Diferentes Perspectivas dos Impedimentos de Casamento Tridentino: no Catecismo Tupi de Araújo (1618) e na Vida do índio Lopo de Souza Copaúba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Cândida D. Mendes
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Mata, Jaqueline Ferreira da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2305
Resumo: A pesquisa inicialmente teve como premissa que as relações entre índios e missionários na Amazônia colonial constituíram-se em um choque de culturas, na qual a evangelização jesuítica destruía os casamentos preferenciais tupinambá, tais como a forma poligâmica na qual os índios organizavam suas famílias. A pesquisa orientava-se pelo catecismo de Antônio de Araújo de 1618, no qual estão as regras de casamento cristão decididas no Concílio de Trento (1563). Uma sessão do catecismo que enfatizamos no início de pesquisa foi a lista de 24 impedimentos de casamento, dos quais mais de dez impediam relações conjugais tradicionais dos grupos tupis (poligamia, sororato, levirato, casamento do tio materno com a sobrinha etc.). Mas outra perspectiva dos impedimentos de casamento tridentinos na evangelização surgiu quando tomamos como objeto de estudo a vida dos índios. Um exemplo é a biografia do Principal da Aldeia de Maracanã, Lopo de Souza Copaúba, que preso por Antônio Vieira em 1661 por desposar a irmã de sua ex-mulher e, ainda assim, viver com ela por mais de 20 anos, evidencia que os impedimentos contidos no catecismo não foram aplicados em sua totalidade e tiveram de ser adaptadas à realidade da evangelização na Amazônia. O objetivo do trabalho é mostrar estas diferentes perspectivas dos impedimentos de casamento tridentino, tanto nas fontes oficiais como o catecismo tupi, como nos relatos de missionários que contaram casos de índios desviantes das regras cristãs. Os referenciais teóricos da pesquisa são os trabalhos de Karen Spalding (1972) e James Lockhart (2003). Spalding contribui com a ideia do índio como não-passivo nas relações com o missionário, e Lockhart com sua metodologia de utilizar as fontes institucionais com cuidado, buscando complementá-Ias com outros documentos que relatem o cotidiano dos índios. Este autor é um convite para tomar o catecismo de Araújo como um texto de caráter institucional e, portanto, não refletindo os resultados da evangelização entre os Índios.
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spelling 2023-05-16T18:13:19Z2023-05-162023-05-16T18:13:19Z2006-08-03MATA, Jaqueline Ferreira da; BARROS, Maria Cândida D. Mendes. Diferentes Perspectivas dos Impedimentos de Casamento Tridentino: no Catecismo Tupi de Araújo (1618) e na Vida do índio Lopo de Souza Copaúba. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 14., 2006, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2006.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2305A pesquisa inicialmente teve como premissa que as relações entre índios e missionários na Amazônia colonial constituíram-se em um choque de culturas, na qual a evangelização jesuítica destruía os casamentos preferenciais tupinambá, tais como a forma poligâmica na qual os índios organizavam suas famílias. A pesquisa orientava-se pelo catecismo de Antônio de Araújo de 1618, no qual estão as regras de casamento cristão decididas no Concílio de Trento (1563). Uma sessão do catecismo que enfatizamos no início de pesquisa foi a lista de 24 impedimentos de casamento, dos quais mais de dez impediam relações conjugais tradicionais dos grupos tupis (poligamia, sororato, levirato, casamento do tio materno com a sobrinha etc.). Mas outra perspectiva dos impedimentos de casamento tridentinos na evangelização surgiu quando tomamos como objeto de estudo a vida dos índios. Um exemplo é a biografia do Principal da Aldeia de Maracanã, Lopo de Souza Copaúba, que preso por Antônio Vieira em 1661 por desposar a irmã de sua ex-mulher e, ainda assim, viver com ela por mais de 20 anos, evidencia que os impedimentos contidos no catecismo não foram aplicados em sua totalidade e tiveram de ser adaptadas à realidade da evangelização na Amazônia. O objetivo do trabalho é mostrar estas diferentes perspectivas dos impedimentos de casamento tridentino, tanto nas fontes oficiais como o catecismo tupi, como nos relatos de missionários que contaram casos de índios desviantes das regras cristãs. Os referenciais teóricos da pesquisa são os trabalhos de Karen Spalding (1972) e James Lockhart (2003). Spalding contribui com a ideia do índio como não-passivo nas relações com o missionário, e Lockhart com sua metodologia de utilizar as fontes institucionais com cuidado, buscando complementá-Ias com outros documentos que relatem o cotidiano dos índios. Este autor é um convite para tomar o catecismo de Araújo como um texto de caráter institucional e, portanto, não refletindo os resultados da evangelização entre os Índios.The research initially had as premise that the relations between Indians and missionaries in the colonial Amazon constituted a clash of cultures, in which the Jesuit evangelization destroyed the Tupinambá preferential marriages, such as the polygamous form in which the Indians organized their families. The research was guided by Antônio de Araújo's catechism of 1618, in which are the rules of Christian marriage decided at the Council of Trent (1563). One section of the catechism that we emphasized at the beginning of our research was the list of 24 impediments to marriage, of which more than ten prevented traditional marital relations in Tupi groups (polygamy, sorority, levirate, marriage of the maternal uncle to his niece, etc.). But another perspective on the Tridentine marriage impediments in evangelization emerged when we take the lives of the Indians as an object of study. An example is the biography of the Principal of the Village of Maracanã, Lopo de Souza Copaúba, who was arrested by Antônio Vieira in 1661 for marrying his ex-wife's sister and still living with her for more than 20 years, shows that the impediments contained in the catechism were not applied in their entirety and had to be adapted to the reality of evangelization in the Amazon. The objective of the work is to show these different perspectives of the Tridentine marriage impediments, both in the official sources such as the Tupi catechism, and in the accounts of missionaries who told cases of Indians deviating from Christian rules. The theoretical references of the research are the works of Karen Spalding (1972) and James Lockhart (2003). Spalding contributes with the idea of the Indian as non-passive in his relations with the missionary, and Lockhart with his methodology of using institutional sources with care, seeking to complement them with other documents that relate the daily life of the Indians. This author is an invitation to take Araújo's catechism as a text of institutional character and, therefore, not reflecting the results of evangelization among the Indians.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilDiferentes Perspectivas dos Impedimentos de Casamento Tridentino: no Catecismo Tupi de Araújo (1618) e na Vida do índio Lopo de Souza CopaúbaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENACasamento TridentinoCatecismo TupiLopo de Souza CopaúbaCultura indígenaDiferentes Perspectivas dos Impedimentos de Casamento Tridentino: no Catecismo Tupi de Araújo (1618) e na Vida do índio Lopo de Souza CopaúbaDifferent Perspectives on the Tridentine Marriage Impediments: in Araújo's Tupi Catechism (1618) and in the Life of the Indian Lopo de Souza Copaúbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectBarros, Maria Cândida D. 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