“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
Texto Completo: | https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232 |
Resumo: | Este trabalho apresenta e analisa duas pinturas do artista visual e interdisciplinar da nação indígena Cree, Kent Monkman, classificadas por ele como "pintura histórica". Ambas as obras — The daddies (Os daddies, 2016) e The scream (O grito, 2017) — faziam parte da exposição Vergonha e preconceito: uma história de resiliência. Concebida e organizada pelo próprio Monkman para fazer parte das “celebrações” dos 150 anos de independência do Canadá, a exposição apontava para a urgência política da reescrita da história. Apresenta-se a seguir o contexto mais amplo da continuidade do processo colonial no Canadá, através do exame das temporalidades inscritas nas pinturas de Monkman, e analisa-se seus trabalhos como agentes de descolonização e indigenização da história, da pintura histórica e dos museus. |
id |
MHN-1_b188f2ca158a8568367026bc9a016f27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/232 |
network_acronym_str |
MHN-1 |
network_name_str |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent MonkmanKent Monkman – história do Canadá – pintura histórica – descolonização e indigenização – museusEste trabalho apresenta e analisa duas pinturas do artista visual e interdisciplinar da nação indígena Cree, Kent Monkman, classificadas por ele como "pintura histórica". Ambas as obras — The daddies (Os daddies, 2016) e The scream (O grito, 2017) — faziam parte da exposição Vergonha e preconceito: uma história de resiliência. Concebida e organizada pelo próprio Monkman para fazer parte das “celebrações” dos 150 anos de independência do Canadá, a exposição apontava para a urgência política da reescrita da história. Apresenta-se a seguir o contexto mais amplo da continuidade do processo colonial no Canadá, através do exame das temporalidades inscritas nas pinturas de Monkman, e analisa-se seus trabalhos como agentes de descolonização e indigenização da história, da pintura histórica e dos museus.Museu Histórico Nacional2022-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232Anais do Museu Histórico Nacional; v. 56 n. 1 (2022): Anais do Museu Histórico Nacional. Volume 56; 1 - 262674-7022reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online)instname:Museu Histórico Nacionalinstacron:MHNporhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232/158Copyright (c) 2022 Anais do Museu Histórico Nacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoca, Andrea2022-12-22T13:12:19Zoai:https://anaismhn.museus.gov.br:article/232Revistahttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhnPUBhttps://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/oaimhn.anaismhn@museus.gov.br2674-70221413-1803opendoar:2022-12-22T13:12:19Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacionalfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman |
title |
“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman |
spellingShingle |
“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman Roca, Andrea Kent Monkman – história do Canadá – pintura histórica – descolonização e indigenização – museus |
title_short |
“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman |
title_full |
“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman |
title_fullStr |
“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman |
title_full_unstemmed |
“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman |
title_sort |
“Eu quero o país que não está no retrato”: a pintura histórica de Kent Monkman |
author |
Roca, Andrea |
author_facet |
Roca, Andrea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roca, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kent Monkman – história do Canadá – pintura histórica – descolonização e indigenização – museus |
topic |
Kent Monkman – história do Canadá – pintura histórica – descolonização e indigenização – museus |
description |
Este trabalho apresenta e analisa duas pinturas do artista visual e interdisciplinar da nação indígena Cree, Kent Monkman, classificadas por ele como "pintura histórica". Ambas as obras — The daddies (Os daddies, 2016) e The scream (O grito, 2017) — faziam parte da exposição Vergonha e preconceito: uma história de resiliência. Concebida e organizada pelo próprio Monkman para fazer parte das “celebrações” dos 150 anos de independência do Canadá, a exposição apontava para a urgência política da reescrita da história. Apresenta-se a seguir o contexto mais amplo da continuidade do processo colonial no Canadá, através do exame das temporalidades inscritas nas pinturas de Monkman, e analisa-se seus trabalhos como agentes de descolonização e indigenização da história, da pintura histórica e dos museus. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232 |
url |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/232/158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Anais do Museu Histórico Nacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Anais do Museu Histórico Nacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Museu Histórico Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Museu Histórico Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Histórico Nacional; v. 56 n. 1 (2022): Anais do Museu Histórico Nacional. Volume 56; 1 - 26 2674-7022 reponame:Anais do Museu Histórico Nacional (Online) instname:Museu Histórico Nacional instacron:MHN |
instname_str |
Museu Histórico Nacional |
instacron_str |
MHN |
institution |
MHN |
reponame_str |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
collection |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Histórico Nacional (Online) - Museu Histórico Nacional |
repository.mail.fl_str_mv |
mhn.anaismhn@museus.gov.br |
_version_ |
1796797483962073088 |