Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auko, Ticiane Renata
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15813
Resumo: A presente pesquisa teve como finalidade apresentar experiências com um grupo de crianças e suas mães que vivem em situação de violência intrafamiliar e são atendidas na brinquedoteca do Programa ReCriando, bem como analisar essas experiências buscando: estudar o processo grupal, investigar alguns aspectos emocionais deste processo e, por fim, compreender se a técnica de grupo foi suficiente para sensibilizar os participantes para conteúdos emocionais. O método escolhido foi o método clínico psicanalítico. Participaram da pesquisa quatro crianças com idades de 6-9 anos, sendo uma menina e três meninos e suas respectivas mães. O instrumento utilizado foi o grupo diagnóstico , que, além de pretender construir um psicodiagnóstico, teve como objetivo favorecer aos participantes do grupo condições para resolverem alguns dos problemas e conflitos que os acometem. Foram realizados seis encontros, com duração de três horas cada, sendo que, desses, apenas três fizeram parte da análise, na qual o relato do encontro foi pensado como se fosse o relato de um sonho e interpretado de acordo com o referencial psicanalítico e grupanalítico. Esse estudo possibilitou a compreensão de alguns dos fenômenos grupais, como o acting out, a transferência, a condição de espelhamento e outros. Permitiu concluir que o processo grupal foi um contínuo. No decorrer dos encontros, o grupo passou a utilizar organizadores psíquicos mais amadurecidos e os mecanismos de defesa, que eram geralmente primitivos, foram substituídos por outros menos arcaicos. Constatamos, ainda, que a técnica grupal, aplicada na brinquedoteca, propiciou um ambiente enriquecedor, suficiente para sensibilizar os participantes para suas emoções, além de ter favorecido a ressignificação de alguns conflitos, percebidos em mudanças no jeito de ser e de se relacionar consigo e com o outro.
id PCAM_32112b9a1e7983b14a0b159ed6957b68
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15813
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Auko, Ticiane RenataPontifícia Universidade Católica de CampinasTerzis, Antonios2022-02-16T18:56:49Z2022-02-16T18:56:49Z2007-02-09http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158132354775434488831A presente pesquisa teve como finalidade apresentar experiências com um grupo de crianças e suas mães que vivem em situação de violência intrafamiliar e são atendidas na brinquedoteca do Programa ReCriando, bem como analisar essas experiências buscando: estudar o processo grupal, investigar alguns aspectos emocionais deste processo e, por fim, compreender se a técnica de grupo foi suficiente para sensibilizar os participantes para conteúdos emocionais. O método escolhido foi o método clínico psicanalítico. Participaram da pesquisa quatro crianças com idades de 6-9 anos, sendo uma menina e três meninos e suas respectivas mães. O instrumento utilizado foi o grupo diagnóstico , que, além de pretender construir um psicodiagnóstico, teve como objetivo favorecer aos participantes do grupo condições para resolverem alguns dos problemas e conflitos que os acometem. Foram realizados seis encontros, com duração de três horas cada, sendo que, desses, apenas três fizeram parte da análise, na qual o relato do encontro foi pensado como se fosse o relato de um sonho e interpretado de acordo com o referencial psicanalítico e grupanalítico. Esse estudo possibilitou a compreensão de alguns dos fenômenos grupais, como o acting out, a transferência, a condição de espelhamento e outros. Permitiu concluir que o processo grupal foi um contínuo. No decorrer dos encontros, o grupo passou a utilizar organizadores psíquicos mais amadurecidos e os mecanismos de defesa, que eram geralmente primitivos, foram substituídos por outros menos arcaicos. Constatamos, ainda, que a técnica grupal, aplicada na brinquedoteca, propiciou um ambiente enriquecedor, suficiente para sensibilizar os participantes para suas emoções, além de ter favorecido a ressignificação de alguns conflitos, percebidos em mudanças no jeito de ser e de se relacionar consigo e com o outro.This research had as purpose to show experiences with a group of children and their mothers who live in an intrafamily violence situation and who were attended at the ReCriando Programme s toylibrary, as well as analysing those experiences, searching for: investigating some emotional aspects in the group process; understanding if the group technique was enough to make the members sensitive to emotional contents; and finally, studying the group process. The method chosen was the clinical psychoanalistycal method. Four children, one girl and three boys, between 6 and 9 years old and their respectives mothers participated in this research. The instrument used was the group diagnosis that besides to intend making a psychodiagnosis it had as objective to help the group members developing skills to solve some of trouble and conflict which assail them. There were six meetings, each one lasted three hours, however only three of them were part of this analysis in which the narration of the meeting was thought as an narration of a dream and interpreted in accordance with psychoanalytical and groupanalytical reference. This study made possible the understanding of some of the group phenomenon as the acting out, the transference, the mirror condition and others. It permitted us concluding that the group process was a continuous, in the course of the meetings the group became using psyche organizer more mature and the defense mechanism that were primitive, in general, they were substitued for other less archaics. We verified that the group technique applied at toylibrary provides a rich atmosphere enough to make the members sensitive to their feelings, besides it had help the remeaning of some conflict that could be note by the change in themselves and in the relationship between themselves and the others.porPUC-Campinasgrupoviolência intrafamiliarbrinquedotecapsicanálise.groupintrafamilial violencetoylibrarypsychoanalysisExperiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalíticoExperience with a group of children and mothers in an intrafamily violence situation who were attended at toylibrary: a psychoanalytical studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7646699220044786Pieri, Heloísa de Souza CamargoResende, Vera Lúcia3629684434378906CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia123456789/158132022-09-02 11:36:13.988oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Experience with a group of children and mothers in an intrafamily violence situation who were attended at toylibrary: a psychoanalytical study
title Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico
spellingShingle Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico
Auko, Ticiane Renata
grupo
violência intrafamiliar
brinquedoteca
psicanálise.
group
intrafamilial violence
toylibrary
psychoanalysis
title_short Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico
title_full Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico
title_fullStr Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico
title_full_unstemmed Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico
title_sort Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico
author Auko, Ticiane Renata
author_facet Auko, Ticiane Renata
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Auko, Ticiane Renata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terzis, Antonios
contributor_str_mv Terzis, Antonios
dc.subject.por.fl_str_mv grupo
violência intrafamiliar
brinquedoteca
psicanálise.
group
intrafamilial violence
toylibrary
psychoanalysis
topic grupo
violência intrafamiliar
brinquedoteca
psicanálise.
group
intrafamilial violence
toylibrary
psychoanalysis
description A presente pesquisa teve como finalidade apresentar experiências com um grupo de crianças e suas mães que vivem em situação de violência intrafamiliar e são atendidas na brinquedoteca do Programa ReCriando, bem como analisar essas experiências buscando: estudar o processo grupal, investigar alguns aspectos emocionais deste processo e, por fim, compreender se a técnica de grupo foi suficiente para sensibilizar os participantes para conteúdos emocionais. O método escolhido foi o método clínico psicanalítico. Participaram da pesquisa quatro crianças com idades de 6-9 anos, sendo uma menina e três meninos e suas respectivas mães. O instrumento utilizado foi o grupo diagnóstico , que, além de pretender construir um psicodiagnóstico, teve como objetivo favorecer aos participantes do grupo condições para resolverem alguns dos problemas e conflitos que os acometem. Foram realizados seis encontros, com duração de três horas cada, sendo que, desses, apenas três fizeram parte da análise, na qual o relato do encontro foi pensado como se fosse o relato de um sonho e interpretado de acordo com o referencial psicanalítico e grupanalítico. Esse estudo possibilitou a compreensão de alguns dos fenômenos grupais, como o acting out, a transferência, a condição de espelhamento e outros. Permitiu concluir que o processo grupal foi um contínuo. No decorrer dos encontros, o grupo passou a utilizar organizadores psíquicos mais amadurecidos e os mecanismos de defesa, que eram geralmente primitivos, foram substituídos por outros menos arcaicos. Constatamos, ainda, que a técnica grupal, aplicada na brinquedoteca, propiciou um ambiente enriquecedor, suficiente para sensibilizar os participantes para suas emoções, além de ter favorecido a ressignificação de alguns conflitos, percebidos em mudanças no jeito de ser e de se relacionar consigo e com o outro.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:56:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:56:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15813
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2354775434488831
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15813
identifier_str_mv 2354775434488831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790735472689152