Direito dos animais nas animações infantis: Um estudo sobre a informação transmitida para a sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15256 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo verificar a abordagem dada aos direitos dos animais nas animações infantis, a fim de caracterizar a existência de contribuições na formação de um cidadão consciente de seu papel no respeito aos animais em um contexto de desenvolvimento sustentável. O estudo disserta sobre o conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e a discussão à respeito do tema na sociedade, relacionando-o com o direito dos animais, dando ênfase às iniciativas que ocorrem nesta direção. Discorre-se sobre informação como a base do conhecimento e conscientização na sociedade, observando características fundamentais para uma comunicação. Na pesquisa, propriamente dita, procura-se caracterizar a informação transmitida pelas animações cinematográficas destinadas ao público infantil, enquanto recurso para a compreensão dos direitos animais, ou seja, como um meio de gerar conhecimento para a formar cidadãos conscientes, orientados pelo conceito da sustentabilidade. Trata-se de um estudo empírico, de caráter qualitativo e quantitativo, cujo objetivo exploratório se dá a partir de uma pesquisa documental das animações infantis e cuja análise e interpretação dos dados são orientadas pelo método de análise de conteúdo. Como resultado, conclui-se que as animações, ao tratarem da relação entre os homens e os animais, adotam conceitos básicos do especismo e antropocentrismo, evidenciando situações próximas ao conhecimento prévio do público que deseja alcançar, contribuindo para a conscientização dos direitos animais. |
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Nista, Natália AnseloniPontifícia Universidade Católica de CampinasJannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa2022-02-16T14:56:41Z2022-02-16T14:56:41Z2019-02-07http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15256751538234964067Esta pesquisa tem por objetivo verificar a abordagem dada aos direitos dos animais nas animações infantis, a fim de caracterizar a existência de contribuições na formação de um cidadão consciente de seu papel no respeito aos animais em um contexto de desenvolvimento sustentável. O estudo disserta sobre o conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e a discussão à respeito do tema na sociedade, relacionando-o com o direito dos animais, dando ênfase às iniciativas que ocorrem nesta direção. Discorre-se sobre informação como a base do conhecimento e conscientização na sociedade, observando características fundamentais para uma comunicação. Na pesquisa, propriamente dita, procura-se caracterizar a informação transmitida pelas animações cinematográficas destinadas ao público infantil, enquanto recurso para a compreensão dos direitos animais, ou seja, como um meio de gerar conhecimento para a formar cidadãos conscientes, orientados pelo conceito da sustentabilidade. Trata-se de um estudo empírico, de caráter qualitativo e quantitativo, cujo objetivo exploratório se dá a partir de uma pesquisa documental das animações infantis e cuja análise e interpretação dos dados são orientadas pelo método de análise de conteúdo. Como resultado, conclui-se que as animações, ao tratarem da relação entre os homens e os animais, adotam conceitos básicos do especismo e antropocentrismo, evidenciando situações próximas ao conhecimento prévio do público que deseja alcançar, contribuindo para a conscientização dos direitos animais.This research aims at verifying how the animal rights are approached in child’s animations, in order to characterize its contributions to the formation of citizens that are conscious regarding their role in respecting the animals in a sustainable development context. This study lectures about the sustainability and sustainable development concepts and the discussion about the theme in society. The aim is to relate this discussion to animal rights, emphasizing the initiatives that occur in this direction. Information is discussed as the basis of knowledge and awareness in society. It seeks to characterize the information transmitted through cinematographic animations aimed at children as a tool to raise awareness of animal rights, that is, as a means of educating to form citizens of value, guided by the concept of sustainability. This is an empirical study of a qualitative nature, whose exploratory objective is based on a documental research of the children's animations and whose analysis and interpretation of the data are guided by the method of content analysis. As a result, it is concluded that animations, when dealing with the relationship between men and animals, adopt basic concepts of speciesism and anthropocentrism, showing situations close to the prior knowledge of the public that they want to reach, contributing to the awareness of animal rights.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasPequenas EmpresasGestão SustentávelBalanced ScorecardGestão Estratégica Sustentável (GES).Small BusinessSustainable ManagementBalanced Scorecard, Strategic Sustainable Management (GES).Direito dos animais nas animações infantis: Um estudo sobre a informação transmitida para a sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6952502681928797Falsarella, Orandi MinaSilva Júnior, Roberto Donato da65894042507313417518016994573423CEA – Centro de Economia e AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em SustentabilidadeORIGINALcea_ppgsust_me_Natalia_AN.pdfcea_ppgsust_me_Natalia_AN.pdfapplication/pdf1219287http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15256/1/cea_ppgsust_me_Natalia_AN.pdf46c164753732468e310df8d2f1fa2af8MD51123456789/152562022-09-02 11:36:36.768oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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