Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15494 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes dessa etapa de ensino em relação às necessidades educativas de crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade. Na caracterização da pluralidade dos saberes da docência, de acordo com Dermeval Saviani (2009), eles se constituem dos saberes Atitudinal, Crítico-Contextual, Específico, Pedagógico e Didático-Curricular. Porém, neste estudo, entre eles, elegeu-se, como recorte para análise, o Saber Didático-Curricular e o Saber Pedagógico. Para tal análise, selecionou-se episódios das práticas pedagógicas de quatro professoras, sujeitos desta pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico-metodológico pautou-se na perspectiva Histórico-Cultural com abordagem na pedagógica Histórico-Crítica. Para coleta do material empírico, utilizou-se de: dois questionários um aplicado à direção das duas unidades escolares selecionadas e outro aplicado às professoras dessas escolas, com vistas à seleção dos sujeitos da pesquisa, de observações in loco das práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil e das entrevistas semiestruturadas. Como resultado da pesquisa na análise dos episódios observados, revelaram-se os saberes Didático-Curricular e Pedagógico presentes no contexto das práticas pedagógicas das professoras, nas quais estão inseridos os conceitos de desenvolvimento humano descritos por Vygotsky, ou seja, a experiência social e a experiência histórica. Considera-se, assim, que as professoras se apropriam da produção cultural humana no contexto de sua formação inicial e no decorrer de sua trajetória profissional. Espera-se, com este estudo, contribuir para dar maior visibilidade aos saberes da docência desenvolvidos ao longo da trajetória de formação inicial e profissional , que os professores mobilizam na relação com as crianças e com seus pares. Saberes marcados pelo contexto profissional, nos significados e sentidos presentes na relação que cada professor estabelece com sua própria prática. |
id |
PCAM_08a2ccf8aedbfb993888a797382b78d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15494 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Barros, Adelir Aparecida Marinho dePontifícia Universidade Católica de CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de2022-02-16T18:15:35Z2022-02-16T18:15:35Z2015-02-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154946105422199093483Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes dessa etapa de ensino em relação às necessidades educativas de crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade. Na caracterização da pluralidade dos saberes da docência, de acordo com Dermeval Saviani (2009), eles se constituem dos saberes Atitudinal, Crítico-Contextual, Específico, Pedagógico e Didático-Curricular. Porém, neste estudo, entre eles, elegeu-se, como recorte para análise, o Saber Didático-Curricular e o Saber Pedagógico. Para tal análise, selecionou-se episódios das práticas pedagógicas de quatro professoras, sujeitos desta pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico-metodológico pautou-se na perspectiva Histórico-Cultural com abordagem na pedagógica Histórico-Crítica. Para coleta do material empírico, utilizou-se de: dois questionários um aplicado à direção das duas unidades escolares selecionadas e outro aplicado às professoras dessas escolas, com vistas à seleção dos sujeitos da pesquisa, de observações in loco das práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil e das entrevistas semiestruturadas. Como resultado da pesquisa na análise dos episódios observados, revelaram-se os saberes Didático-Curricular e Pedagógico presentes no contexto das práticas pedagógicas das professoras, nas quais estão inseridos os conceitos de desenvolvimento humano descritos por Vygotsky, ou seja, a experiência social e a experiência histórica. Considera-se, assim, que as professoras se apropriam da produção cultural humana no contexto de sua formação inicial e no decorrer de sua trajetória profissional. Espera-se, com este estudo, contribuir para dar maior visibilidade aos saberes da docência desenvolvidos ao longo da trajetória de formação inicial e profissional , que os professores mobilizam na relação com as crianças e com seus pares. Saberes marcados pelo contexto profissional, nos significados e sentidos presentes na relação que cada professor estabelece com sua própria prática.This research aimed to identify which of teaching knowledge is mobilized by the Early Childhood Education teachers in the development of teaching practices and analyze this revealed knowledge and mobilized by teachers of this phase in relation to the educational needs of children aged four months to five years and eleven months age. In characterizing the plurality of teacher knowledge, according to Dermeval Saviani (2009), they are of Attitudinal knowledge, Critical-Contextual, specific, pedagogical and didactic-Course. However, in this study, among them, was elected as cutout for analysis, Didactic Know-Curricular and Pedagogical Knowledge. For this analysis, we selected episodes of the pedagogical practices of four teachers, subjects in this study. The study was based on qualitative research, whose theoretical and methodological framework was characterized in the historical-cultural perspective approach in teaching history-criticism. To collect empirical data, we used to: two questionnaires applied to one direction of the two selected school units and other applied to teachers of these schools, with a view to the selection of research subjects, on-site observations of the pedagogical practices of teachers of Education Children and semi-structured interviews. As a result of research in the analysis of the observed episodes, proved the Didactic-Curricular knowledge and pedagogical gifts in the context of pedagogical practices of teachers, in which human development concepts are inserted described by Vygotsky, ie the social experience and the historical experience. It is considered therefore that the teachers take ownership of human cultural production in the context of their initial training and throughout his professional career. Hopefully, with this study, contribute to raising the profile of teacher knowledge - developed over the initial and vocational training course - that teachers mobilize in relation to children and their peers. Knowledge marked by the professional context, the meanings and feelings in the relationship that each teacher establishes with his own practice.porPUC-Campinassaberes da docênciaeducação infantilprática pedagógicaformação de professoresidentidade docenteknowledge of teachingearly childhood educationpedagogical practiceteacher trainingteacher identitySaberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em focoKnowledge teachers in the context of early childhood education: the pedagogical practice in focusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4704506667255915Cunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloTassoni, Elvira Cristina Martins40143201635794507025380679558216CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Adelir_AMB.pdfcchsa_ppgedu_me_Adelir_AMB.pdfapplication/pdf1605388http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15494/1/cchsa_ppgedu_me_Adelir_AMB.pdf8a4be0423f45ce8f53a13acb21056ec3MD51123456789/154942022-09-02 11:36:29.459oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15494Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Knowledge teachers in the context of early childhood education: the pedagogical practice in focus |
title |
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco |
spellingShingle |
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco Barros, Adelir Aparecida Marinho de saberes da docência educação infantil prática pedagógica formação de professores identidade docente knowledge of teaching early childhood education pedagogical practice teacher training teacher identity |
title_short |
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco |
title_full |
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco |
title_fullStr |
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco |
title_sort |
Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco |
author |
Barros, Adelir Aparecida Marinho de |
author_facet |
Barros, Adelir Aparecida Marinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Adelir Aparecida Marinho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de |
contributor_str_mv |
Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saberes da docência educação infantil prática pedagógica formação de professores identidade docente knowledge of teaching early childhood education pedagogical practice teacher training teacher identity |
topic |
saberes da docência educação infantil prática pedagógica formação de professores identidade docente knowledge of teaching early childhood education pedagogical practice teacher training teacher identity |
description |
Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes dessa etapa de ensino em relação às necessidades educativas de crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade. Na caracterização da pluralidade dos saberes da docência, de acordo com Dermeval Saviani (2009), eles se constituem dos saberes Atitudinal, Crítico-Contextual, Específico, Pedagógico e Didático-Curricular. Porém, neste estudo, entre eles, elegeu-se, como recorte para análise, o Saber Didático-Curricular e o Saber Pedagógico. Para tal análise, selecionou-se episódios das práticas pedagógicas de quatro professoras, sujeitos desta pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico-metodológico pautou-se na perspectiva Histórico-Cultural com abordagem na pedagógica Histórico-Crítica. Para coleta do material empírico, utilizou-se de: dois questionários um aplicado à direção das duas unidades escolares selecionadas e outro aplicado às professoras dessas escolas, com vistas à seleção dos sujeitos da pesquisa, de observações in loco das práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil e das entrevistas semiestruturadas. Como resultado da pesquisa na análise dos episódios observados, revelaram-se os saberes Didático-Curricular e Pedagógico presentes no contexto das práticas pedagógicas das professoras, nas quais estão inseridos os conceitos de desenvolvimento humano descritos por Vygotsky, ou seja, a experiência social e a experiência histórica. Considera-se, assim, que as professoras se apropriam da produção cultural humana no contexto de sua formação inicial e no decorrer de sua trajetória profissional. Espera-se, com este estudo, contribuir para dar maior visibilidade aos saberes da docência desenvolvidos ao longo da trajetória de formação inicial e profissional , que os professores mobilizam na relação com as crianças e com seus pares. Saberes marcados pelo contexto profissional, nos significados e sentidos presentes na relação que cada professor estabelece com sua própria prática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:15:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:15:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15494 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
6105422199093483 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15494 |
identifier_str_mv |
6105422199093483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15494/1/cchsa_ppgedu_me_Adelir_AMB.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4be0423f45ce8f53a13acb21056ec3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790716065644544 |