A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15643 |
Resumo: | Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é configurado pelos sujeitos analfabetos e qual o impacto dessas configurações no seu modo de perceber-se, sentir e agir. Para tanto, adotou-se a teoria da subjetividade de González Rey juntamente com a teoria da Libertação de Paulo Freire, como suportes teóricos que podem proporcionar uma nova compreensão do processo de alfabetização. No aspecto metodológico, a epistemologia qualitativa de González Rey constituiu-se como aporte e caminho às investigações, em que se fez uso de instrumentos como: observações, entrevistas e encontros-aula. Como resultados da pesquisa foi possível acessar indicadores e sentidos dos sujeitos sobre o analfabetismo, como: para ser considerado sujeito é preciso saber escrever o próprio nome, sentir-se acolhido e possuir conhecimentos acadêmicos. Também foi possível acessar indicadores do processo de alfabetização idealizado pelos participantes como sendo um momento que deve valorizar a cultura, permitindo-lhes expressar seus desejos e problemas, fundado no diálogo e no respeito às diferenças. Evidenciaram-se, também, a importância da linguagem no processo como meio de recuperação do sujeito histórico-social que cada um deles representava, se constituindo de subsídio relevante para construir alguns princípios de uma proposta de alfabetização com foco no sujeito. |
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Costa, Maria Betânia Gondim daPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T18:39:55Z2022-02-16T18:39:55Z2009-12-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156435994869251064743Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é configurado pelos sujeitos analfabetos e qual o impacto dessas configurações no seu modo de perceber-se, sentir e agir. Para tanto, adotou-se a teoria da subjetividade de González Rey juntamente com a teoria da Libertação de Paulo Freire, como suportes teóricos que podem proporcionar uma nova compreensão do processo de alfabetização. No aspecto metodológico, a epistemologia qualitativa de González Rey constituiu-se como aporte e caminho às investigações, em que se fez uso de instrumentos como: observações, entrevistas e encontros-aula. Como resultados da pesquisa foi possível acessar indicadores e sentidos dos sujeitos sobre o analfabetismo, como: para ser considerado sujeito é preciso saber escrever o próprio nome, sentir-se acolhido e possuir conhecimentos acadêmicos. Também foi possível acessar indicadores do processo de alfabetização idealizado pelos participantes como sendo um momento que deve valorizar a cultura, permitindo-lhes expressar seus desejos e problemas, fundado no diálogo e no respeito às diferenças. Evidenciaram-se, também, a importância da linguagem no processo como meio de recuperação do sujeito histórico-social que cada um deles representava, se constituindo de subsídio relevante para construir alguns princípios de uma proposta de alfabetização com foco no sujeito.Although there are several programs for teaching youths and adults, illiteracy is still a major problem in the Brazilian population. The objective of this research was to investigate how illiteracy is set by the subject illiterate and the impact of these settings in your way of perceiving, feeling and acting. To this end, we adopted the theory of subjectivity Rey Gonzalez with the liberation theory of Paulo Freire, as media theorists who can provide a new understanding of the literacy process. In the methodological aspect, the epistemology of qualitative Gonzalez Rey was established as a contribution to research and the way in which they made use of tools such as: observations, interviews, meetings/classes. The results of the survey was able to access directions and indicators of illiteracy on the subject as to be regarded as a stand must be able to write his own name, feel welcome and have academic knowledge. It was also possible to access process indicators of literacy designed by the participants as a moment that should improve its quality, enabling them to express their wishes and problems, based on dialogue and respect for differences. The analysis showed also the importance of language in the process as a means of recovering the historical and social subject that each represented, constituting a subsidy to build some important principles of a proposal for a literacy-focused subject.porPUC-Campinaseducação de jovens e adultossubjetividadeeducação libertadoraeducation youth and adultssubjectivityliberating educationA educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetizaçãoEducation youth and adults: an analysis of the subjective aspects involved in literacyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Guzzo, Raquel Souza LoboPires, AndréPlacco, Vera Maria Nigro de SouzaSouza, Marilene Proença Rebello de886316315284840524896977405130292891705696645235CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Maria_BGC.pdfccv_ppgpsico_dr_Maria_BGC.pdfapplication/pdf4792428http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15643/1/ccv_ppgpsico_dr_Maria_BGC.pdf16c282542366160bc7eb13a3a637fc20MD51123456789/156432022-09-02 11:37:00.539oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15643Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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