Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do MPEG |
Texto Completo: | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2136 |
Resumo: | O grupo indígena Ticuna, habitante da região Amazonas - Alto Solimões -localizada no território brasileiro, vem ao longo dos anos sofrendo com as modificações recentes produzidas através do contato com a sociedade nacional. No entanto, eles continuam a preservar os seus mais importantes valores culturais, como a língua nativa e o ritual de iniciação feminino. Este trabalho tem como ponto de partida a Coleção Etnográfica Ticuna preservada na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emilio Goeldi, as peças foram classificadas em indumentárias rituais de dança e instrumentos rituais, as quais estão de alguma forma ligadas ao ritual de puberdade feminino. Tais artefatos puderam ser comparados entre peças coletadas há mais de 60 anos com peças que foram trazidas recentemente em 2000/02, o objetivo aqui era observar a iconografia inscrita como forma de voltar ao passado, para poder entender o presente. Assim como, comparar as ações prescritivas com as ações performativas da sociedade Ticuna. Para, assim, analisar os mitos visando entender como se processam as mudanças, ao longo da história, e como essas modificações contribuíram para a manutenção de seus saberes e tradições frente às imposições estabelecidas pela sociedade do contato. Constatou-se que apesar das descontinuidades produzidas no decorrer da história, os mitos foram reelaborados de acordo com as transformações, registrando-se, assim, uma estratégia de sobrevivência Ticuna, uma vez que as narrativas sobre a origem do povo Magüta - os primeiros Ticuna - estão presentes, no ritual, como forma de dar continuidade a sua existência cultural. As ações performativas são maneiras desses aborígenes continuarem seguindo suas tradições e seus valores culturais. A cultura, por ser dinâmica, passa por transformações e estratégias encontradas pela própria sociedade de se manter enquanto povo diferenciado da sociedade nacional, com sua identidade específica. |
id |
MPEG_ab82a769447048e168a864d1774e412d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.museu-goeldi.br:mgoeldi/2136 |
network_acronym_str |
MPEG |
network_name_str |
Repositório Institucional do MPEG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-04-25T13:40:26Z2023-04-252023-04-25T13:40:26Z2003-07-03GUEDES, Aínete Alcantara Rocha; FAULHABER, Priscila. Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 11., 2003, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2003.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2136O grupo indígena Ticuna, habitante da região Amazonas - Alto Solimões -localizada no território brasileiro, vem ao longo dos anos sofrendo com as modificações recentes produzidas através do contato com a sociedade nacional. No entanto, eles continuam a preservar os seus mais importantes valores culturais, como a língua nativa e o ritual de iniciação feminino. Este trabalho tem como ponto de partida a Coleção Etnográfica Ticuna preservada na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emilio Goeldi, as peças foram classificadas em indumentárias rituais de dança e instrumentos rituais, as quais estão de alguma forma ligadas ao ritual de puberdade feminino. Tais artefatos puderam ser comparados entre peças coletadas há mais de 60 anos com peças que foram trazidas recentemente em 2000/02, o objetivo aqui era observar a iconografia inscrita como forma de voltar ao passado, para poder entender o presente. Assim como, comparar as ações prescritivas com as ações performativas da sociedade Ticuna. Para, assim, analisar os mitos visando entender como se processam as mudanças, ao longo da história, e como essas modificações contribuíram para a manutenção de seus saberes e tradições frente às imposições estabelecidas pela sociedade do contato. Constatou-se que apesar das descontinuidades produzidas no decorrer da história, os mitos foram reelaborados de acordo com as transformações, registrando-se, assim, uma estratégia de sobrevivência Ticuna, uma vez que as narrativas sobre a origem do povo Magüta - os primeiros Ticuna - estão presentes, no ritual, como forma de dar continuidade a sua existência cultural. As ações performativas são maneiras desses aborígenes continuarem seguindo suas tradições e seus valores culturais. A cultura, por ser dinâmica, passa por transformações e estratégias encontradas pela própria sociedade de se manter enquanto povo diferenciado da sociedade nacional, com sua identidade específica.The indigenous Ticuna group, inhabitants of the Amazon region - Alto Solimões - located in the Brazilian territory, have been suffering over the years with recent changes produced through contact with the national society. However, they continue to preserve their most important cultural values, such as their native language and the female initiation ritual. This work has as its starting point the Ticuna Ethnographic Collection preserved in the Ethnology Technical Reserve of the Museu Paraense Emilio Goeldi. The pieces were classified into dance ritual garments and ritual instruments, which are somehow linked to the female puberty ritual. Such artifacts could be compared between pieces collected more than 60 years ago with pieces that were recently brought back in 2000/02, the goal here was to observe the iconography inscribed as a way to go back to the past in order to understand the present. As well as, to compare the prescriptive actions with the performative actions of the Ticuna society. In order to analyze the myths with the purpose of understanding how they have changed throughout history, and how these changes have contributed to the maintenance of their knowledge and traditions in the face of the impositions established by the contact society. It was found that despite the discontinuities produced in the course of history, the myths were re-elaborated according to the transformations, thus registering a Ticuna survival strategy, since the narratives about the origin of the Magüta people - the first Ticuna - are present in the ritual, as a form of giving continuity to their cultural existence. The performative actions are ways for these aborigines to continue following their traditions and cultural values. Culture, for being dynamic, undergoes transformations and strategies found by the society itself to maintain itself as a people differentiated from the national society, with its specific identity.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilMito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena TicunaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIATicunaMagütaRitosMito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena TicunaMyth, Rite and History: an analysis of the Ticuna indigenous societyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectGuedes, Aínete Alcantara RochaFaulhaber, Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGORIGINAL34.Mito, Rito e História uma análise da.pdf34.Mito, Rito e História uma análise da.pdfapplication/pdf414500https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2136/1/34.Mito%2c%20Rito%20e%20Hist%c3%b3ria%20uma%20an%c3%a1lise%20da.pdf4c6f8e9851bcd9709b7c55f568458037MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2136/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT34.Mito, Rito e História uma análise da.pdf.txt34.Mito, Rito e História uma análise da.pdf.txtExtracted texttext/plain2187https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2136/3/34.Mito%2c%20Rito%20e%20Hist%c3%b3ria%20uma%20an%c3%a1lise%20da.pdf.txt19ed72d5e0f0714ab585e9ce41d49146MD53THUMBNAIL34.Mito, Rito e História uma análise da.pdf.jpg34.Mito, Rito e História uma análise da.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1716https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2136/4/34.Mito%2c%20Rito%20e%20Hist%c3%b3ria%20uma%20an%c3%a1lise%20da.pdf.jpgd0332f93e56514a0f7f260c0ac18b408MD54mgoeldi/21362023-04-26 03:01:02.614oai:repositorio.museu-goeldi.br:mgoeldi/2136Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-04-26T06:01:02Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Myth, Rite and History: an analysis of the Ticuna indigenous society |
title |
Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna |
spellingShingle |
Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna Guedes, Aínete Alcantara Rocha CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Ticuna Magüta Ritos |
title_short |
Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna |
title_full |
Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna |
title_fullStr |
Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna |
title_full_unstemmed |
Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna |
title_sort |
Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna |
author |
Guedes, Aínete Alcantara Rocha |
author_facet |
Guedes, Aínete Alcantara Rocha Faulhaber, Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Faulhaber, Priscila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Aínete Alcantara Rocha Faulhaber, Priscila |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Ticuna Magüta Ritos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ticuna Magüta Ritos |
description |
O grupo indígena Ticuna, habitante da região Amazonas - Alto Solimões -localizada no território brasileiro, vem ao longo dos anos sofrendo com as modificações recentes produzidas através do contato com a sociedade nacional. No entanto, eles continuam a preservar os seus mais importantes valores culturais, como a língua nativa e o ritual de iniciação feminino. Este trabalho tem como ponto de partida a Coleção Etnográfica Ticuna preservada na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emilio Goeldi, as peças foram classificadas em indumentárias rituais de dança e instrumentos rituais, as quais estão de alguma forma ligadas ao ritual de puberdade feminino. Tais artefatos puderam ser comparados entre peças coletadas há mais de 60 anos com peças que foram trazidas recentemente em 2000/02, o objetivo aqui era observar a iconografia inscrita como forma de voltar ao passado, para poder entender o presente. Assim como, comparar as ações prescritivas com as ações performativas da sociedade Ticuna. Para, assim, analisar os mitos visando entender como se processam as mudanças, ao longo da história, e como essas modificações contribuíram para a manutenção de seus saberes e tradições frente às imposições estabelecidas pela sociedade do contato. Constatou-se que apesar das descontinuidades produzidas no decorrer da história, os mitos foram reelaborados de acordo com as transformações, registrando-se, assim, uma estratégia de sobrevivência Ticuna, uma vez que as narrativas sobre a origem do povo Magüta - os primeiros Ticuna - estão presentes, no ritual, como forma de dar continuidade a sua existência cultural. As ações performativas são maneiras desses aborígenes continuarem seguindo suas tradições e seus valores culturais. A cultura, por ser dinâmica, passa por transformações e estratégias encontradas pela própria sociedade de se manter enquanto povo diferenciado da sociedade nacional, com sua identidade específica. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-25T13:40:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-25 2023-04-25T13:40:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUEDES, Aínete Alcantara Rocha; FAULHABER, Priscila. Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 11., 2003, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2136 |
identifier_str_mv |
GUEDES, Aínete Alcantara Rocha; FAULHABER, Priscila. Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 11., 2003, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2003. |
url |
https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Mito, Rito e História: uma análise da sociedade indígena Ticuna |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Museu Paraense Emílio Goeldi |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
MPEG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Museu Paraense Emílio Goeldi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do MPEG instname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) instacron:MPEG |
instname_str |
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) |
instacron_str |
MPEG |
institution |
MPEG |
reponame_str |
Repositório Institucional do MPEG |
collection |
Repositório Institucional do MPEG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2136/1/34.Mito%2c%20Rito%20e%20Hist%c3%b3ria%20uma%20an%c3%a1lise%20da.pdf https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2136/2/license.txt https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2136/3/34.Mito%2c%20Rito%20e%20Hist%c3%b3ria%20uma%20an%c3%a1lise%20da.pdf.txt https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2136/4/34.Mito%2c%20Rito%20e%20Hist%c3%b3ria%20uma%20an%c3%a1lise%20da.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c6f8e9851bcd9709b7c55f568458037 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 19ed72d5e0f0714ab585e9ce41d49146 d0332f93e56514a0f7f260c0ac18b408 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809924593358471168 |