Quando tem, tá caro! Examinando a influência da percepção de justiça e da raiva em cenários de out-of-stock seguidos de over price

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
Texto Completo: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2941
Resumo: Out-of-stock can be defined as the occurrence of momentary unavailability of some product. This episode generates problems both for consumers, who are dissatisfied with the unavailability of the desired product, and for suppliers, who suffer from lost revenue. Although the topic has been the focus of some previous academic research, this field of study still has specificities that need further investigation. An issue that lacks further understanding occurs when the consumer is unable to buy a product at a retailer, due to the lack of stock of this item, and finds the product at a second retailer, but at a higher price than at the first store. In this scenario, the general objective of this study is to explain the influence of the perceived justice and anger on the attitudinal/behavioral responses of the consumer in the face of an out-of-stock event, in an over price scenario. Three experiments were carried out, with the participation of 380 individuals. Data were analyzed using multiple regressions, using the double-mediation model of PROCESS. As main findings, the perception of an increase in relation to the reference price, even if the product is unavailable for sale, influences the consumer's perception of fairness, so that low levels of perceived fairness activate anger, resulting in lower evaluation retailer and lower purchase intent. Detachment from the causal locus moderates perceived quality and purchase intention.
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An issue that lacks further understanding occurs when the consumer is unable to buy a product at a retailer, due to the lack of stock of this item, and finds the product at a second retailer, but at a higher price than at the first store. In this scenario, the general objective of this study is to explain the influence of the perceived justice and anger on the attitudinal/behavioral responses of the consumer in the face of an out-of-stock event, in an over price scenario. Three experiments were carried out, with the participation of 380 individuals. Data were analyzed using multiple regressions, using the double-mediation model of PROCESS. As main findings, the perception of an increase in relation to the reference price, even if the product is unavailable for sale, influences the consumer's perception of fairness, so that low levels of perceived fairness activate anger, resulting in lower evaluation retailer and lower purchase intent. Detachment from the causal locus moderates perceived quality and purchase intention.Out-of-stock pode ser definido como a ocorrência de indisponibilidade momentânea de algum produto. Este episódio gera problemas tanto para consumidores, insatisfeitos pela indisponibilidade do produto desejado, quanto para fornecedores, que sofrem com perdas de faturamento. Embora o tema tenha sido o foco de algumas pesquisas acadêmicas anteriores, este campo de estudos ainda possui especificidades que necessitam de maior investigação. Uma questão que carece de maior entendimento ocorre quando o consumidor não consegue comprar um produto em um varejista, por conta da falta de estoque deste item, e encontra o produto em um segundo varejista, mas com o preço maior que na primeira loja. Neste cenário, o objetivo geral deste estudo é explicar a influência da percepção de justiça e da raiva sobre as respostas atitudinais e as intenções comportamentais do consumidor diante de um evento de out-of-stock, em um cenário de over price. Foram conduzidos três experimentos, com a participação de 380 indivíduos. Os dados foram analisados por meio de regressões múltiplas, utilizando o modelo de dupla mediação do PROCESS. Como principais descobertas, a percepção de aumento em relação ao preço de referência, mesmo que o produto esteja indisponível para a venda, influencia a percepção de justiça do consumidor, de modo que, baixos níveis de justiça percebida ativam a raiva, resultando em menor avaliação do varejista e menor intenção de compra. O distanciamento do locus causal modera a qualidade percebida e a intenção de compra.Submitted by Nadir Basilio (nadirsb@uninove.br) on 2022-05-20T19:22:41Z No. of bitstreams: 1 Marcelo Carvalho.pdf: 1084657 bytes, checksum: c8555bb54d414a9ab5ee5e3c191710a4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-20T19:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Carvalho.pdf: 1084657 bytes, checksum: c8555bb54d414a9ab5ee5e3c191710a4 (MD5) Previous issue date: 2022-04-27application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNINOVEBrasilAdministraçãoout-of-stockpercepção de justiçaraivapreço de referêncialocus da causalidadeout-of-stockperceived justiceangerreference pricelocus of causalityCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOQuando tem, tá caro! Examinando a influência da percepção de justiça e da raiva em cenários de out-of-stock seguidos de over priceWhen have it, it's expensive! Examining the influence of perception of justice and anger in out-of-stock scenarios followed by over priceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8024035432632778221600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALMarcelo Carvalho.pdfMarcelo Carvalho.pdfapplication/pdf1084657http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2941/2/Marcelo+Carvalho.pdfc8555bb54d414a9ab5ee5e3c191710a4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2941/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/29412022-05-20 16:22:41.026oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-05-20T19:22:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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