O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15656 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o trabalho pedagógico no contexto da formação do psicólogo é um processo complexo que articula transmissão de conhecimentos científicos com mudanças na atividade imaginativa que concebemos, adotando a perspectiva da Psicologia concreta de José Bleger, como condutas. Como estratégia investigativa, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema foi utilizado como organizador de uma entrevista grupal para abordagem de pessoalidade coletiva. O registro do acontecer clínico foi realizado a partir dos desenhos-estórias e de uma narrativa sobre a entrevista. O conjunto das produções foi psicanaliticamente considerado, em busca de captação de campos de sentido afetivo-emocional, segundo os quais se organiza o imaginário coletivo. Foram criados/encontrados quatro campos de sentido, denominados: vim, vi e venci , sei que não sei , sobrevivi e salvarei e sou e faço . Com base nesses campos, percebemos os contornos de um sujeito coletivo que necessitará de auxílio para iniciar a atividade clínica. Seus medos, suas angústias e suas exigências revelam sofrimento, mas também lucidez sobre a dificuldade que encontrarão nessa tarefa, além de capacidade de brincar espontânea e bem humoradamente com a própria onipotência. |
id |
PCAM_1c45763657f45a985cb15d40fabe829a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15656 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Gallo-belluzzo, Sueli ReginaPontifícia Universidade Católica de CampinasVaisberg, Tania Maria Jose Aiello2022-02-16T18:40:18Z2022-02-16T18:40:18Z2011-02-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156565659579762914887Esta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o trabalho pedagógico no contexto da formação do psicólogo é um processo complexo que articula transmissão de conhecimentos científicos com mudanças na atividade imaginativa que concebemos, adotando a perspectiva da Psicologia concreta de José Bleger, como condutas. Como estratégia investigativa, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema foi utilizado como organizador de uma entrevista grupal para abordagem de pessoalidade coletiva. O registro do acontecer clínico foi realizado a partir dos desenhos-estórias e de uma narrativa sobre a entrevista. O conjunto das produções foi psicanaliticamente considerado, em busca de captação de campos de sentido afetivo-emocional, segundo os quais se organiza o imaginário coletivo. Foram criados/encontrados quatro campos de sentido, denominados: vim, vi e venci , sei que não sei , sobrevivi e salvarei e sou e faço . Com base nesses campos, percebemos os contornos de um sujeito coletivo que necessitará de auxílio para iniciar a atividade clínica. Seus medos, suas angústias e suas exigências revelam sofrimento, mas também lucidez sobre a dificuldade que encontrarão nessa tarefa, além de capacidade de brincar espontânea e bem humoradamente com a própria onipotência.This research aims at investigating the collective imaginary of Psychology students on the first clinical care, which is usually at the beginning of a psychodiagnosis process. We believe that the pedagogical work in the context of the psychologist s academic development, is a complex process which articulates scientific knowledge transmission and changes in imaginative activity which we conceive, adopting the concrete Psychology s perspective of José Bleger such as conducts. As a research strategy, the Thematic Story-Drawing Procedure was used as the organizer of a group interview to approach to collective personality. The narrative about the clinical event and story-drawing approach, produced through the psychoanalytical method, allowed for the apprehension of affective-emotional sense fields, according to which organizes the collective imaginary. Four fields were created/found, called "I came, I saw, I conquered", "I know that I know nothing", I survive and I ll save" and "I am and I do". Based on these fields, we see the outlines of a collective subject that will require assistance to start the clinic activity. Their fears, their anguish and their demands reveal suffering, but also clarity about the difficulty they will encounter in this task, besides the ability to play spontaneously and good-humored with his own omnipotence.porPUC-Campinasformação profissionalensino de psicologiaimaginário coletivopsicanáliseenquadre diferenciadoprofessional trainingpsychology teachingcollective imaginarypsychoanalysisdifferentiated settingsO imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalíticoThe imaginary of psychology students about the first clinical care: a psychoanalytic studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4670585523085617Cury, Vera EnglerFulgencio, LeopoldoSantos, Manoel Antonio dosBarreto, Maria Auxiliadora Motta3414308343809480719883912272974116329219931693004592224919618956CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Sueli_RGB.pdfccv_ppgpsico_dr_Sueli_RGB.pdfapplication/pdf5629151http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15656/1/ccv_ppgpsico_dr_Sueli_RGB.pdf004c831fff6fc0c967a0062284971a6aMD51123456789/156562022-09-02 11:36:53.152oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The imaginary of psychology students about the first clinical care: a psychoanalytic study |
title |
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico |
spellingShingle |
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico Gallo-belluzzo, Sueli Regina formação profissional ensino de psicologia imaginário coletivo psicanálise enquadre diferenciado professional training psychology teaching collective imaginary psychoanalysis differentiated settings |
title_short |
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico |
title_full |
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico |
title_fullStr |
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico |
title_full_unstemmed |
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico |
title_sort |
O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico |
author |
Gallo-belluzzo, Sueli Regina |
author_facet |
Gallo-belluzzo, Sueli Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallo-belluzzo, Sueli Regina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello |
contributor_str_mv |
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação profissional ensino de psicologia imaginário coletivo psicanálise enquadre diferenciado professional training psychology teaching collective imaginary psychoanalysis differentiated settings |
topic |
formação profissional ensino de psicologia imaginário coletivo psicanálise enquadre diferenciado professional training psychology teaching collective imaginary psychoanalysis differentiated settings |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o trabalho pedagógico no contexto da formação do psicólogo é um processo complexo que articula transmissão de conhecimentos científicos com mudanças na atividade imaginativa que concebemos, adotando a perspectiva da Psicologia concreta de José Bleger, como condutas. Como estratégia investigativa, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema foi utilizado como organizador de uma entrevista grupal para abordagem de pessoalidade coletiva. O registro do acontecer clínico foi realizado a partir dos desenhos-estórias e de uma narrativa sobre a entrevista. O conjunto das produções foi psicanaliticamente considerado, em busca de captação de campos de sentido afetivo-emocional, segundo os quais se organiza o imaginário coletivo. Foram criados/encontrados quatro campos de sentido, denominados: vim, vi e venci , sei que não sei , sobrevivi e salvarei e sou e faço . Com base nesses campos, percebemos os contornos de um sujeito coletivo que necessitará de auxílio para iniciar a atividade clínica. Seus medos, suas angústias e suas exigências revelam sofrimento, mas também lucidez sobre a dificuldade que encontrarão nessa tarefa, além de capacidade de brincar espontânea e bem humoradamente com a própria onipotência. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:40:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:40:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15656 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
5659579762914887 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15656 |
identifier_str_mv |
5659579762914887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15656/1/ccv_ppgpsico_dr_Sueli_RGB.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
004c831fff6fc0c967a0062284971a6a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790721463713792 |