O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temiminos Revista Científica |
Texto Completo: | http://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/28 |
Resumo: | Pretendemos, neste texto, discutir a concepção de léxico que norteia os estudos baseados na Linguística Cognitiva e contrapô-la às demais correntes teóricas que preveem regras na organização lexical. Para tanto, apresentamos o conceito de léxico que adotamos, que é um ambiente em que convergem conhecimentos dos mais variados campos para criar novas palavras e novos sentidos para palavras já existentes. Além disso, estabelecemos a relação entre léxico e uso, uma vez que a maior ou menor produtividade de uma construção interfere na mecânica natural do léxico. Por fim, inserimos essa concepção de léxico ao ensino e argumentamos que é mais eficaz que a metodologia que vigora nas aulas de língua portuguesa. |
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O LÉXICO COGNITIVISTA: PADRÕES DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINOformação de palavras; léxico cognitivista; ensino de língua portuguesa.Pretendemos, neste texto, discutir a concepção de léxico que norteia os estudos baseados na Linguística Cognitiva e contrapô-la às demais correntes teóricas que preveem regras na organização lexical. Para tanto, apresentamos o conceito de léxico que adotamos, que é um ambiente em que convergem conhecimentos dos mais variados campos para criar novas palavras e novos sentidos para palavras já existentes. Além disso, estabelecemos a relação entre léxico e uso, uma vez que a maior ou menor produtividade de uma construção interfere na mecânica natural do léxico. Por fim, inserimos essa concepção de léxico ao ensino e argumentamos que é mais eficaz que a metodologia que vigora nas aulas de língua portuguesa.Faculdade CNEC Ilha do Governador2013-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/28Temiminós Revista Científica; v. 2, n. 2 (2013); 3-12reponame:Temiminos Revista Científicainstname:NEICEinstacron:NEICEporhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/28/23Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Caio Cesar Castro da2019-02-23T12:34:13Zhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/oai2317-7764opendoar:null2019-02-23 19:03:31.047Temiminos Revista Científica - NEICEtrue |
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Pretendemos, neste texto, discutir a concepção de léxico que norteia os estudos baseados na Linguística Cognitiva e contrapô-la às demais correntes teóricas que preveem regras na organização lexical. Para tanto, apresentamos o conceito de léxico que adotamos, que é um ambiente em que convergem conhecimentos dos mais variados campos para criar novas palavras e novos sentidos para palavras já existentes. Além disso, estabelecemos a relação entre léxico e uso, uma vez que a maior ou menor produtividade de uma construção interfere na mecânica natural do léxico. Por fim, inserimos essa concepção de léxico ao ensino e argumentamos que é mais eficaz que a metodologia que vigora nas aulas de língua portuguesa. |
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Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). info:eu-repo/semantics/openAccess |
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