Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/401 |
Resumo: | The purpose of this work is to do the retaking of the complexity method proposed by Edgar Morin in order to analyze the Death concept in society and in the Education. The work Man and Death is the hermeneutical readings and analysis eixo to understand the themes. The way we took at a first moment deals with the themes of Death refusal in contemporaneous society and its overcoming through the Myths and the question of the double . After that, the question of Life/ Death paradox was studied on a deeper way, following Morin s proposal on Method 2 and Method 5. Thus, the theoretical content of both main texts was read adopting the circular and spiral method to exam the author s work. At last, this work deals with the education with no paradoxes, the transformation of a no-education into an education , trying to show how the paradox Life/ Death in the perspective of the complexity undergoes in an Education like Theory for Life. |
id |
NOVE_8e9ae9a1d9002708b1ee9921c7331993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/401 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Queiróz, José J.CPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6935315937638516Petraglia, Izabel CristinaCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6460862782566101Assis, Orly Zucatto Montovani deAlmeida, Cleide Rita Silvério deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8590883289472447CPF:55555555555http://lattes.cnpq.br/0402332549257961Bastos, Claudio Roberto Fontana2015-04-08T14:36:34Z2009-09-242009-08-31BASTOS, Claudio Roberto Fontana. Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/401The purpose of this work is to do the retaking of the complexity method proposed by Edgar Morin in order to analyze the Death concept in society and in the Education. The work Man and Death is the hermeneutical readings and analysis eixo to understand the themes. The way we took at a first moment deals with the themes of Death refusal in contemporaneous society and its overcoming through the Myths and the question of the double . After that, the question of Life/ Death paradox was studied on a deeper way, following Morin s proposal on Method 2 and Method 5. Thus, the theoretical content of both main texts was read adopting the circular and spiral method to exam the author s work. At last, this work deals with the education with no paradoxes, the transformation of a no-education into an education , trying to show how the paradox Life/ Death in the perspective of the complexity undergoes in an Education like Theory for Life.O objetivo desta dissertação é realizar a retomada do método da complexidade proposto por Morin para a análise do conceito de morte na sociedade em geral e no âmbito educativo. A obra O Homem e a Morte, constitui eixo hermenêutico das leituras e análises para a compreensão do tema. O itinerário que seguimos num primeiro momento trata dos temas da recusa da morte na sociedade contemporânea e a superação desta por meio dos mitos e a questão do duplo. O segundo momento foi aprofundar a questão do paradoxo vida/morte segundo a teoria da complexidade no Método 2: A Vida da vida e no Método 5: A humanidade da humanidade. Por conseguinte, o conteúdo teórico destes dois textos fundamentais foi lido adotando o procedimento circular e em espiral para o exame da obra do autor. Enfim a pesquisa aborda no momento final, a educação sem paradoxos, a passagem de uma educação in-existente ao existir educacional, demonstrando como o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade se transforma em uma Educação como Teoria para a Vida.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Claudio Roberto Fontana Bastos.pdf: 461795 bytes, checksum: 2d9d6ee65b55c0ea9a001d9894c13cc0 (MD5) Previous issue date: 2009-08-31application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoMorte/vidaComplexidadeEducaçãoDeath/Life, Complexity, EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOViver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Claudio Roberto Fontana Bastos.pdfapplication/pdf461795http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/401/1/B_Claudio+Roberto+Fontana+Bastos.pdf2d9d6ee65b55c0ea9a001d9894c13cc0MD51tede/4012022-06-03 17:46:22.556oai:localhost:tede/401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:46:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação |
title |
Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação |
spellingShingle |
Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação Bastos, Claudio Roberto Fontana Morte/vida Complexidade Educação Death/Life, Complexity, Education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação |
title_full |
Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação |
title_fullStr |
Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação |
title_full_unstemmed |
Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação |
title_sort |
Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação |
author |
Bastos, Claudio Roberto Fontana |
author_facet |
Bastos, Claudio Roberto Fontana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Queiróz, José J. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6935315937638516 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Petraglia, Izabel Cristina |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6460862782566101 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Assis, Orly Zucatto Montovani de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Almeida, Cleide Rita Silvério de |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8590883289472447 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:55555555555 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0402332549257961 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Claudio Roberto Fontana |
contributor_str_mv |
Queiróz, José J. Petraglia, Izabel Cristina Assis, Orly Zucatto Montovani de Almeida, Cleide Rita Silvério de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Morte/vida Complexidade Educação |
topic |
Morte/vida Complexidade Educação Death/Life, Complexity, Education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Death/Life, Complexity, Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The purpose of this work is to do the retaking of the complexity method proposed by Edgar Morin in order to analyze the Death concept in society and in the Education. The work Man and Death is the hermeneutical readings and analysis eixo to understand the themes. The way we took at a first moment deals with the themes of Death refusal in contemporaneous society and its overcoming through the Myths and the question of the double . After that, the question of Life/ Death paradox was studied on a deeper way, following Morin s proposal on Method 2 and Method 5. Thus, the theoretical content of both main texts was read adopting the circular and spiral method to exam the author s work. At last, this work deals with the education with no paradoxes, the transformation of a no-education into an education , trying to show how the paradox Life/ Death in the perspective of the complexity undergoes in an Education like Theory for Life. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BASTOS, Claudio Roberto Fontana. Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/401 |
identifier_str_mv |
BASTOS, Claudio Roberto Fontana. Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/401/1/B_Claudio+Roberto+Fontana+Bastos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d9d6ee65b55c0ea9a001d9894c13cc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1811016860688187392 |