O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo-belluzzo, Sueli Regina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15656
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o trabalho pedagógico no contexto da formação do psicólogo é um processo complexo que articula transmissão de conhecimentos científicos com mudanças na atividade imaginativa que concebemos, adotando a perspectiva da Psicologia concreta de José Bleger, como condutas. Como estratégia investigativa, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema foi utilizado como organizador de uma entrevista grupal para abordagem de pessoalidade coletiva. O registro do acontecer clínico foi realizado a partir dos desenhos-estórias e de uma narrativa sobre a entrevista. O conjunto das produções foi psicanaliticamente considerado, em busca de captação de campos de sentido afetivo-emocional, segundo os quais se organiza o imaginário coletivo. Foram criados/encontrados quatro campos de sentido, denominados: vim, vi e venci , sei que não sei , sobrevivi e salvarei e sou e faço . Com base nesses campos, percebemos os contornos de um sujeito coletivo que necessitará de auxílio para iniciar a atividade clínica. Seus medos, suas angústias e suas exigências revelam sofrimento, mas também lucidez sobre a dificuldade que encontrarão nessa tarefa, além de capacidade de brincar espontânea e bem humoradamente com a própria onipotência.
id PCAM_1c45763657f45a985cb15d40fabe829a
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15656
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Gallo-belluzzo, Sueli ReginaPontifícia Universidade Católica de CampinasVaisberg, Tania Maria Jose Aiello2022-02-16T18:40:18Z2022-02-16T18:40:18Z2011-02-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156565659579762914887Esta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o trabalho pedagógico no contexto da formação do psicólogo é um processo complexo que articula transmissão de conhecimentos científicos com mudanças na atividade imaginativa que concebemos, adotando a perspectiva da Psicologia concreta de José Bleger, como condutas. Como estratégia investigativa, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema foi utilizado como organizador de uma entrevista grupal para abordagem de pessoalidade coletiva. O registro do acontecer clínico foi realizado a partir dos desenhos-estórias e de uma narrativa sobre a entrevista. O conjunto das produções foi psicanaliticamente considerado, em busca de captação de campos de sentido afetivo-emocional, segundo os quais se organiza o imaginário coletivo. Foram criados/encontrados quatro campos de sentido, denominados: vim, vi e venci , sei que não sei , sobrevivi e salvarei e sou e faço . Com base nesses campos, percebemos os contornos de um sujeito coletivo que necessitará de auxílio para iniciar a atividade clínica. Seus medos, suas angústias e suas exigências revelam sofrimento, mas também lucidez sobre a dificuldade que encontrarão nessa tarefa, além de capacidade de brincar espontânea e bem humoradamente com a própria onipotência.This research aims at investigating the collective imaginary of Psychology students on the first clinical care, which is usually at the beginning of a psychodiagnosis process. We believe that the pedagogical work in the context of the psychologist s academic development, is a complex process which articulates scientific knowledge transmission and changes in imaginative activity which we conceive, adopting the concrete Psychology s perspective of José Bleger such as conducts. As a research strategy, the Thematic Story-Drawing Procedure was used as the organizer of a group interview to approach to collective personality. The narrative about the clinical event and story-drawing approach, produced through the psychoanalytical method, allowed for the apprehension of affective-emotional sense fields, according to which organizes the collective imaginary. Four fields were created/found, called "I came, I saw, I conquered", "I know that I know nothing", I survive and I ll save" and "I am and I do". Based on these fields, we see the outlines of a collective subject that will require assistance to start the clinic activity. Their fears, their anguish and their demands reveal suffering, but also clarity about the difficulty they will encounter in this task, besides the ability to play spontaneously and good-humored with his own omnipotence.porPUC-Campinasformação profissionalensino de psicologiaimaginário coletivopsicanáliseenquadre diferenciadoprofessional trainingpsychology teachingcollective imaginarypsychoanalysisdifferentiated settingsO imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalíticoThe imaginary of psychology students about the first clinical care: a psychoanalytic studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4670585523085617Cury, Vera EnglerFulgencio, LeopoldoSantos, Manoel Antonio dosBarreto, Maria Auxiliadora Motta3414308343809480719883912272974116329219931693004592224919618956CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Sueli_RGB.pdfccv_ppgpsico_dr_Sueli_RGB.pdfapplication/pdf5629151http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15656/1/ccv_ppgpsico_dr_Sueli_RGB.pdf004c831fff6fc0c967a0062284971a6aMD51123456789/156562022-09-02 11:36:53.152oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The imaginary of psychology students about the first clinical care: a psychoanalytic study
title O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
spellingShingle O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
Gallo-belluzzo, Sueli Regina
formação profissional
ensino de psicologia
imaginário coletivo
psicanálise
enquadre diferenciado
professional training
psychology teaching
collective imaginary
psychoanalysis
differentiated settings
title_short O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
title_full O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
title_fullStr O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
title_full_unstemmed O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
title_sort O imaginário de estudantes de psicologia sobre o primeiro atendimento clínico: um estudo psicanalítico
author Gallo-belluzzo, Sueli Regina
author_facet Gallo-belluzzo, Sueli Regina
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallo-belluzzo, Sueli Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
contributor_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.subject.por.fl_str_mv formação profissional
ensino de psicologia
imaginário coletivo
psicanálise
enquadre diferenciado
professional training
psychology teaching
collective imaginary
psychoanalysis
differentiated settings
topic formação profissional
ensino de psicologia
imaginário coletivo
psicanálise
enquadre diferenciado
professional training
psychology teaching
collective imaginary
psychoanalysis
differentiated settings
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico, que usualmente consiste no início de um processo psicodiagnóstico. Consideramos que o trabalho pedagógico no contexto da formação do psicólogo é um processo complexo que articula transmissão de conhecimentos científicos com mudanças na atividade imaginativa que concebemos, adotando a perspectiva da Psicologia concreta de José Bleger, como condutas. Como estratégia investigativa, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema foi utilizado como organizador de uma entrevista grupal para abordagem de pessoalidade coletiva. O registro do acontecer clínico foi realizado a partir dos desenhos-estórias e de uma narrativa sobre a entrevista. O conjunto das produções foi psicanaliticamente considerado, em busca de captação de campos de sentido afetivo-emocional, segundo os quais se organiza o imaginário coletivo. Foram criados/encontrados quatro campos de sentido, denominados: vim, vi e venci , sei que não sei , sobrevivi e salvarei e sou e faço . Com base nesses campos, percebemos os contornos de um sujeito coletivo que necessitará de auxílio para iniciar a atividade clínica. Seus medos, suas angústias e suas exigências revelam sofrimento, mas também lucidez sobre a dificuldade que encontrarão nessa tarefa, além de capacidade de brincar espontânea e bem humoradamente com a própria onipotência.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15656
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 5659579762914887
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15656
identifier_str_mv 5659579762914887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15656/1/ccv_ppgpsico_dr_Sueli_RGB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 004c831fff6fc0c967a0062284971a6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790721463713792