O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pandolpho, Maria Heloisa da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15324
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: Estudos em Avaliação . Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Propõe também refletir sobre o curso de formação inicial, permitindo assim uma discussão sobre os desafios, as possibilidades e os entraves das Ciências Biológicas enfrentados pelas Instituições de Educação Superior frente ao atual contexto social, político e histórico da sociedade brasileira. Toma-se como pressupostos teóricos a discussão sobre Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia e Avaliação Institucional. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa são professores de Biologia que atuam no ensino público. Os dados empíricos foram coletados através de questionários que abrangem questões fechadas e semi-estruturadas. Os eixos de análise foram: (1) Formação Inicial e a Inserção Profissional; (2) Docência: Significados e os Desafios da Profissionalização. Os resultados do estudo indicam a relevância da formação inicial como um dos requisitos básicos para a profissionalização docente articulada com a formação continuada e as condições de trabalho na construção de um ensino de qualidade.
id PCAM_1ff18ac026159477d1ee7e19ec1126ee
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15324
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Pandolpho, Maria Heloisa da SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasSordi, Mara Regina Lemes de2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-06-23http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153243509504221453326O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: Estudos em Avaliação . Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Propõe também refletir sobre o curso de formação inicial, permitindo assim uma discussão sobre os desafios, as possibilidades e os entraves das Ciências Biológicas enfrentados pelas Instituições de Educação Superior frente ao atual contexto social, político e histórico da sociedade brasileira. Toma-se como pressupostos teóricos a discussão sobre Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia e Avaliação Institucional. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa são professores de Biologia que atuam no ensino público. Os dados empíricos foram coletados através de questionários que abrangem questões fechadas e semi-estruturadas. Os eixos de análise foram: (1) Formação Inicial e a Inserção Profissional; (2) Docência: Significados e os Desafios da Profissionalização. Os resultados do estudo indicam a relevância da formação inicial como um dos requisitos básicos para a profissionalização docente articulada com a formação continuada e as condições de trabalho na construção de um ensino de qualidade.The present work aimed to know the efficacy of the initial formation proportioned by the graduation courses in Biological Sciences for the teaching performance in Biology through the looks and experiences of teachers in the education of this subject in high schools of public schools of the Public Net of São Paulo - D.E. East Campinas/SP. This research is concerned in the line: Studies in Evaluation . It is intended to recognize and analyze constructed and reconstructed identity traces throughout the professionalization process since the choice of the profession, initial formation, professional insertion and educational praxis by means of questionnaires with the graduated teachers from different colleges. It also considers a reflection on the initial formation course thus allowing a discussion on challenges, possibilities and the impediments of Biological Science faced by colleges concerning to the current social , political and historical context of the Brazilian society. It takes as estimated theoreticians the discussion on Initial Formation of Teachers, Teaching of Biology and Institutional Evaluation. It is about a study with quantitative and qualitative boarding, the participants of the present research were Biology teachers who work in public education. The empirical data was collected through questionnaires that involve closed and half-structuralized questions. The analysis axles were: (1) Initial Formation and the Professional Insertion; (2) Teaching: Meanings and the Challenges of the Professionalization. The results of the study indicate the relevance of the initial formation as one of the basic requirements for the teaching professionalization articulated with the continued formation and work conditions in the building up the quality in education.porPUC-Campinasensino de biologiaformação inicialavaliação de egressosidentidade docenteprofissionalizaçãoeducation of biologyinitial formationevaluation of egressesteaching identityprofessionalizationO ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressosThe teaching of biology in question: the background and performance of the biology teacher trough the graduates voicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6737123125852473Bruzzo, CristinaCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes94002125838664023883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_HSP.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_HSP.pdfapplication/pdf1140866http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15324/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_HSP.pdf8626ffdfc27b8ee7c8f62f67a0b48c28MD51123456789/153242022-09-02 11:36:23.534oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The teaching of biology in question: the background and performance of the biology teacher trough the graduates voices
title O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
spellingShingle O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
Pandolpho, Maria Heloisa da Silva
ensino de biologia
formação inicial
avaliação de egressos
identidade docente
profissionalização
education of biology
initial formation
evaluation of egresses
teaching identity
professionalization
title_short O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
title_full O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
title_fullStr O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
title_full_unstemmed O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
title_sort O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
author Pandolpho, Maria Heloisa da Silva
author_facet Pandolpho, Maria Heloisa da Silva
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pandolpho, Maria Heloisa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
contributor_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de biologia
formação inicial
avaliação de egressos
identidade docente
profissionalização
education of biology
initial formation
evaluation of egresses
teaching identity
professionalization
topic ensino de biologia
formação inicial
avaliação de egressos
identidade docente
profissionalização
education of biology
initial formation
evaluation of egresses
teaching identity
professionalization
description O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: Estudos em Avaliação . Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Propõe também refletir sobre o curso de formação inicial, permitindo assim uma discussão sobre os desafios, as possibilidades e os entraves das Ciências Biológicas enfrentados pelas Instituições de Educação Superior frente ao atual contexto social, político e histórico da sociedade brasileira. Toma-se como pressupostos teóricos a discussão sobre Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia e Avaliação Institucional. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa são professores de Biologia que atuam no ensino público. Os dados empíricos foram coletados através de questionários que abrangem questões fechadas e semi-estruturadas. Os eixos de análise foram: (1) Formação Inicial e a Inserção Profissional; (2) Docência: Significados e os Desafios da Profissionalização. Os resultados do estudo indicam a relevância da formação inicial como um dos requisitos básicos para a profissionalização docente articulada com a formação continuada e as condições de trabalho na construção de um ensino de qualidade.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15324
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3509504221453326
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15324
identifier_str_mv 3509504221453326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15324/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_HSP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8626ffdfc27b8ee7c8f62f67a0b48c28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790724680744960