Os pecados da castidade em dois gêneros de discurso de Anchieta: cartas e manual de confissão (século XVI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Jaqueline Ferreira da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Barros, Maria Cândida D. Mendes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2391
Resumo: O manual de confissão anchietano em tupi (1992) apresenta as principais preocupações do jesuíta quanto à evangelização dos índios tupinambá do século XVI. O sexto mandamento "Eporopotarumé - Não desejes gente sensualmente" reúne o discurso tridentino sobre a moralização dos corpos e sobre o projeto de família cristã que os padres da Companhia de Jesus pretendiam instalar na colônia. A luxúria, um dos sete pecados capitais é subdividida em seis espécies - adultério, incesto, fornicação simples, estupro, rapto, pecado contra a natureza - e relacionada a pensamentos impuros, tocamentos, e palavras consideradas desonestas. O objetivo deste trabalho é comparar a forma de tratar os pecados contra a luxúria em dois discursos: o confessionário tupi e as cartas para o público europeu. As perguntas contidas no confessionário tupi de José de Anchieta trazem como tema principal os pecados contra a natureza (masturbação e sodomia). As cartas trocadas entre Anchieta e seus pares jesuítas, correspondência reunida por Serafim Leite no Monumenta Brasiliae (1956-1960), destaca a poligamia indígena e o amancebamento entre índias e brancos. Procuraremos delinear as razões para as diferenças entre as fontes na forma de tratamento da luxúria. Nossa hipótese atual é a de que a valorização dada ao pecado contra a natureza no confessionário e às práticas do adultério e da poligamia nas cartas, se devem à especificidade dos interlocutores em cada um dos discursos: o manual de confissão se dirige ao penitente indígena e as cartas são dirigidas aos religiosos da Europa com o objetivo de mostrar que a missão no Brasil estava dando certo. O trabalho utiliza como metodologia análise das fontes anchietanas e leitura de bibliografia básica referente ao tema da confissão como Jean Delumeau (1991) e Ângela Mendes de Almeida (1992).
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A luxúria, um dos sete pecados capitais é subdividida em seis espécies - adultério, incesto, fornicação simples, estupro, rapto, pecado contra a natureza - e relacionada a pensamentos impuros, tocamentos, e palavras consideradas desonestas. O objetivo deste trabalho é comparar a forma de tratar os pecados contra a luxúria em dois discursos: o confessionário tupi e as cartas para o público europeu. As perguntas contidas no confessionário tupi de José de Anchieta trazem como tema principal os pecados contra a natureza (masturbação e sodomia). As cartas trocadas entre Anchieta e seus pares jesuítas, correspondência reunida por Serafim Leite no Monumenta Brasiliae (1956-1960), destaca a poligamia indígena e o amancebamento entre índias e brancos. Procuraremos delinear as razões para as diferenças entre as fontes na forma de tratamento da luxúria. Nossa hipótese atual é a de que a valorização dada ao pecado contra a natureza no confessionário e às práticas do adultério e da poligamia nas cartas, se devem à especificidade dos interlocutores em cada um dos discursos: o manual de confissão se dirige ao penitente indígena e as cartas são dirigidas aos religiosos da Europa com o objetivo de mostrar que a missão no Brasil estava dando certo. O trabalho utiliza como metodologia análise das fontes anchietanas e leitura de bibliografia básica referente ao tema da confissão como Jean Delumeau (1991) e Ângela Mendes de Almeida (1992).The Anchietano manual of confession in Tupi (1992) presents the main concerns of the Jesuit regarding the evangelization of the Tupinambá Indians in the 16th century. The sixth commandment "Eporopotarumé - Do not desire people sensually" brings together the Tridentine discourse on the moralization of the bodies and on the Christian family project that the priests of the Society of Jesus intended to install in the colony. Lust, one of the seven capital sins, is subdivided into six species - adultery, incest, simple fornication, rape, abduction, sin against nature - and related to impure thoughts, touching, and words considered dishonest. The objective of this paper is to compare the way of treating sins against lust in two discourses: the Tupi confessional and letters to the European public. The questions contained in the Tupi confessional of José de Anchieta bring as main theme the sins against nature (masturbation and sodomy). The letters exchanged between Anchieta and his Jesuit peers, correspondence gathered by Serafim Leite in the Monumenta Brasiliae (1956-1960), highlights indigenous polygamy and courtship between Indian women and white men. We will try to outline the reasons for the differences between the sources in the way lust is treated. Our current hypothesis is that the valorization given to the sin against nature in the confessional and to the practices of adultery and polygamy in the letters, are due to the specificity of the interlocutors in each of the discourses: the manual of confession is addressed to the indigenous penitent and the letters are addressed to the religious in Europe with the objective of showing that the mission in Brazil was going well. The methodology used is the analysis of the anchietan sources and the reading of basic bibliography about confession, such as Jean Delumeau (1991) and Ângela Mendes de Almeida (1992).porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilOs pecados da castidade em dois gêneros de discurso de Anchieta: cartas e manual de confissão (século XVI)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIACartas jesuíticasConfessionário anchietanoLuxúriaOs pecados da castidade em dois gêneros de discurso de Anchieta: cartas e manual de confissão (século XVI)The sins of chastity in two genres of discourse by Anchieta: letters and manual of confession (16th century)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectMota, Jaqueline Ferreira daBarros, Maria Cândida D. 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