Índio, música e brincadeira : pontos e contrapontos do material didático do Programa Ler e Escrever no 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15456 |
Resumo: | O Programa Ler e Escrever se caracteriza como uma política educacional do estado de São Paulo e se constitui por um conjunto de ações que visa à melhoria da qualidade da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Destacamos que uma das principais ações do Programa compreende a publicação e distribuição de materiais didáticos para subsidiar o trabalho pedagógico em sala de aula. Ressaltamos que no ano de 2011 o Programa Ler e Escrever contemplou o 1º ano com a publicação de um Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o professor alfabetizador e uma Coletânea de Atividades, com propostas destinadas aos alunos. Nesta perspectiva, o objetivo central desta pesquisa é investigar como a proposta contida no material didático do Programa Ler e Escrever (PLE) foi vivenciada pelos alunos e pela professora de uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O estudo contou com os seguintes objetivos específicos: (i) identificar como o uso da Coletânea de Atividades do 1º ano do Ensino Fundamental se concretizou em sala de aula; (ii) observar como os alunos desenvolveram as atividades contidas nas propostas do material; (iii) analisar as impressões da professora e dos alunos sobre este material. A sala pesquisada tinha vinte e cinco alunos. Os procedimentos de coleta de dados incluíram: observações em sala de aula; entrevista com a professora; e entrevistas com os alunos. As observações foram registradas em um diário de campo, segundo um roteiro prévio. A entrevista com a professora foi realizada em da sala de aula no momento da aula de um professor especialista. As entrevistas com as crianças foram realizadas no ambiente da escola com a utilização do recurso auxiliar de uma bonecapersonagem como elemento mediador entre a pesquisadora e as crianças. Foram entrevistadas dezesseis crianças, de acordo com a autorização prévia de seus responsáveis legais. Os resultados evidenciaram as formas com que os alunos se relacionam com as atividades de leitura e de escrita no processo de alfabetização, contribuindo para uma maior compreensão da criança de seis anos. Também ofereceram elementos para se avaliar o Programa Ler e Escrever no que se refere ao material do 1º ano, como também a sua inserção na escola, contribuindo para as discussões sobre o modelo de formação continuada de professores que vem se repetindo no estado de São Paulo. A pesquisa aponta para um cenário políticoeducacional que se mantém há três décadas no mesmo eixo teórico, mas que em intervalos curtos de tempo apresenta algo que parece novo. Observamos uma descontinuidade inserida num conjunto de continuidades. |
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Santos, Tatiana Cristina dosPontifícia Universidade Católica de CampinasTassoni, Elvira Cristina Martins2022-02-16T18:14:51Z2022-02-16T18:14:51Z2014-02-14http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154565398954417819786O Programa Ler e Escrever se caracteriza como uma política educacional do estado de São Paulo e se constitui por um conjunto de ações que visa à melhoria da qualidade da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Destacamos que uma das principais ações do Programa compreende a publicação e distribuição de materiais didáticos para subsidiar o trabalho pedagógico em sala de aula. Ressaltamos que no ano de 2011 o Programa Ler e Escrever contemplou o 1º ano com a publicação de um Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o professor alfabetizador e uma Coletânea de Atividades, com propostas destinadas aos alunos. Nesta perspectiva, o objetivo central desta pesquisa é investigar como a proposta contida no material didático do Programa Ler e Escrever (PLE) foi vivenciada pelos alunos e pela professora de uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O estudo contou com os seguintes objetivos específicos: (i) identificar como o uso da Coletânea de Atividades do 1º ano do Ensino Fundamental se concretizou em sala de aula; (ii) observar como os alunos desenvolveram as atividades contidas nas propostas do material; (iii) analisar as impressões da professora e dos alunos sobre este material. A sala pesquisada tinha vinte e cinco alunos. Os procedimentos de coleta de dados incluíram: observações em sala de aula; entrevista com a professora; e entrevistas com os alunos. As observações foram registradas em um diário de campo, segundo um roteiro prévio. A entrevista com a professora foi realizada em da sala de aula no momento da aula de um professor especialista. As entrevistas com as crianças foram realizadas no ambiente da escola com a utilização do recurso auxiliar de uma bonecapersonagem como elemento mediador entre a pesquisadora e as crianças. Foram entrevistadas dezesseis crianças, de acordo com a autorização prévia de seus responsáveis legais. Os resultados evidenciaram as formas com que os alunos se relacionam com as atividades de leitura e de escrita no processo de alfabetização, contribuindo para uma maior compreensão da criança de seis anos. Também ofereceram elementos para se avaliar o Programa Ler e Escrever no que se refere ao material do 1º ano, como também a sua inserção na escola, contribuindo para as discussões sobre o modelo de formação continuada de professores que vem se repetindo no estado de São Paulo. A pesquisa aponta para um cenário políticoeducacional que se mantém há três décadas no mesmo eixo teórico, mas que em intervalos curtos de tempo apresenta algo que parece novo. Observamos uma descontinuidade inserida num conjunto de continuidades.The Read and Write Programs characterized as an educational policy of the state of São Paulo and is constituted by a set of actions that aims to improve the quality of literacy in the early years of elementary school. We emphasize that one of the main actions of the Program includes the publication and distribution of didactic materials to support the pedagogical work in the classroom. We underline that in the year of 2011 the Read and Write Program contemplated the first year with the publication of a Guide of Planning and Didactic Guidelines for the teacher and a Collection of Activities with proposals addressing the students. In this perspective, the central objective of this research is to investigate how the proposal contained in the didactic material of the Read and Write Program was experienced by the students and by the t acher of the first year of a elementary public state school in the metropolitan region of Campinas in São Paulo, Brazil. The study included the following specific objectives: (i) identify how the Collection of Activities of the first year of elementary school was used in the classroom; (ii) observe how students developed the activities contained in the proposals of the didactic material; (iii) analyze the perceptions of the teacher and the students about this material. The researched classroom had twenty-five students. The data collection procedure included: classroom observations; interviews with the teachers and interviews with the students. The observations were registered in a field diary according to a previous script. The teacher s interview was done in the classroom during the lesson of a specialist teacher. The children s interview was held in the school environment with the assistance of a doll-character as a mediator element between the researcher and the children. Sixteen children were interviewed accordingly to the prior authorization of their legal guardians. The results showed how students relate to the reading and writing activities in the literacy process, contributing to a greater understanding of the six-year-old child. They also offered elements to evaluate the Read and Write Program regarding the didactic material of the first year as well as their integration in the school, contributing to the discussions about the model of teacher s continuous training that has been repeating itself in the state of São Paulo, Brazil. The research points to a political and education scenario that has maintained the same theoretical axis for three decades, but in short intervals of time presents something new. We observed a discontinuity inserted in a set of continuities.porPUC-Campinasmaterial didáticoalfabetizaçãopráticas pedagógicascriança de seis anosdidactic materialliteracypedagogical practicessix-year-old childÍndio, música e brincadeira : pontos e contrapontos do material didático do Programa Ler e Escrever no 1º ano do ensino fundamentalIndian, music and games: points and counterpoints of the Read and Write Program s teaching material in the first year of elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7025380679558216Mortatti, Maria do Rosário LongoTortella, Jussara Cristina Barboza71590182563715717126514256674237CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Tatiana_CS.pdfcchsa_ppgedu_me_Tatiana_CS.pdfapplication/pdf1032482http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15456/1/cchsa_ppgedu_me_Tatiana_CS.pdf89cb85addd8b69abaceb94306b186124MD51123456789/154562022-10-27 11:38:03.218oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T13:38:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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