A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cano, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
Texto Completo: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/749
Resumo: This work aims to investigate and describe phases and procedures performing by a Paulista Company in order to compete for the Prêmio Nacional de Qualidade PNQ (National Quality Award), during 2003 and 2004 by using PNQ excellence criteria. For this, there was an investigation and a description from quality concepts of the 20th Century most expressive authors, the main quality awards historical, the FNPQ fundamentals and criteria, in order to obtain the National Quality Award, besides the quality historic from the company and its difficulties during the implementation process for pursuit the owners excellence. It was used qualitative research methodology studying a single case, with 17 semi-arranged interviews with directors and managers, in addition to documental analysis on the company, and bibliographic research. At the end, the conclusion was that: in eight PNQ excellence criteria in 2004, five had lower results comparing to 2003, one was kept and only two lowly contributed to excellence improvements, i.e., the improvement points considered relevant to the performance evaluation.
id NOVE_39bca7a4ee5255c8f0088384a4cabca6
oai_identifier_str oai:localhost:tede/749
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Moreira, Daniel AugustoCPF:49147463872http://lattes.cnpq.br/4494297348992927Chagas, Anivaldo Tadeu RostonCPF:12566179700http://lattes.cnpq.br/9340135156901692Queiroz, Ana Carolina SpolidoroCPF:12533776858http://lattes.cnpq.br/0049800199208312Campanario, Milton de AbreuCPF:85187992872http://lattes.cnpq.br/9732273681639646CPF:00604182813http://lattes.cnpq.br/4175357573565902Cano, Carlos Roberto2015-04-08T15:35:20Z2007-02-272006-06-28CANO, Carlos Roberto. A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/749This work aims to investigate and describe phases and procedures performing by a Paulista Company in order to compete for the Prêmio Nacional de Qualidade PNQ (National Quality Award), during 2003 and 2004 by using PNQ excellence criteria. For this, there was an investigation and a description from quality concepts of the 20th Century most expressive authors, the main quality awards historical, the FNPQ fundamentals and criteria, in order to obtain the National Quality Award, besides the quality historic from the company and its difficulties during the implementation process for pursuit the owners excellence. It was used qualitative research methodology studying a single case, with 17 semi-arranged interviews with directors and managers, in addition to documental analysis on the company, and bibliographic research. At the end, the conclusion was that: in eight PNQ excellence criteria in 2004, five had lower results comparing to 2003, one was kept and only two lowly contributed to excellence improvements, i.e., the improvement points considered relevant to the performance evaluation.O objetivo deste trabalho foi o de investigar e descrever as etapas e processos pelas quais uma empresa paulista passou para concorrer ao Prêmio Nacional da Qualidade PNQ, nos anos de 2003 e 2004, utilizando os critérios de excelência do PNQ. Para tanto foram investigados e descritos os conceitos da qualidade de autores mais expressivos no século XX, o histórico dos principais prêmios da qualidade, os fundamentos e os critérios da FPNQ para obtenção do Prêmio Nacional da Qualidade, o histórico da qualidade da empresa em estudo e suas eventuais dificuldades no processo de implantação da busca da excelência empresarial para obter o PNQ. Utilizou-se a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso único, com 17 entrevistas semi-estruturadas com os diretores e gerentes e análise documental na empresa objeto desse estudo, além da pesquisa bibliográfica. Finalizando a pesquisa, chega-se a conclusão que, na empresa estudada, em oito critérios de excelência do PNQ de 2004, cinco tiveram resultados menores na comparação com 2003, um se manteve e somente dois contribuíram modestamente para as melhorias da excelência, ou seja, os pontos de melhoria considerados relevantes para a avaliação do desempenho.Made available in DSpace on 2015-04-08T15:35:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Carlos_Roberto_Cano.pdf: 991289 bytes, checksum: 1dcc98500a1608a02a673b2c75263b61 (MD5) Previous issue date: 2006-06-28application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUninoveBRAdministraçãoQualidadePrêmio nacional da qualidadeExcelência empresarialQualidade totalQualityNational quality awardTotal qualityCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8024035432632778221600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Carlos_Roberto_Cano.pdfapplication/pdf991289http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/749/1/B_Carlos_Roberto_Cano.pdf1dcc98500a1608a02a673b2c75263b61MD51tede/7492022-06-06 15:37:28.006oai:localhost:tede/749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-06T18:37:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso
title A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso
spellingShingle A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso
Cano, Carlos Roberto
Qualidade
Prêmio nacional da qualidade
Excelência empresarial
Qualidade total
Quality
National quality award
Total quality
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso
title_full A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso
title_fullStr A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso
title_full_unstemmed A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso
title_sort A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso
author Cano, Carlos Roberto
author_facet Cano, Carlos Roberto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Daniel Augusto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49147463872
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4494297348992927
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Chagas, Anivaldo Tadeu Roston
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:12566179700
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9340135156901692
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Queiroz, Ana Carolina Spolidoro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:12533776858
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0049800199208312
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Campanario, Milton de Abreu
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:85187992872
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9732273681639646
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00604182813
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4175357573565902
dc.contributor.author.fl_str_mv Cano, Carlos Roberto
contributor_str_mv Moreira, Daniel Augusto
Chagas, Anivaldo Tadeu Roston
Queiroz, Ana Carolina Spolidoro
Campanario, Milton de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Prêmio nacional da qualidade
Excelência empresarial
Qualidade total
topic Qualidade
Prêmio nacional da qualidade
Excelência empresarial
Qualidade total
Quality
National quality award
Total quality
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Quality
National quality award
Total quality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description This work aims to investigate and describe phases and procedures performing by a Paulista Company in order to compete for the Prêmio Nacional de Qualidade PNQ (National Quality Award), during 2003 and 2004 by using PNQ excellence criteria. For this, there was an investigation and a description from quality concepts of the 20th Century most expressive authors, the main quality awards historical, the FNPQ fundamentals and criteria, in order to obtain the National Quality Award, besides the quality historic from the company and its difficulties during the implementation process for pursuit the owners excellence. It was used qualitative research methodology studying a single case, with 17 semi-arranged interviews with directors and managers, in addition to documental analysis on the company, and bibliographic research. At the end, the conclusion was that: in eight PNQ excellence criteria in 2004, five had lower results comparing to 2003, one was kept and only two lowly contributed to excellence improvements, i.e., the improvement points considered relevant to the performance evaluation.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-28
dc.date.available.fl_str_mv 2007-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T15:35:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CANO, Carlos Roberto. A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/749
identifier_str_mv CANO, Carlos Roberto. A busca do Prêmio Nacional da Qualidade por uma empresa do Pólo Petroquímico do Estado de São Paulo: um estudo de caso. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 8024035432632778221
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/749/1/B_Carlos_Roberto_Cano.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dcc98500a1608a02a673b2c75263b61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1800312345591808000