Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Marcony Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222020000300903
Resumo: Resumo A noção de alter ego tem sido utilizada desde o começo do século passado para descrever um motivo caracterizado por uma figura sendo sobreposta por outra nas iconografias pré-coloniais do norte da América do Sul. Esse termo se refere também à sua interpretação baseada em analogias etnográficas de conceitos ameríndios. Este artigo rediscute os supostos alter egos a partir da análise iconográfica do estilo cerâmico Konduri (c. 1250-1650 AD). O estudo sistemático de um corpus com milhares de fragmentos e algumas vasilhas inteiras permitiu identificar três conjuntos com aves, cabeças de aves ou quadrúpedes sobre a cabeça de um antropomorfo ou zooantropomorfo. Sugere-se, a partir dos relatos etno-históricos e de informações etnográficas, que essas figuras podem ter agenciado observadores, conteúdos e contextos em rituais coletivos ou práticas xamânicas. Comparativamente, essas figuras exibem posturas e adornos similares aos relacionados ao tema visual dos antropomorfos sentados encontrados em vários outros estilos cerâmicos amazônicos, aludindo provavelmente a personagens-xamãs.
id MPEG-2_fa9113d545179b2157eec9c0c706d3f3
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-81222020000300903
network_acronym_str MPEG-2
network_name_str Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
repository_id_str
spelling Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismoEstilo KonduriAlter egoIconografiaXamanismoFiguras de aveResumo A noção de alter ego tem sido utilizada desde o começo do século passado para descrever um motivo caracterizado por uma figura sendo sobreposta por outra nas iconografias pré-coloniais do norte da América do Sul. Esse termo se refere também à sua interpretação baseada em analogias etnográficas de conceitos ameríndios. Este artigo rediscute os supostos alter egos a partir da análise iconográfica do estilo cerâmico Konduri (c. 1250-1650 AD). O estudo sistemático de um corpus com milhares de fragmentos e algumas vasilhas inteiras permitiu identificar três conjuntos com aves, cabeças de aves ou quadrúpedes sobre a cabeça de um antropomorfo ou zooantropomorfo. Sugere-se, a partir dos relatos etno-históricos e de informações etnográficas, que essas figuras podem ter agenciado observadores, conteúdos e contextos em rituais coletivos ou práticas xamânicas. Comparativamente, essas figuras exibem posturas e adornos similares aos relacionados ao tema visual dos antropomorfos sentados encontrados em vários outros estilos cerâmicos amazônicos, aludindo provavelmente a personagens-xamãs.MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222020000300903Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas v.15 n.3 2020reponame:Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanasinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEG10.1590/2178-2547-bgoeldi-2019-0105info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Marcony Lopespor2020-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S1981-81222020000300903Revistahttps://www.scielo.br/j/bgoeldi/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpboletim.humanas@museu-goeldi.br||boletim.humanas@museu-goeldi.br1981-81222178-2547opendoar:2020-11-10T00:00Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismo
title Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismo
spellingShingle Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismo
Alves,Marcony Lopes
Estilo Konduri
Alter ego
Iconografia
Xamanismo
Figuras de ave
title_short Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismo
title_full Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismo
title_fullStr Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismo
title_full_unstemmed Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismo
title_sort Revisitando os alter egos: figuras sobrepostas na iconografia Konduri e sua relação com o xamanismo
author Alves,Marcony Lopes
author_facet Alves,Marcony Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Marcony Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Estilo Konduri
Alter ego
Iconografia
Xamanismo
Figuras de ave
topic Estilo Konduri
Alter ego
Iconografia
Xamanismo
Figuras de ave
description Resumo A noção de alter ego tem sido utilizada desde o começo do século passado para descrever um motivo caracterizado por uma figura sendo sobreposta por outra nas iconografias pré-coloniais do norte da América do Sul. Esse termo se refere também à sua interpretação baseada em analogias etnográficas de conceitos ameríndios. Este artigo rediscute os supostos alter egos a partir da análise iconográfica do estilo cerâmico Konduri (c. 1250-1650 AD). O estudo sistemático de um corpus com milhares de fragmentos e algumas vasilhas inteiras permitiu identificar três conjuntos com aves, cabeças de aves ou quadrúpedes sobre a cabeça de um antropomorfo ou zooantropomorfo. Sugere-se, a partir dos relatos etno-históricos e de informações etnográficas, que essas figuras podem ter agenciado observadores, conteúdos e contextos em rituais coletivos ou práticas xamânicas. Comparativamente, essas figuras exibem posturas e adornos similares aos relacionados ao tema visual dos antropomorfos sentados encontrados em vários outros estilos cerâmicos amazônicos, aludindo provavelmente a personagens-xamãs.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222020000300903
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222020000300903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2178-2547-bgoeldi-2019-0105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi
publisher.none.fl_str_mv MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi
dc.source.none.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas v.15 n.3 2020
reponame:Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
instname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron:MPEG
instname_str Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron_str MPEG
institution MPEG
reponame_str Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
collection Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
repository.name.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
repository.mail.fl_str_mv boletim.humanas@museu-goeldi.br||boletim.humanas@museu-goeldi.br
_version_ 1752128743798734848