O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15324 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: Estudos em Avaliação . Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Propõe também refletir sobre o curso de formação inicial, permitindo assim uma discussão sobre os desafios, as possibilidades e os entraves das Ciências Biológicas enfrentados pelas Instituições de Educação Superior frente ao atual contexto social, político e histórico da sociedade brasileira. Toma-se como pressupostos teóricos a discussão sobre Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia e Avaliação Institucional. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa são professores de Biologia que atuam no ensino público. Os dados empíricos foram coletados através de questionários que abrangem questões fechadas e semi-estruturadas. Os eixos de análise foram: (1) Formação Inicial e a Inserção Profissional; (2) Docência: Significados e os Desafios da Profissionalização. Os resultados do estudo indicam a relevância da formação inicial como um dos requisitos básicos para a profissionalização docente articulada com a formação continuada e as condições de trabalho na construção de um ensino de qualidade. |
id |
PCAM_1ff18ac026159477d1ee7e19ec1126ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15324 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Pandolpho, Maria Heloisa da SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasSordi, Mara Regina Lemes de2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-06-23http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153243509504221453326O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: Estudos em Avaliação . Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Propõe também refletir sobre o curso de formação inicial, permitindo assim uma discussão sobre os desafios, as possibilidades e os entraves das Ciências Biológicas enfrentados pelas Instituições de Educação Superior frente ao atual contexto social, político e histórico da sociedade brasileira. Toma-se como pressupostos teóricos a discussão sobre Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia e Avaliação Institucional. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa são professores de Biologia que atuam no ensino público. Os dados empíricos foram coletados através de questionários que abrangem questões fechadas e semi-estruturadas. Os eixos de análise foram: (1) Formação Inicial e a Inserção Profissional; (2) Docência: Significados e os Desafios da Profissionalização. Os resultados do estudo indicam a relevância da formação inicial como um dos requisitos básicos para a profissionalização docente articulada com a formação continuada e as condições de trabalho na construção de um ensino de qualidade.The present work aimed to know the efficacy of the initial formation proportioned by the graduation courses in Biological Sciences for the teaching performance in Biology through the looks and experiences of teachers in the education of this subject in high schools of public schools of the Public Net of São Paulo - D.E. East Campinas/SP. This research is concerned in the line: Studies in Evaluation . It is intended to recognize and analyze constructed and reconstructed identity traces throughout the professionalization process since the choice of the profession, initial formation, professional insertion and educational praxis by means of questionnaires with the graduated teachers from different colleges. It also considers a reflection on the initial formation course thus allowing a discussion on challenges, possibilities and the impediments of Biological Science faced by colleges concerning to the current social , political and historical context of the Brazilian society. It takes as estimated theoreticians the discussion on Initial Formation of Teachers, Teaching of Biology and Institutional Evaluation. It is about a study with quantitative and qualitative boarding, the participants of the present research were Biology teachers who work in public education. The empirical data was collected through questionnaires that involve closed and half-structuralized questions. The analysis axles were: (1) Initial Formation and the Professional Insertion; (2) Teaching: Meanings and the Challenges of the Professionalization. The results of the study indicate the relevance of the initial formation as one of the basic requirements for the teaching professionalization articulated with the continued formation and work conditions in the building up the quality in education.porPUC-Campinasensino de biologiaformação inicialavaliação de egressosidentidade docenteprofissionalizaçãoeducation of biologyinitial formationevaluation of egressesteaching identityprofessionalizationO ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressosThe teaching of biology in question: the background and performance of the biology teacher trough the graduates voicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6737123125852473Bruzzo, CristinaCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes94002125838664023883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_HSP.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_HSP.pdfapplication/pdf1140866http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15324/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_HSP.pdf8626ffdfc27b8ee7c8f62f67a0b48c28MD51123456789/153242022-09-02 11:36:23.534oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The teaching of biology in question: the background and performance of the biology teacher trough the graduates voices |
title |
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos |
spellingShingle |
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos Pandolpho, Maria Heloisa da Silva ensino de biologia formação inicial avaliação de egressos identidade docente profissionalização education of biology initial formation evaluation of egresses teaching identity professionalization |
title_short |
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos |
title_full |
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos |
title_fullStr |
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos |
title_full_unstemmed |
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos |
title_sort |
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos |
author |
Pandolpho, Maria Heloisa da Silva |
author_facet |
Pandolpho, Maria Heloisa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pandolpho, Maria Heloisa da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sordi, Mara Regina Lemes de |
contributor_str_mv |
Sordi, Mara Regina Lemes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de biologia formação inicial avaliação de egressos identidade docente profissionalização education of biology initial formation evaluation of egresses teaching identity professionalization |
topic |
ensino de biologia formação inicial avaliação de egressos identidade docente profissionalização education of biology initial formation evaluation of egresses teaching identity professionalization |
description |
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: Estudos em Avaliação . Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Propõe também refletir sobre o curso de formação inicial, permitindo assim uma discussão sobre os desafios, as possibilidades e os entraves das Ciências Biológicas enfrentados pelas Instituições de Educação Superior frente ao atual contexto social, político e histórico da sociedade brasileira. Toma-se como pressupostos teóricos a discussão sobre Formação Inicial de Professores, Ensino de Biologia e Avaliação Institucional. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa são professores de Biologia que atuam no ensino público. Os dados empíricos foram coletados através de questionários que abrangem questões fechadas e semi-estruturadas. Os eixos de análise foram: (1) Formação Inicial e a Inserção Profissional; (2) Docência: Significados e os Desafios da Profissionalização. Os resultados do estudo indicam a relevância da formação inicial como um dos requisitos básicos para a profissionalização docente articulada com a formação continuada e as condições de trabalho na construção de um ensino de qualidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15324 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
3509504221453326 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15324 |
identifier_str_mv |
3509504221453326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15324/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_HSP.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8626ffdfc27b8ee7c8f62f67a0b48c28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790724680744960 |