Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sílvia Perez de Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15167
Resumo: A tecnologia aliada à comunicação proporcionou um avanço acentuado no setor da mídia, que possibilitou às pessoas comuns terem seu próprio espaço de divulgação sem depender das grandes indústrias, o que pode ser considerado como uma revolução da internet. Esse fenômeno que acontece na arena da pós-modernidade garantiu aos sujeitos a capacidade de performar diante do público e com alcance global, o que provocou mudanças no campo cultural da sociedade, com a criação de novas formas de atividade remunerada. Diante desse cenário, essa pesquisa busca compreender um pouco mais sobre as características da produção de conteúdo digital e o processo de midiatização dos sujeitos, em especial na rede social Youtube e seus reflexos na área do trabalho, com foco na criação de identidades empresariais que fazem a gestão do eu enquanto marca. A base para o entendimento dessas questões foi buscada em uma abordagem interdisciplinar apoiada na análise textual discursiva, a partir de referências como Bauman, Foucault, Castells, Hjarvard, Debord e Sibilia.
id PCAM_2c8438ee0ee3d0ea8aede5011e311f9b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15167
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Barbosa, Sílvia Perez de FreitasPontifícia Universidade Católica de CampinasAmarante, Maria de Fátima Silva2022-02-16T14:39:30Z2022-02-16T14:39:30Z2019-12-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151676098074901973838A tecnologia aliada à comunicação proporcionou um avanço acentuado no setor da mídia, que possibilitou às pessoas comuns terem seu próprio espaço de divulgação sem depender das grandes indústrias, o que pode ser considerado como uma revolução da internet. Esse fenômeno que acontece na arena da pós-modernidade garantiu aos sujeitos a capacidade de performar diante do público e com alcance global, o que provocou mudanças no campo cultural da sociedade, com a criação de novas formas de atividade remunerada. Diante desse cenário, essa pesquisa busca compreender um pouco mais sobre as características da produção de conteúdo digital e o processo de midiatização dos sujeitos, em especial na rede social Youtube e seus reflexos na área do trabalho, com foco na criação de identidades empresariais que fazem a gestão do eu enquanto marca. A base para o entendimento dessas questões foi buscada em uma abordagem interdisciplinar apoiada na análise textual discursiva, a partir de referências como Bauman, Foucault, Castells, Hjarvard, Debord e Sibilia.Technology coupled with communication has provided a breakthrough in the media sector, which has given ordinary people the possibility to have their own outreach space without relying on big industries, what can be considered an internet revolution. This phenomenon that happens in the postmodernity arena guaranteed to subjects the ability to perform in front of the public with global reach, which caused changes in the cultural field of society, with the creation of new forms of paid activity. Given this scenario, this research seeks to understand a little more about the characteristics of digital content production and the mediatization process of the subjects, especially in the social media Youtube and their outcomes in the marketplace area, focusing on the creation of business identities that manage the self as a brand. The grounds for understanding these issues were that of an interdisciplinary approach based on discursive textual analysis and conceptual references taken from authors such as Bauman, Foucault, Castells, Hjarvard, Debord and Sibilia.porPUC-CampinasRedes SociaisMidiatizaçãoIdentidades EmpresariaisSocial MediaMediatizationSelf-BrandingMidiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8898720522857304Zanotti, Carlos AlbertoInocente, Joana de São Pedro81984929795188688728431154544983CLC – Centro de Linguagem e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e ArteORIGINALclc_ppglimiar_me_Silvia_PFB.pdfclc_ppglimiar_me_Silvia_PFB.pdfapplication/pdf2438578http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15167/1/clc_ppglimiar_me_Silvia_PFB.pdf075643d8837614bf0794bfdd3666fbbaMD51123456789/151672022-09-02 11:36:06.514oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15167Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
title Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
spellingShingle Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
Barbosa, Sílvia Perez de Freitas
Redes Sociais
Midiatização
Identidades Empresariais
Social Media
Mediatization
Self-Branding
title_short Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
title_full Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
title_fullStr Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
title_full_unstemmed Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
title_sort Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
author Barbosa, Sílvia Perez de Freitas
author_facet Barbosa, Sílvia Perez de Freitas
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Sílvia Perez de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amarante, Maria de Fátima Silva
contributor_str_mv Amarante, Maria de Fátima Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais
Midiatização
Identidades Empresariais
Social Media
Mediatization
Self-Branding
topic Redes Sociais
Midiatização
Identidades Empresariais
Social Media
Mediatization
Self-Branding
description A tecnologia aliada à comunicação proporcionou um avanço acentuado no setor da mídia, que possibilitou às pessoas comuns terem seu próprio espaço de divulgação sem depender das grandes indústrias, o que pode ser considerado como uma revolução da internet. Esse fenômeno que acontece na arena da pós-modernidade garantiu aos sujeitos a capacidade de performar diante do público e com alcance global, o que provocou mudanças no campo cultural da sociedade, com a criação de novas formas de atividade remunerada. Diante desse cenário, essa pesquisa busca compreender um pouco mais sobre as características da produção de conteúdo digital e o processo de midiatização dos sujeitos, em especial na rede social Youtube e seus reflexos na área do trabalho, com foco na criação de identidades empresariais que fazem a gestão do eu enquanto marca. A base para o entendimento dessas questões foi buscada em uma abordagem interdisciplinar apoiada na análise textual discursiva, a partir de referências como Bauman, Foucault, Castells, Hjarvard, Debord e Sibilia.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T14:39:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T14:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15167
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 6098074901973838
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15167
identifier_str_mv 6098074901973838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15167/1/clc_ppglimiar_me_Silvia_PFB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 075643d8837614bf0794bfdd3666fbba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790718246682624