“Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Hellen Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16353
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com a turma de alunos da própria pesquisadora, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade e com a turma de crianças menores, com 2 e 3 anos, da mesma escola, referente à relação destas com a literatura infantil a partir do conceito de Leitura Fruição. O objetivo geral de nossa pesquisa foi analisar a potencialidade de criação e fruição literária na prática de “leitura” de livros literários realizados pela voz e mãos de crianças da Educação Infantil. A partir disso, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) analisar a potencialidade de proposta de leitura entre pares para a prática de Leitura Fruição; (ii) analisar a potencialidade de proposta de leitura entre pares para o aprimoramento e desenvolvimento de funções psíquicas superiores e de seu uso nas relações com a literatura. O material empírico foi produzido através de observações com vídeofilmagens e gravação em áudio de 42 situações em que as crianças foram convidadas a “lerem” para seus pares (de sua própria turma e de uma turma de crianças menores) e analisado qualitativamente, com embasamento no conceito de Leitura Fruição e na teoria Histórico-Cultural, no que diz respeito à mediação e ao desenvolvimento de funções psíquicas superiores. A análise do material empírico foi realizada nos seguintes eixos e sub-eixos: importância da mediação, subdividido em mediação da professora-pesquisadora e entre pares; em seguida, a importância da recorrência das experiências, subdividido em a apropriação da prática de leitura e, por fim, o sub-eixo funções psíquicas superiores em destaque: memória e imaginação. Com essas análises pudemos identificar a potencialidade da criação infantil na contação de histórias a partir do livro literário infantil; as crianças mostraram-se capazes de imaginar e inventar histórias criativamente, indo além da simples descrição da ilustração estática do livro; construíram estratégias sofisticadas de contação de histórias, bem como assumiram postura como “leitoras”; incentivaram e demonstraram interesse e gosto pelas “leituras” feitas pelos colegas; a partir das “leituras”, trouxeram debates de assuntos considerados importantes para elas e também sentiram-se à vontade para expressarem seus sentimentos. Desta pesquisa, se espera que seus resultados contribuam para a formação de professores quando pensada a prática de leitura sem almejar o controle estrito de resultados, que visa explorar os sabores da leitura por deleite com crianças da Educação Infantil.
id PCAM_21781f12f0e6134a926bfe060089bc79
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16353
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Machado, Hellen CristinaPontifícia Universidade Católica de CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2022-02-21T21:17:48Z2022-02-21T21:17:48Z2018-02-06http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/163538821426675301784Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com a turma de alunos da própria pesquisadora, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade e com a turma de crianças menores, com 2 e 3 anos, da mesma escola, referente à relação destas com a literatura infantil a partir do conceito de Leitura Fruição. O objetivo geral de nossa pesquisa foi analisar a potencialidade de criação e fruição literária na prática de “leitura” de livros literários realizados pela voz e mãos de crianças da Educação Infantil. A partir disso, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) analisar a potencialidade de proposta de leitura entre pares para a prática de Leitura Fruição; (ii) analisar a potencialidade de proposta de leitura entre pares para o aprimoramento e desenvolvimento de funções psíquicas superiores e de seu uso nas relações com a literatura. O material empírico foi produzido através de observações com vídeofilmagens e gravação em áudio de 42 situações em que as crianças foram convidadas a “lerem” para seus pares (de sua própria turma e de uma turma de crianças menores) e analisado qualitativamente, com embasamento no conceito de Leitura Fruição e na teoria Histórico-Cultural, no que diz respeito à mediação e ao desenvolvimento de funções psíquicas superiores. A análise do material empírico foi realizada nos seguintes eixos e sub-eixos: importância da mediação, subdividido em mediação da professora-pesquisadora e entre pares; em seguida, a importância da recorrência das experiências, subdividido em a apropriação da prática de leitura e, por fim, o sub-eixo funções psíquicas superiores em destaque: memória e imaginação. Com essas análises pudemos identificar a potencialidade da criação infantil na contação de histórias a partir do livro literário infantil; as crianças mostraram-se capazes de imaginar e inventar histórias criativamente, indo além da simples descrição da ilustração estática do livro; construíram estratégias sofisticadas de contação de histórias, bem como assumiram postura como “leitoras”; incentivaram e demonstraram interesse e gosto pelas “leituras” feitas pelos colegas; a partir das “leituras”, trouxeram debates de assuntos considerados importantes para elas e também sentiram-se à vontade para expressarem seus sentimentos. Desta pesquisa, se espera que seus resultados contribuam para a formação de professores quando pensada a prática de leitura sem almejar o controle estrito de resultados, que visa explorar os sabores da leitura por deleite com crianças da Educação Infantil.This is an exploratory-type qualitative research carried out with the researcher‟s own group of students, composed of children aged from 4 to 5, and with a group of younger children, aged from 2 to 3, at the same school, regarding the relationship of these children with the children's literature based on the concept of Fruition Reading. The general purpose of our research was to analyze the potential of creation and literature fruition in the practice of "reading" literary books performed by the voice and hands of children in preschool education. From there, the following specific objectives were outlined: (i) to analyze the potential of a peer reading proposal for the practice of Fruition Reading; (ii) to analyze the potential of a peer reading proposal for the improvement and development of higher psychological functions and their use in relation to literature. The empirical material was produced through videotaped and audio-recorded observations of 42 situations in which the children were invited to "read" to their peers (from their own class and a class of younger children) and qualitatively analyzed, based on the concept of Fruition Reading and on the historical-cultural theory, with regard to mediation and the development of higher psychological functions. The empirical material analysis was carried out on the following axes and sub-axes: importance of mediation, subdivided into mediation by teacher-researcher and among peers; then the importance of the recurrence of the experiences, subdivided into the appropriation of reading practice and, finally, the sub-axis of higher highlighted psychological functions: memory and imagination. Based on these analyzes we could identify the potential of child creation in storytelling from the children's literary book; the children were able to creatively imagine and invent stories, going beyond the simple description of the book's static illustration; they not only built sophisticated storytelling strategies, but also assumed a behavior as "readers"; they encouraged and displayed an interest in and appreciation of the "readings" made by peers; from the "readings", they brought debates on issues they considered important and also felt at ease to express their feelings. It is expected that this research results contribute to the formation of teachers when thinking about reading practice without aiming for strict control of results, which aims to explore the taste of reading for pleasure among preschool children.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasEducação infantilLiteratura infantilLeitura fruiçãoTeoria histórico-cultural.PreschoolChildren‟s literatureFruition readingHistorical-cultural theory.“Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5277455644761315Pinto, Ana Lúcia GuedesTassoni, Elvira Cristina Martins35206820673334157025380679558216CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Hellen_CM.pdfcchsa_ppgedu_me_Hellen_CM.pdfapplication/pdf2759075http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16353/1/cchsa_ppgedu_me_Hellen_CM.pdfd22673b204db27dd8d0cb18718ab48b1MD51123456789/163532022-10-27 09:43:13.538oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T11:43:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
title “Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
spellingShingle “Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
Machado, Hellen Cristina
Educação infantil
Literatura infantil
Leitura fruição
Teoria histórico-cultural.
Preschool
Children‟s literature
Fruition reading
Historical-cultural theory.
title_short “Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
title_full “Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
title_fullStr “Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
title_full_unstemmed “Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
title_sort “Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
author Machado, Hellen Cristina
author_facet Machado, Hellen Cristina
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Hellen Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
contributor_str_mv Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Literatura infantil
Leitura fruição
Teoria histórico-cultural.
Preschool
Children‟s literature
Fruition reading
Historical-cultural theory.
topic Educação infantil
Literatura infantil
Leitura fruição
Teoria histórico-cultural.
Preschool
Children‟s literature
Fruition reading
Historical-cultural theory.
description Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com a turma de alunos da própria pesquisadora, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade e com a turma de crianças menores, com 2 e 3 anos, da mesma escola, referente à relação destas com a literatura infantil a partir do conceito de Leitura Fruição. O objetivo geral de nossa pesquisa foi analisar a potencialidade de criação e fruição literária na prática de “leitura” de livros literários realizados pela voz e mãos de crianças da Educação Infantil. A partir disso, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) analisar a potencialidade de proposta de leitura entre pares para a prática de Leitura Fruição; (ii) analisar a potencialidade de proposta de leitura entre pares para o aprimoramento e desenvolvimento de funções psíquicas superiores e de seu uso nas relações com a literatura. O material empírico foi produzido através de observações com vídeofilmagens e gravação em áudio de 42 situações em que as crianças foram convidadas a “lerem” para seus pares (de sua própria turma e de uma turma de crianças menores) e analisado qualitativamente, com embasamento no conceito de Leitura Fruição e na teoria Histórico-Cultural, no que diz respeito à mediação e ao desenvolvimento de funções psíquicas superiores. A análise do material empírico foi realizada nos seguintes eixos e sub-eixos: importância da mediação, subdividido em mediação da professora-pesquisadora e entre pares; em seguida, a importância da recorrência das experiências, subdividido em a apropriação da prática de leitura e, por fim, o sub-eixo funções psíquicas superiores em destaque: memória e imaginação. Com essas análises pudemos identificar a potencialidade da criação infantil na contação de histórias a partir do livro literário infantil; as crianças mostraram-se capazes de imaginar e inventar histórias criativamente, indo além da simples descrição da ilustração estática do livro; construíram estratégias sofisticadas de contação de histórias, bem como assumiram postura como “leitoras”; incentivaram e demonstraram interesse e gosto pelas “leituras” feitas pelos colegas; a partir das “leituras”, trouxeram debates de assuntos considerados importantes para elas e também sentiram-se à vontade para expressarem seus sentimentos. Desta pesquisa, se espera que seus resultados contribuam para a formação de professores quando pensada a prática de leitura sem almejar o controle estrito de resultados, que visa explorar os sabores da leitura por deleite com crianças da Educação Infantil.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T21:17:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T21:17:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16353
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 8821426675301784
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16353
identifier_str_mv 8821426675301784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16353/1/cchsa_ppgedu_me_Hellen_CM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d22673b204db27dd8d0cb18718ab48b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790721529774080