A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2984 |
Resumo: | This dissertation aims to identify the influence of social isolation on the relationships among positive and negative emotions, impulse buying tendency, hedonic and utilitarian purchase values, and ego depletion in indulgent consumption. This research is quantitative, with statistical analysis conducted through modelling of structural equations with estimation of partial least squares. A sample of 311 students composed the cross-sectional survey. The main results of this research demonstrate that the intervening variable social isolation, especially observed worldwide at higher levels due the Covid-19 pandemic, affects the relationships among emotions, purchase values and ego depletion and purchase intention in indulgent and non-indulgent consumption. The theoretical contribution of this dissertation involves the literature on consumer behaviour, specifically indulgent and non-indulgent purchase intention. The constructs positive and negative emotion, purchase values, hedonic and utilitarian, and ego depletion presented relationships with indulgent and non-indulgent purchase intention affected by social isolation. We point out managerial contributions in relation to marketing tools which may change the levels of indulgent and non-indulgent purchase intention in different ways in the context of social isolation. This conceptual model is original, and we did not identify previous published studies that relate social isolation to indulgent purchase intention and the other constructs used in this study. |
id |
NOVE_78fd97946866e88d9fb097d74d4d3233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/2984 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Evandro Luizhttp://lattes.cnpq.br/0631574435962669Lopes, Evandro Luizhttp://lattes.cnpq.br/0631574435962669Silva, Dirceu dahttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842Bido, Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086Urdan, André Torreshttp://lattes.cnpq.br/8407510651093986Cunha, Júlio Araújo Carneiro dahttp://lattes.cnpq.br/6202822187041175http://lattes.cnpq.br/0202507626410078Rafael, Diego Nogueira2022-07-01T18:51:53Z2022-05-25Rafael, Diego Nogueira. A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente. 2022. 104 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2984This dissertation aims to identify the influence of social isolation on the relationships among positive and negative emotions, impulse buying tendency, hedonic and utilitarian purchase values, and ego depletion in indulgent consumption. This research is quantitative, with statistical analysis conducted through modelling of structural equations with estimation of partial least squares. A sample of 311 students composed the cross-sectional survey. The main results of this research demonstrate that the intervening variable social isolation, especially observed worldwide at higher levels due the Covid-19 pandemic, affects the relationships among emotions, purchase values and ego depletion and purchase intention in indulgent and non-indulgent consumption. The theoretical contribution of this dissertation involves the literature on consumer behaviour, specifically indulgent and non-indulgent purchase intention. The constructs positive and negative emotion, purchase values, hedonic and utilitarian, and ego depletion presented relationships with indulgent and non-indulgent purchase intention affected by social isolation. We point out managerial contributions in relation to marketing tools which may change the levels of indulgent and non-indulgent purchase intention in different ways in the context of social isolation. This conceptual model is original, and we did not identify previous published studies that relate social isolation to indulgent purchase intention and the other constructs used in this study.Esta tese tem o objetivo de identificar a influência do isolamento social nas relações entre emoções positiva e negativa, tendência de compra por impulso, valores de compra hedônico e utilitário e depleção do ego no consumo indulgente. A pesquisa é quantitativa, com análises estatísticas conduzidas por meio da modelagem de equações estruturais, com estimação de ajuste de mínimos quadrados parciais. Foi conduzida uma survey em corte transversal junto a uma amostra de 311 estudantes. Os principais resultados desta tese demonstram que a variável isolamento social percebido, observada em maiores níveis atualmente, em decorrência da pandemia da COVID-19, altera as relações entre emoções negativas, compra por impulso, valores de compra hedônico e utilitário e depleção do ego com a intenção de compra indulgente e não indulgente. A contribuição teórica desta tese envolve a literatura do comportamento do consumidor, especificamente a intenção de compra indulgente e não indulgente. Os construtos emoção positiva e negativa, valores de compra, hedônico e utilitário, e a depleção do ego têm suas relações com a intenção de compra indulgente e não indulgente afetadas pelo isolamento social. Contribuições gerenciais são apontadas com relação às ferramentas de marketing, as quais podem alterar os níveis de intenção de compra indulgente e não indulgente de diferentes formas na condição do isolamento social. O modelo conceitual desta tese é original, não sendo identificados estudos prévios publicados que relacionam o isolamento social com a intenção de compra indulgente e os demais construtos utilizados neste trabalho.Submitted by Nadir Basilio (nadirsb@uninove.br) on 2022-07-01T18:51:53Z No. of bitstreams: 1 Diego Nogueira Rafael.pdf: 2012752 bytes, checksum: 3037832a7b2a3f040ff6aa21e4874373 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-01T18:51:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diego Nogueira Rafael.pdf: 2012752 bytes, checksum: 3037832a7b2a3f040ff6aa21e4874373 (MD5) Previous issue date: 2022-05-25application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNINOVEBrasilAdministraçãoisolamento socialemoção positiva e negativacompra por impulsovalores de compradepleção do egoconsumo indulgentemodelagem de equações estruturaissocial isolationpositive and negative emotionimpulse purchasepurchase valuesego depletionindulgent consumptionstructural equation modelingCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgenteThe influence of social isolation on the relationship among emotion, impulse purchase, purchase value, and ego depletion, in indulgent purchase intentioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8024035432632778221600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALDiego Nogueira Rafael.pdfDiego Nogueira Rafael.pdfapplication/pdf2012752http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2984/2/Diego+Nogueira+Rafael.pdf3037832a7b2a3f040ff6aa21e4874373MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2984/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/29842022-07-01 15:51:53.047oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-07-01T18:51:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The influence of social isolation on the relationship among emotion, impulse purchase, purchase value, and ego depletion, in indulgent purchase intention |
title |
A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente |
spellingShingle |
A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente Rafael, Diego Nogueira isolamento social emoção positiva e negativa compra por impulso valores de compra depleção do ego consumo indulgente modelagem de equações estruturais social isolation positive and negative emotion impulse purchase purchase values ego depletion indulgent consumption structural equation modeling CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente |
title_full |
A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente |
title_fullStr |
A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente |
title_full_unstemmed |
A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente |
title_sort |
A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente |
author |
Rafael, Diego Nogueira |
author_facet |
Rafael, Diego Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Evandro Luiz |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0631574435962669 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lopes, Evandro Luiz |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0631574435962669 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Dirceu da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Bido, Diógenes |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7757562071320086 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Urdan, André Torres |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8407510651093986 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Cunha, Júlio Araújo Carneiro da |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6202822187041175 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0202507626410078 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael, Diego Nogueira |
contributor_str_mv |
Lopes, Evandro Luiz Lopes, Evandro Luiz Silva, Dirceu da Bido, Diógenes Urdan, André Torres Cunha, Júlio Araújo Carneiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
isolamento social emoção positiva e negativa compra por impulso valores de compra depleção do ego consumo indulgente modelagem de equações estruturais |
topic |
isolamento social emoção positiva e negativa compra por impulso valores de compra depleção do ego consumo indulgente modelagem de equações estruturais social isolation positive and negative emotion impulse purchase purchase values ego depletion indulgent consumption structural equation modeling CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
social isolation positive and negative emotion impulse purchase purchase values ego depletion indulgent consumption structural equation modeling |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
This dissertation aims to identify the influence of social isolation on the relationships among positive and negative emotions, impulse buying tendency, hedonic and utilitarian purchase values, and ego depletion in indulgent consumption. This research is quantitative, with statistical analysis conducted through modelling of structural equations with estimation of partial least squares. A sample of 311 students composed the cross-sectional survey. The main results of this research demonstrate that the intervening variable social isolation, especially observed worldwide at higher levels due the Covid-19 pandemic, affects the relationships among emotions, purchase values and ego depletion and purchase intention in indulgent and non-indulgent consumption. The theoretical contribution of this dissertation involves the literature on consumer behaviour, specifically indulgent and non-indulgent purchase intention. The constructs positive and negative emotion, purchase values, hedonic and utilitarian, and ego depletion presented relationships with indulgent and non-indulgent purchase intention affected by social isolation. We point out managerial contributions in relation to marketing tools which may change the levels of indulgent and non-indulgent purchase intention in different ways in the context of social isolation. This conceptual model is original, and we did not identify previous published studies that relate social isolation to indulgent purchase intention and the other constructs used in this study. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-01T18:51:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rafael, Diego Nogueira. A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente. 2022. 104 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2984 |
identifier_str_mv |
Rafael, Diego Nogueira. A influência do isolamento social nas relações entre emoção, compra por impulso, valor de compra e depleção do ego na intenção de compra indulgente. 2022. 104 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
8024035432632778221 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNINOVE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2984/2/Diego+Nogueira+Rafael.pdf http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2984/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3037832a7b2a3f040ff6aa21e4874373 bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1811016887879860224 |