O céu é o limite: como extrapolar as normas rígidas da cerâmica Guarani
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222007000100008 |
Resumo: | A cultura Guarani, entendida de modo generalizante, pode ser considerada como a manifestação de uma sociedade prescritiva, as análises e interpretações das vasilhas de cerâmica (ou os fragmentos destas), confeccionadas pelas ceramistas Guarani no passado, por um lado, demonstram um apego às normas estilísticas e às regras tecnológicas bem definidas. Alguns aspectos, como forma e função, foram fundamentais para que as vasilhas pudessem ser reconhecidas e assim tivessem a garantia de utilização adequada, seja em atividades cotidianas ou rituais ao longo do tempo. É possível encontrar alguns casos em que houve a modificação de aspectos, que demonstram a capacidade e a vontade das ceramistas em inovar. São ilustrados exemplos de inovações em uma coleção de fragmentos e vasilhas encontradas em sítio arqueológico às margens do rio Pelotas, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao final dos anos de 1990, por ocasião do salvamento do patrimônio ameaçado pelo impacto de um empreendimento de grande porte. A cerâmica obtida neste sítio demonstra uma autêntica 'fábrica de idéias'. Desta forma, acreditamos ser possível resgatar informações que são fundamentais na busca da compreensão da cerâmica guarani obtida em nossas pesquisas arqueológicas, ajudando a compreender o que a faz única e, ao mesmo tempo, tão diversa. |
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