Educação Indígena Escolarizada e Relação com a Sociedade Nacional: o caso dos Tembé do Alto Rio Guamá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Janete Lima de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Garcé, Claudia Leonor López
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2188
Resumo: A educação escolarizada indígena iniciou-se no Brasil no período colonial com as missões religiosas. Porém, só muito recentemente - décadas' de 70 e 80 - este tema passou a nortear as discussões em torno da questão indígena. O presente trabalho aborda a educação escolarizada indígena entre os Tembé do Alto Rio Guamá - área situada no limite do Pará com o Maranhão - objetivando analisar a possível contribuição desta educação para o processo de fortalecimento cultural do grupo e a mediação das suas relações com a sociedade nacional. Trata-se de uma abordagem antropológica fundamentada no levantamento bibliográfico sobre a educação indígena escolarizada no Brasil (Francheto -1994; Silva-1995; Grupioni - 2001); e sobre os Tembé (Wangleye Galvão-1961; Alonso -1996), contando também com entrevistas a lideranças Tembé, funcionários da FUNAI, SEDUC, CIMI e Programa Raízes, através das quais passou-se a conhecer e analisar a atuação dos referidos órgãos junto aos Tembé do Guamá. Destacam-se: o "Projeto de Formação de Alfabetizadores", criado pela SEDUC e o "Projeto Formação para Estudantes Indígenas Tembé do Alto Rio Guamá", criado pelo CIMI. Embora já tenham ocorrido muitas conquistas legais em relação à educação escolarizada indígena, muito ainda falta para a construção de uma educação indígena diferenciada baseada nos interesses dos Índios. Quanto aos Tembé do Alto Rio Guamá que têm empreendido o chamado movimento de "resgate", cujo objetivo é recuperar elementos de sua cultura e em especial a língua, esta questão além de ser recente não encontra espaço para discussão em suas escolas devido estarem, as mesmas, em mãos de professores não Índios - funcionários do estado e tecnicistas - ficando esta discussão limitada ao interior das aldeias. Somente quando estas escolas forem administradas pelos próprios Tembé, que já estão se mobilizado para isso, essa discussão poderá fazer parte do espaço das escolas e assim elas estarão de fato comprometidas com seus interesses e contribuirão, muito mais, para o fortalecimento cultural deste grupo e para a sua relação intercultural com a sociedade nacional.
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spelling 2023-05-04T18:54:08Z2023-05-042023-05-04T18:54:08Z2004-07-01CASTRO, Janete Lima de; GARCÉ, Claudia Leonor López. Educação Indígena Escolarizada e Relação com a Sociedade Nacional: o caso dos Tembé do Alto Rio Guamá. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 12., 2004, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2004.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2188A educação escolarizada indígena iniciou-se no Brasil no período colonial com as missões religiosas. Porém, só muito recentemente - décadas' de 70 e 80 - este tema passou a nortear as discussões em torno da questão indígena. O presente trabalho aborda a educação escolarizada indígena entre os Tembé do Alto Rio Guamá - área situada no limite do Pará com o Maranhão - objetivando analisar a possível contribuição desta educação para o processo de fortalecimento cultural do grupo e a mediação das suas relações com a sociedade nacional. Trata-se de uma abordagem antropológica fundamentada no levantamento bibliográfico sobre a educação indígena escolarizada no Brasil (Francheto -1994; Silva-1995; Grupioni - 2001); e sobre os Tembé (Wangleye Galvão-1961; Alonso -1996), contando também com entrevistas a lideranças Tembé, funcionários da FUNAI, SEDUC, CIMI e Programa Raízes, através das quais passou-se a conhecer e analisar a atuação dos referidos órgãos junto aos Tembé do Guamá. Destacam-se: o "Projeto de Formação de Alfabetizadores", criado pela SEDUC e o "Projeto Formação para Estudantes Indígenas Tembé do Alto Rio Guamá", criado pelo CIMI. Embora já tenham ocorrido muitas conquistas legais em relação à educação escolarizada indígena, muito ainda falta para a construção de uma educação indígena diferenciada baseada nos interesses dos Índios. Quanto aos Tembé do Alto Rio Guamá que têm empreendido o chamado movimento de "resgate", cujo objetivo é recuperar elementos de sua cultura e em especial a língua, esta questão além de ser recente não encontra espaço para discussão em suas escolas devido estarem, as mesmas, em mãos de professores não Índios - funcionários do estado e tecnicistas - ficando esta discussão limitada ao interior das aldeias. Somente quando estas escolas forem administradas pelos próprios Tembé, que já estão se mobilizado para isso, essa discussão poderá fazer parte do espaço das escolas e assim elas estarão de fato comprometidas com seus interesses e contribuirão, muito mais, para o fortalecimento cultural deste grupo e para a sua relação intercultural com a sociedade nacional.Indigenous school education started in Brazil in the colonial period with the religious missions. However, only recently - in the 70's and 80's - this theme started to guide the discussions on the indigenous issue. This paper discusses indigenous schooling among the Tembé of the Upper Guamá River - an area located on the border between Pará and Maranhão - with the objective of analyzing the possible contribution of this education to the process of cultural strengthening of the group and the mediation of their relations with national society. This is an anthropological approach based on a bibliographic survey of indigenous schooling in Brazil (Francheto -1994; Silva-1995; Grupioni - 2001); and on the Tembé (Wangleye Galvão-1961; Alonso -1996), also counting on interviews with Tembé leaders, employees of FUNAI, SEDUC, CIMI, and the Roots Program, through which we came to know and analyze the work of these organizations with the Tembé of Guamá. The "Project to Train Literacy Teachers", created by SEDUC, and the "Project to Train Indigenous Tembé Students from the Upper Guamá River", created by CIMI, stand out. Although there have been many legal achievements in relation to indigenous schooling, there is still a long way to go to build a differentiated indigenous education based on the interests of the Indians. As for the Tembé of the upper Guamá River, who have undertaken the so-called "rescue" movement, whose objective is to recover elements of their culture, especially their language, this question, besides being recent, does not find room for discussion in their schools because they are in the hands of non-Indian teachers - state employees and technical experts - with this discussion being limited to the interior of the villages. Only when these schools are administered by the Tembé themselves, who are already mobilizing to do so, will this discussion become part of the schools' space and thus they will be truly committed to their interests and will contribute much more to the cultural strengthening of this group and to its intercultural relationship with national society.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilEducação Indígena Escolarizada e Relação com a Sociedade Nacional: o caso dos Tembé do Alto Rio Guamá Educação Indígena Escolarizada e Relação com a Sociedade Nacional: o caso dos Tembé do Alto Rio GuamáCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAEducação indígenaIndígenas TembéInterculturalidadeEducação Indígena Escolarizada e Relação com a Sociedade Nacional: o caso dos Tembé do Alto Rio GuamáSchooling Indigenous Education and the Relationship with National Society: the case of the Tembé of the upper Guamá Riverinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectCastro, Janete Lima deGarcé, Claudia Leonor Lópezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGORIGINAL21.Educação Indígena Escolarizada e Relação com.pdf21.Educação Indígena Escolarizada e Relação com.pdfapplication/pdf626284https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2188/1/21.Educa%c3%a7%c3%a3o%20Ind%c3%adgena%20Escolarizada%20e%20Rela%c3%a7%c3%a3o%20com.pdf1635f7901b88c0b07268526a816dc28eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2188/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21.Educação Indígena Escolarizada e Relação com.pdf.txt21.Educação Indígena Escolarizada e Relação com.pdf.txtExtracted texttext/plain2569https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2188/3/21.Educa%c3%a7%c3%a3o%20Ind%c3%adgena%20Escolarizada%20e%20Rela%c3%a7%c3%a3o%20com.pdf.txt8360b2af5dec74a6ac752707202628fcMD53THUMBNAIL21.Educação Indígena Escolarizada e Relação com.pdf.jpg21.Educação Indígena Escolarizada e Relação com.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1861https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2188/4/21.Educa%c3%a7%c3%a3o%20Ind%c3%adgena%20Escolarizada%20e%20Rela%c3%a7%c3%a3o%20com.pdf.jpgdf498e18de807384698d55d44f55c4eaMD54mgoeldi/21882023-05-05 03:00:59.577oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:00:59Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
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