“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roca, Andrea
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
Texto Completo: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232
Resumo: Este trabalho apresenta e analisa duas pinturas do artista visual e interdisciplinar da nação indígena Cree, Kent Monkman, classificadas por ele como "pintura histórica". Ambas as obras — The daddies (Os daddies, 2016) e The scream (O grito, 2017) — faziam parte da exposição Vergonha e preconceito: uma história de resiliência. Concebida e organizada pelo próprio Monkman para fazer parte das “celebrações” dos 150 anos de independência do Canadá, a exposição apontava para a urgência política da reescrita da história. Apresenta-se a seguir o contexto mais amplo da continuidade do processo colonial no Canadá, através do exame das temporalidades inscritas nas pinturas de Monkman, e analisa-se seus trabalhos como agentes de descolonização e indigenização da história, da pintura histórica e dos museus.
id MHN-1_b188f2ca158a8568367026bc9a016f27
oai_identifier_str oai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/232
network_acronym_str MHN-1
network_name_str Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
repository_id_str
spelling “Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent MonkmanKent Monkman – história do Canadá – pintura histórica – descolonização e indigenização – museusEste trabalho apresenta e analisa duas pinturas do artista visual e interdisciplinar da nação indígena Cree, Kent Monkman, classificadas por ele como "pintura histórica". Ambas as obras — The daddies (Os daddies, 2016) e The scream (O grito, 2017) — faziam parte da exposição Vergonha e preconceito: uma história de resiliência. Concebida e organizada pelo próprio Monkman para fazer parte das “celebrações” dos 150 anos de independência do Canadá, a exposição apontava para a urgência política da reescrita da história. Apresenta-se a seguir o contexto mais amplo da continuidade do processo colonial no Canadá, através do exame das temporalidades inscritas nas pinturas de Monkman, e analisa-se seus trabalhos como agentes de descolonização e indigenização da história, da pintura histórica e dos museus.Museu Histórico Nacional2022-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232Anais do Museu Histórico Nacional; v. 56 n. 1 (2022): Anais do Museu Histórico Nacional. Volume 56; 1 - 262674-7022reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online)instname:Museu Histórico Nacionalinstacron:MHNporhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232/158Copyright (c) 2022 Anais do Museu Histórico Nacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoca, Andrea2022-12-22T13:12:19Zoai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/232Revistahttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhnPUBhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/oaimhn.anaismhn@museus.gov.br2674-70221413-1803opendoar:2022-12-22T13:12:19Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacionalfalse
dc.title.none.fl_str_mv “Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman
title “Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman
spellingShingle “Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman
Roca, Andrea
Kent Monkman – história do Canadá – pintura histórica – descolonização e indigenização – museus
title_short “Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman
title_full “Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman
title_fullStr “Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman
title_full_unstemmed “Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman
title_sort “Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman
author Roca, Andrea
author_facet Roca, Andrea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roca, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Kent Monkman – história do Canadá – pintura histórica – descolonização e indigenização – museus
topic Kent Monkman – história do Canadá – pintura histórica – descolonização e indigenização – museus
description Este trabalho apresenta e analisa duas pinturas do artista visual e interdisciplinar da nação indígena Cree, Kent Monkman, classificadas por ele como "pintura histórica". Ambas as obras — The daddies (Os daddies, 2016) e The scream (O grito, 2017) — faziam parte da exposição Vergonha e preconceito: uma história de resiliência. Concebida e organizada pelo próprio Monkman para fazer parte das “celebrações” dos 150 anos de independência do Canadá, a exposição apontava para a urgência política da reescrita da história. Apresenta-se a seguir o contexto mais amplo da continuidade do processo colonial no Canadá, através do exame das temporalidades inscritas nas pinturas de Monkman, e analisa-se seus trabalhos como agentes de descolonização e indigenização da história, da pintura histórica e dos museus.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232
url https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232/158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Anais do Museu Histórico Nacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Anais do Museu Histórico Nacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu Histórico Nacional
publisher.none.fl_str_mv Museu Histórico Nacional
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Histórico Nacional; v. 56 n. 1 (2022): Anais do Museu Histórico Nacional. Volume 56; 1 - 26
2674-7022
reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
instname:Museu Histórico Nacional
instacron:MHN
instname_str Museu Histórico Nacional
instacron_str MHN
institution MHN
reponame_str Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
collection Anais do Museu Histórico Nacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacional
repository.mail.fl_str_mv mhn.anaismhn@museus.gov.br
_version_ 1796797483962073088