra Carneiro, Wynne Borges |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Giovanna Silveira Passos dos Santos, Karlla Kamylla Alencar, Leonardo Tavares Oliveira, Marina Neiva de Souza, Milena de Costa, Natália Dutra Carneiro, Wynne Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Museal Gênero Inclusão Decolonialidade |
topic |
Educação Museal Gênero Inclusão Decolonialidade |
description |
O presente texto tem o objetivo de compartilhar o processo de mudança de nome da Rede de Educadores em Museus (REM-Goiás) para Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás. Na busca de uma maior inclusão desde a nomenclatura até as ações e reflexões, não só da REM-Goiás, mas também da Educação Museal, entendendo que esse debate ainda é incipiente no campo. A partir de uma construção de texto coletiva, fazemos uma reflexão para uma mirada museal feminista, antirracista e decolonial, passando por um olhar sobre os museus como arquétipo de poder e como todas as questões se interseccionam com a Educação Museal e suas discussões necessárias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/253 |
url |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/253/169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Anais do Museu Histórico Nacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Anais do Museu Histórico Nacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Museu Histórico Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Museu Histórico Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Histórico Nacional; v. 57 (2023): Anais do Museu Histórico Nacional; 1 -18 2674-7022 reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online) instname:Museu Histórico Nacional instacron:MHN |
instname_str |
Museu Histórico Nacional |
instacron_str |
MHN |
institution |
MHN |
reponame_str |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
collection |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacional |
repository.mail.fl_str_mv |
mhn.anaismhn@museus.gov.br |
_version_ |
1796797483971510272 |