Caracterização de publicações científicas brasileiras sobre a dislexia no âmbito fonoaudiológico
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17208 |
Resumo: | A dislexia do desenvolvimento refere-se a um transtorno do neurodesenvolvimento, de ordem genética e hereditária, em que o indivíduo apresenta uma dificuldade de aprendizagem, oral e escrita, classificado como um transtorno e/ou distúrbio de leitura. Neste estudo objetivou-se caracterizar as publicações referentes à dislexia em escolares no âmbito fonoaudiólogo. Trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura realizada com base nas revistas fonoaudiológica como CODAS, CEFAC, Revista brasileira de fonoaudiologia e Pró-Fono, através da base dados Brasil Scientific Eletronic Library Online, utilizando os descritores ‘’dislexia’’ e ‘’distúrbio de leitura’’, realizando a segunda busca na revista Distúrbio comunicação, mantendo os mesmos descritores mencionados e o operador booleano “And’ obtendo como resultado final 17 artigos selecionados. A análise de dados foi composta por duas etapas: (1) triagem dos artigos científicos localizados, (2) análise descritiva qualitativa e quantitativa em percentual, das variáveis: Título do artigo, Autor, Ano de publicação, Tipo de publicação e Revista. Além desses aspectos, foram utilizados percentual, descritivos para a análise dos protocolos e instrumentos de avaliação, assim como métodos de avaliação e intervenção fonoaudiológica encontradas nas publicações selecionadas. Mediante a análise das publicações, a revista CODAS apresentou o maior índice de publicação, sendo uma porcentagem de 59% quando comparadas as outras revistas. O ano com a maior porcentagem de publicações foi 2021 com 24%. Quanto as avaliações realizadas, a avaliação habilidades cognitivas esteve presente na grande maioria das publicações selecionadas, representando 32% de frequência na amostra de publicações. Os protocolos mais utilizados foram o “Teste de habilidade de Leitura” e o “Teste de linguagem Infantil”, totalizando 8% da amostra de publicações. Durante a análise das publicações, no que se refere as intervenções fonoaudiológica, foi possível constatar que dos 17 artigos selecionados, 11 artigos apresentaram intervenção fonoaudiológica. Observando as intervenções realizadas, segundo os achados da pesquisa, o "Ditado de palavras” apresentou maior índice nas publicações, com 13% da frequência na amostra de publicações. O desenvolvimento da presente pesquisa demostrou através dos resultados que a revista CODAS possui o maior número de artigos publicados referente a dislexia em escolares. Quanto aos anos de publicações encontrados nos resultados, o 2015 apresentou um número significativo e ano de 2021 destacou-se com o maior número de publicações. Este estudo analisou os tipos de avaliações realizadas, apontando que a avaliação das habilidades cognitivas esteve presente em todas as publicações e em seguida a avaliação de leitura e escrita. No que se refere aos testes utilizados nesta pesquisa, o Teste de Habilidade da leitura e Teste de Linguagem Infantil ABFW foram os citados nas publicações. Segundo os resultados deste estudo, as intervenções fonoaudiológica mais utilizadas foram o ditado de palavras obteve maior número de citações e em seguida o treinamento das atividades de correspondência grafema fonema, estimulação das habilidades cognitivas-linguísticos e programa de intervenção das habilidades fonológicas. Mediante a esta pesquisa foi possível observar a importância de realizar novos estudos na área para que a comunidade científica possa trazer embasamento aos profissionais da área, assim como para população. |
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Reis, Renice Gomes dos SantosPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Brocchi, Beatriz Servilha2024-03-20T14:59:55Z2024-03-20T14:59:55Z2022-11-24http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17208NDA dislexia do desenvolvimento refere-se a um transtorno do neurodesenvolvimento, de ordem genética e hereditária, em que o indivíduo apresenta uma dificuldade de aprendizagem, oral e escrita, classificado como um transtorno e/ou distúrbio de leitura. Neste estudo objetivou-se caracterizar as publicações referentes à dislexia em escolares no âmbito fonoaudiólogo. Trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura realizada com base nas revistas fonoaudiológica como CODAS, CEFAC, Revista brasileira de fonoaudiologia e Pró-Fono, através da base dados Brasil Scientific Eletronic Library Online, utilizando os descritores ‘’dislexia’’ e ‘’distúrbio de leitura’’, realizando a segunda busca na revista Distúrbio comunicação, mantendo os mesmos descritores mencionados e o operador booleano “And’ obtendo como resultado final 17 artigos selecionados. A análise de dados foi composta por duas etapas: (1) triagem dos artigos científicos localizados, (2) análise descritiva qualitativa e quantitativa em percentual, das variáveis: Título do artigo, Autor, Ano de publicação, Tipo de publicação e Revista. Além desses aspectos, foram utilizados percentual, descritivos para a análise dos protocolos e instrumentos de avaliação, assim como métodos de avaliação e intervenção fonoaudiológica encontradas nas publicações selecionadas. Mediante a análise das publicações, a revista CODAS apresentou o maior índice de publicação, sendo uma porcentagem de 59% quando comparadas as outras revistas. O ano com a maior porcentagem de publicações foi 2021 com 24%. Quanto as avaliações realizadas, a avaliação habilidades cognitivas esteve presente na grande maioria das publicações selecionadas, representando 32% de frequência na amostra de publicações. Os protocolos mais utilizados foram o “Teste de habilidade de Leitura” e o “Teste de linguagem Infantil”, totalizando 8% da amostra de publicações. Durante a análise das publicações, no que se refere as intervenções fonoaudiológica, foi possível constatar que dos 17 artigos selecionados, 11 artigos apresentaram intervenção fonoaudiológica. Observando as intervenções realizadas, segundo os achados da pesquisa, o "Ditado de palavras” apresentou maior índice nas publicações, com 13% da frequência na amostra de publicações. O desenvolvimento da presente pesquisa demostrou através dos resultados que a revista CODAS possui o maior número de artigos publicados referente a dislexia em escolares. Quanto aos anos de publicações encontrados nos resultados, o 2015 apresentou um número significativo e ano de 2021 destacou-se com o maior número de publicações. Este estudo analisou os tipos de avaliações realizadas, apontando que a avaliação das habilidades cognitivas esteve presente em todas as publicações e em seguida a avaliação de leitura e escrita. No que se refere aos testes utilizados nesta pesquisa, o Teste de Habilidade da leitura e Teste de Linguagem Infantil ABFW foram os citados nas publicações. Segundo os resultados deste estudo, as intervenções fonoaudiológica mais utilizadas foram o ditado de palavras obteve maior número de citações e em seguida o treinamento das atividades de correspondência grafema fonema, estimulação das habilidades cognitivas-linguísticos e programa de intervenção das habilidades fonológicas. Mediante a esta pesquisa foi possível observar a importância de realizar novos estudos na área para que a comunidade científica possa trazer embasamento aos profissionais da área, assim como para população.Developmental dyslexia is a genetic and hereditary neurodevelopmental disorder characterized by learning, oral, and writing difficulties that are classified as a reading disorder and/or disorder. The aim of this study was to characterize the publications referring to dyslexia in schoolchildren in the speech-language pathology field. This is a bibliographic review of literature carried out based on speech therapy journals such as “CODAS”, “CEFAC”, “Revista Brasileira de Fonoaudiologia”, and Pró-Fono, through the database Brazil Scientific Eletronic Library Online, using the descriptors "dyslexia" and "reading disorder," performing the second search in the “Revista Distúrbio de Comunicação”, keeping the same descriptors mentioned, and the Boolean operator "and," obtaining as a final result 17 selected articles. The data analysis consisted of two steps: (1) screening of scientific articles located; (2) qualitative and quantitative descriptive analysis in percentages of the variables: title of the article, author, year of publication, type of publication, and journal. In addition to these aspects, percentages were used as a descriptive tool for the analysis of protocols and assessment instruments, as well as assessment methods and speech therapy interventions found in selected publications. Through the analysis of publications, the journal CODAS had the highest publication rate, with a percentage of 59% when compared to other journals. The year with the highest percentage of publications was 2021, with 24%. As for the assessments carried out, the assessment of cognitive skills was present in the vast majority of selected publications, representing 32% of the frequency in the sample of publications. The two most commonly used protocols were the "reading skill test" and the "child language test," totalling 8% of the sample of publications. During the analysis of publications with regard to speech therapy interventions, it was possible to verify that of the 17 selected articles, 11 articles presented speech therapy interventions. Observing the interventions carried out, according to the research findings, the "dictation of words" presented the highest rate in publications, with 13% of the frequency in the sample of publications. The development of this research showed through the results that the CODAS journal has the largest number of articles published regarding dyslexia in schoolchildren. As for the years of publications found in the results, 2015 presented a significant number, and the year 2021 stood out with the largest number of publications. This study analyzed the types of evaluations carried out, pointing out that the assessment of cognitive skills was present in all publications, followed by the assessment of reading and writing. With regard to the tests used in this research, the Reading Ability Test and the ABFW Child Language Test were cited in the publications. Results of this study showed that the most used speech therapy interventions were the dictation of words, which had the highest number of citations, followed by training in grapheme-phoneme correspondence activities, stimulation of cognitive-linguistic skills, and an intervention program for phonological skills. Through this research, it was possible to observe the importance of carrying out new studies in the area so that the scientific community can provide a basis for professionals in the area as well as for the population.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)DislexiaDislexia do desenvolvimentoTranstornos específicos de leituraDyslexiaDevelopmental dyslexiaSpecific reading disordersCaracterização de publicações científicas brasileiras sobre a dislexia no âmbito fonoaudiológicoCharacterization of Brazilian scientific publications on dyslexia in the speech therapy fieldinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6129129228418285Granja, Luciana Furtado Seacero1387801050672185Escola de Ciências da VidaNão se aplicaOnlineFonoaudiologiaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17208/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALecv_fonoaudiologia_tcc_reis_rgs.pdfecv_fonoaudiologia_tcc_reis_rgs.pdfapplication/pdf2357715http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17208/1/ecv_fonoaudiologia_tcc_reis_rgs.pdffd1c579159eb8aa30e7028b059d86dcaMD51123456789/172082024-03-20 11:59:55.332oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862024-03-20T14:59:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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