Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Ivan Eduardo de Abreu
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15344
Resumo: Com o envelhecimento, os idosos se deparam com desafios não antes experimentados. Construir o próprio caminho superando dificuldades e preconceitos impostos pela sociedade, a partir desse ponto, torna-se o principal objetivo dessas pessoas. Os sentimentos de inutilidade, de improdutividade e de incapacidade, engessam a busca de novos conhecimentos e possibilidades. Visando ultrapassar esses obstáculos, surge a educação como ferramenta de oportunidades. Ela inclui socialmente a pessoa, melhora sua auto-estima e, conseqüentemente, enaltece a qualidade de vida do idoso. Neste cenário, encontra-se a Universidade da Terceira Idade como um importante movimento de transformação, considerada um espaço que os alunos idosos participam e interagem na comunidade onde vivem. Assim sendo, propõe-se neste trabalho estudar o caso do programa brasileiro pioneiro de Universidade da Terceira Idade organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa. A intenção, através de uma viagem histórica ao longo dos dezoito anos de atividade e fazendo uso de bibliografias, documentos e entrevistas com pessoas envolvidas, é analisar os diversos aspectos que serviram como base para a construção contínua do programa, como: caracterização, objetivos, currículos, infra-estrutura, docentes e discentes. Para tal, serão discutidas questões relativas à própria compreensão de quem é o público da terceira idade e suas relações com fatores como inclusão social, auto-estima e qualidade de vida. Por fim, além do ineditismo e da experiência adquirida, observaremos outros aspectos como objetivos, currículo, corpo docente e localização serem considerados imprescindíveis à qualidade do programa.
id PCAM_0dede49103fbb7d344c03777bf65198c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15344
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Arruda, Ivan Eduardo de AbreuPontifícia Universidade Católica de CampinasSilva, Itamar Mendes da2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2009-02-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153449682924618298141Com o envelhecimento, os idosos se deparam com desafios não antes experimentados. Construir o próprio caminho superando dificuldades e preconceitos impostos pela sociedade, a partir desse ponto, torna-se o principal objetivo dessas pessoas. Os sentimentos de inutilidade, de improdutividade e de incapacidade, engessam a busca de novos conhecimentos e possibilidades. Visando ultrapassar esses obstáculos, surge a educação como ferramenta de oportunidades. Ela inclui socialmente a pessoa, melhora sua auto-estima e, conseqüentemente, enaltece a qualidade de vida do idoso. Neste cenário, encontra-se a Universidade da Terceira Idade como um importante movimento de transformação, considerada um espaço que os alunos idosos participam e interagem na comunidade onde vivem. Assim sendo, propõe-se neste trabalho estudar o caso do programa brasileiro pioneiro de Universidade da Terceira Idade organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa. A intenção, através de uma viagem histórica ao longo dos dezoito anos de atividade e fazendo uso de bibliografias, documentos e entrevistas com pessoas envolvidas, é analisar os diversos aspectos que serviram como base para a construção contínua do programa, como: caracterização, objetivos, currículos, infra-estrutura, docentes e discentes. Para tal, serão discutidas questões relativas à própria compreensão de quem é o público da terceira idade e suas relações com fatores como inclusão social, auto-estima e qualidade de vida. Por fim, além do ineditismo e da experiência adquirida, observaremos outros aspectos como objetivos, currículo, corpo docente e localização serem considerados imprescindíveis à qualidade do programa.With aging, the elderly are faced with challenges not experienced before. Building your own path overcoming difficulties and prejudices imposed by society, from that point, it becomes the main objective of these people. The feelings of uselessness, of poorness and disability, plaster the search for new knowledge and possibilities. Seeking to overcome these obstacles comes to education as a tool of opportunity. It includes the person socially, improves their self-esteem and, consequently, brings the quality of life of the elderly. In this scenario, is the University of the Third Age movement as a major transformation, considered an area that students interact and participate older people in the community where they live. There fore, it is proposed in this paper to study the case of Brazilian pioneer of the Third Age University organized by the Pontifical Catholic University of Campinas through a qualitative methodological perspective. The intention, through an historic journey over the eighteen years of activity, is examining the various aspects that served as support for the continuous building of the program: objectives, curriculum, resources, teachers and students. This will discussed issues concerning the understanding of who the audience is the elderly and their relationship to factors such as social inclusion, self-esteem and quality of life. Finally, beyond the novelty and experience, observe other aspects such as goals, curriculum, teacher and location are considered essential to the quality of the program.porPUC-Campinasuniversidade da terceira idadeterceira idadeidosoeducaçãouniversidadeuniversity of the third agethird ageelderlyeducationuniversityAnálise de uma universidade da terceira idade no município de CampinasAnalysis of a University of the Third Age in Campinasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2477851211882211Mitrulis, ElenyMachado, Vera Lúcia de Carvalho91656730314464699375761445315596CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Ivan_EAA.pdfcchsa_ppgedu_me_Ivan_EAA.pdfapplication/pdf571133http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15344/1/cchsa_ppgedu_me_Ivan_EAA.pdf7a5033ea0a5fad348f42a3f72ca97229MD51123456789/153442022-10-27 12:44:16.374oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:44:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Analysis of a University of the Third Age in Campinas
title Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
spellingShingle Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
Arruda, Ivan Eduardo de Abreu
universidade da terceira idade
terceira idade
idoso
educação
universidade
university of the third age
third age
elderly
education
university
title_short Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
title_full Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
title_fullStr Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
title_full_unstemmed Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
title_sort Análise de uma universidade da terceira idade no município de Campinas
author Arruda, Ivan Eduardo de Abreu
author_facet Arruda, Ivan Eduardo de Abreu
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Ivan Eduardo de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Itamar Mendes da
contributor_str_mv Silva, Itamar Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv universidade da terceira idade
terceira idade
idoso
educação
universidade
university of the third age
third age
elderly
education
university
topic universidade da terceira idade
terceira idade
idoso
educação
universidade
university of the third age
third age
elderly
education
university
description Com o envelhecimento, os idosos se deparam com desafios não antes experimentados. Construir o próprio caminho superando dificuldades e preconceitos impostos pela sociedade, a partir desse ponto, torna-se o principal objetivo dessas pessoas. Os sentimentos de inutilidade, de improdutividade e de incapacidade, engessam a busca de novos conhecimentos e possibilidades. Visando ultrapassar esses obstáculos, surge a educação como ferramenta de oportunidades. Ela inclui socialmente a pessoa, melhora sua auto-estima e, conseqüentemente, enaltece a qualidade de vida do idoso. Neste cenário, encontra-se a Universidade da Terceira Idade como um importante movimento de transformação, considerada um espaço que os alunos idosos participam e interagem na comunidade onde vivem. Assim sendo, propõe-se neste trabalho estudar o caso do programa brasileiro pioneiro de Universidade da Terceira Idade organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa. A intenção, através de uma viagem histórica ao longo dos dezoito anos de atividade e fazendo uso de bibliografias, documentos e entrevistas com pessoas envolvidas, é analisar os diversos aspectos que serviram como base para a construção contínua do programa, como: caracterização, objetivos, currículos, infra-estrutura, docentes e discentes. Para tal, serão discutidas questões relativas à própria compreensão de quem é o público da terceira idade e suas relações com fatores como inclusão social, auto-estima e qualidade de vida. Por fim, além do ineditismo e da experiência adquirida, observaremos outros aspectos como objetivos, currículo, corpo docente e localização serem considerados imprescindíveis à qualidade do programa.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15344
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9682924618298141
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15344
identifier_str_mv 9682924618298141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15344/1/cchsa_ppgedu_me_Ivan_EAA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a5033ea0a5fad348f42a3f72ca97229
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790728164114432