Afetividade e permanência na educação de jovens e adultos – anos iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15288 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto de investigação a afetividade e as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseia-se nos estudos de Henri Wallon, Lev Vigotski e Paulo Freire, assumindo que as situações vivenciadas em sala de aula afetam, a todo o momento, os sujeitos envolvidos. O objetivo é investigar o que afeta os alunos da EJA, anos iniciais, de forma a potencializar a vontade de se manterem estudando, permanecendo na escola por mais tempo, impedindo, consequentemente, a evasão. Parte-se do princípio de que as relações em sala de aula, envolvendo o ensino e a aprendizagem afetam de formas diversas os alunos e podem motivá-los a estudar. Os diferentes modos de afetar vão contribuir para o aluno manter-se estudando ou desistir. Trata-se de uma pesquisa empírica do tipo explicativa, embasada no materialismo histórico-dialético, que considera o conhecimento científico constitutivo da prática social humana. A investigação foi realizada em classes de EJA (anos iniciais), no município de Campinas/SP. Os procedimentos metodológicos para a produção do material empírico foram a observação e a realização de grupos focais. Participaram da pesquisa 31 alunos, matriculados em três classes diferentes. Foram observadas a rotina das aulas e as informações obtidas nessas sessões foram complementadas com outras fontes como o planejamento das professoras, o projeto pedagógico e o caderno dos alunos. Realizou-se um encontro do grupo focal com a participação dos alunos de cada uma das três turmas investigadas. Os encontros foram audiogravados. Após a transcrição do material produzido nos grupos focais, foram realizadas leituras apuradas, dando início ao processo de análise. Optou- se por organizar e interpretar o material transcrito segundo a abordagem teórico-metodológica dos núcleos de significação, baseando-se em Aguiar e Ozella. Tal proposta fundamenta-se em princípios da Teoria Histórico-Cultural, buscando, por meio de um conjunto de procedimentos, apreender os sentidos atribuídos pelos participantes, aos aspectos que emergiram no campo de investigação. As etapas propostas para o tratamento do material empírico são três: a seleção de pré-indicadores, base para a elaboração dos indicadores e posteriormente, dos núcleos de significação. Assim, os núcleos de significação propiciam uma reflexão em tornos dos sentidos atribuídos pelos participantes da pesquisa para as experiências vividas que se relacionam com a EJA, evidenciando modos de pensar, sentir e agir, especialmente referentes à permanência e à evasão. Com a pesquisa, foi possível constatar que o aluno de Educação de Jovens e Adultos vê na escola um caminho de possibilidades para aprender a ler e escrever, para conquistar um emprego melhor, para se sentir inserido em um mundo letrado, participando de atividades culturais valorizadas, como tirar habilitação para dirigir, locomover-se com autonomia pela cidade, além de pertencer a um grupo social que lhes acolha e que oportunize condições de mudanças. Para a modalidade EJA e para os professores que nela atuam, o estudo pode trazer elementos para reflexão e busca de caminhos para a permanência dos alunos e diminuição da evasão, bem como reflexão sobre as relações de ensino e aprendizagem desenvolvidas em sala de aula, sobre as condições de aprendizagem e do aprendiz como um sujeito participativo. Em relação aos participantes, a pesquisa trouxe a possibilidade de socialização de experiências, valorizando o sujeito e sua história de vida. Isso promoveu a tomada de consciência sobre si mesmo, além de aproximar os participantes entre si, contribuindo para a construção de identidades e fortalecimento de vínculos. |
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Buzioli, Josiane Regina de SouzaPontifícia Universidade Católica de CampinasTassoni, Elvira Cristina Martins2022-02-16T18:11:16Z2022-02-16T18:11:16Z2021-02-24http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152888897171726536365A presente pesquisa tem como objeto de investigação a afetividade e as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseia-se nos estudos de Henri Wallon, Lev Vigotski e Paulo Freire, assumindo que as situações vivenciadas em sala de aula afetam, a todo o momento, os sujeitos envolvidos. O objetivo é investigar o que afeta os alunos da EJA, anos iniciais, de forma a potencializar a vontade de se manterem estudando, permanecendo na escola por mais tempo, impedindo, consequentemente, a evasão. Parte-se do princípio de que as relações em sala de aula, envolvendo o ensino e a aprendizagem afetam de formas diversas os alunos e podem motivá-los a estudar. Os diferentes modos de afetar vão contribuir para o aluno manter-se estudando ou desistir. Trata-se de uma pesquisa empírica do tipo explicativa, embasada no materialismo histórico-dialético, que considera o conhecimento científico constitutivo da prática social humana. A investigação foi realizada em classes de EJA (anos iniciais), no município de Campinas/SP. Os procedimentos metodológicos para a produção do material empírico foram a observação e a realização de grupos focais. Participaram da pesquisa 31 alunos, matriculados em três classes diferentes. Foram observadas a rotina das aulas e as informações obtidas nessas sessões foram complementadas com outras fontes como o planejamento das professoras, o projeto pedagógico e o caderno dos alunos. Realizou-se um encontro do grupo focal com a participação dos alunos de cada uma das três turmas investigadas. Os encontros foram audiogravados. Após a transcrição do material produzido nos grupos focais, foram realizadas leituras apuradas, dando início ao processo de análise. Optou- se por organizar e interpretar o material transcrito segundo a abordagem teórico-metodológica dos núcleos de significação, baseando-se em Aguiar e Ozella. Tal proposta fundamenta-se em princípios da Teoria Histórico-Cultural, buscando, por meio de um conjunto de procedimentos, apreender os sentidos atribuídos pelos participantes, aos aspectos que emergiram no campo de investigação. As etapas propostas para o tratamento do material empírico são três: a seleção de pré-indicadores, base para a elaboração dos indicadores e posteriormente, dos núcleos de significação. Assim, os núcleos de significação propiciam uma reflexão em tornos dos sentidos atribuídos pelos participantes da pesquisa para as experiências vividas que se relacionam com a EJA, evidenciando modos de pensar, sentir e agir, especialmente referentes à permanência e à evasão. Com a pesquisa, foi possível constatar que o aluno de Educação de Jovens e Adultos vê na escola um caminho de possibilidades para aprender a ler e escrever, para conquistar um emprego melhor, para se sentir inserido em um mundo letrado, participando de atividades culturais valorizadas, como tirar habilitação para dirigir, locomover-se com autonomia pela cidade, além de pertencer a um grupo social que lhes acolha e que oportunize condições de mudanças. Para a modalidade EJA e para os professores que nela atuam, o estudo pode trazer elementos para reflexão e busca de caminhos para a permanência dos alunos e diminuição da evasão, bem como reflexão sobre as relações de ensino e aprendizagem desenvolvidas em sala de aula, sobre as condições de aprendizagem e do aprendiz como um sujeito participativo. Em relação aos participantes, a pesquisa trouxe a possibilidade de socialização de experiências, valorizando o sujeito e sua história de vida. Isso promoveu a tomada de consciência sobre si mesmo, além de aproximar os participantes entre si, contribuindo para a construção de identidades e fortalecimento de vínculos.The present research has as main objective of investigation the affection, teaching and learning relations in the Education of Youth and Adults (EJA). It is based on the studies of Henri Wallon, Lev Vigotski and Paulo Freire, assuming that the situations experienced in the classroom affect, at all times, the subjects involved. The objective is to investigate what affects EJA students, on early years, in order to enhance the desire to keep studying, staying in school for longer, and consequently preventing evasion. It is assumed that classroom relationships, involving teaching and learning, affect students in different ways and can motivate them to study. The different ways of affecting will contribute to the student to keep studying or giving up. It is an empirical research of an explanatory type, based on historical-dialectical materialism, which considers scientific knowledge constitutive of human social practice. The research was carried out in EJA classes (early years), in the city of Campinas / SP. The methodological procedures for the production of the empirical material were the observation and the realization of focus groups. 31 students participated in the research, enrolled in three different classes. The routine of the classes was observed and the information obtained in those sessions were complemented with other sources such as the teachers 'planning, the pedagogical project and the students' notebook. A focused group meeting was held with the participation of students from each of the three groups investigated. The meetings were audio-recorded. After transcribing the material produced in the focus groups, accurate readings were performed, initiating the analysis process. It was decided to organize and interpret the material transcribed according to the theoretical- methodological approach of the meaning nuclei, based on Aguiar and Ozella. This proposal is based on the principles of Historical-Cultural Theory, seeking, through a set of procedures, to apprehend the meanings attributed by the participants, to the aspects that emerged in the field of investigation. The proposed steps for the treatment of the empirical material are three: the selection of pre-indicators, the basis for the elaboration of the indicators and later, of the meaning cores. Thus, the meaning nuclei provide a reflection on the meanings attributed by the research participants to the lived experiences that relate to the EJA, showing ways of thinking, feeling and acting, especially regarding permanence and evasion. With the research it was possible to verify that the student of Youth and Adult Education sees in school a path of possibilities to learn, read and write, to get a better job, to feel inserted in a literate world, participating in valued cultural activities, how to get a drive license, to move around the city with autonomy, in addition to belonging to a social group that welcomes them and that provides conditions for change. For the EJA modality and for the teachers who work in it, the study can bring elements for reflection and search for ways for the students to remain and decrease dropout, as well as reflection on the teaching and learning relationships developed in the classroom, about the conditions of learning and the apprentice as a participative subject. In relation to the participants, the research brought the possibility of exchanging experiences, valuing the subject and life story. This promoted the awareness of themselves, in addition to bringing participants closer to each other, contributing to the construction of identities and strengthening of bonds.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasAfetos e EJAEnsino e aprendizagemEscola e inserção socialAffections and EJATeaching and learningSchool and social insertionAfetividade e permanência na educação de jovens e adultos – anos iniciaisAffectivity and Permanence in Youth and Adult Education - Early Yearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7025380679558216Tortella, Jussara Cristina BarbozaBrito, Antonia Edna71265142566742376330565088532183CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Josiane_RSB.pdfcchsa_ppgedu_me_Josiane_RSB.pdfapplication/pdf1347537http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15288/1/cchsa_ppgedu_me_Josiane_RSB.pdf4cbc773c8aec10aa3384fa7f2f85b97dMD51123456789/152882022-10-27 13:00:48.247oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15288Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T15:00:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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A presente pesquisa tem como objeto de investigação a afetividade e as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseia-se nos estudos de Henri Wallon, Lev Vigotski e Paulo Freire, assumindo que as situações vivenciadas em sala de aula afetam, a todo o momento, os sujeitos envolvidos. O objetivo é investigar o que afeta os alunos da EJA, anos iniciais, de forma a potencializar a vontade de se manterem estudando, permanecendo na escola por mais tempo, impedindo, consequentemente, a evasão. Parte-se do princípio de que as relações em sala de aula, envolvendo o ensino e a aprendizagem afetam de formas diversas os alunos e podem motivá-los a estudar. Os diferentes modos de afetar vão contribuir para o aluno manter-se estudando ou desistir. Trata-se de uma pesquisa empírica do tipo explicativa, embasada no materialismo histórico-dialético, que considera o conhecimento científico constitutivo da prática social humana. A investigação foi realizada em classes de EJA (anos iniciais), no município de Campinas/SP. Os procedimentos metodológicos para a produção do material empírico foram a observação e a realização de grupos focais. Participaram da pesquisa 31 alunos, matriculados em três classes diferentes. Foram observadas a rotina das aulas e as informações obtidas nessas sessões foram complementadas com outras fontes como o planejamento das professoras, o projeto pedagógico e o caderno dos alunos. Realizou-se um encontro do grupo focal com a participação dos alunos de cada uma das três turmas investigadas. Os encontros foram audiogravados. Após a transcrição do material produzido nos grupos focais, foram realizadas leituras apuradas, dando início ao processo de análise. Optou- se por organizar e interpretar o material transcrito segundo a abordagem teórico-metodológica dos núcleos de significação, baseando-se em Aguiar e Ozella. Tal proposta fundamenta-se em princípios da Teoria Histórico-Cultural, buscando, por meio de um conjunto de procedimentos, apreender os sentidos atribuídos pelos participantes, aos aspectos que emergiram no campo de investigação. As etapas propostas para o tratamento do material empírico são três: a seleção de pré-indicadores, base para a elaboração dos indicadores e posteriormente, dos núcleos de significação. Assim, os núcleos de significação propiciam uma reflexão em tornos dos sentidos atribuídos pelos participantes da pesquisa para as experiências vividas que se relacionam com a EJA, evidenciando modos de pensar, sentir e agir, especialmente referentes à permanência e à evasão. Com a pesquisa, foi possível constatar que o aluno de Educação de Jovens e Adultos vê na escola um caminho de possibilidades para aprender a ler e escrever, para conquistar um emprego melhor, para se sentir inserido em um mundo letrado, participando de atividades culturais valorizadas, como tirar habilitação para dirigir, locomover-se com autonomia pela cidade, além de pertencer a um grupo social que lhes acolha e que oportunize condições de mudanças. Para a modalidade EJA e para os professores que nela atuam, o estudo pode trazer elementos para reflexão e busca de caminhos para a permanência dos alunos e diminuição da evasão, bem como reflexão sobre as relações de ensino e aprendizagem desenvolvidas em sala de aula, sobre as condições de aprendizagem e do aprendiz como um sujeito participativo. Em relação aos participantes, a pesquisa trouxe a possibilidade de socialização de experiências, valorizando o sujeito e sua história de vida. Isso promoveu a tomada de consciência sobre si mesmo, além de aproximar os participantes entre si, contribuindo para a construção de identidades e fortalecimento de vínculos. |
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