O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Caio Cesar Castro da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temiminos Revista Científica
Texto Completo: http://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/28
Resumo: Pretendemos, neste texto, discutir a concepção de léxico que norteia os estudos baseados na Linguística Cognitiva e contrapô-la às demais correntes teóricas que preveem regras na organização lexical. Para tanto, apresentamos o conceito de léxico que adotamos, que é um ambiente em que convergem conhecimentos dos mais variados campos para criar novas palavras e novos sentidos para palavras já existentes. Além disso, estabelecemos a relação entre léxico e uso, uma vez que a maior ou menor produtividade de uma construção interfere na mecânica natural do léxico. Por fim, inserimos essa concepção de léxico ao ensino e argumentamos que é mais eficaz que a metodologia que vigora nas aulas de língua portuguesa.
id NEICE-1_050e20c7b8b748e17ba510cd34085160
oai_identifier_str oai:ojs.www.cnecrj.com.br:article/28
network_acronym_str NEICE-1
network_name_str Temiminos Revista Científica
spelling O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINOformação de palavras; léxico cognitivista; ensino de língua portuguesa.Pretendemos, neste texto, discutir a concepção de léxico que norteia os estudos baseados na Linguística Cognitiva e contrapô-la às demais correntes teóricas que preveem regras na organização lexical. Para tanto, apresentamos o conceito de léxico que adotamos, que é um ambiente em que convergem conhecimentos dos mais variados campos para criar novas palavras e novos sentidos para palavras já existentes. Além disso, estabelecemos a relação entre léxico e uso, uma vez que a maior ou menor produtividade de uma construção interfere na mecânica natural do léxico. Por fim, inserimos essa concepção de léxico ao ensino e argumentamos que é mais eficaz que a metodologia que vigora nas aulas de língua portuguesa.Faculdade CNEC Ilha do Governador2013-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/28Temiminós Revista Científica; v. 2, n. 2 (2013); 3-12reponame:Temiminos Revista Científicainstname:NEICEinstacron:NEICEporhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/28/23Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Caio Cesar Castro da2019-02-23T12:34:13Zhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/oai2317-7764opendoar:null2019-02-23 19:03:31.047Temiminos Revista Científica - NEICEtrue
dc.title.none.fl_str_mv O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO
title O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO
spellingShingle O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO
Silva, Caio Cesar Castro da
formação de palavras; léxico cognitivista; ensino de língua portuguesa.
title_short O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO
title_full O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO
title_fullStr O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO
title_full_unstemmed O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO
title_sort O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO
author Silva, Caio Cesar Castro da
author_facet Silva, Caio Cesar Castro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Caio Cesar Castro da
dc.subject.por.fl_str_mv formação de palavras; léxico cognitivista; ensino de língua portuguesa.
topic formação de palavras; léxico cognitivista; ensino de língua portuguesa.
dc.description.none.fl_txt_mv Pretendemos, neste texto, discutir a concepção de léxico que norteia os estudos baseados na Linguística Cognitiva e contrapô-la às demais correntes teóricas que preveem regras na organização lexical. Para tanto, apresentamos o conceito de léxico que adotamos, que é um ambiente em que convergem conhecimentos dos mais variados campos para criar novas palavras e novos sentidos para palavras já existentes. Além disso, estabelecemos a relação entre léxico e uso, uma vez que a maior ou menor produtividade de uma construção interfere na mecânica natural do léxico. Por fim, inserimos essa concepção de léxico ao ensino e argumentamos que é mais eficaz que a metodologia que vigora nas aulas de língua portuguesa.
description Pretendemos, neste texto, discutir a concepção de léxico que norteia os estudos baseados na Linguística Cognitiva e contrapô-la às demais correntes teóricas que preveem regras na organização lexical. Para tanto, apresentamos o conceito de léxico que adotamos, que é um ambiente em que convergem conhecimentos dos mais variados campos para criar novas palavras e novos sentidos para palavras já existentes. Além disso, estabelecemos a relação entre léxico e uso, uma vez que a maior ou menor produtividade de uma construção interfere na mecânica natural do léxico. Por fim, inserimos essa concepção de léxico ao ensino e argumentamos que é mais eficaz que a metodologia que vigora nas aulas de língua portuguesa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/28
url http://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/28/23
dc.rights.driver.fl_str_mv Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade CNEC Ilha do Governador
publisher.none.fl_str_mv Faculdade CNEC Ilha do Governador
dc.source.none.fl_str_mv Temiminós Revista Científica; v. 2, n. 2 (2013); 3-12
reponame:Temiminos Revista Científica
instname:NEICE
instacron:NEICE
reponame_str Temiminos Revista Científica
collection Temiminos Revista Científica
instname_str NEICE
instacron_str NEICE
institution NEICE
repository.name.fl_str_mv Temiminos Revista Científica - NEICE
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1669935416512348160