Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Anderson Márcio Amaral
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moraes,Claide de Paula, Sá,Mayara dos Santos Ramos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222020000300902
Resumo: Resumo Objetos únicos na arqueologia amazônica, os discos perfurados da região do atual município de Santarém, Pará, foram confeccionados em matérias-primas variadas, porém os mais elaborados foram produzidos a partir de óxidos de ferro de granulação muito fina e homogênea. Tidos a priori como rodas de fusos, estes artefatos são comumente encontrados fragmentados nos sítios arqueológicos do período Tapajônico, iniciado por volta do século X até o presente. Decorados com traços muito finos, apresentam motivos gráficos não registrados nas cerâmicas tapajônicas. Debruçamo-nos sobre contextos arqueológicos de sítios estudados no município de Santarém, a partir do estudo de uma rica coleção de artefatos depositada na reserva técnica do Laboratório de Arqueologia da UFOPA (Coleção Juma Janaína), além de peças provenientes de outras coleções e publicações. Tendo como base a noção de cadeia operatória, a análise foca nos discos, nos processos envolvidos na aquisição da matéria-prima, na confecção, no uso, no descarte e na reciclagem desse material. Ao final, será demonstrado que ir além de estudos tipológicos permite avançar em dados tecnológicos, discutir questões contextuais, propor alternativas e revisões para interpretações embasadas em ideias pré-concebidas sobre o conhecimento tecnológico dos povos amazônicos do passado.
id MPEG-2_75364f8784907805f7179393cee246e1
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-81222020000300902
network_acronym_str MPEG-2
network_name_str Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
repository_id_str
spelling Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuaisPeríodo TapajônicoDiscos perfuradosFusosCadeia operatóriaRede de relaçõesResumo Objetos únicos na arqueologia amazônica, os discos perfurados da região do atual município de Santarém, Pará, foram confeccionados em matérias-primas variadas, porém os mais elaborados foram produzidos a partir de óxidos de ferro de granulação muito fina e homogênea. Tidos a priori como rodas de fusos, estes artefatos são comumente encontrados fragmentados nos sítios arqueológicos do período Tapajônico, iniciado por volta do século X até o presente. Decorados com traços muito finos, apresentam motivos gráficos não registrados nas cerâmicas tapajônicas. Debruçamo-nos sobre contextos arqueológicos de sítios estudados no município de Santarém, a partir do estudo de uma rica coleção de artefatos depositada na reserva técnica do Laboratório de Arqueologia da UFOPA (Coleção Juma Janaína), além de peças provenientes de outras coleções e publicações. Tendo como base a noção de cadeia operatória, a análise foca nos discos, nos processos envolvidos na aquisição da matéria-prima, na confecção, no uso, no descarte e na reciclagem desse material. Ao final, será demonstrado que ir além de estudos tipológicos permite avançar em dados tecnológicos, discutir questões contextuais, propor alternativas e revisões para interpretações embasadas em ideias pré-concebidas sobre o conhecimento tecnológico dos povos amazônicos do passado.MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222020000300902Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas v.15 n.3 2020reponame:Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanasinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEG10.1590/2178-2547-bgoeldi-2019-0104info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Anderson Márcio AmaralMoraes,Claide de PaulaSá,Mayara dos Santos Ramos depor2020-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S1981-81222020000300902Revistahttps://www.scielo.br/j/bgoeldi/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpboletim.humanas@museu-goeldi.br||boletim.humanas@museu-goeldi.br1981-81222178-2547opendoar:2020-11-10T00:00Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais
title Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais
spellingShingle Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais
Lima,Anderson Márcio Amaral
Período Tapajônico
Discos perfurados
Fusos
Cadeia operatória
Rede de relações
title_short Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais
title_full Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais
title_fullStr Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais
title_full_unstemmed Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais
title_sort Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais
author Lima,Anderson Márcio Amaral
author_facet Lima,Anderson Márcio Amaral
Moraes,Claide de Paula
Sá,Mayara dos Santos Ramos de
author_role author
author2 Moraes,Claide de Paula
Sá,Mayara dos Santos Ramos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Anderson Márcio Amaral
Moraes,Claide de Paula
Sá,Mayara dos Santos Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Período Tapajônico
Discos perfurados
Fusos
Cadeia operatória
Rede de relações
topic Período Tapajônico
Discos perfurados
Fusos
Cadeia operatória
Rede de relações
description Resumo Objetos únicos na arqueologia amazônica, os discos perfurados da região do atual município de Santarém, Pará, foram confeccionados em matérias-primas variadas, porém os mais elaborados foram produzidos a partir de óxidos de ferro de granulação muito fina e homogênea. Tidos a priori como rodas de fusos, estes artefatos são comumente encontrados fragmentados nos sítios arqueológicos do período Tapajônico, iniciado por volta do século X até o presente. Decorados com traços muito finos, apresentam motivos gráficos não registrados nas cerâmicas tapajônicas. Debruçamo-nos sobre contextos arqueológicos de sítios estudados no município de Santarém, a partir do estudo de uma rica coleção de artefatos depositada na reserva técnica do Laboratório de Arqueologia da UFOPA (Coleção Juma Janaína), além de peças provenientes de outras coleções e publicações. Tendo como base a noção de cadeia operatória, a análise foca nos discos, nos processos envolvidos na aquisição da matéria-prima, na confecção, no uso, no descarte e na reciclagem desse material. Ao final, será demonstrado que ir além de estudos tipológicos permite avançar em dados tecnológicos, discutir questões contextuais, propor alternativas e revisões para interpretações embasadas em ideias pré-concebidas sobre o conhecimento tecnológico dos povos amazônicos do passado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222020000300902
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222020000300902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2178-2547-bgoeldi-2019-0104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi
publisher.none.fl_str_mv MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi
dc.source.none.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas v.15 n.3 2020
reponame:Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
instname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron:MPEG
instname_str Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron_str MPEG
institution MPEG
reponame_str Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
collection Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
repository.name.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
repository.mail.fl_str_mv boletim.humanas@museu-goeldi.br||boletim.humanas@museu-goeldi.br
_version_ 1752128743796637696