Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Adelir Aparecida Marinho de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15494
Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes dessa etapa de ensino em relação às necessidades educativas de crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade. Na caracterização da pluralidade dos saberes da docência, de acordo com Dermeval Saviani (2009), eles se constituem dos saberes Atitudinal, Crítico-Contextual, Específico, Pedagógico e Didático-Curricular. Porém, neste estudo, entre eles, elegeu-se, como recorte para análise, o Saber Didático-Curricular e o Saber Pedagógico. Para tal análise, selecionou-se episódios das práticas pedagógicas de quatro professoras, sujeitos desta pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico-metodológico pautou-se na perspectiva Histórico-Cultural com abordagem na pedagógica Histórico-Crítica. Para coleta do material empírico, utilizou-se de: dois questionários um aplicado à direção das duas unidades escolares selecionadas e outro aplicado às professoras dessas escolas, com vistas à seleção dos sujeitos da pesquisa, de observações in loco das práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil e das entrevistas semiestruturadas. Como resultado da pesquisa na análise dos episódios observados, revelaram-se os saberes Didático-Curricular e Pedagógico presentes no contexto das práticas pedagógicas das professoras, nas quais estão inseridos os conceitos de desenvolvimento humano descritos por Vygotsky, ou seja, a experiência social e a experiência histórica. Considera-se, assim, que as professoras se apropriam da produção cultural humana no contexto de sua formação inicial e no decorrer de sua trajetória profissional. Espera-se, com este estudo, contribuir para dar maior visibilidade aos saberes da docência desenvolvidos ao longo da trajetória de formação inicial e profissional , que os professores mobilizam na relação com as crianças e com seus pares. Saberes marcados pelo contexto profissional, nos significados e sentidos presentes na relação que cada professor estabelece com sua própria prática.
id PCAM_08a2ccf8aedbfb993888a797382b78d4
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15494
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Barros, Adelir Aparecida Marinho dePontifícia Universidade Católica de CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de2022-02-16T18:15:35Z2022-02-16T18:15:35Z2015-02-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154946105422199093483Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes dessa etapa de ensino em relação às necessidades educativas de crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade. Na caracterização da pluralidade dos saberes da docência, de acordo com Dermeval Saviani (2009), eles se constituem dos saberes Atitudinal, Crítico-Contextual, Específico, Pedagógico e Didático-Curricular. Porém, neste estudo, entre eles, elegeu-se, como recorte para análise, o Saber Didático-Curricular e o Saber Pedagógico. Para tal análise, selecionou-se episódios das práticas pedagógicas de quatro professoras, sujeitos desta pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico-metodológico pautou-se na perspectiva Histórico-Cultural com abordagem na pedagógica Histórico-Crítica. Para coleta do material empírico, utilizou-se de: dois questionários um aplicado à direção das duas unidades escolares selecionadas e outro aplicado às professoras dessas escolas, com vistas à seleção dos sujeitos da pesquisa, de observações in loco das práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil e das entrevistas semiestruturadas. Como resultado da pesquisa na análise dos episódios observados, revelaram-se os saberes Didático-Curricular e Pedagógico presentes no contexto das práticas pedagógicas das professoras, nas quais estão inseridos os conceitos de desenvolvimento humano descritos por Vygotsky, ou seja, a experiência social e a experiência histórica. Considera-se, assim, que as professoras se apropriam da produção cultural humana no contexto de sua formação inicial e no decorrer de sua trajetória profissional. Espera-se, com este estudo, contribuir para dar maior visibilidade aos saberes da docência desenvolvidos ao longo da trajetória de formação inicial e profissional , que os professores mobilizam na relação com as crianças e com seus pares. Saberes marcados pelo contexto profissional, nos significados e sentidos presentes na relação que cada professor estabelece com sua própria prática.This research aimed to identify which of teaching knowledge is mobilized by the Early Childhood Education teachers in the development of teaching practices and analyze this revealed knowledge and mobilized by teachers of this phase in relation to the educational needs of children aged four months to five years and eleven months age. In characterizing the plurality of teacher knowledge, according to Dermeval Saviani (2009), they are of Attitudinal knowledge, Critical-Contextual, specific, pedagogical and didactic-Course. However, in this study, among them, was elected as cutout for analysis, Didactic Know-Curricular and Pedagogical Knowledge. For this analysis, we selected episodes of the pedagogical practices of four teachers, subjects in this study. The study was based on qualitative research, whose theoretical and methodological framework was characterized in the historical-cultural perspective approach in teaching history-criticism. To collect empirical data, we used to: two questionnaires applied to one direction of the two selected school units and other applied to teachers of these schools, with a view to the selection of research subjects, on-site observations of the pedagogical practices of teachers of Education Children and semi-structured interviews. As a result of research in the analysis of the observed episodes, proved the Didactic-Curricular knowledge and pedagogical gifts in the context of pedagogical practices of teachers, in which human development concepts are inserted described by Vygotsky, ie the social experience and the historical experience. It is considered therefore that the teachers take ownership of human cultural production in the context of their initial training and throughout his professional career. Hopefully, with this study, contribute to raising the profile of teacher knowledge - developed over the initial and vocational training course - that teachers mobilize in relation to children and their peers. Knowledge marked by the professional context, the meanings and feelings in the relationship that each teacher establishes with his own practice.porPUC-Campinassaberes da docênciaeducação infantilprática pedagógicaformação de professoresidentidade docenteknowledge of teachingearly childhood educationpedagogical practiceteacher trainingteacher identitySaberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em focoKnowledge teachers in the context of early childhood education: the pedagogical practice in focusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4704506667255915Cunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloTassoni, Elvira Cristina Martins40143201635794507025380679558216CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Adelir_AMB.pdfcchsa_ppgedu_me_Adelir_AMB.pdfapplication/pdf1605388http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15494/1/cchsa_ppgedu_me_Adelir_AMB.pdf8a4be0423f45ce8f53a13acb21056ec3MD51123456789/154942022-09-02 11:36:29.459oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15494Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Knowledge teachers in the context of early childhood education: the pedagogical practice in focus
title Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
spellingShingle Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
Barros, Adelir Aparecida Marinho de
saberes da docência
educação infantil
prática pedagógica
formação de professores
identidade docente
knowledge of teaching
early childhood education
pedagogical practice
teacher training
teacher identity
title_short Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
title_full Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
title_fullStr Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
title_full_unstemmed Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
title_sort Saberes docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
author Barros, Adelir Aparecida Marinho de
author_facet Barros, Adelir Aparecida Marinho de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Adelir Aparecida Marinho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
contributor_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv saberes da docência
educação infantil
prática pedagógica
formação de professores
identidade docente
knowledge of teaching
early childhood education
pedagogical practice
teacher training
teacher identity
topic saberes da docência
educação infantil
prática pedagógica
formação de professores
identidade docente
knowledge of teaching
early childhood education
pedagogical practice
teacher training
teacher identity
description Esta pesquisa objetivou identificar quais saberes da docência são mobilizados pelos professores de Educação Infantil no desenvolvimento das práticas pedagógicas e analisar esses saberes revelados e mobilizados por docentes dessa etapa de ensino em relação às necessidades educativas de crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade. Na caracterização da pluralidade dos saberes da docência, de acordo com Dermeval Saviani (2009), eles se constituem dos saberes Atitudinal, Crítico-Contextual, Específico, Pedagógico e Didático-Curricular. Porém, neste estudo, entre eles, elegeu-se, como recorte para análise, o Saber Didático-Curricular e o Saber Pedagógico. Para tal análise, selecionou-se episódios das práticas pedagógicas de quatro professoras, sujeitos desta pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico-metodológico pautou-se na perspectiva Histórico-Cultural com abordagem na pedagógica Histórico-Crítica. Para coleta do material empírico, utilizou-se de: dois questionários um aplicado à direção das duas unidades escolares selecionadas e outro aplicado às professoras dessas escolas, com vistas à seleção dos sujeitos da pesquisa, de observações in loco das práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil e das entrevistas semiestruturadas. Como resultado da pesquisa na análise dos episódios observados, revelaram-se os saberes Didático-Curricular e Pedagógico presentes no contexto das práticas pedagógicas das professoras, nas quais estão inseridos os conceitos de desenvolvimento humano descritos por Vygotsky, ou seja, a experiência social e a experiência histórica. Considera-se, assim, que as professoras se apropriam da produção cultural humana no contexto de sua formação inicial e no decorrer de sua trajetória profissional. Espera-se, com este estudo, contribuir para dar maior visibilidade aos saberes da docência desenvolvidos ao longo da trajetória de formação inicial e profissional , que os professores mobilizam na relação com as crianças e com seus pares. Saberes marcados pelo contexto profissional, nos significados e sentidos presentes na relação que cada professor estabelece com sua própria prática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15494
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 6105422199093483
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15494
identifier_str_mv 6105422199093483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15494/1/cchsa_ppgedu_me_Adelir_AMB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4be0423f45ce8f53a13acb21056ec3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790716065644544