A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rita de Cássia Domingues
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Barbosa, Priscila Faulhaber
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1873
Resumo: As peças etnográficas das coleções museológicas implicam em uma descaracterização étnica, ou seja, sofrem uma descontextualização pela retirada do seu lugar de origem. Todavia as práticas de conservação dentro de museus possibilitam, como no caso da coleção Ticuna do MPEG, sua documentação e contextualização. O objetivo do estudo é analisar aspectos da identidade Ticuna, partindo da observação de uma coleção etnográfica. Realizou-se o levantamento da coleção nos livros de Tombo, manipulação e descrição das máscaras que se encontram na Reserva Técnica do MPEG, utilizando referências bibliográficas sobre a etnia, em termos míticos, históricos e econômicos. Conceitos como teoria do contato, cultura material e identidade são operativos no desenvolvimento do trabalho. O conjunto de artefatos que o etnólogo Curt Nimuendajú coletou entre os índios Ticuna, Alto Rio Solimões - AM, em 1941/4?, durante o período em que foi funcionário e primeiro etnólogo contratado pelo MPEG, é uma coleção de 444 peças. O enfoque estabelecido foi em relação à categoria lndumentária Ritual de Dança, que envolve máscaras (26), vestimentas de máscaras (26) e complementos de máscaras (16), totalizando 68 peças. As máscaras possuem um papel importante no ritual de iniciação feminina realizado pelos Ticuna, denominado "Festa da Moça Nova", que apesar de passar por algumas adaptações e modificações decorrentes do contato com o branco permanece até hoje. A análise, para compreender tal identidade, perpassa pelo entendimento do conjunto no qual ela está inserida, envolvendo os mitos relatados durante a referida 'Festa'. A cada tipo de máscara se ligam determinados mitos que fazem referência específica à sua origem lendária e sobrenatural. As máscaras refletem uma realidade simbólica e social transmitida pelo mito, e estão relacionadas à identidade Ticuna por representarem uma dinâmica própria dentro do grupo.
id MPEG_d8ced070e66c1971ab3e0b617674cc6e
oai_identifier_str oai:repositorio.museu-goeldi.br:mgoeldi/1873
network_acronym_str MPEG
network_name_str Repositório Institucional do MPEG
repository_id_str
spelling 2023-01-20T17:41:45Z2023-01-202023-01-20T17:41:45Z1999-07-01LOPES, Rita de Cássia Domingues; BARBOSA, Priscila Faulhaber. A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi) . In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 7., 1999, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1999.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1873As peças etnográficas das coleções museológicas implicam em uma descaracterização étnica, ou seja, sofrem uma descontextualização pela retirada do seu lugar de origem. Todavia as práticas de conservação dentro de museus possibilitam, como no caso da coleção Ticuna do MPEG, sua documentação e contextualização. O objetivo do estudo é analisar aspectos da identidade Ticuna, partindo da observação de uma coleção etnográfica. Realizou-se o levantamento da coleção nos livros de Tombo, manipulação e descrição das máscaras que se encontram na Reserva Técnica do MPEG, utilizando referências bibliográficas sobre a etnia, em termos míticos, históricos e econômicos. Conceitos como teoria do contato, cultura material e identidade são operativos no desenvolvimento do trabalho. O conjunto de artefatos que o etnólogo Curt Nimuendajú coletou entre os índios Ticuna, Alto Rio Solimões - AM, em 1941/4?, durante o período em que foi funcionário e primeiro etnólogo contratado pelo MPEG, é uma coleção de 444 peças. O enfoque estabelecido foi em relação à categoria lndumentária Ritual de Dança, que envolve máscaras (26), vestimentas de máscaras (26) e complementos de máscaras (16), totalizando 68 peças. As máscaras possuem um papel importante no ritual de iniciação feminina realizado pelos Ticuna, denominado "Festa da Moça Nova", que apesar de passar por algumas adaptações e modificações decorrentes do contato com o branco permanece até hoje. A análise, para compreender tal identidade, perpassa pelo entendimento do conjunto no qual ela está inserida, envolvendo os mitos relatados durante a referida 'Festa'. A cada tipo de máscara se ligam determinados mitos que fazem referência específica à sua origem lendária e sobrenatural. As máscaras refletem uma realidade simbólica e social transmitida pelo mito, e estão relacionadas à identidade Ticuna por representarem uma dinâmica própria dentro do grupo.The ethnographic pieces in museum collections imply an ethnic decharacterization, i.e., they suffer a decontextualization by being removed from their place of origin. However, conservation practices within museums make it possible, as in the case of MPEG's Ticuna collection, to document and contextualize it. The purpose of this study is to analyze aspects of Ticuna identity, based on the observation of an ethnographic collection. We conducted the survey of the collection in the Tombo books, handling and description of the masks that are in the MPEG's Technical Reserve, using bibliographic references about the ethnic group, in mythical, historical and economic terms. Concepts such as contact theory, material culture, and identity are operative in the development of the work. The set of artifacts that the ethnologist Curt Nimuendajú collected among the Ticuna Indians, Upper Solimões River - AM, in 1941/4?, during the period when he was an employee and the first ethnologist hired by MPEG, is a collection of 444 pieces. The focus was on the category dance ritual clothing, which involves masks (26), mask garments (26) and mask complements (16), totaling 68 pieces. The masks play an important role in the Ticuna initiation ritual for women, called "Festa da Moça Nova," which, despite undergoing some adaptations and modifications due to contact with white people, remains to this day. The analysis, in order to understand such identity, goes through the understanding of the set in which it is inserted, involving the myths told during the referred 'Festa'. Each type of mask is associated with certain myths that make specific reference to its legendary and supernatural origin. The masks reflect a symbolic and social reality transmitted by the myth, and are related to the Ticuna identity by representing a specific dynamic within the group.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilA identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)CNPQ::CIENCIAS HUMANASNimuendajúTicunaCulturaA identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)The identity of the Ticuna Indians from the Nimuendajú collection (Emílio Goeldi Museum of Pará)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectLopes, Rita de Cássia DominguesBarbosa, Priscila Faulhaberinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1873/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTPIPIC 1999-37.pdf.txtPIPIC 1999-37.pdf.txtExtracted texttext/plain2263https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1873/3/PIPIC%201999-37.pdf.txtf10c492b8483016555a44cb98b2fb7baMD53THUMBNAILPIPIC 1999-37.pdf.jpgPIPIC 1999-37.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1712https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1873/4/PIPIC%201999-37.pdf.jpgab8853466f496f8d525999962f58805dMD54ORIGINALPIPIC 1999-37.pdfPIPIC 1999-37.pdfapplication/pdf495015https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1873/1/PIPIC%201999-37.pdf166150cc0575b73530fb87b1455810deMD51mgoeldi/18732023-01-21 03:01:08.586oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-01-21T06:01:08Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The identity of the Ticuna Indians from the Nimuendajú collection (Emílio Goeldi Museum of Pará)
title A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)
spellingShingle A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)
Lopes, Rita de Cássia Domingues
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Nimuendajú
Ticuna
Cultura
title_short A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)
title_full A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)
title_fullStr A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)
title_full_unstemmed A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)
title_sort A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)
author Lopes, Rita de Cássia Domingues
author_facet Lopes, Rita de Cássia Domingues
Barbosa, Priscila Faulhaber
author_role author
author2 Barbosa, Priscila Faulhaber
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rita de Cássia Domingues
Barbosa, Priscila Faulhaber
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Nimuendajú
Ticuna
Cultura
dc.subject.por.fl_str_mv Nimuendajú
Ticuna
Cultura
description As peças etnográficas das coleções museológicas implicam em uma descaracterização étnica, ou seja, sofrem uma descontextualização pela retirada do seu lugar de origem. Todavia as práticas de conservação dentro de museus possibilitam, como no caso da coleção Ticuna do MPEG, sua documentação e contextualização. O objetivo do estudo é analisar aspectos da identidade Ticuna, partindo da observação de uma coleção etnográfica. Realizou-se o levantamento da coleção nos livros de Tombo, manipulação e descrição das máscaras que se encontram na Reserva Técnica do MPEG, utilizando referências bibliográficas sobre a etnia, em termos míticos, históricos e econômicos. Conceitos como teoria do contato, cultura material e identidade são operativos no desenvolvimento do trabalho. O conjunto de artefatos que o etnólogo Curt Nimuendajú coletou entre os índios Ticuna, Alto Rio Solimões - AM, em 1941/4?, durante o período em que foi funcionário e primeiro etnólogo contratado pelo MPEG, é uma coleção de 444 peças. O enfoque estabelecido foi em relação à categoria lndumentária Ritual de Dança, que envolve máscaras (26), vestimentas de máscaras (26) e complementos de máscaras (16), totalizando 68 peças. As máscaras possuem um papel importante no ritual de iniciação feminina realizado pelos Ticuna, denominado "Festa da Moça Nova", que apesar de passar por algumas adaptações e modificações decorrentes do contato com o branco permanece até hoje. A análise, para compreender tal identidade, perpassa pelo entendimento do conjunto no qual ela está inserida, envolvendo os mitos relatados durante a referida 'Festa'. A cada tipo de máscara se ligam determinados mitos que fazem referência específica à sua origem lendária e sobrenatural. As máscaras refletem uma realidade simbólica e social transmitida pelo mito, e estão relacionadas à identidade Ticuna por representarem uma dinâmica própria dentro do grupo.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-20T17:41:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20
2023-01-20T17:41:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Rita de Cássia Domingues; BARBOSA, Priscila Faulhaber. A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi) . In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 7., 1999, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1999.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1873
identifier_str_mv LOPES, Rita de Cássia Domingues; BARBOSA, Priscila Faulhaber. A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi) . In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 7., 1999, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1999.
url https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv A identidade dos índios Ticuna partindo da coleção Nimuendajú (Museu Paraense Emílio Goeldi)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu Paraense Emílio Goeldi
dc.publisher.initials.fl_str_mv MPEG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Museu Paraense Emílio Goeldi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do MPEG
instname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron:MPEG
instname_str Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron_str MPEG
institution MPEG
reponame_str Repositório Institucional do MPEG
collection Repositório Institucional do MPEG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1873/2/license.txt
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1873/3/PIPIC%201999-37.pdf.txt
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1873/4/PIPIC%201999-37.pdf.jpg
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1873/1/PIPIC%201999-37.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
f10c492b8483016555a44cb98b2fb7ba
ab8853466f496f8d525999962f58805d
166150cc0575b73530fb87b1455810de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797065101493141504