Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Claudio Roberto Fontana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
Texto Completo: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/401
Resumo: The purpose of this work is to do the retaking of the complexity method proposed by Edgar Morin in order to analyze the Death concept in society and in the Education. The work Man and Death is the hermeneutical readings and analysis eixo to understand the themes. The way we took at a first moment deals with the themes of Death refusal in contemporaneous society and its overcoming through the Myths and the question of the double . After that, the question of Life/ Death paradox was studied on a deeper way, following Morin s proposal on Method 2 and Method 5. Thus, the theoretical content of both main texts was read adopting the circular and spiral method to exam the author s work. At last, this work deals with the education with no paradoxes, the transformation of a no-education into an education , trying to show how the paradox Life/ Death in the perspective of the complexity undergoes in an Education like Theory for Life.
id NOVE_8e9ae9a1d9002708b1ee9921c7331993
oai_identifier_str oai:localhost:tede/401
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Queiróz, José J.CPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6935315937638516Petraglia, Izabel CristinaCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6460862782566101Assis, Orly Zucatto Montovani deAlmeida, Cleide Rita Silvério deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8590883289472447CPF:55555555555http://lattes.cnpq.br/0402332549257961Bastos, Claudio Roberto Fontana2015-04-08T14:36:34Z2009-09-242009-08-31BASTOS, Claudio Roberto Fontana. Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/401The purpose of this work is to do the retaking of the complexity method proposed by Edgar Morin in order to analyze the Death concept in society and in the Education. The work Man and Death is the hermeneutical readings and analysis eixo to understand the themes. The way we took at a first moment deals with the themes of Death refusal in contemporaneous society and its overcoming through the Myths and the question of the double . After that, the question of Life/ Death paradox was studied on a deeper way, following Morin s proposal on Method 2 and Method 5. Thus, the theoretical content of both main texts was read adopting the circular and spiral method to exam the author s work. At last, this work deals with the education with no paradoxes, the transformation of a no-education into an education , trying to show how the paradox Life/ Death in the perspective of the complexity undergoes in an Education like Theory for Life.O objetivo desta dissertação é realizar a retomada do método da complexidade proposto por Morin para a análise do conceito de morte na sociedade em geral e no âmbito educativo. A obra O Homem e a Morte, constitui eixo hermenêutico das leituras e análises para a compreensão do tema. O itinerário que seguimos num primeiro momento trata dos temas da recusa da morte na sociedade contemporânea e a superação desta por meio dos mitos e a questão do duplo. O segundo momento foi aprofundar a questão do paradoxo vida/morte segundo a teoria da complexidade no Método 2: A Vida da vida e no Método 5: A humanidade da humanidade. Por conseguinte, o conteúdo teórico destes dois textos fundamentais foi lido adotando o procedimento circular e em espiral para o exame da obra do autor. Enfim a pesquisa aborda no momento final, a educação sem paradoxos, a passagem de uma educação in-existente ao existir educacional, demonstrando como o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade se transforma em uma Educação como Teoria para a Vida.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Claudio Roberto Fontana Bastos.pdf: 461795 bytes, checksum: 2d9d6ee65b55c0ea9a001d9894c13cc0 (MD5) Previous issue date: 2009-08-31application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoMorte/vidaComplexidadeEducaçãoDeath/Life, Complexity, EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOViver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Claudio Roberto Fontana Bastos.pdfapplication/pdf461795http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/401/1/B_Claudio+Roberto+Fontana+Bastos.pdf2d9d6ee65b55c0ea9a001d9894c13cc0MD51tede/4012022-06-03 17:46:22.556oai:localhost:tede/401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:46:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
title Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
spellingShingle Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
Bastos, Claudio Roberto Fontana
Morte/vida
Complexidade
Educação
Death/Life, Complexity, Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
title_full Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
title_fullStr Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
title_full_unstemmed Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
title_sort Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
author Bastos, Claudio Roberto Fontana
author_facet Bastos, Claudio Roberto Fontana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiróz, José J.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6935315937638516
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Petraglia, Izabel Cristina
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6460862782566101
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Montovani de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Almeida, Cleide Rita Silvério de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8590883289472447
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:55555555555
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0402332549257961
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Claudio Roberto Fontana
contributor_str_mv Queiróz, José J.
Petraglia, Izabel Cristina
Assis, Orly Zucatto Montovani de
Almeida, Cleide Rita Silvério de
dc.subject.por.fl_str_mv Morte/vida
Complexidade
Educação
topic Morte/vida
Complexidade
Educação
Death/Life, Complexity, Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Death/Life, Complexity, Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The purpose of this work is to do the retaking of the complexity method proposed by Edgar Morin in order to analyze the Death concept in society and in the Education. The work Man and Death is the hermeneutical readings and analysis eixo to understand the themes. The way we took at a first moment deals with the themes of Death refusal in contemporaneous society and its overcoming through the Myths and the question of the double . After that, the question of Life/ Death paradox was studied on a deeper way, following Morin s proposal on Method 2 and Method 5. Thus, the theoretical content of both main texts was read adopting the circular and spiral method to exam the author s work. At last, this work deals with the education with no paradoxes, the transformation of a no-education into an education , trying to show how the paradox Life/ Death in the perspective of the complexity undergoes in an Education like Theory for Life.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASTOS, Claudio Roberto Fontana. Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/401
identifier_str_mv BASTOS, Claudio Roberto Fontana. Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/401/1/B_Claudio+Roberto+Fontana+Bastos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d9d6ee65b55c0ea9a001d9894c13cc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1811016860688187392