Devastação ilegal da floresta na terra indígena Alto Turiaçú-MA: impactos sobre a cultura material do povo indígena Ka'apor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis Neto, Flávio Alves dos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Garcés, Claudia López
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2400
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os impactos da devastação da floresta, causada pela ação de madeireiros e fazendeiros, sobre a confecção da arte plumária e a fabricação de arcos de caça entre o povo indígena Ka'apor, que habitam na terra indígena Alto Turiaçu, localizada na divisa dos estados do Pará e Maranhão. No decorrer da pesquisa foi efetuado levantamento bibliográfico referente ao povo indígena Ka'apor, centralizando a análise na bibliografia antropológica sobre cultura material, especificamente em relação à arte plumária (RIBEIRO; RIBEIRO, 1957; RIBEIRO DARCY 1996). Mas também foram coletados dados etnográficos na aldeia Xiepihum-rena, onde foram realizadas entrevistas. Neste sentido, o presente trabalho baseia-se na etnografia como principal ferramenta metodológica da antropologia. Além dos usos e significados destes elementos da cultura material Ka'apor, este trabalho analisa as transformações e os novos usos gerados a partir dos processos socioambientais contemporâneos. Nas duas visitas de campo realizadas constatou-se a ação devastadora de madeireiros fazendo extração ilegal de madeiras nobres da terra indígena, tais como o pau d'arco roxo (tabebuia impertiginosa standley) e pau d'arco amarelo (tabebuia serratifolia vahl), entre outras, espécies conhecidas como ipê roxo e amarelo, usadas pelo Ka'apor na confecção dos seus arcos de caça. De outro lado, a proibição da confecção de artesanato indígena usando como matéria prima animais da fauna silvestre brasileira, por parte do Ministério do Meio Ambiente, impediu a venda de arte plumária, que até alguns anos atrás era a principal forma de geração de renda, sendo agora confeccionada só para uso cerimonial. Esta proibição jurídica imposta à fabricação de adornos plumários com fins comerciais, têm provocado mudanças na elaboração de artesanato para a venda, substituindo as penas das aves por miçangas e sementes de palmeiras.
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spelling 2023-05-26T19:25:46Z2023-05-262023-05-26T19:25:46Z2007-07-05REIS NETO, Flávio Alves dos; GARCÉS, Claudia López. Devastação ilegal da floresta na terra indígena Alto Turiaçú-MA: impactos sobre a cultura material do povo indígena Ka'apor. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 15., 2007, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2007.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2400O objetivo deste estudo é analisar os impactos da devastação da floresta, causada pela ação de madeireiros e fazendeiros, sobre a confecção da arte plumária e a fabricação de arcos de caça entre o povo indígena Ka'apor, que habitam na terra indígena Alto Turiaçu, localizada na divisa dos estados do Pará e Maranhão. No decorrer da pesquisa foi efetuado levantamento bibliográfico referente ao povo indígena Ka'apor, centralizando a análise na bibliografia antropológica sobre cultura material, especificamente em relação à arte plumária (RIBEIRO; RIBEIRO, 1957; RIBEIRO DARCY 1996). Mas também foram coletados dados etnográficos na aldeia Xiepihum-rena, onde foram realizadas entrevistas. Neste sentido, o presente trabalho baseia-se na etnografia como principal ferramenta metodológica da antropologia. Além dos usos e significados destes elementos da cultura material Ka'apor, este trabalho analisa as transformações e os novos usos gerados a partir dos processos socioambientais contemporâneos. Nas duas visitas de campo realizadas constatou-se a ação devastadora de madeireiros fazendo extração ilegal de madeiras nobres da terra indígena, tais como o pau d'arco roxo (tabebuia impertiginosa standley) e pau d'arco amarelo (tabebuia serratifolia vahl), entre outras, espécies conhecidas como ipê roxo e amarelo, usadas pelo Ka'apor na confecção dos seus arcos de caça. De outro lado, a proibição da confecção de artesanato indígena usando como matéria prima animais da fauna silvestre brasileira, por parte do Ministério do Meio Ambiente, impediu a venda de arte plumária, que até alguns anos atrás era a principal forma de geração de renda, sendo agora confeccionada só para uso cerimonial. Esta proibição jurídica imposta à fabricação de adornos plumários com fins comerciais, têm provocado mudanças na elaboração de artesanato para a venda, substituindo as penas das aves por miçangas e sementes de palmeiras.The objective of this study is to analyze the impacts of forest devastation caused by the actions of loggers and ranchers on the making of feather art and hunting bows among the Ka'apor indigenous people who live in the Alto Turiaçu indigenous land, located on the border between the states of Pará and Maranhão. During the research, a bibliographic survey was carried out on the Ka'apor indigenous people, focusing the analysis on anthropological bibliography on material culture, specifically in relation to feather art (RIBEIRO; RIBEIRO, 1957; RIBEIRO DARCY 1996). But ethnographic data were also collected in the Xiepihum-rena village, where interviews were conducted. In this sense, the present work is based on ethnography as the main methodological tool of anthropology. In addition to the uses and meanings of these elements of Ka'apor material culture, this work analyzes the transformations and new uses generated from contemporary socio-environmental processes. During the two field visits we observed the devastating action of loggers illegally extracting noble woods from the indigenous land, such as the purple (tabebuia impertiginosa standley) and yellow (tabebuia serratifolia vahl) pau d'arco, among others, species known as the purple and yellow ipê, used by the Ka'apor to make their hunting bows. On the other hand, the prohibition by the Ministry of the Environment of the manufacture of indigenous handicrafts using animals of Brazilian wild fauna as raw material has prevented the sale of feather art, which until a few years ago was the main form of income generation, and is now made only for ceremonial use. This legal prohibition imposed on the manufacture of feather ornaments for commercial purposes has led to changes in the elaboration of handicrafts for sale, replacing bird feathers with beads and palm seeds.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilDevastação ilegal da floresta na terra indígena Alto Turiaçú-MA: impactos sobre a cultura material do povo indígena Ka'aporCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENAIndígenas ka ' aporCultura materialDevastação ambientalDevastação ilegal da floresta na terra indígena Alto Turiaçú-MA: impactos sobre a cultura material do povo indígena Ka'aporIllegal logging in the Alto Turiaçú Indigenous Land - MA: impacts on the material culture of the Ka'apor indigenous peopleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectReis Neto, Flávio Alves dosGarcés, Claudia Lópezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2400/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL27.Devastação ilegal da floresta na terra.pdf27.Devastação ilegal da floresta na terra.pdfapplication/pdf510723https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2400/1/27.Devasta%c3%a7%c3%a3o%20ilegal%20da%20floresta%20na%20terra.pdfa88308f2797c884863dc2d9064e5cba0MD51TEXT27.Devastação ilegal da floresta na terra.pdf.txt27.Devastação ilegal da floresta na terra.pdf.txtExtracted texttext/plain2329https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2400/3/27.Devasta%c3%a7%c3%a3o%20ilegal%20da%20floresta%20na%20terra.pdf.txt7794fe3e3ee2f7b8e27c4fbdfb080c15MD53THUMBNAIL27.Devastação ilegal da floresta na terra.pdf.jpg27.Devastação ilegal da floresta na terra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1942https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2400/4/27.Devasta%c3%a7%c3%a3o%20ilegal%20da%20floresta%20na%20terra.pdf.jpg5a8e2cba6d35c511f64303d47ee264b8MD54mgoeldi/24002023-05-27 03:01:03.069oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T06:01:03Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
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