História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hiro, Cássio Hideo Diniz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
Texto Completo: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/501
Resumo: This work aimed to investigate the history of the union movement teacher in Minas Gerais, between the years 1979 and 1983, since the first signs of dissatisfaction against the pay and working conditions, through the mass actions and mobilizations, to building unions and political organizations claimed that the direction of the class and the working class. Sought to answer whether this movement arose in consequence of the development of class consciousness among workers in education - teachers especially - from the analysis of the historical process of its development, and through primary sources such as newspapers, flyers, etc., testimonials and qualitative interviews collected between characters who experienced the historic moment. Based on theoretical historical materialism and dialectical presence of authors such as Edward D. Thompson and Georg Lukács, among others, this research sought to understand the characteristics of the social category of teachers, their socio-economic status, their struggles demands in Minas Gerais, their unions and their participation in political processes that led to the fall of the dictatorship civil-Brazil's military, constituting itself as a major collective political subjects of Brazilian society since then.
id NOVE_fc7c93da5e5ee50d552b6f564d0d8f14
oai_identifier_str oai:localhost:tede/501
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Souza, Carlos Bauer deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8711715937181535Ferreira Júnior, Amariliohttp://lattes.cnpq.br/0748545841167046Carvalho, Celso do Prado Ferraz deCPF:00000000003http://lattes.cnpq.br/2546257820365753Romão, José EustáquioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6041577120476064CPF:30304631841http://lattes.cnpq.br/1596868118313462Hiro, Cássio Hideo Diniz2015-04-08T14:36:48Z2013-06-152012-12-07HIRO, Cássio Hideo Diniz. História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983). 2012. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/501This work aimed to investigate the history of the union movement teacher in Minas Gerais, between the years 1979 and 1983, since the first signs of dissatisfaction against the pay and working conditions, through the mass actions and mobilizations, to building unions and political organizations claimed that the direction of the class and the working class. Sought to answer whether this movement arose in consequence of the development of class consciousness among workers in education - teachers especially - from the analysis of the historical process of its development, and through primary sources such as newspapers, flyers, etc., testimonials and qualitative interviews collected between characters who experienced the historic moment. Based on theoretical historical materialism and dialectical presence of authors such as Edward D. Thompson and Georg Lukács, among others, this research sought to understand the characteristics of the social category of teachers, their socio-economic status, their struggles demands in Minas Gerais, their unions and their participation in political processes that led to the fall of the dictatorship civil-Brazil's military, constituting itself as a major collective political subjects of Brazilian society since then.Esta dissertação teve como objetivo investigar a história do movimento sindical docente em Minas Gerais, entre os anos de 1979 e 1983, desde os primeiros sinais de insatisfação da categoria contra as condições salariais e de trabalho, passando pelas mobilizações e ações de massa, até a construção de entidades sindicais e organizações políticas que reivindicavam a direção da categoria e da classe trabalhadora. Procurou responder se este movimento surgiu em consequência do desenvolvimento de uma consciência de classe entre os trabalhadores em educação professores principalmente a partir da análise do processo histórico de seu desenvolvimento, e por meio de fontes primárias, como jornais, panfletos, etc., depoimentos e entrevistas qualitativas coletadas entre os personagens que vivenciaram o momento histórico. Usando como base teórica o materialismo histórico dialético, e a presença de autores como Edward D. Thompson e Georg Lukács, entre outros, esta pesquisa buscou compreender as características da categoria social dos professores, sua realidade socioeconômica, suas lutas reivindicativas em Minas Gerais, suas entidades sindicais e a sua participação nos processos políticos que resultaram na queda da ditadura civil-militar no Brasil, constituindo-se como sujeito político coletivo da sociedade brasileira, e tendo maior visibilidade a partir de então.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Cassio Hideo Diniz Hiro.pdf: 2784529 bytes, checksum: 05be08dead5448213a8b411408c1d238 (MD5) Previous issue date: 2012-12-07application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoHistória social da educaçãolutas sindicaissindicalismo docenteUTE-MGSocial history of educationunion strugglesteacher unionismUTE-MGCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Cassio Hideo Diniz Hiro.pdfapplication/pdf2784529http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/501/1/B_Cassio+Hideo+Diniz+Hiro.pdf05be08dead5448213a8b411408c1d238MD51tede/5012022-06-03 12:05:41.47oai:localhost:tede/501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T15:05:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)
title História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)
spellingShingle História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)
Hiro, Cássio Hideo Diniz
História social da educação
lutas sindicais
sindicalismo docente
UTE-MG
Social history of education
union struggles
teacher unionism
UTE-MG
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)
title_full História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)
title_fullStr História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)
title_full_unstemmed História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)
title_sort História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983)
author Hiro, Cássio Hideo Diniz
author_facet Hiro, Cássio Hideo Diniz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Carlos Bauer de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8711715937181535
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira Júnior, Amarilio
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0748545841167046
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000003
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2546257820365753
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Romão, José Eustáquio
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041577120476064
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:30304631841
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1596868118313462
dc.contributor.author.fl_str_mv Hiro, Cássio Hideo Diniz
contributor_str_mv Souza, Carlos Bauer de
Ferreira Júnior, Amarilio
Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
Romão, José Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv História social da educação
lutas sindicais
sindicalismo docente
UTE-MG
topic História social da educação
lutas sindicais
sindicalismo docente
UTE-MG
Social history of education
union struggles
teacher unionism
UTE-MG
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Social history of education
union struggles
teacher unionism
UTE-MG
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work aimed to investigate the history of the union movement teacher in Minas Gerais, between the years 1979 and 1983, since the first signs of dissatisfaction against the pay and working conditions, through the mass actions and mobilizations, to building unions and political organizations claimed that the direction of the class and the working class. Sought to answer whether this movement arose in consequence of the development of class consciousness among workers in education - teachers especially - from the analysis of the historical process of its development, and through primary sources such as newspapers, flyers, etc., testimonials and qualitative interviews collected between characters who experienced the historic moment. Based on theoretical historical materialism and dialectical presence of authors such as Edward D. Thompson and Georg Lukács, among others, this research sought to understand the characteristics of the social category of teachers, their socio-economic status, their struggles demands in Minas Gerais, their unions and their participation in political processes that led to the fall of the dictatorship civil-Brazil's military, constituting itself as a major collective political subjects of Brazilian society since then.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-07
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HIRO, Cássio Hideo Diniz. História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983). 2012. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/501
identifier_str_mv HIRO, Cássio Hideo Diniz. História e consciência de classe na educação brasileira lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 - 1983). 2012. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/501/1/B_Cassio+Hideo+Diniz+Hiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05be08dead5448213a8b411408c1d238
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1800312343488364544