Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
Texto Completo: | https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/143 |
Resumo: | Os museus são lugares culturais cujo caráter educacional lhes infunde grande responsabilidade social na construção e implementação de políticas educacionais para além da ambiência escolar e favorecem a compreensão do devir das memórias de diferentes grupos – como reelaborações e ressignificações da dinâmica social. Tanto os museus quanto as escolas criam processos de construção de significados, assim, a necessidade de uma investigação dos pontos de vista dos educadores sobre a situação de visita nos museus se dá a título de alçar reflexões que indiquem as formas como estas são compreendidas fora do discurso especializado. Visamos compreender em que medida há o reconhecimento e utilização dos museus como espaços educacionais factíveis para atividades educacionais tendo por base a Lei 10.639 de janeiro 2003, bem como averiguar como essa possibilidade de uso educacional contribui ou não para a construção de uma visão política de museu, estimulando o reconhecimento e a utilização desses lugares em serviço da transformação social. |
id |
MHN-1_7168620379a23df60129358a4d800a3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/143 |
network_acronym_str |
MHN-1 |
network_name_str |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracistaEducaçãoexperiênciadecolonialidadememóriasantirracismoOs museus são lugares culturais cujo caráter educacional lhes infunde grande responsabilidade social na construção e implementação de políticas educacionais para além da ambiência escolar e favorecem a compreensão do devir das memórias de diferentes grupos – como reelaborações e ressignificações da dinâmica social. Tanto os museus quanto as escolas criam processos de construção de significados, assim, a necessidade de uma investigação dos pontos de vista dos educadores sobre a situação de visita nos museus se dá a título de alçar reflexões que indiquem as formas como estas são compreendidas fora do discurso especializado. Visamos compreender em que medida há o reconhecimento e utilização dos museus como espaços educacionais factíveis para atividades educacionais tendo por base a Lei 10.639 de janeiro 2003, bem como averiguar como essa possibilidade de uso educacional contribui ou não para a construção de uma visão política de museu, estimulando o reconhecimento e a utilização desses lugares em serviço da transformação social.Museu Histórico Nacional2019-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/143Anais do Museu Histórico Nacional; v. 51 (2019): Anais do Museu Histórico Nacional; 65-782674-7022reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online)instname:Museu Histórico Nacionalinstacron:MHNporhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/143/94Copyright (c) 2019 Anais do Museu Histórico Nacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Valdemar de AssisPaim, Elison Antonio2019-12-18T00:32:09Zoai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/143Revistahttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhnPUBhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/oaimhn.anaismhn@museus.gov.br2674-70221413-1803opendoar:2019-12-18T00:32:09Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacionalfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracista |
title |
Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracista |
spellingShingle |
Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracista Lima, Valdemar de Assis Educação experiência decolonialidade memórias antirracismo |
title_short |
Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracista |
title_full |
Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracista |
title_fullStr |
Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracista |
title_full_unstemmed |
Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracista |
title_sort |
Educação museal e educação escolar: diálogos para uma sociedade antirracista |
author |
Lima, Valdemar de Assis |
author_facet |
Lima, Valdemar de Assis Paim, Elison Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Paim, Elison Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Valdemar de Assis Paim, Elison Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação experiência decolonialidade memórias antirracismo |
topic |
Educação experiência decolonialidade memórias antirracismo |
description |
Os museus são lugares culturais cujo caráter educacional lhes infunde grande responsabilidade social na construção e implementação de políticas educacionais para além da ambiência escolar e favorecem a compreensão do devir das memórias de diferentes grupos – como reelaborações e ressignificações da dinâmica social. Tanto os museus quanto as escolas criam processos de construção de significados, assim, a necessidade de uma investigação dos pontos de vista dos educadores sobre a situação de visita nos museus se dá a título de alçar reflexões que indiquem as formas como estas são compreendidas fora do discurso especializado. Visamos compreender em que medida há o reconhecimento e utilização dos museus como espaços educacionais factíveis para atividades educacionais tendo por base a Lei 10.639 de janeiro 2003, bem como averiguar como essa possibilidade de uso educacional contribui ou não para a construção de uma visão política de museu, estimulando o reconhecimento e a utilização desses lugares em serviço da transformação social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/143 |
url |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/143/94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anais do Museu Histórico Nacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anais do Museu Histórico Nacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Museu Histórico Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Museu Histórico Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Histórico Nacional; v. 51 (2019): Anais do Museu Histórico Nacional; 65-78 2674-7022 reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online) instname:Museu Histórico Nacional instacron:MHN |
instname_str |
Museu Histórico Nacional |
instacron_str |
MHN |
institution |
MHN |
reponame_str |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
collection |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacional |
repository.mail.fl_str_mv |
mhn.anaismhn@museus.gov.br |
_version_ |
1796797483887624192 |