A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzebon, Paulo Moacir Godoy
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15261
Resumo: O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia a pesquisa é identificar que categorias filosóficas e filosófico-educacionais desse autor podem subsidiar a análise e a formulação de políticas públicas educacionais e como podem ser traduzidas em diretrizes, indicações e critérios objetivos. O método utilizado consistiu em extrair da análise sistemática das obras metafísicas, epistemológicas, políticas e educacionais do autor, um conjunto de categorias e conceitos filosóficos que, aplicados ao ciclo de políticas públicas, permitem a derivação de diretrizes e indicações, a partir das quais foi elaborado um modelo detalhado para análise e proposição de políticas públicas educacionais, abrangendo os níveis estrutural e pedagógico. Em conclusão, este trabalho sustenta que as categorias filosóficas Pessoa Humana, Inteligência, Vontade, Liberdade e Educação, apreendidas no conjunto do pensamento filosófico de Jacques Maritain, fornecem diretrizes e indicações que, integradas aos instrumentos conceituais das ciências sociais e educacionais utilizados pelas políticas públicas educacionais, ampliam e aprofundam esses instrumentos, possibilitando conhecimentos mais amplos, completos e precisos para intervenção em situações escolhidas como objeto de tais políticas.
id PCAM_1846cf56970c87e27f82a3376b17751e
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15261
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Pozzebon, Paulo Moacir GodoyPontifícia Universidade Católica de CampinasMendonça, Samuel2022-02-16T17:55:02Z2022-02-16T17:55:02Z2021-11-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152617113298780451095O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia a pesquisa é identificar que categorias filosóficas e filosófico-educacionais desse autor podem subsidiar a análise e a formulação de políticas públicas educacionais e como podem ser traduzidas em diretrizes, indicações e critérios objetivos. O método utilizado consistiu em extrair da análise sistemática das obras metafísicas, epistemológicas, políticas e educacionais do autor, um conjunto de categorias e conceitos filosóficos que, aplicados ao ciclo de políticas públicas, permitem a derivação de diretrizes e indicações, a partir das quais foi elaborado um modelo detalhado para análise e proposição de políticas públicas educacionais, abrangendo os níveis estrutural e pedagógico. Em conclusão, este trabalho sustenta que as categorias filosóficas Pessoa Humana, Inteligência, Vontade, Liberdade e Educação, apreendidas no conjunto do pensamento filosófico de Jacques Maritain, fornecem diretrizes e indicações que, integradas aos instrumentos conceituais das ciências sociais e educacionais utilizados pelas políticas públicas educacionais, ampliam e aprofundam esses instrumentos, possibilitando conhecimentos mais amplos, completos e precisos para intervenção em situações escolhidas como objeto de tais políticas.This work discusses the contributions of the french philosopher Jacques Maritain to the philosophy of education and the human person and the analysis and proposition of educational public policies. The problem that guides the research is to identify which philosophical and philosophical-educational categories of this author can support the analysis and formulation of educational public policies and how they can be translated into guidelines, indications and objective criteria. The utilized method consisted in extracting from the systematic analysis of the author's metaphysical, epistemological, political and educational works, a set of philosophical categories and concepts that, when applied to the cycle of public policies, allow the derivation of guidelines and indications, from which a detailed model for the analysis and proposition of educational public policies was developed, covering the structural and pedagogical levels. In conclusion, this work sustains that the philosophical categories Human Person, Intelligence, Will, Freedom and Education, apprehended from Jacques Maritain's philosophical thought, provide guidelines and indications that, integrated to the conceptual instruments of the social and educational sciences used by educational public policies, broaden and deepen such instruments, enabling a more extensive, complete and precise knowledge for intervention in situations chosen as the object of such policies.Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC CampinasporPUC-CampinasEducaçãoFilosofiaJacques MaritainPolíticas públicasPublic policiesPhilosophyEducationJacques MaritainA filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionaisThe personalist philosophy of Jacques Maritain as a foundation for the critique of educational public policiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6369572439782922Vitorino, Artur José RendaZuben, Newton Aquiles vonNobre, José AguiarSimões, Mauro Cardoso3811004108670430716324711827846564487574352632935450828270174612CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_dr_Paulo_MGP.pdfcchsa_ppgedu_dr_Paulo_MGP.pdfapplication/pdf1985638http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15261/1/cchsa_ppgedu_dr_Paulo_MGP.pdf20f415804e2421fe3849772292027497MD51123456789/152612022-09-02 11:37:01.912oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:37:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The personalist philosophy of Jacques Maritain as a foundation for the critique of educational public policies
title A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
spellingShingle A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
Pozzebon, Paulo Moacir Godoy
Educação
Filosofia
Jacques Maritain
Políticas públicas
Public policies
Philosophy
Education
Jacques Maritain
title_short A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
title_full A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
title_fullStr A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
title_full_unstemmed A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
title_sort A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
author Pozzebon, Paulo Moacir Godoy
author_facet Pozzebon, Paulo Moacir Godoy
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzebon, Paulo Moacir Godoy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Samuel
contributor_str_mv Mendonça, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Jacques Maritain
Políticas públicas
Public policies
Philosophy
Education
Jacques Maritain
topic Educação
Filosofia
Jacques Maritain
Políticas públicas
Public policies
Philosophy
Education
Jacques Maritain
description O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia a pesquisa é identificar que categorias filosóficas e filosófico-educacionais desse autor podem subsidiar a análise e a formulação de políticas públicas educacionais e como podem ser traduzidas em diretrizes, indicações e critérios objetivos. O método utilizado consistiu em extrair da análise sistemática das obras metafísicas, epistemológicas, políticas e educacionais do autor, um conjunto de categorias e conceitos filosóficos que, aplicados ao ciclo de políticas públicas, permitem a derivação de diretrizes e indicações, a partir das quais foi elaborado um modelo detalhado para análise e proposição de políticas públicas educacionais, abrangendo os níveis estrutural e pedagógico. Em conclusão, este trabalho sustenta que as categorias filosóficas Pessoa Humana, Inteligência, Vontade, Liberdade e Educação, apreendidas no conjunto do pensamento filosófico de Jacques Maritain, fornecem diretrizes e indicações que, integradas aos instrumentos conceituais das ciências sociais e educacionais utilizados pelas políticas públicas educacionais, ampliam e aprofundam esses instrumentos, possibilitando conhecimentos mais amplos, completos e precisos para intervenção em situações escolhidas como objeto de tais políticas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T17:55:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T17:55:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15261
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7113298780451095
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15261
identifier_str_mv 7113298780451095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15261/1/cchsa_ppgedu_dr_Paulo_MGP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 20f415804e2421fe3849772292027497
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790722369683456