A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/749 |
Resumo: | This work aims to investigate and describe phases and procedures performing by a Paulista Company in order to compete for the Prêmio Nacional de Qualidade PNQ (National Quality Award), during 2003 and 2004 by using PNQ excellence criteria. For this, there was an investigation and a description from quality concepts of the 20th Century most expressive authors, the main quality awards historical, the FNPQ fundamentals and criteria, in order to obtain the National Quality Award, besides the quality historic from the company and its difficulties during the implementation process for pursuit the owners excellence. It was used qualitative research methodology studying a single case, with 17 semi-arranged interviews with directors and managers, in addition to documental analysis on the company, and bibliographic research. At the end, the conclusion was that: in eight PNQ excellence criteria in 2004, five had lower results comparing to 2003, one was kept and only two lowly contributed to excellence improvements, i.e., the improvement points considered relevant to the performance evaluation. |
id |
NOVE_39bca7a4ee5255c8f0088384a4cabca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/749 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Daniel AugustoCPF:49147463872http://lattes.cnpq.br/4494297348992927Chagas, Anivaldo Tadeu RostonCPF:12566179700http://lattes.cnpq.br/9340135156901692Queiroz, Ana Carolina SpolidoroCPF:12533776858http://lattes.cnpq.br/0049800199208312Campanario, Milton de AbreuCPF:85187992872http://lattes.cnpq.br/9732273681639646CPF:00604182813http://lattes.cnpq.br/4175357573565902Cano, Carlos Roberto2015-04-08T15:35:20Z2007-02-272006-06-28CANO, Carlos Roberto. A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/749This work aims to investigate and describe phases and procedures performing by a Paulista Company in order to compete for the Prêmio Nacional de Qualidade PNQ (National Quality Award), during 2003 and 2004 by using PNQ excellence criteria. For this, there was an investigation and a description from quality concepts of the 20th Century most expressive authors, the main quality awards historical, the FNPQ fundamentals and criteria, in order to obtain the National Quality Award, besides the quality historic from the company and its difficulties during the implementation process for pursuit the owners excellence. It was used qualitative research methodology studying a single case, with 17 semi-arranged interviews with directors and managers, in addition to documental analysis on the company, and bibliographic research. At the end, the conclusion was that: in eight PNQ excellence criteria in 2004, five had lower results comparing to 2003, one was kept and only two lowly contributed to excellence improvements, i.e., the improvement points considered relevant to the performance evaluation.O objetivo deste trabalho foi o de investigar e descrever as etapas e processos pelas quais uma empresa paulista passou para concorrer ao Prêmio Nacional da Qualidade PNQ, nos anos de 2003 e 2004, utilizando os critérios de excelência do PNQ. Para tanto foram investigados e descritos os conceitos da qualidade de autores mais expressivos no século XX, o histórico dos principais prêmios da qualidade, os fundamentos e os critérios da FPNQ para obtenção do Prêmio Nacional da Qualidade, o histórico da qualidade da empresa em estudo e suas eventuais dificuldades no processo de implantação da busca da excelência empresarial para obter o PNQ. Utilizou-se a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso único, com 17 entrevistas semi-estruturadas com os diretores e gerentes e análise documental na empresa objeto desse estudo, além da pesquisa bibliográfica. Finalizando a pesquisa, chega-se a conclusão que, na empresa estudada, em oito critérios de excelência do PNQ de 2004, cinco tiveram resultados menores na comparação com 2003, um se manteve e somente dois contribuíram modestamente para as melhorias da excelência, ou seja, os pontos de melhoria considerados relevantes para a avaliação do desempenho.Made available in DSpace on 2015-04-08T15:35:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Carlos_Roberto_Cano.pdf: 991289 bytes, checksum: 1dcc98500a1608a02a673b2c75263b61 (MD5) Previous issue date: 2006-06-28application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUninoveBRAdministraçãoQualidadePrêmio nacional da qualidadeExcelência empresarialQualidade totalQualityNational quality awardTotal qualityCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8024035432632778221600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Carlos_Roberto_Cano.pdfapplication/pdf991289http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/749/1/B_Carlos_Roberto_Cano.pdf1dcc98500a1608a02a673b2c75263b61MD51tede/7492022-06-06 15:37:28.006oai:localhost:tede/749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-06T18:37:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso |
title |
A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso |
spellingShingle |
A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso Cano, Carlos Roberto Qualidade Prêmio nacional da qualidade Excelência empresarial Qualidade total Quality National quality award Total quality CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso |
title_full |
A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso |
title_fullStr |
A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso |
title_sort |
A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso |
author |
Cano, Carlos Roberto |
author_facet |
Cano, Carlos Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Daniel Augusto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:49147463872 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4494297348992927 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Chagas, Anivaldo Tadeu Roston |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:12566179700 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9340135156901692 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Queiroz, Ana Carolina Spolidoro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:12533776858 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0049800199208312 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Campanario, Milton de Abreu |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:85187992872 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9732273681639646 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00604182813 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4175357573565902 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cano, Carlos Roberto |
contributor_str_mv |
Moreira, Daniel Augusto Chagas, Anivaldo Tadeu Roston Queiroz, Ana Carolina Spolidoro Campanario, Milton de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Prêmio nacional da qualidade Excelência empresarial Qualidade total |
topic |
Qualidade Prêmio nacional da qualidade Excelência empresarial Qualidade total Quality National quality award Total quality CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quality National quality award Total quality |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
This work aims to investigate and describe phases and procedures performing by a Paulista Company in order to compete for the Prêmio Nacional de Qualidade PNQ (National Quality Award), during 2003 and 2004 by using PNQ excellence criteria. For this, there was an investigation and a description from quality concepts of the 20th Century most expressive authors, the main quality awards historical, the FNPQ fundamentals and criteria, in order to obtain the National Quality Award, besides the quality historic from the company and its difficulties during the implementation process for pursuit the owners excellence. It was used qualitative research methodology studying a single case, with 17 semi-arranged interviews with directors and managers, in addition to documental analysis on the company, and bibliographic research. At the end, the conclusion was that: in eight PNQ excellence criteria in 2004, five had lower results comparing to 2003, one was kept and only two lowly contributed to excellence improvements, i.e., the improvement points considered relevant to the performance evaluation. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06-28 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T15:35:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CANO, Carlos Roberto. A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/749 |
identifier_str_mv |
CANO, Carlos Roberto. A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
8024035432632778221 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/749/1/B_Carlos_Roberto_Cano.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1dcc98500a1608a02a673b2c75263b61 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1800312345591808000 |