Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral,Cleomara Nunes do
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Guarim Neto,Germano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222008000300004
Resumo: Os quintais são uma das formas mais antigas de manejo da terra. Esses sistemas consistem em uma combinação de árvores, arbustos, herbáceas, algumas vezes associados a pequenos animais domésticos, crescendo próximos à residência. Com o objetivo de identificar as espécies vegetais que compõem o verde dos quintais de Rosário Oeste, Mato Grosso, e que fazem parte da alimentação de seus moradores, seguiu-se a metodologia de pesquisa sugerida por estudos etnobotânicos, com base em análises qualitativa e quantitativa. A coleta de dados etnobotânicos foi realizada por meio de visitas domiciliares, utilizando-se a técnica de "bola de neve". Foram identificadas 94 espécies vegetais, utilizadas especialmente na alimentação das famílias. Apesar de terem importante função ecológica e de conservarem alta diversidade de plantas na sua composição, garantindo a variabilidade genética de muitas espécies, esses quintais, enquanto sistemas agrícolas tradicionais, voltados para a subsistência, estão se desarticulando e perdendo espaço para a agroindústria e para outras atividades comerciais que ganham, cada vez mais, impulso no campo.
id MPEG-2_95ac75132fb70c78cff5564cc2a36039
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-81222008000300004
network_acronym_str MPEG-2
network_name_str Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
repository_id_str
spelling Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)QuintaisPlantas alimentíciasSistemas agrícolas tradicionaisConservaçãoEtnobotânicaOs quintais são uma das formas mais antigas de manejo da terra. Esses sistemas consistem em uma combinação de árvores, arbustos, herbáceas, algumas vezes associados a pequenos animais domésticos, crescendo próximos à residência. Com o objetivo de identificar as espécies vegetais que compõem o verde dos quintais de Rosário Oeste, Mato Grosso, e que fazem parte da alimentação de seus moradores, seguiu-se a metodologia de pesquisa sugerida por estudos etnobotânicos, com base em análises qualitativa e quantitativa. A coleta de dados etnobotânicos foi realizada por meio de visitas domiciliares, utilizando-se a técnica de "bola de neve". Foram identificadas 94 espécies vegetais, utilizadas especialmente na alimentação das famílias. Apesar de terem importante função ecológica e de conservarem alta diversidade de plantas na sua composição, garantindo a variabilidade genética de muitas espécies, esses quintais, enquanto sistemas agrícolas tradicionais, voltados para a subsistência, estão se desarticulando e perdendo espaço para a agroindústria e para outras atividades comerciais que ganham, cada vez mais, impulso no campo.MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222008000300004Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas v.3 n.3 2008reponame:Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanasinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEG10.1590/S1981-81222008000300004info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral,Cleomara Nunes doGuarim Neto,Germanopor2010-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S1981-81222008000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/bgoeldi/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpboletim.humanas@museu-goeldi.br||boletim.humanas@museu-goeldi.br1981-81222178-2547opendoar:2010-08-27T00:00Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)
title Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)
spellingShingle Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)
Amaral,Cleomara Nunes do
Quintais
Plantas alimentícias
Sistemas agrícolas tradicionais
Conservação
Etnobotânica
title_short Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)
title_full Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)
title_fullStr Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)
title_full_unstemmed Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)
title_sort Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil)
author Amaral,Cleomara Nunes do
author_facet Amaral,Cleomara Nunes do
Guarim Neto,Germano
author_role author
author2 Guarim Neto,Germano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral,Cleomara Nunes do
Guarim Neto,Germano
dc.subject.por.fl_str_mv Quintais
Plantas alimentícias
Sistemas agrícolas tradicionais
Conservação
Etnobotânica
topic Quintais
Plantas alimentícias
Sistemas agrícolas tradicionais
Conservação
Etnobotânica
description Os quintais são uma das formas mais antigas de manejo da terra. Esses sistemas consistem em uma combinação de árvores, arbustos, herbáceas, algumas vezes associados a pequenos animais domésticos, crescendo próximos à residência. Com o objetivo de identificar as espécies vegetais que compõem o verde dos quintais de Rosário Oeste, Mato Grosso, e que fazem parte da alimentação de seus moradores, seguiu-se a metodologia de pesquisa sugerida por estudos etnobotânicos, com base em análises qualitativa e quantitativa. A coleta de dados etnobotânicos foi realizada por meio de visitas domiciliares, utilizando-se a técnica de "bola de neve". Foram identificadas 94 espécies vegetais, utilizadas especialmente na alimentação das famílias. Apesar de terem importante função ecológica e de conservarem alta diversidade de plantas na sua composição, garantindo a variabilidade genética de muitas espécies, esses quintais, enquanto sistemas agrícolas tradicionais, voltados para a subsistência, estão se desarticulando e perdendo espaço para a agroindústria e para outras atividades comerciais que ganham, cada vez mais, impulso no campo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222008000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222008000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-81222008000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi
publisher.none.fl_str_mv MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi
dc.source.none.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas v.3 n.3 2008
reponame:Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
instname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron:MPEG
instname_str Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron_str MPEG
institution MPEG
reponame_str Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
collection Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
repository.name.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
repository.mail.fl_str_mv boletim.humanas@museu-goeldi.br||boletim.humanas@museu-goeldi.br
_version_ 1752128741916540928