Avaliação do impacto da música como redutor de ansiedade no atendimento odontológico de crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14909 |
Resumo: | As crianças relatam ansiedade, medo e estresse quando submetidas ao tratamento odontológico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da música como redutor de ansiedade no atendimento odontológico de crianças. Foram selecionadas 40 crianças na Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas com faixa etária variando entre 5 a 11 anos de idade, distribuídas de forma randomizada em 2 grupos (n=20): grupo 1: experimental, ou seja, as crianças foram submetidas à terapia musical; grupo 2: controle, portanto, as crianças não foram submetidas à terapia musical. As crianças foram acolhidas na recepção e orientadas quanto ao procedimento. Aferiu-se saturação de oxigênio, frequência cardíaca e foi aplicada a escala de ansiedade de Corah e escala de dor. Os resultados da frequência cardíaca foram submetidos ao teste de ANOVA. Foram aplicados os testes não paramétricos de Kruskal Wallis (Dunn) para avaliação dos resultados da saturação de oxigênio e o teste de Wilcoxon para os resultados da escala de ansiedade de Corah e de dor. A significância foi de 5%. Houve redução significante na frequência cardíaca (pulso) nas crianças que escutaram música durante o atendimento odontológico (p=0.05). No grupo sem música, a frequência cardíaca manteve-se inalterada durante todo o atendimento (p=0.53). Não houve diferença significante na saturação de oxigênio, escala de ansiedade de Corah e escala de dor nas crianças que escutaram ou não a música durante o atendimento odontológico (p> 0.05). Pode-se concluir, então, que a música pode ser uma alternativa não farmacológica que reduz os níveis de ansiedade na criança durante o tratamento odontológico. |
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Tshiswaka, Serge KalongoPontifícia Universidade Católica de CampinasPinheiro, Sérgio Luiz2022-02-16T13:57:02Z2022-02-16T13:57:02Z2018-12-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/149098100604618355887As crianças relatam ansiedade, medo e estresse quando submetidas ao tratamento odontológico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da música como redutor de ansiedade no atendimento odontológico de crianças. Foram selecionadas 40 crianças na Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas com faixa etária variando entre 5 a 11 anos de idade, distribuídas de forma randomizada em 2 grupos (n=20): grupo 1: experimental, ou seja, as crianças foram submetidas à terapia musical; grupo 2: controle, portanto, as crianças não foram submetidas à terapia musical. As crianças foram acolhidas na recepção e orientadas quanto ao procedimento. Aferiu-se saturação de oxigênio, frequência cardíaca e foi aplicada a escala de ansiedade de Corah e escala de dor. Os resultados da frequência cardíaca foram submetidos ao teste de ANOVA. Foram aplicados os testes não paramétricos de Kruskal Wallis (Dunn) para avaliação dos resultados da saturação de oxigênio e o teste de Wilcoxon para os resultados da escala de ansiedade de Corah e de dor. A significância foi de 5%. Houve redução significante na frequência cardíaca (pulso) nas crianças que escutaram música durante o atendimento odontológico (p=0.05). No grupo sem música, a frequência cardíaca manteve-se inalterada durante todo o atendimento (p=0.53). Não houve diferença significante na saturação de oxigênio, escala de ansiedade de Corah e escala de dor nas crianças que escutaram ou não a música durante o atendimento odontológico (p> 0.05). Pode-se concluir, então, que a música pode ser uma alternativa não farmacológica que reduz os níveis de ansiedade na criança durante o tratamento odontológico.Children report anxiety, fear and stress when undergoing dental treatment. Objective: the objective of this study was to evaluate the impact of music on anxiety in children during dental care. Study design: forty children 5 to 11 years old were selected; they were randomized into 2 groups (n = 20): group 1: experimental, children were subjected to music therapy; group 2: control, children were not subjected to music therapy. We measured oxygen saturation, heart rate and levels of Corah anxiety scale and pain scale. The results for heart rate were evaluated by ANOVA. The Kruskal Wallis (Dunn) test was used to evaluate the oxygen saturation results and the Wilcoxon test for Corah anxiety and pain scores. Results: there was a significant decrease in heart rate (pulse) in children who listened to music during dental treatment (p = 0.05). In the group without music, heart rate remained unchanged throughout the care (p = 0.53). There was no significant difference in oxygen saturation or Corah anxiety and pain scores in children who listened to music during dental care (p > 0.05). Conclusion: the music can be a non-pharmacological alternative that reduces anxiety levels in children during dental treatment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasMusicoterapiaOdontopediatriaTratamento odontológico.Music therapyPediatric dentistryDental treatment.Avaliação do impacto da música como redutor de ansiedade no atendimento odontológico de crianças e adolescentesEvaluation of the impact of music as an anxiety reducer in the dental care of childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7626006574266027Silva, Sandra Regina Echeverria Pinho daImparato, José Carlos Pettorossi51224520814449498515220936282964CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeORIGINALccv_ppgcs_me_Serge_KT.pdfccv_ppgcs_me_Serge_KT.pdfapplication/pdf1544279http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14909/1/ccv_ppgcs_me_Serge_KT.pdfc4e2bdf004c6f899dba3d4493b98c6d9MD51123456789/149092022-09-02 11:36:41.312oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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